Header
Destaque

Internet NOS – O que precisa saber?

Internet NOS – O que precisa saber?

Mostre a primeira mensagem

687 Comentários

Tinha velocidade 20 MB. Fiz actualização para 120 MB. Estou com 31 MB... Não me parece normal. Medido por wi-fi.

E está instalado onde sempre esteve.

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

Bem-vindo ao Fórum NOS @AndreCruz

@Jose Rodrigues e @AndreCruz, movemos os vossos comentários para o artigo sobre o serviço de internet. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

@AndreCruz, os pings elevados ocorrem quando existe alguma utilização especifica do serviço? Por exemplo, jogos online? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Muito obrigado

Bom dia, nada aliviou a situação, liguei para a linha de apoio que após uns 20 minutos com algumas mudanças da parte da linha lá conseguimos averiguar que me ajudaram na resolução do problema. 

Reputação 7
Crachá +2

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

Reputação 7
Crachá +2

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

 

Por isso é que eu acho hilariante os pacotes 200, 400, 500, e nem vou comentar o pacote de 1000 Mbits!!! (então com 20 de UPLOAD é quase um CRIME!). Quase ninguém sabe o que está a fazer ao contratar estes pacotes… 200 Mbits de DOWNLOAD chegam para ter uma familia de 4 elementos a fazer STREAMING da NETFLIX em 4k!!!!!! E quem é que o faz?? Enfim… Infelizmente, depois querem fazer uma videochamada e entopem a rede, porque os 10 ou 20 Mbits de UPLOAD não dão para “nada”…

 

NOTA: os 120 mega de DOWNLOAD (atenção a isto!!! DOWNLOAD! A Velocidade da NET não se mede em DOWNLOAD! Mede-se em download / UPLOAD!) não são uma ilusão desde que tenha um ROUTER ou um PONTO DE ACESSO que suporte NORMAS WiFi com velocidades “decentes” (ou seja… WiFi 5ghz). Contratar um serviço net superior a 100 / 100 (ou 100 / 10 na NOS!!!!), sem que ninguém use LIGAÇÕES FÍSICAS ao ROUTER (cabo de rede), e apenas com um ponto de acesso WiFi 2.4 (embutido no router ou não) é deitar $$$ fora...

Reputação 7
Crachá +2

A Nos ofereceu pacote de 500Mb/s disseram me que iam alterar no dia, aguardei até hoje e…. continua igual, internet medida com cabo direto ao router

 

Faça reset de fábrica ao router. Pode ser necessário para atualizar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Para que testar por cabo se nos dias de hoje pouco se usa? 

É só uma opinião.

Fico na mesma.

Os 120Mb será sempre uma ilusão ao cliente.

A medição por WiFi não serve como teste, os 120 contratados são por cabo de rede.

 

Permitam-me discordar! Serve de teste sim senhor, se for feita como deve ser e através de uma ligação WiFi de alta velocidade… É favor lerem o post que fiz.

Reputação 7
Crachá +2

Falta isto!

Como está implementada a rede de internet fixa da NOS?

Bom dia.

Nao tive oportunidade.

Que procedimentos tenho de fazer para pedir troca de router do 3 para o 4.0?

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Temos um novo tópico sobre Como aderir ao Power Wi-Fi através da App NOS? :blush:

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, partilhem connosco.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 😊

Pela 2.ª vez consecutiva, a NOS é distinguida pela DECO PROTESTE e é classificada pelo “Melhor do Teste – Internet Móvel”.  😎

Assim, queremos comemorar convosco e, por isso, de 1 a 28 de fevereiro de 2023, os seus dados móveis são duplicados de forma automática e gratuita.🤗

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Fantástica velocidade de 200 Mb de download 😨

 

 

Foi testado por cabo? Já reiniciou o router? Caso tenha sido via wifi foi no WiFi 5Ghz? Se sim na mesma divisão do router? Caso sim a tudo ligue ou mande uma mensagem privada para o @Fórum 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Diogopereira327 e @Jose Rodrigues

@Diogopereira327, as velocidades que identifica são por cabo de rede ou por wi-fi? Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

Boa internet :muscle_tone1::ok_hand_tone2:

 

aguardo o agendamento da visita do tecnico há duas semanas...

A NOS bateu no fundo...


Os agendamentos técnicos são marcados na hora. Pode acompanhar pela app se tiver algum pendente. De resto .. 16990.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde

Posso agradecer a boa vontade de tentarem ajudar, mas o problema tem de estar na fibra

Speed tirado agora, em cima dum TP-Link X55 em 2º nó, 2 pisos acima do router e do Main X55

É n vezes a velocidade de ontem à noite, em que estava com o pc a 1 metro do router NOS !!! 

Se fosse sempre de um modo ou de outro, certo, mas as variações de velocidade vão de costa a costa, Ou são interferências algures ou más ligações ...

Também percebo isso pela box UMA V2, que está ligada por WiFi ao router NOS. É frequente ter pixelização na imagem, nomeadamente, nos conteúdos gravados

 

 

Tem que retirar o seu tp link para fora da tomada e deixar assim. De seguida fazer reset de fábrica ao router e só depois disto utilizar a internet. Deverá estar ok sem o tplink ligado.

Reputação 7
Crachá +5

boa noite @Hugo Filipe Sousa Pimentel Qual é o router que tem instalado ? Geralmente o problema é originado por qualquer divergência no seu registo na Área de Cliente

Reputação 7
Crachá +2

teste - tem aqui a págianm de teste.

Tem que fazer teste por cabo ou wifi em diferentes equipamentos e comparar.

Olá @Hugo Filipe Sousa Pimentel,  sugiro que em alternativa use este link ou faça um reset ao router. 

 

GATO POR LEBRE

 

Passo pela mesma situação. Contratei um pacote da NOS onde pago por 400mb e cabo de fibra. Ja no dia que o técnico veio instalar a internet na minha casa, percebi que não chegava os 400mb , reclamei com o técnico que não estava chegando a velocidade contratata e ele disse que era assim mesmo e que eu deveria ligar para a central da NOS. Invés disso fui até a pessoa que me vendeu o pacote e ele não resolveu nada. Ja fiz varias reclamações e nada foi feito. Eu continuo pagando pela internet de 400mb e recebendo 200mb ... isso quando a internet funciona. E recentemente também descobri que aqui nao ha cabo de fibra ótica instalado. Ou seja, tenho sido enganado pela NOS há muito tempo e de várias formas.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Hugo Filipe Sousa Pimentel,  sugiro que em alternativa use este link ou faça um reset ao router. 

Precisamente continua com o msm erro. 


acho que a única solução para este caso é reset de fábrica no router

Meu router parou de funcionar a 4 dias, depois de uma queda de luz não sei oque fazer, ja fiz de tudo so fica com a luz do power ligado 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @pe pe, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Já experimentou as sugestões que temos neste tópico?

Sugerimos que faça um teste de velocidade por cabo de rede, aqui. Partilhe connosco o resultado, por favor.

Obrigado.


Eu não sou o autor original, mas estou em uma situação semelhante, com um plano de 200 mbps. O meu upload está como prometido, mas o download está apenas entre 1% a 10% do prometido. No último teste com Ethernet, o download foi de 2.01 mbps, o upload de 21.68 mbps, o ping de 98.58 ms e o jitter de 110.83 ms. Já reiniciei tanto o equipamento quanto os computadores, testei com diferentes computadores e o WiFi, mesmo ao lado do equipamento. Também testei sem nenhum outro dispositivo conectado e verifiquei se alguém estava conectado à minha rede além de mim, o que não é o caso. Além disso, os computadores não estão infectados. Portanto, o que assumo é que o meu HUB 3.0, que tem quase 10 anos, está falhando. O que devo fazer?

Bom dia @Adelaide123, o HUB 3.0 é um bom router, costuma reiniciá-lo desligando da corrente eletrica e voltando a ligar alguns segundos depois ? Se o problema se mantiver, poderá haver alguma desconfiguração e neste caso convém que faça reset ao aparelho para que recupere as suas configurações originais.

Carregue com algo pontiagudo no orificio situado no lado direito por cima da porta USB durante 4/5 segundos e largue.

Caso o problema se mantenha, ligue 16990 apoio técnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS para que um técnico possa verificar o qua se passa com o router.

Em alternativa, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa ajudar.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @JPNR
Movemos o seu comentário para o artigo sobre a Internet. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Lamentamos o transtorno. Diga-nos, por favor, se a dificuldade ainda se mantém. 
Obrigado

Comentário