Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que refere, @lukerian13
A contratação e as renegociações são válidas por chamada, aplicando-se as normas gerais contratuais. Aguarde pelo nosso contacto e juntamente com a equipa verifique a situação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Mais valia porem um gravador… Tudo balelas, só vão deixar o cliente insatisfeito e fazer com que este mude de operadora

Até porque eu não assinei nenhum contrato, foi tudo ao telefone e em chamada disseram  que o preço nao sofria alterações, se existe um ponto qualquer que o permite, já estão a mentir...

Sim, por norma os vendedores garantem o preço durante os 24 meses da fidelização e depois na realidade isso não passa de mais uma mentira.

Boa tarde aos "LESADOS";

Procedimento:

Recorrer à DECO. Quem nào está registado que se registe e exponha a situação.  A operadora - NOS, vem, "a posteriori" com conversa astuciosa, mas, a decisão é do cliente. 

Todos os reclamantes têm sido compensados. A forma de promover o aumento é ilegal. Isso é inequivoco e claro.

Atente o reclamante do seguinte:

A operadora vai efetuar uma compensação, para dessa forma renegociar relativamente ao abuso perpetrado. O aumento vai ser imposto, mas, "agora", exercido de forma correta.

 Cláusula explicada de modo "claro e inequivoco", sem subterfúgios (...)

O cliente pode rescindir contrato ou renegociar o mesmo, mas, atenção, porque aconteceu-me o mesmo:

O cliente  na compensação que lhe irá ser facultada, concordando com tal, vai ser-lhe incluido o novo aumento (agora legal) e, efetuar novo contrato de fidelização 😳

Conclusão:

Se não pretenderem fidelizar-se por mais dois anos de contrato, queiram apenas renegociar o incidente. A minha pessoa caiu em nova "cilada estratégica".

Uma vez mais, a operadora vai agir com astúcia.

Cumprimentos 

AmadeuS.  Ferreira 

Lamego

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @sr amadeu ferreira

A NOS garante o cumprimento das diretrizes implementadas pela ANACOM ou por imposição legal.

Assim, a atualização de mensalidades tem que ver com a taxa de inflação publicada pelo INE que se encontra prevista nos contratos, e notificada 30 dias com antecedência, dependendo da data em que celebrou, a cláusula que prevê pode ser a 5.5 ou 5.5 conjuntamente com a 10.1. 

Saiba mais sobra atualização de mensalidades NOS em nos.pt.

Muito obrigado

Caros Amigos do fórum, fui contactado pela Nos em novembro de 2022 para fazer fidelização do contrato em 24 meses, e baixavam o preço para 28,99.aceitei a fidelização, ora qual o meu espanto que a Nos aumentou o preço do mesma para 31,25 . Sendo que houve uma fidelização com preço 28,99 por 24 meses, não pode a Nos aumentar o valor durante esse período de fidelização.

Boa tarde,
Apesar de saber que é legítimo e legal o aumento que vocês aplicaram no meu contrato, quero dizer-vos que estou profundamente indignado com o valor deste aumento pois considero-o absolutamente abusivo e desproporcionado ao vencimento que eu e maioritariamente dos  portugueses aufere.  
Como tal pretendo saber se há alguma forma enquanto consumidor e vosso cliente para que este aumento não seja deste valor, embora seja legal, reitero que o acho completamente abusivo e desproporcionado, quer para a situação que estamos a viver, quer para aquilo que eu entendo enquanto consumidor que os custos das empresas de telecomunicações aumentaram por causa da situação da guerra. Portanto haverá concerteza outros setores mais afetados pela guerra do que propriamente as telecomunicações,  até em virtude dos lucros que têm obtido nos anos anteriores. 
Contudo, espero bom senso e sobretudo mais humanidade em relação a toda esta situação.
Aguardo ansiosamente uma breve resposta da vossa parte, agradecendo desde já a vossa disponibilidade. 
Cumprimentos,

Fernando Silva

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @camart

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. A atualização da mensalidade, com base a última taxa de inflação, foi comunicada na sua fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação. A atualização da mensalidade encontra-se prevista nas Cláusulas Gerais Contratuais. 

Obrigado

Reputação 1

Desengane-se quem pensa que faz um contrato com valor fixo por X meses de fidelização. É essa a noção que a maioria dos clientes têm.

O que é negociado são os descontos inerentes a essa mesma fidelização seja qual duração que ela tenha. Esses valores nunca são alterados.

O aumento da mensalidade está previsto nas condições contratuais (aquelas letras pequenas que ninguém gosta de ler) e dá direito a rescisão sem encargos para o cliente, excepto quando o aumento é directamente relacionado com a alteração da taxa de inflação. É o caso deste aumento de 7,8% que é aplicado plas 3 maiores empresas de telecomunicações de Portugal.

O cliente é avisado acerca do aumento sim, se é feito da melhor forma é uma questão diferente na qual deverá ser consultada a Lei de Comunicações Electrónicas disponível no site da ANACOM.

E caso de dizer,pagar e não ter meio de contestar.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

@Fernando.silva70, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde a atualização de mensalidades já é abordado. Deste modo, mantemos a boa organização da informação. 

Compreendemos o que referem e, por isso, a NOS desenvolveu ainda um conjunto de soluções específicas para clientes mais vulneráveis, durante este contexto extraordinário. Se pretender, podemos endereçar o seu pedido de renegociação de contrato, para que seja informado em conformidade, para isso pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Desengane-se quem pensa que faz um contrato com valor fixo por X meses de fidelização. É essa a noção que a maioria dos clientes têm.

O que é negociado são os descontos inerentes a essa mesma fidelização seja qual duração que ela tenha. Esses valores nunca são alterados.

O aumento da mensalidade está previsto nas condições contratuais (aquelas letras pequenas que ninguém gosta de ler) e dá direito a rescisão sem encargos para o cliente, excepto quando o aumento é directamente relacionado com a alteração da taxa de inflação. É o caso deste aumento de 7,8% que é aplicado plas 3 maiores empresas de telecomunicações de Portugal.

O cliente é avisado acerca do aumento sim, se é feito da melhor forma é uma questão diferente na qual deverá ser consultada a Lei de Comunicações Electrónicas disponível no site da ANACOM.

Para dizer a verdade essas são as letras que não são muitas vezes enviadas e que até são alteradas sem conhecimento dos clientes.

Ex.

https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-12.aspx

Já questionei o @Fórum sobre a quem estás condições são aplicadas e não obtive resposta.

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

 

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Reputação 7
Crachá

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

 

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Onde foi a NOS buscar esses 0,03% se no INE apenas se encontra disponível 7,8% de inflação anual?

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

 

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Onde foi a NOS buscar esses 0,03% se no INE apenas se encontra disponível 7,8% de inflação anual?

A Deco Proteste defende que o aumento de preços das telecomunicações "deve ser claro" e que a comunicação dos mesmos "deve ser assegurada ao consumidor com uma antecedência de 30 dias", mesmo que a subida conste do contrato.

Este comunicado surge na sequência dos aumentos anunciados pelas operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal dos seus serviços até 7,8%, as duas primeiras a partir de fevereiro e a última em março.

E depois dizem que não há cartelização os aumentos são na mesma percentagem em todas, vergonhoso.

O objetivo é segurar por 24 meses, depois durante esse tempo somos números, até chegar a aproximação da renovação que passamos novamente a ser pessoas.

Aguardo essas sondagens de satisfação que da minha parte terão uma avaliação ao nível do tratamento recebido.

Reputação 1

Sou cliente empresarial dos 3 operadores em 3 empresas diferentes. A NOS foi a única que aumentou o preço, sendo agora o serviço mais caro entre os 3. Neste momento a mensalidade está 40€ acima de outro operador que fornece exatamente os mesmos serviços.

Assim, nem o contrato de permanência chegará ao fim…

 

Mas tem que avisar que foi o que nao fizeram vou por outros meios, as coisas não sao assim se o mes de janeiro pedi para abaixar o valor do serviço 

Reputação 7
Crachá +5

Mas tem que avisar que foi o que nao fizeram vou por outros meios, as coisas não sao assim se o mes de janeiro pedi para abaixar o valor do serviço 

A comunicação sobre o aumento que iria ser posto em prática a partir de 1 de Fevereiro, foi feita nas faturas de Dezembro ou Novembro.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

@TANIA MARINA TEIXEIRA JORGE, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. As comunicações sobre a atualização de preços são feitas com uma antecedência minima de 30 dias.

Sugerimos que consulte esta informação em faturas de meses anteriores.

Obrigado 

Vinha precisamente realçar o mesmo. Não tenho qualquer informação através das faturas remetidas nos meses anteriores bem como por email deste aumento de 8euros quando ainda em Julho renegociei o contrato. Nem uma palavra sobre este abissal aumento, ao contrário de todos os anos anteriores que sempre comunicaram. Excelente NOS!

Reputação 7
Crachá

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

@TANIA MARINA TEIXEIRA JORGE, para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

@Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. As comunicações sobre a atualização de preços são feitas com uma antecedência minima de 30 dias.

Sugerimos que consulte esta informação em faturas de meses anteriores.

Obrigado 

Essas comunicações não deviam incluir o novo preço? Tem que ser o consumidor a saber qual é o valor percentual que vai ser aumentado e fazer as contas?
E quando essas contas não batem certo? Não é a NOS obrigada a comunicar os novos preços com a antecedência de 30 dias e como chega a esses valores?

Aconteceu o mesmo comigo. Houve aumento na mensalidade sem qualquer comunicação. Já verifiquei o documento de janeiro e em lado nenhum comunica-se o aumento

Reputação 7
Crachá +2

Veja a sua fatura de dezembro. Taxa de inflação é esse o motivo 

Mas tem que avisar que foi o que nao fizeram vou por outros meios, as coisas não sao assim se o mes de janeiro pedi para abaixar o valor do serviço 

A comunicação sobre o aumento que iria ser posto em prática a partir de 1 de Fevereiro, foi feita nas faturas de Dezembro ou Novembro.

Mas em Janeiro quando fiz para pagar menos deviam ter informado e não o fizeram por isso não podem aumentar quando querem 

Comentário