Header

ISP NOS utiliza CGNAT?


Bom dia,

 

 

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

 

Obrigado


88 Comentários

Reputação 2

@NDM Acho que vai ser difícil obter uma resposta concreta da NOS para este assunto.

Sendo cliente NOS com um contrato empresarial, não detetei até hoje que o meu IP fosse atribuído através de CGNAT.

No entanto tenha atenção que tenho contrato com a NOS fez recentemente apenas um ano.

Durante este ano de contrato tive imensos problemas de ligação. Chegando a ficar sem serviço de internet fixa, telefone, TV e em 4 quatro telemóveis durante muitas horas em pelo menos 2 ocasiões.

A velocidade contratada também nunca foi fornecida.

Julgo que é uma questão de sorte e hoje em dia, em qualquer ISP, acho que só mesmo contratando IP público fixo é que pode ter alguma garantia do mesmo não ser partilhado.

Reputação 2

@NDM Como previa, nenhuma resposta “oficial” por parte dos moderadores do @Fórum 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @NDM, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Estamos aqui para ajudar. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Para podermos ajudar e responder em conformidade, endereçámos a sua questão. 
Obrigado

Boa tarde,

 

Posso confirmar que a NOS só recorre a CGNAT na rede móvel. Na rede fixa felizmente não existe recurso a CGNAT.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Para garantir a máxima qualidade de serviço aos seus utilizadores, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais.

Não há, de momento, a possibilidade de pagar um valor adicional para desativar o CGNAT, contudo se tiver algum problema na utilização do serviço que possa estar relacionado com a utilização de CGNAT entrem em contacto connosco para que seja despistado e corrigido. 
Muito obrigado

@Mário P. quando refere rede fixa fala da rede 4G de Internet Fixa complementar ao serviço de TV satélite? Aí acredito. Agora na rede de fibra da NOS até hoje nunca detetei e espero que nunca aconteça esse colossal retrocesso, era algo que me faria mudar de operador. É o mínimo que se pode pedir é ter um IP público para cada cliente

Reputação 2

@Mário P. Obrigado pela clarificação. No entanto tenho a mesmo duvida do CP001.

O CGNAT quando utilizado é apenas aplicado a acessos fixos por 4G?

Presumo que a questão de não poder pagar para desativar seja porque não é possível contratar IP fixo quando o acesso é por 4G?

Reputação 2

Boa Tarde

Queria saber se há alguma forma de me atribuírem um IP publico num Kanguru XL.

Neste momento tenho um IP CGNAT e isso está-me a impedir de aceder remotamente à minha rede de casa (onde uso o kanguru XL)

Isto assim é um serviço inviável, já era altura de terem implementado IPv6

Reputação 7
Crachá +1

que eu tenha ideia não há ip publico  em internet móvel.
Acho que usam o mesmo ip para várias ligações. Podes ver ai alguam info ultil sobre isso, talvez:

um bem haja 

Reputação 7

Boa noite @mojo,

Uma medida supostamente temporária, vários anos após o IPV6 persiste 😥

Obrigado

Boa noite,

 

Como foi dito pelo @Bruno Aleixo e pelo @Jorge C, é uma situação já conhecida na rede móvel NOS, para a qual chegou a existir uma solução em 4G (limitada ao 4G). Não sabemos se essa solução ainda existe:


Deixou de haver possibilidade de acesso ao Kanguru a partir do exterior porque a NOS, descontinuou o IP Público na rede móvel.

Venho sugerir ao staff @João H. ou @Mário P. que, se possível, agrupem todos os tópicos sobre este assunto num único

 

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/kanguru%2Dxl%2Dvpn

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/cartao%2Dkanguru%2Dnao%2Dpermite%2Daceder%2Dao%2Dewelink%2Dnem%2Das%2Dcamaras%2Dde%2Dvigilancia%2D35449
https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/mudou%2Do%2Dtipo%2Dde%2Dendereco%2Datribuido%2Dquando%2Dligar%2Da%2Drede%2Dnos%2Dimpede%2Da%2Dutilizacao%2Dde%2Dddns%2D28993

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/banda%2Dlarga%2Dip%2Datribuido%2Dbogon%2D29014

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/desbloqueio%2Dde%2Dportas%2Dtcp%2D29821

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/homeassistant%2Drouter%2Dbanda%2Dlarga%2Dkanguru%2D40243?postid=296138#post296138

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema é também abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@CP001 e @Augmented , ainda estamos a confirmar a informação, pelo que assim que tenhamos novidades partilharemos. 

Obrigado

 

Boa tarde @Mário P. 

 

Este artigo está relacionado com uma questão mais abrangente, o CGNAT na rede fixa. Os artigos que deixei antes têm todos relação com o CGNAT na rede móvel

 

Resumindo todas as seguintes afirmações são equivalentes e têm uma única causa - a NOS e muitos operadores europeus optaram por fazer CGNAT na rede móvel, o que implica:

  • Port forwarding não funciona na rede móvel
  • Portas TCP bloqueadas
  • VPN inacessível na rede móvel
  • Home assistant não comunica com o exterior
  • Câmaras de vigilância não funcionam na rede móvel
  • Kanguru não comunica com o exterior
  • IP público partilhado atribuído na rede móvel
  • DDNS não funciona na rede móvel
  • IP privado atribuído 100.x.x.x na rede móvel (classe Bogon)
  • Falta de IPv6 na rede móvel e CGNAT em IPv4

 

Sugiro que o staff crie um artigo oficial da NOS sobre este assunto, se possível, e adicione à área de Ajuda no site. Sugiro ainda que a NOS disponibilize a possibilidade de alguns clientes, a título excecional e a seu pedido, passarem a ter IP público atribuído na rede móvel 5G desativando o CGNAT.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @CP001

Compreendemos o que refere e agradecemos a sua sugestão quanto à criação de artigo quanto ao CGNAT.

No entanto, e para esclarecer, apesar da questão que originou este tópico ter que ver com o serviço fixo, trata-se da mesma tecnologia que pode ou não ser aplicável em ambos os serviços, ou seja, fixo ou móvel. Estamos a confirmar a informação e para questões de resposta e esclarecimento, simplifica ao estarem no mesmo tópico para que sejam notificados da resposta.

Muito obrigado

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema é também abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@CP001 e @Augmented , ainda estamos a confirmar a informação, pelo que assim que tenhamos novidades partilharemos. 

Obrigado

 

Boa noite,

 

Existem novidades quanto a este tema?

Reputação 7
Crachá +6

Pedimos desculpa pela demora no feedback, @CP001. 😥

Não. Assim que tenhamos feedback, partilharemos. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Boa tarde. Como posso proceder para a desativação da CGNAT? Pois tenho o meu tipo de NAT em moderado e não vejo nenhuma configuração que possa mudar e gostaria de tê-la em aberto. 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Boa tarde. Como posso proceder para a desativação da CGNAT? Pois tenho o meu tipo de NAT em moderado e não vejo nenhuma configuração que possa mudar e gostaria de tê-la em aberto. 

Não consegues mudar

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Samfndz.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Portanto não tem como aceder ao ftp fora da rede domestica?

...

Reputação 1

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Acho que a questão que se segue a este esclarecimento é saber se a NOS, caso seja necessário, atribui um IP publico aos clientes que o peçam.
Hoje em dia ter um servidor doméstico não é algo assim tão raro. Estamos na idade das casas inteligentes, por exemplo, e um Home Assistant sem acesso remoto fica capado de boa parte das suas funcionalidades.

Falei com o apoio da NOS agora há pouco, uma vez que o meu reencaminhamento de portas deixou de funcionar de um dia para o outro (aparentemente ativaram o CGNAT no meu serviço), mas a ajuda dada fica aquém do mínimo.
Uma diz-me para ir à app NOS Net, que no caso do meu router permite apenas consultar e não abrir portas como ela dizia fazer. Outro diz-me para ligar para a PC Medic. Ora, eu contratei foi a NOS, não a PC Medic. A PC Medic, para quem já trabalhei a dar o apoio que agora me dizem para lhes pedir, sabe configurar o router, mas isso também eu sei. 

Reputação 7
Crachá +2

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

Reputação 1

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

E a PC Medic tem autonomia para mudar o meu IP de CGNAT para IP Publico? Ou pelo menos para abrir as portas do CGNAT da NOS?
Porque é só isso que preciso. No meu router não precisam mexer. E quando trabalhei com eles (é certo que já foi já uns anos), isso eles não tinham autonomia para fazer.

Reputação 7
Crachá +2

Penso que não possam, se a NOS utiliza em algumas ofertas faz sentido que a gestão seja deles e não pretendam alterar 

Comentário