Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

O meu pacote subiu 6,49€. Um pacote renegociado há uns meses atrás. Não sei como é em outros países, mas em Portugal parece que gostam de meter nojo ao cliente. Absolutamente deplorável este aumento. 

Reputação 1

O meu pacote subiu 6,49€. Um pacote renegociado há uns meses atrás. Não sei como é em outros países, mas em Portugal parece que gostam de meter nojo ao cliente. Absolutamente deplorável este aumento. 

Igual por aqui. 

O pior é ser obrigado a pagar esse valor até ao fim do contrato de permanência. Nem seque é possível alterar o pacote e reduzir serviços de forma a manter o preço em baixo. 
 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @PedroFM84 e @Marcopns

Lamentamos a situação. 

A atualização da mensalidade deve-se à última taxa de inflação anunciada pelo INE, 7,83%, prevista nas cláusulas gerais contratuais, e foram notificados na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do ciclo de faturação que tem.

Se pretenderem, podem renegociar as condições contratuais. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Já confirmei na fatura desde Dezembro e não vejo informação nenhuma.

Obrigada 

“Aviso minimo de 30 dias”. A info pode estar na fatura de novembro, mas deve estar na de dezembro. 

o aviso aparece antes do final da primeira página, no meu caso:

um bem haja 

Acho inadmissível o aumento da mensalidade e a falta de alternativas ao contrato. 

Ps. As chamadas telefónicas "caem", quando não vos interessa. 

eu fiz uma queija no Portal da Queixa, parece que é tudo culpa da guerra da Ucrânia, ao que parece já que houve um aumento da Carne, do Peixe, das Frutas e Vegetais, a NOS aproveitou o momento e aumentou as mensalidades.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação.  

@RUC e @José Nogueira, a atualização da mensalidade deve-se à última taxa de inflação anunciada pelo INE, 7,83%, e foi notificado na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do ciclo de faturação que tem.

@RUC, a NOS criou, por compreender a situação, medidas para ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, vamos endereçar o seu pedido para que seja verificada a melhor solução. 

Obrigado

Boa tarde. Estou com uma dúvida: Nós clientes não temos de ser avisados da alteração dos valores dos pacotes contratados?

Recebi hoje a fatura e o valor aumentou.

É que o serviço altera valores sem avisar, mas se eu quiser desistir do serviço, das duas uma, ou pago aquele valor absurdo na hora ou tenho de aguardar o fim da fidelização.

 

Obrigada a quem responder

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Tânia Vitor

Para garantirmos a boa organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Sim, @Tânia Vitor, o aviso quanto à atualização da mensalidade  com base da última taxa apresentada pelo INE é notificada com antecedência na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado 

 

Eu, logo que termine a fidelização, mudo para a VODAFONE, estou farto das trapalhadas da NOS.

Eu, logo que termine a fidelização, mudo para a VODAFONE, estou farto das trapalhadas da NOS.

Assino por baixo. Eu vou fazer igual.

Reputação 7
Crachá +2

Eu, logo que termine a fidelização, mudo para a VODAFONE, estou farto das trapalhadas da NOS.

Assino por baixo. Eu vou fazer igual.

Mas eles fazem igual ??

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @Tânia Vitor e @José Nogueira.

Infelizmente, esta é uma situação transversal a vários setores económicos, sendo que a NOS atualiza as mensalidades com base na taxa média de inflação divulgada pelo INE.

Qualquer questão que tenham em que possamos ajudar, por favor, falem connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

  1. Notificado pela fatura.
  2. É legal, está previsto numa clausula do contrato.
  3. Segundo os mesmos, aumento de custos de praticamente tudo.
  4. Como bem entender, é igual nas operadoras todas.
  1. Uma fatura…. é uma fatura. Não devia ser um veículo de notificações. Quando a NOS me quer vender produtos, renovações e upgrades não me escreve com letras minúsculas no meio da factura. Faz-se comunicar por telefone, email, newsletters e anúncios de televisão. Mas como é para notificar o que não interessa…. “pomos aqui no meio da página 2 da factura, em font 10px”
  2. Acredito que sim, já muita gente reclamou antes…. e agora já estão prevenidos.
  3. Praticamente tudo..., excepto salários, abonos de família e taxas sobre 250 milhões de lucros excessivos
  4. Como todos fazem igual devemo-nos resignar e aceitar. Infelizmente a concertação de preços é uma evidência e nem a autoridade da concorrência nos vale. Veja-se a vergonha das gasolineiras nas auto-estradas (mas isso já não é para este Forum)  

Uma pergunta tirada aqui do bolso:

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Nota: Não é só na Espanha que tem pacotes com tudo a 30€.

Reputação 7
Crachá +2

Uma pergunta tirada aqui do bolso:

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Nota: Não é só na Espanha que tem pacotes com tudo a 30€.

Também existe pacotes a 500€ noutros paises. Relativamente a esses tamos muito bem.

Boa tarde, obrigada realmente tem, mas como sempre em letras bem pequenas, é já agora tire-me uma dúvida, como nós temos um contrato de fidelização perante a NOS, a NOS também não devia quebrar esse contrato connosco, por isso eu acho que não deviam mexer no preço.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Carinleite. O @Bruno Aleixo prestou uma boa ajuda.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualziação dos valores dos pacotes estão previstas nas condições gerais. 

Obrigado

 

Uma pergunta tirada aqui do bolso:

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Nota: Não é só na Espanha que tem pacotes com tudo a 30€.

Também existe pacotes a 500€ noutros paises. Relativamente a esses tamos muito bem.

Guimas, ai sim? Que bela resposta para um “Super User”… a pensar assim é que este país vai bem… Olhe, mais um pouco e adiro a um serviço estrangeiro e rifo-vos a todos, como já quase não compro nada em Portugal, falta as telecomunicações da ladroagem irem de vela...

Reputação 7
Crachá +2

Uma pergunta tirada aqui do bolso:

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Nota: Não é só na Espanha que tem pacotes com tudo a 30€.

Também existe pacotes a 500€ noutros paises. Relativamente a esses tamos muito bem.

Guimas, ai sim? Que bela resposta para um “Super User”… a pensar assim é que este país vai bem… Olhe, mais um pouco e adiro a um serviço estrangeiro e rifo-vos a todos, como já quase não compro nada em Portugal, falta as telecomunicações da ladroagem irem de vela...

Eu apenas usei a sua lógica que foi comparar o preço com outro país.

Reputação 7
Crachá +2

Vamos ter de começar a comparar com base nas condições de cada, país. Também podemos fazer isso com o ordenado mínimo, mas a economia não o permite 
Mas para conhecimento https://www.vodafone.pt/atualizacao-precos.html

Boa noite a todos,

Exponho a minha situação pessoal para denunciar e evitar que mais pessoas possam ser alvo do mesmo.

Sendo cliente da NOS há alguns anos e terminando uma fidelização de 2 anos no passado mês de Novembro, aceitei uma nova fidelização a partir do dia 24-11-2022, e no preço acordado, sabendo que a Nós tem o habito de fazer “atualizações” de preços, nunca me foi comunicado que dai a 6 dias este valor podia já ser atualizado, e, para meu espanto, na primeira fatura, em letras pequenas lá estava a “atualização” de mais cerca de 4 €, é indecente assinar/vender um serviço por um valor e aumenta-lo 6 dias depois, não há pudor nenhum, e, ao abrigo da cobertura legal da inflação fazem-se “atualizações” constantes que não são mais que aumentos disfarçados. A Nós, pessoalmente enganou-me a ultima vez, assim que puder termino o serviço com estes senhores, sendo que a partir de agora a publicidade que farei à Nós será a mais negativa possível.

Boa tarde aos "LESADOS";

Procedimento:

Recorrer à DECO. Quem nào está registado que se registe e exponha a situação.  A operadora - NOS, vem, "a posteriori" com conversa astuciosa, mas, a decisão é do cliente. 

Todos os reclamantes têm sido compensados. A forma de promover o aumento é ilegal. Isso é inequivoco e claro.

Atente o reclamante do seguinte:

A operadora vai efetuar uma compensação, para dessa forma renegociar relativamente ao abuso perpetrado. O aumento vai ser imposto, mas, "agora", exercido de forma correta.

 Cláusula explicada de modo "claro e inequivoco", sem subterfúgios (...)

O cliente pode rescindir contrato ou renegociar o mesmo, mas, atenção, porque aconteceu-me o mesmo:

O cliente  na compensação que lhe irá ser facultada, concordando com tal, vai ser-lhe incluido o novo aumento (agora legal) e, efetuar novo contrato de fidelização 😳

Conclusão:

Se não pretenderem fidelizar-se por mais dois anos de contrato, queiram apenas renegociar o incidente. A minha pessoa caiu em nova "cilada estratégica".

Uma vez mais, a operadora vai agir com astúcia.

Cumprimentos 

AmadeuS.  Ferreira 

Lamego

 

 

Boas, 

 

Aqui no caso da rescisão sem qualquer tipo de pagamento ou multa certo?

 

Obrigado

 

não.

 

 

Como assim, querem que o cliente pague o resto do contrato?

Se tiver no periodo dos 2 anos sim.

 

 

No email que recebe não dão a entender isso, mas como estes aldrabões são, já respondi a pedir esclarecimentos sobre a possível rescisão.

 

Eis o email:

 

"Caro/a cliente,

Analisámos a reclamação que apresentou​ na DECO​ e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

Sobre o aumento de preço gostaríamos de informar que:
Conforme comunicado, atualizámos apenas as mensalidades do seu serviço, tendo por base a taxa de inflação de 7,83%, calculada pelo IPC – Índice de Preços no Consumidor – e publicada pelo INE. Todos os restantes preços (das chamadas, SMS, dados móveis, Canais premium) não serão atualizados. Caso não concorde com esta atualização, pode rescindir o contrato até 31 de março de 2023.

Precisamos que nos envie os documentos necessários para a​ desativação dos serviços​
Para avançarmos com o pedido de desativação precisamos que nos envie um pedido de denúncia assinado de acordo com o seu documento de identificação.

Envie num prazo de 3 dias os seguintes documentos:

  • Documento de formalização assinado conforme o documento de identificação



 

Pode fazê-lo diretamente na App em nos.pt/upload ou na Área de Cliente escolhendo Apoio ao cliente - Os meus pedidos.

Em alternativa pode enviar-nos os para o email​"

 

Em nenhum momento informam que a rescisão terá custos ou multas para o cliente...o que dão claramente a entender é que se o cliente nao está satisfeito com os preços, tem um prazo para rescindir o contrato por esse motivo e não ter mais prejuízos. Ou sou eu que não sei português? :(

 

Bem, pelo email parece que sim. Boa sorte então

 

Boa noite

 

é fazer isto, rescisao feita sem qualquer encargo, pode ajudar muitos.

 

Obrigado

Gostaria de saber porque razão me foi alimentada a fatura e ainda por cima me retiraram os canais TVCine, quando revi o contrato com vocês foi me dito que irá pagar sempre aquele valor e não me alteravam os canais que tinha, e agora passado uns messes cortaram, podem ir á gravação ver o que foi dito. 

 

Reputação 7
Crachá +2

 

Comentário