Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Uma vez que realizou o contrato em janeiro de 2022 aplicar-se-á as cláusulas 5.5 e 10.1, @rhodes

Contratos anteriores a este período aplica-se a cláusula 5.5.

Se pretender, podemos enviar-lhe a 2.ª via das condições, @rhodes e @FPedrosa. Se pretenderem, por favor, enviem-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigado

Bom dia,

Porque tive um aumento de 2€ na minha fatura se não fui in formada na última fatura de tal aumento.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

Porque tive um aumento de 2€ na minha fatura se não fui in formada na última fatura de tal aumento.

Bom dia, os aumentos anuais derivados da inflação 7.83% foram anunciados pela NOS com 30 dias de antecedência na fatura. Verifique nas suas últimas faturas se tem a comunicação.

No meu caso foi na fatura de Dezembro.

Para saber se o aumento da sua fatura está de facto reclacionado com a inflação, insira os seus dados e  faça o teste aqui: www.nos.pt/tlv,

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Susa e @Jose Rodrigues
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido quanto à atualização da mensalidade. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@Susa, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Eu só espero que todos os consumidores façam a sua parte e reclamem dos já habituais abusos da NOS:

https://www.jn.pt/nacional/anacom-vigia-assedio-das-operadoras-com-novas-fidelizacoes-e-reducoes-no-preco-15818516.html

Sei que a lei protege estes aumentos absurdos que estamos a ter na factura da NOS, aumento este que não está reflectido nos aumentos salariais da maioria dos portugueses, e provavelmente os funcionários da NOS também não receberam 7,8% de aumento! Sei que a lei protege os clientes que não foram individualmente informados 30 dias antes do aumento, podendo rescindir por justa causa! A NOS não está nem informou com o tempo previsto na Lei! Isto tudo terá que ser compensado de alguma forma!

Reputação 7
Crachá

Sei que a lei protege estes aumentos absurdos que estamos a ter na factura da NOS, aumento este que não está reflectido nos aumentos salariais da maioria dos portugueses, e provavelmente os funcionários da NOS também não receberam 7,8% de aumento! Sei que a lei protege os clientes que não foram individualmente informados 30 dias antes do aumento, podendo rescindir por justa causa! A NOS não está nem informou com o tempo previsto na Lei! Isto tudo terá que ser compensado de alguma forma!

A lei proteje aqueles que não tinham a claúsula 5.10 no contrato, e que não foram informados de qualquer alteração contratual.
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Já agora gostava que o @Fórum esclarecesse a quem se aplicam estas novas condições, porque eu não recebi nenhuma comunicação de alterações contratuais.

Reputação 7
Crachá +1

@Fazendeiro boa tarde, verifique bem as últimas 3 facturas, deve lá estar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido quanto à atualização da mensalidade. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@Fazendeiro, o @atcrs deu uma boa ajuda. Sugerimos que consulte a sua fatura de dezembro. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar.
Obrigado

Boa tarde. Lamentavelmente a NOS este mês aumentou a minha mensalidade em 4,60€!!! Pretendo terminar o contrato uma vez que não estão a cumprir com o contratado. Como posso fazer?

A minha aumentou 4,20 , e nada me foi informado seja na fatura do mês passado, nem na anterior, gostava de ver onde está esse aviso que tanto falam ?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Joao vv

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
A atualização de mensalidades tem que ver com a taxa de inflação publicada pelo INE que se encontra prevista nos contratos, dependendo da data em que celebrou a cláusula que prevê pode ser a 5.5 ou 5.5 conjuntamente com a 10.1. 

Todos os clientes foram notificados desta atualização na factura de dezembro, sugerimos que a consulte. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Aranha

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Sugerimos que consulte a fatura de dezembro, onde informámos sobre a atualização de mensalidades com base na taxa de inflação anunciada. 

Obrigado

Boa tarde, o rejuste passando a valer apartir de fevereiro veio incluso na fatura de janeiro apenas por esta ser faturada no dia 04 de fevereiro. Como pedir reembolso?

Reputação 7
Crachá +2

Ligue pelo 16990 opção 2 ( faturação). Eles confirmam se é mesmo assim ou não.

Boa tarde,

 

Recebi a minha fatura de 01-01-2023 até 31-01-2023 e constatei que houve um aumento do valor do pacote de 3,50€ sem saber o porquê.

Sendo que o pagamento é por débito direto e não recebo fatura em papel, seria sempre importante ser explicado o porquê deste aumento.

Alguem mais teve este tipo de aumento???

Reputação 7
Crachá +2

Os pacotes sofreram o tal aumento de 7.8%. Talvez seja isso. Tem sempre a linha de faturação para duvidas -» 16990 opção 2.

Os pacotes sofreram o tal aumento de 7.8%. Talvez seja isso. Tem sempre a linha de faturação para duvidas -» 16990 opção 2.

Obrigado, independentemente de ser esse ou não o motivo, o mínimo a ser feito é comunicar de forma clara e não em letras pequenas, sem indicar qual a percentagem os o valor em causa de aumento.

Tenho outro operador também e não efetuou o aumento conforme mencionado, indicando que cumpririam o estipulado no valor contratualizado e findo o período de fidelização seria acrescido esse aumento, aquando a renegociação.

Se já tinha em mente acabar com a nos, ao fim de 20 anos como cliente ( por ter sido enganado ) agora certamente irei mudar, em agosto estou livre, pelo que só tenho que aguentar mais 5 meses.

Agora só segunda posso contactar o apoio ao cliente, é que além de me enganarem, de me aumentar os preços, acabam com o apoio ao fim de semana.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

 

Recebi a minha fatura de 01-01-2023 até 31-01-2023 e constatei que houve um aumento do valor do pacote de 3,50€ sem saber o porquê.

Sendo que o pagamento é por débito direto e não recebo fatura em papel, seria sempre importante ser explicado o porquê deste aumento.

Alguem mais teve este tipo de aumento???

Boa noite, se tem ativada a fatura eletronica a mesma foi enviada para o seu email, também a pode consultar na sua área de cliente, observando o detalhe da fatura deve ficar a saber o motivo do aumento. 

Para saber se de facto é motivado pelo aumento da inflação, deve inserir os seus dados neste link

www.nos.pt/tlv

A minha fatura de DEZ22 refere:

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

Contudo, o meu contrato nas condições gerais não tem cláusula 5.5.!!

 

A cláusula 5.2 do meu contrato refere:

“5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção,
por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-
501 Lisboa, com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada
em vigor das alterações. Nos casos previstos no presente número, a rescisão produzirá efeitos na
data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.”

No entanto, se os novos preços foram comunicados a 23JAN23 como refere a fatura de DEZ22 e entram em vigor a 01FEV23, a NOS não permitiu que os clientes tivessem 15 dias para comunicar a intenção de rescisão do Contrato, sem qualquer encargo.

 

Para além disso, uma atualização de 7,83% no valor da mensalidade, no meu caso de +5,15€, não é uma “mera atualização de preços” como refere a cláusula 5.3 (i):

“5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos, nos termos previstos na cláusula 10.1., nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.”

Mas sim um brutal aumento, devendo por conseguinte se aplicar o direito de rescisão sem encargos previsto na cláusula 5.2.

 

A NOS deveria no mínimo permitir a renegociação dos contratos de forma aos clientes reduzirem os serviços contratualizados para manterem o valor da mensalidade.

Bom dia. Alguém pode explicar porque motivo o aumento de 7,83% também incide sobre o IVA? No meu caso a atualização deveria ser de 3,75€ e a NOS "pretende" aumentar-me a mensalidade em 4,61€!!! Vergonha... Onde está a entidade reguladora?!!!! Parabéns ao vosso departamento financeiro 👏👏👏👏... Agradeço que corrijam.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia. Alguém pode explicar porque motivo o aumento de 7,83% também incide sobre o IVA? No meu caso a atualização deveria ser de 3,75€ e a NOS "pretende" aumentar-me a mensalidade em 4,61€!!! Vergonha... Onde está a entidade reguladora?!!!! Parabéns ao vosso departamento financeiro 👏👏👏👏... Agradeço que corrijam.

Bom dia, é igual, fazer o aumento sobre o valor sem IVA, é o mesmo que fazer o aumento sobre o preço já com IVA, o resultado não se altera. 

Que é um aumento bastante violento, é.

Reputação 7
Crachá

Bom dia. Alguém pode explicar porque motivo o aumento de 7,83% também incide sobre o IVA? No meu caso a atualização deveria ser de 3,75€ e a NOS "pretende" aumentar-me a mensalidade em 4,61€!!! Vergonha... Onde está a entidade reguladora?!!!! Parabéns ao vosso departamento financeiro 👏👏👏👏... Agradeço que corrijam.

Bom dia, é igual, fazer o aumento sobre o valor sem IVA, é o mesmo que fazer o aumento sobre o preço já com IVA, o resultado não se altera. 

Que é um aumento bastante violento, é.

Claramente a NOS só aumentou o base, o IVA é que é aplicado sobre o novo valor base o que dá exactamente a mesma coisa. Alguém faltou às aulas de matemática @Joao vv?

Reputação 7
Crachá

A minha fatura de DEZ22 refere:

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

Contudo, o meu contrato nas condições gerais não tem cláusula 5.5.!!

 

A cláusula 5.2 do meu contrato refere:

“5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção,
por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-
501 Lisboa, com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada
em vigor das alterações. Nos casos previstos no presente número, a rescisão produzirá efeitos na
data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.”

No entanto, se os novos preços foram comunicados a 23JAN23 como refere a fatura de DEZ22 e entram em vigor a 01FEV23, a NOS não permitiu que os clientes tivessem 15 dias para comunicar a intenção de rescisão do Contrato, sem qualquer encargo.

 

Para além disso, uma atualização de 7,83% no valor da mensalidade, no meu caso de +5,15€, não é uma “mera atualização de preços” como refere a cláusula 5.3 (i):

“5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos, nos termos previstos na cláusula 10.1., nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.”

Mas sim um brutal aumento, devendo por conseguinte se aplicar o direito de rescisão sem encargos previsto na cláusula 5.2.

 

A NOS deveria no mínimo permitir a renegociação dos contratos de forma aos clientes reduzirem os serviços contratualizados para manterem o valor da mensalidade.

O seu problema é estar a pagar-lhes demais, se tivesse menos serviços com a NOS aumentaria menos.

Reputação 7
Crachá +2

A minha fatura de DEZ22 refere:

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

Contudo, o meu contrato nas condições gerais não tem cláusula 5.5.!!

 

A cláusula 5.2 do meu contrato refere:

“5.2. Caso o Cliente não aceite as alterações comunicadas nos termos do número anterior, poderá rescindir o Contrato, sem qualquer encargo, devendo para tanto notificar a NOS da sua intenção,
por carta registada com aviso de receção, enviada para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-
501 Lisboa, com uma antecedência mínima de 15 (quinze) dias relativamente à data de entrada
em vigor das alterações. Nos casos previstos no presente número, a rescisão produzirá efeitos na
data de entrada em vigor das alterações que a tiverem determinado.”

No entanto, se os novos preços foram comunicados a 23JAN23 como refere a fatura de DEZ22 e entram em vigor a 01FEV23, a NOS não permitiu que os clientes tivessem 15 dias para comunicar a intenção de rescisão do Contrato, sem qualquer encargo.

 

Para além disso, uma atualização de 7,83% no valor da mensalidade, no meu caso de +5,15€, não é uma “mera atualização de preços” como refere a cláusula 5.3 (i):

“5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos, nos termos previstos na cláusula 10.1., nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.”

Mas sim um brutal aumento, devendo por conseguinte se aplicar o direito de rescisão sem encargos previsto na cláusula 5.2.

 

A NOS deveria no mínimo permitir a renegociação dos contratos de forma aos clientes reduzirem os serviços contratualizados para manterem o valor da mensalidade.

E permite, ligue e veja as soluções.

 

Comentário