Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Foi um aumento de 2,73€ do valor base do pacote que pago 

Nesse caso é o aumento que as Operadoras estão a aplicar derivado da inflação, 7,8% de aumento.

Reputação 1

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

Reputação 1

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Reputação 7
Crachá +5

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

é legal porque é uma das condições constantes no contrato, os aumentos anuais derivados da inflação. 

Neste caso o Governo não se pronunciou, como nas rendas, onde impôs um teto de 2%.

Reputação 7
Crachá

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Estão sim, mas pode cancelar o contrato se não concordar com as novas condições:
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Segundo a divulgação da NOS, até 31 de Março pode denunciar o contrato.

Reputação 7
Crachá

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

é legal porque é uma das condições constantes no contrato, os aumentos anuais derivados da inflação.

Alguns contratos não têm essas claúsulas, pode verificar se se encaixa nas alterações “divulgadas” de forma disfarçada ( possivelmente ilegal por não ter sido divulgado aos clientes ) que se encontram no site da NOS.
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Se por acaso for um cliente mais antigo não terá essa clausula no contrato e pode denunciar o mesmo até dia 31 de Março.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RitaM e @rhodes,

agradecemos as vossas mensagens. A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Por favor, falem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Muito boa tarde!

Hoje recebi os detalhes de pagamento da fatura de fevereiro, qual é o meu espanto quando vejo um aumento significativo do valor da mensalidade.

Pergunto-me porque não fui avisada antecipadamente? Visto que esta medida não é legal!!!

Não devia ter sido notificada do aumento? Porquê do aumento de €51,89 para €55,94? Um aumento de mais de 7,8%? E a fidelização? Eu estou fidelizada a um compromisso e a NOS não? Só o cliente é que tem que cumprir?

Reputação 1

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Exactamente como eu! 
A proposta que o Sr. Rui fez pode ser uma solução.
No entanto, acho o aumento de 7,8% um abuso imenso, visto que as telecomunicações estão englobadas nos bens de primeira necessidade.
Friso ainda que também não fui avisada sobre a alteração de preços por parte da NOS e, pelo que li, a NOS deveria ter notificado os seus clientes com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias.

 

Reputação 7
Crachá +1

Para estes tipos de aumento é obrigatório informar ou se não o mesmo é ilegal? Na sequência de um aumento existe a possibilidade de rescisão, dentro que prazo legal? Porque o aumento para mim supera os 10% !!!!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunho. 

Para organização do Fórum os comentários sobre este tema foram agrupados neste tópico, onde o mesmo já se encontra a ser debatido.

@SílviaAlmeida@Gracinda Mendes e @RitaM,  à semelhança do que decorre em muitos sectores de atividade, a NOS atualiza o preço dos seus produtos e serviços, com base na taxa média de inflação divulgada pelo INE. Sugerimos que consultem informação sobre a atualização dos valores em faturas de meses anteriores.

A informação sobre a atualização de preços é comunicada através da fatura ou SMS com uma antecedência minima de 30 dias. Sugerimos a consulta do link www.nos.pt/tlv, onde poderão saber exatamente se serão afetados e obter mais informações e esclarecimentos.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde.

Na factura de Dezembro já vinha referido esse aumento, que segundo as condições contratuais, está legal.

Todos os anos existe este aumento e uma forma de o ultrapassar será renegociar o contrato.

Em Dezembro telefonei para a linha de renegociação e depois de alguma conversaçao consegui que me aumentassem os dados móveis,  baixassem o preço do pacote e nao tivesse aumento.

Todos os anos faço isso e nunca tive um aumento, bem pelo contrário.

 

Factura de Dezembro

Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI

 

Reputação 7
Crachá +1

@João H. e @Fórum não existe qualquer mensagem na última factura e, de acordo com as mensagens aqui postadas, o aumento foi perto dos 8%, pelo que, como é possível que o aumento, para mim, supere os 10% ?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Não temos conhecimento de que existam atualizações superiores àquelas que foram indicadas. A notificação quanto à atualização de mensalidade foi realizada em dezembro, com base na taxa de inflação anunciada pelo INE, de 7,83%. Assim, dependendo do contratado, é possível que a atualização seja até 7,83%. Se pretender, @atcrs, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum com o seu número de cliente para verificarmos o que se passa com a sua fatura.
Obrigado 

Reputação 1

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Penso que tem toda a razão,pois indirectamente será lógico que se aplique a inflação na diminuição do prazo do contrato porque senão isto será sempre uma “pescadinha de rabo na boca” Uns tem direito a fazer tudo o que lhes apetece e outros têm de calar. Eu sinceramente nunca vi quaquer contrato ser alterado unilateramente e não haver consequências. É o país e o regulador que temos !!!!

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Agora, bem procuro, mas onde está esse contrato?
Na nossa área de cliente só estão contratos resumidos, sem qualquer cláusula.

Reputação 7
Crachá +5

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Agora, bem procuro, mas onde está esse contrato?
Na nossa área de cliente só estão contratos resumidos, sem qualquer cláusula.

Boa tarde, conforme pode ver numa das suas últimas faturas, há um comunicado da NOS informando o cliente do próximo aumento de preços nos seus serviços, quando fez o contrato com a Operadora, facultaram-lhe as condições gerais do contrato e é nessas condições que se encontra a informação.

Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @FPedrosa
Pode confirmar na App NOS, encontrará as condições resumidas como, também, as gerais como, também, em alternativa, pode consultar no nosso site em nos.pt

Obrigado

Reputação 1

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Agora, bem procuro, mas onde está esse contrato?
Na nossa área de cliente só estão contratos resumidos, sem qualquer cláusula.

Boa tarde, conforme pode ver numa das suas últimas faturas, há um comunicado da NOS informando o cliente do próximo aumento de preços nos seus serviços, quando fez o contrato com a Operadora, facultaram-lhe as condições gerais do contrato e é nessas condições que se encontra a informação.

Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI

Quando aceitei o meu contrato em janº 2022 não existiam as clausulas 5.5 nem a 10.1 com o teor atual, logo, pergunto como pode ser alterado o contrato “a meio do campeonato”? Em que país estamos?

Reputação 7
Crachá +5

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Agora, bem procuro, mas onde está esse contrato?
Na nossa área de cliente só estão contratos resumidos, sem qualquer cláusula.

Boa tarde, conforme pode ver numa das suas últimas faturas, há um comunicado da NOS informando o cliente do próximo aumento de preços nos seus serviços, quando fez o contrato com a Operadora, facultaram-lhe as condições gerais do contrato e é nessas condições que se encontra a informação.

Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI

Quando aceitei o meu contrato em janº 2022 não existiam as clausulas 5.5 nem a 10.1 com o teor atual, logo, pergunto como pode ser alterado o contrato “a meio do campeonato”? Em que país estamos?

Esta atualização anual não é nova, não é de agora, o problema é que há anos que não havia inflação ou muito pouca e desta vez é um aumento enorme, uma vez que é mais um a juntar a tantos  outros, o Governo poderia ter feito o que fez com as rendas, onde estabeleceu um teto de 2%.

Bom dia @FPedrosa
Pode confirmar na App NOS encontrará as condições resumidas como, também, as gerais como, também, em alternativa, pode consultar no nosso site em nos.pt

Obrigado

Sim, estão estas… As gerais, aceites, já estiveram juntamente com o contrato, mas desapareceram...

Reputação 7
Crachá

Bom dia @FPedrosa
Pode confirmar na App NOS encontrará as condições resumidas como, também, as gerais como, também, em alternativa, pode consultar no nosso site em nos.pt

Obrigado

Sim, estão estas… As gerais, aceites, já estiveram juntamente com o contrato, mas desapareceram...

Deve ter recebido uma cópia por email das mesmas por email.

Bom dia @FPedrosa
Pode confirmar na App NOS encontrará as condições resumidas como, também, as gerais como, também, em alternativa, pode consultar no nosso site em nos.pt

Obrigado

Sim, estão estas… As gerais, aceites, já estiveram juntamente com o contrato, mas desapareceram...

Deve ter recebido uma cópia por email das mesmas por email.

Contratos não.

Comentário