Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @silvafe

Lamentamos a situação. 
A atualização da mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE. Tendo sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação. 
No entanto, e porque compreendemos, criámos um conjunto de soluções específicas para clientes mais vulneráveis, durante este contexto extraordinário. Assim, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Bruno Miguel Parrado Vicente

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Agradecemos o seu comentário. A notificação que implique valores ou alterações à faturação são realizadas na fatura, a notificação encontra-se na primeira página da fatura.

Obrigado. 

Compreendemos o que referem. 

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Reputação 7
Crachá

Compreendemos o que referem. 

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Tentar ser compreensivo com uma empresa do tamanho da NOS é como um rato atacar um elefante, só funciona se for no susto. A NOS ou qualquer uma das outras 2 grandes operadoras está-se marimbando para os clientes, fazem todas o mesmo, não é por acaso que têm sempre algum processo de cartelização a decorrer.
A NOWO foi a única a não aplicar aumento de preços mas infelizmente não tem cobertura significativa.

Compreendemos o que referem. 

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Tentar ser compreensivo com uma empresa do tamanho da NOS é como um rato atacar um elefante, só funciona se for no susto. A NOS ou qualquer uma das outras 2 grandes operadoras está-se marimbando para os clientes, fazem todas o mesmo, não é por acaso que têm sempre algum processo de cartelização a decorrer.
A NOWO foi a única a não aplicar aumento de preços mas infelizmente não tem cobertura significativa.

é só esperar uns meses ou então á 1a oportunidade rescindir contrato por justa causa 

Reputação 7
Crachá +2

Este tópico serve mais para “desabafos” do que para qualquer outra situação prática… Mostrar o descontentamento é bom, mas neste caso serve meramente para isso… porque legamente nada pode ser feito a favor do consumidor

 

Aliás, este é um mercado livre… e se as empresas decidirem aumentar os preços 100% são livres de o fazer (excepto no caso em que existe um contrato com determinado preço durante determinado período, onde apenas será possível aumentar de acordo com a inflacção)

 

Sinceramente, estou extremamente admirado pela NOS, MEO, Vodafone e afins não terem feito aumentos como aqueles que se verificam noutros sectores!!! (20, 30, 40, ou até 50%!!!!)

Reputação 7
Crachá +2

é só esperar uns meses ou então á 1a oportunidade rescindir contrato por justa causa 

 

E isso resolve exactamente o quê, num mercado onde os preços estão concertados?

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

é só esperar uns meses ou então á 1a oportunidade rescindir contrato por justa causa 

 

E isso resolve exactamente o quê, num mercado onde os preços estão concertados?

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

resolve o distanciamento entre fornecedor e cliente , quando não há cliente o fornecedor percebe rapidamente que o custo de adquirir novos clientes é bem superior ao de manter existentes . 

Reputação 7
Crachá +2

E isso resolve exactamente o quê, num mercado onde os preços estão concertados?

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

resolve o distanciamento entre fornecedor e cliente , quando não há cliente o fornecedor percebe rapidamente que o custo de adquirir novos clientes é bem superior ao de manter existentes . 

 

Não percebo… sair da NOS para passar para um fornecedor 100% FIBRA com velocidades decentes até entendo… agora… por exemplo, um cliente que já esteja com uma qualidade de serviço decente na NOS (ex: FTTH ou um pacote de 100Mbits de upload na rede CABO) vai rescindir com a NOS para aderir à MEO ou Vodafone? Em que é que isso resulta? Todos eles fizeram aumentos!

Reputação 1

E isso resolve exactamente o quê, num mercado onde os preços estão concertados?

A única solução é DAR algo para receber em troca (ou seja, revalidar os votos de casamento com a NOS por mais 24 meses, em troca de um desconto e uma possível oferta e/ou upgrade de equipamentos!)

resolve o distanciamento entre fornecedor e cliente , quando não há cliente o fornecedor percebe rapidamente que o custo de adquirir novos clientes é bem superior ao de manter existentes . 

 

Não percebo… sair da NOS para passar para um fornecedor 100% FIBRA com velocidades decentes até entendo… agora… por exemplo, um cliente que já esteja com uma qualidade de serviço decente na NOS (ex: FTTH ou um pacote de 100Mbits de upload na rede CABO) vai rescindir com a NOS para aderir à MEO ou Vodafone? Em que é que isso resulta? Todos eles fizeram aumentos!

Pode reduzir serviços de forma a manter o preço que pode pagar. 

Eu em casa estou a ponderar abandonar o serviço de TV e manter apenas a net com um serviço de Streaming, por exemplo a Apple TV ou Amazon Prime… 

Por isso considero muito importante que a NOS permita esta flexibilidade nos contratos de permanência. 
 

Reputação 7
Crachá +2

Pode reduzir serviços de forma a manter o preço que pode pagar. 

Eu em casa estou a ponderar abandonar o serviço de TV e manter apenas a net com um serviço de Streaming, por exemplo a Apple TV ou Amazon Prime… 

Por isso considero muito importante que a NOS permita esta flexibilidade nos contratos de permanência. 
 

 

Eu aconselho a renegociar, mantendo pelo menos os serviços e com uma melhoria de preço!!!  RENEGOCIAR = casar mais 2 ANOS com a NOS!!! Em troca, têm de existir melhores condições de produto e/ou preço...

 

Renegociar para reduzir serviços, ficando a pagar quase o mesmo, não é opção!!! Na minha perspectiva, claro!

Boa noite, estive a analisar a minha fatura de Fev23 e gostava de saber porque me aumentaram o valor do pacote em cerca de 5€, se eu não alterei nada do pacote.

Obrigada 

Reputação 1

Boa noite a todos

Venho por este meio procurar ajuda e reclamar contra o seguinte :

Acedi à minha área de cliente e vejo que hoje, dia 2 de Março de 2023, aparece o custo de uma chamada do telefone fixo para um telemóvel. 

Tal chamada, é impossivel ter sido efectuada do meu fone fixo por várias razões 

Desde logo, a essa hora estava a dormir

Tendo um smartphone da NOS, porque iria utilizar o fixo para contactar um móvel ?

O número é desconhecido para mim, não faz parte dos meus contactos

Assim, e não estando a factura ainda emitida, apelo/reclamo para que a situação seja analisada e anulada tal chamada, no valor de 0,3948 com a duração de 1 segundo, a qual aparece nas minhas comunicações por se dever a troca de linhas ou algum problema tecnico .

Outra questão é a factura do smartphone 

Na área de cliente posso ver que a factura já foi emitida, pese embora ainda não possa fazer o download para analisar a razão do aumento do valor, uma diferença de 1,19 euros a mais em relação ao valor de meses anteriores. Ocorreu aumento generalizado da tarifa mensal, ou tem a ver com comunicações?

Grato por terem lido.

Cordialmente, subscrevo-me, aguardando uma justa apreciação e decisão. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, estive a analisar a minha fatura de Fev23 e gostava de saber porque me aumentaram o valor do pacote em cerca de 5€, se eu não alterei nada do pacote.

Obrigada 

Bom dia, a NOS atualizou os preços dos pacotes em 7,83% valor da inflação registada em 2022.

Para verificar se o aumento da sua fatura é relativo a esse aumento, insira os seus dados e faça uma simulação neste link:

www.nos.pt/tlv

Tem mais informação neste link:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

e neste Tópico:

 

Reputação 7
Crachá

Boa noite a todos

Venho por este meio procurar ajuda e reclamar contra o seguinte :

Acedi à minha área de cliente e vejo que hoje, dia 2 de Março de 2023, aparece o custo de uma chamada do telefone fixo para um telemóvel. 

Tal chamada, é impossivel ter sido efectuada do meu fone fixo por várias razões 

Desde logo, a essa hora estava a dormir

Tendo um smartphone da NOS, porque iria utilizar o fixo para contactar um móvel ?

O número é desconhecido para mim, não faz parte dos meus contactos

Assim, e não estando a factura ainda emitida, apelo/reclamo para que a situação seja analisada e anulada tal chamada, no valor de 0,3948 com a duração de 1 segundo, a qual aparece nas minhas comunicações por se dever a troca de linhas ou algum problema tecnico .

Outra questão é a factura do smartphone 

Na área de cliente posso ver que a factura já foi emitida, pese embora ainda não possa fazer o download para analisar a razão do aumento do valor, uma diferença de 1,19 euros a mais em relação ao valor de meses anteriores. Ocorreu aumento generalizado da tarifa mensal, ou tem a ver com comunicações?

Grato por terem lido.

Cordialmente, subscrevo-me, aguardando uma justa apreciação e decisão. 

Quanto ao primeiro ponto, provavelmente alguém invadiu a sua casa e fez uma chamada do seu telefone, era uma emergência provavelmente.
No segundo sim, houve uma subida generalizada dos pacotes de 7,83%, porque como eles perceberam que ter uma inflação alta lhes permitia aumentar mais os clientes ajudaram a inflação a continuar a aumentar. 🤣

Queria saber porque me aumentaram o valor do Pacote em 3€ sem sequer saber se aceito ou não!?

Boa tarde,

O meu nome e Duarte Vaz com contribuinte *********  já sou cliente de vocês a muito anos.

Venho por este meio solicitar um esclarecimento da minha factura quê o valor não está correto.

Vocês não podem aumentar o valor da factura ,a deco deixa bem claro .

Pôr isso agradecia que retificassem a factura.

Obrigada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Emília Vilela, @Joel Bastos e @RITA MARIA DA COSTA CORREIRA.

Agradecemos as vossas mensagens.

@Emília Vilela Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualização do preço dos pacotes ocorrem de acordo com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Pereira da Silva,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 2

 

 

Obrigado pela excelente qualidade NOS! Aderi a 44,99 em Agosto ao tarifário ilimitado, este mes aumentaram para 48,51 contactei a vossa linha e aceitei nova fidelização por 25€! Muito obrigado, conseguiram um valor melhor que a concorrência e um serviço móvel com o qual estou super satisfeito!

Reputação 7
Crachá

 

 

Obrigado pela excelente qualidade NOS! Aderi a 44,99 em Agosto ao tarifário ilimitado, este mes aumentaram para 48,51 contactei a vossa linha e aceitei nova fidelização por 25€! Muito obrigado, conseguiram um valor melhor que a concorrência e um serviço móvel com o qual estou super satisfeito!

Por 25€ todos os clientes ficavam satisfeitos com 5G ilimitado.

Reputação 2

 

 

Obrigado pela excelente qualidade NOS! Aderi a 44,99 em Agosto ao tarifário ilimitado, este mes aumentaram para 48,51 contactei a vossa linha e aceitei nova fidelização por 25€! Muito obrigado, conseguiram um valor melhor que a concorrência e um serviço móvel com o qual estou super satisfeito!

Por 25€ todos os clientes ficavam satisfeitos com 5G ilimitado.

 

Se quiser posso colocar aqui foto do contrato, nao estou aqui para enganar ninguém, simplesmente decidi dar a minha experiência, nao e so reclamar, também sei apreciar quando  este tipo de atitudes e nao poderia deixar de demonstrar a minha satisfacao!

 

O único ponto que tenho sim a reclamar da NOS, provavelmente nao conseguem resolver e vao ignorar, é a fatura ter ate dezembro data limite no final do mes, e neste momento estar a vir com data limite a 25 ou 26, diminuíram em quase uma semana de um momento para o outro e sendo que recebo sempre no fim do mes, vou ter de bancar a taxa de atraso.

Reputação 7
Crachá

 

 

Obrigado pela excelente qualidade NOS! Aderi a 44,99 em Agosto ao tarifário ilimitado, este mes aumentaram para 48,51 contactei a vossa linha e aceitei nova fidelização por 25€! Muito obrigado, conseguiram um valor melhor que a concorrência e um serviço móvel com o qual estou super satisfeito!

Por 25€ todos os clientes ficavam satisfeitos com 5G ilimitado.

 

Se quiser posso colocar aqui foto do contrato, nao estou aqui para enganar ninguém, simplesmente decidi dar a minha experiência, nao e so reclamar, também sei apreciar quando  este tipo de atitudes e nao poderia deixar de demonstrar a minha satisfacao!

 

O único ponto que tenho sim a reclamar da NOS, provavelmente nao conseguem resolver e vao ignorar, é a fatura ter ate dezembro data limite no final do mes, e neste momento estar a vir com data limite a 25 ou 26, diminuíram em quase uma semana de um momento para o outro e sendo que recebo sempre no fim do mes, vou ter de bancar a taxa de atraso.

Eles podem corrigir o período de facturação e devolver-lhe a taxa de 3€ com toda a certeza.

Reputação 2

@Utilizador123456Obrigado pela sugestão, pensei mesmo que fosse algo que nao conseguissem mudar, ja tive esta luta com outra operadora que sempre se mostrou resiliente e já vou na 3 ou 4 fidelização e ate agora continua a vir a 21 ou 22, pensei que na NOS fosse igual.

 

É possível pedir ajuda aqui pelo fórum ou aconselha a contactar? Desde já obrigado!

Reputação 7
Crachá

@Utilizador123456Obrigado pela sugestão, pensei mesmo que fosse algo que nao conseguissem mudar, ja tive esta luta com outra operadora que sempre se mostrou resiliente e já vou na 3 ou 4 fidelização e ate agora continua a vir a 21 ou 22, pensei que na NOS fosse igual.

 

É possível pedir ajuda aqui pelo fórum ou aconselha a contactar? Desde já obrigado!

Eu consegui mudar pela linha, por norma contacto na linha gratuita que é mais rápida. Mas por mensagem privada para @Fórum também deveria funcionar.

Comentário