Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023



Mostre a primeira mensagem

900 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia. Alguém pode explicar porque motivo o aumento de 7,83% também incide sobre o IVA? No meu caso a atualização deveria ser de 3,75€ e a NOS "pretende" aumentar-me a mensalidade em 4,61€!!! Vergonha... Onde está a entidade reguladora?!!!! Parabéns ao vosso departamento financeiro 👏👏👏👏... Agradeço que corrijam.

Bom dia, é igual, fazer o aumento sobre o valor sem IVA, é o mesmo que fazer o aumento sobre o preço já com IVA, o resultado não se altera. 

Que é um aumento bastante violento, é.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Olaf e @claudia alexandra

@claudia alexandra, obrigado nós. Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

@Olaf, recebemos a sua mensagem e já respondemos à mesma, por favor, consulte a sua caixa de mensagens. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Bom dia @Iola relativamente à informação sobre o aumento do Pacote, este foi comunicado na fatura de Dezembro.

Atualização de preços

Quanto aos descodificadores para as televisões, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar a sua situação e poderem ajudar no que for possível.

Reputação 7
Crachá +2

Claro que a NOS vai aumentar os preços em quase 8%!

Porque não haveria de o fazer, quando a LEI o permite e o índice de inflacção também?

A NOS avisou “legalmente” na factura anterior…

Agora resta aplicar os maravilhosos 8% caso o governo não intervenha como o fez com as portagens (o que não me parece que vá acontecer!)

Boa noite.

O que sei e vamos percebendo é que em Portugal as operadoras de comunicação entre outros protegem-se deixando sempre de fora o consumidor.

O consumidor só tem uma solução é anular os serviços e exigir respeito!

Coisa que estas empresas não conhecem!

Sou cliente desta empresa há imenso tempo, sei que posso mudar de prestador, no entanto como concorrência não existe e deixar andar já deve faltar pouco para que não se consiga pagar.

Reputação 2
Crachá

Desculpem, mas não aceito o aumento é absurdamente exagerado. E eu já pago muito. Portanto e estou mto mal servida com os serviços da NOS, vou mudar para outra operadora. Cumprimentos. 

Reputação 1

Não era previsto nenhum aumento durante 2anos mas como sempre as pessoas que fazem os contratos nos centros comerciais dão informações erradas, e eu caí de novo 

o preço era fixo não haveria aumentos irei ao centro comercial fazer barulho 

é sempre a mesma desgraça, os aumentos anuais não tem nada a ver com contratos que tem fidelizacao 

mas as comunicações em Portugal conseguem sempre roubar os contribuintes

 

 

Reputação 1

a forma como a NOS “informou” os clientes sobre o aumento das mensalidades é TOTALMENTE DECEPTIVA e INTENCIONAL para que uma grande percentagem destes não tenha forma legal de rescindir o contracto!
não tinham letras mais pequenas para usar? é esse o tamanho mínimo da fonte que são obrigados por lei a apresentar?!

em vez de uma página ou e-mail extra exclusivo com a INFORMAÇÃO DESTACADA, saiu esta cagada.. com MEIA PÁGINA EM BRANCO, a escolha de o fazerem em letras minúsculas no fim, é mesmo a GOZAR com a cara do CLIENTE!

será apresentada uma queixa formal na DECO e possivelmente outras entidades competentes, não haverá nova resolução de contracto com empresas manhosas e enganadoras (leia-se NOS) e quiçá os últimos meses da fidelização serão os mais antecipados ;)

Venho por este meio saber se posso rescindir com a NOS por justa causa, devido ao aumento exagera da mensalidade, supostamente devido a inflação.

Numa altura em que já não devia de existir qualquer fidelização obrigatória numa renovação de contrato, onde não é feita qualquer instalação de serviço, uma vez que ele já existe.

Já agora em relação a cobrarem cerca de 30centimos por mensagens enviadas para um número estrangeiro, em que não tenho qualquer registo no telemóvel, qual a postura da NOS perante essa situação.

 

Fico aguardar resposta com a maior brevidade.

 

Cumprimentos

Mário Machado

Boa noite. Em relação ao aumento da mensalidade, os aumentos relativos à inflação estão já previstos nas condições gerais dos contratos. A operadora já informou todos os clientes que foram atingidos pelo aumento através da fatura de dezembro. Infelizmente o aumento aconteceu, mas aconteceu em todas as operadoras. Se estiver dentro de uma fidelização, não consegue rescindir sem custos por incumprimento…

Em relação a essas mensagens, não tenho bem a certeza mas, no meu caso, aconteceu algo semelhante que foi da ativação do iMessage/Face Time, em que é cobrado esses centimos na primeira ativação para o número… Não sei é se foi o caso…

Espero ter ajudado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite venho por  este meio comunicar a operadora  da nos que não  recebi nenhum  aviso  por escrito, email ou sms que iria ser aumentado no  valor do meu pacote. 

Por ser verdade e ja ter pedido  varias vezes  para me avisar.

Por esse motivo irei continuar a pagar o que tratei a sete meses atraz.

Tendo ligado para vossa linha de apoio  não me foi facultado o  email nem direcção para o fazer por carta registada. Sem outro assunto ficarei aguardar vossa resposta. Numaro contribuinte  184638410

Manuel caetano. 

Boa tarde, caso o seu Pacote tenha sofrido um aumento de 7,83%, então esse aumento é derivado da inflação registada em Portugal em 2022, a comunicação da NOS aos clientes que foram alvo desse aumento foi feita com 30 dias de antecedência nas faturas de Dezembro.

Tem mais informação sobre o tema meste Tópico

 

 

Reputação 2

Olá boa tarde, graças à NOS Eu serei menos 1 dos 100 000 utilizadores, porque fui enganado e agora não vou querer voltar a ter qualquer contacto da NOS. Aceitei um contrato novo com uma mensalidade de 31.99€ por mês e agora a NOS quer que eu pague 34.99€ sem qualquer informação antes de apresentarem esta nova gracinha, por isso NOS, cá NÓS vamos que se faz tarde e um desses prémios para este ladeiro, ajudava a esquecer a trapalhada e quem sabe conquistar mais uma vez a minha confiança na NOS 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Bom dia @Iola relativamente à informação sobre o aumento do Pacote, este foi comunicado na fatura de Dezembro.

Atualização de preços

Quanto aos descodificadores para as televisões, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar a sua situação e poderem ajudar no que for possível.

bela “comunicação” =)

 

Não há bela sem senão. A NOS partiu do princípio de que todos os clientes consultavam a fatura e assim seria mais fácil lerem o aviso.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

 

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia não concordo com a minha fatura 

Como é possível estar a pagar o mesmo que o mês passado?

Se a minha fatura é 59.99€ como é que estão a por 64.99? Ainda vai uma grande diferença tem que resolver isso 

Vou aguardar uma resposta obrigado e bom dia

Bom dia, verifique no detalhe da sua fatura o motivo do aumento, as faturas receberam um aumento de 7,83% derivado à inflação registada em Portugal em 2022.

Para saber se é o seu caso, insira os seus dados neste link www.nos.pt/tlv,

 

Se antes pagava €59.99 x 107,83% = €64,69.

Mais informação aqui:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Onde foi a NOS buscar esses 0,03% se no INE apenas se encontra disponível 7,8% de inflação anual?

A Deco Proteste defende que o aumento de preços das telecomunicações "deve ser claro" e que a comunicação dos mesmos "deve ser assegurada ao consumidor com uma antecedência de 30 dias", mesmo que a subida conste do contrato.

Este comunicado surge na sequência dos aumentos anunciados pelas operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal dos seus serviços até 7,8%, as duas primeiras a partir de fevereiro e a última em março.

Reputação 7
Crachá +5

A meio passado do ano passado mudei de tarifário por o mesmo ter subido e reduzi o preço em 2€ passei para 64,99€ (perdi algumas regalias tal como o nos play serviço que adorava), agora para meu espanto estou com um montante de 70,11€ pedi que ao menos me arranjassem um pacote mais barato e nenhuma hipótese,pedi para ao menos meterem mais o nos play e disseram-me logo que era impossível!!! Ao menos tenho direito a rescindir o contrato com justa causa??? Sou cliente há anos em vez de direitos,estam me sempre a tirar regalias!!!

 

Bom dia, tente a ajuda da moderação do Fórum para que vejam a possibilidade de manter a oferta do NOS Play.

Envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguarde a resposta dos moderadores.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, gostaria de saber qual a razão da minha mensalidade passar de 35.49€ para 38.26€?

Boa noite, a mensalidade sofreu um aumento de 7,83%. 35,49 x 107,83 = 38,26.

Este aumento é derivado da inflação ocorrida em 2022. Foi comunicado a todos os clientes na fatura de Novembro ou Dezembro.

saiba mais aqui:

Atualização de preços

 

Reputação 1

 

Pra ser um aumento de 7€ quer dizer que a fatura são 100€… esse pacote de essencial não tem nada, essencial é pagar 30€ e ter net e telemóvel e ta feito amigos, e isso arranja-se… 

com 7 dinheiros compra-se um menu big mac, por isso também não percebo onde é que 1 big mac por mês não é “mero” ou simbólico valor xD 

um bem haja 

@Bruno Aleixo considero um Big Mac por mês uma despesa de luxo, 84 euros por ano é muito dinheiro especialmente numa altura como esta em que as prestações da casa estão em valores record.

Certo, mas os alimentos essenciais também sofreram aumento e o mesmo ou mais, como das frutas e dos legumes e do peixe são as que mais viram o seu preço aumentar.

Não vejo ninguém a reclamar disso ou queixar-se da sonae ou Jerónimo Martins.

 

https://www.pordata.pt/publicacoes

Sim vês, mas não aqui neste fórum.

Mas não é comparável. Podes poupar na alimentação, produtos de higiene, etc… mas não podes poupar no contrato de TV porque estás agarrado pelos contratos de permanência.

Difícil de perceber?

Reputação 4

Pois, em Março do ano passado fizeram o mesmo na mesma zona mais afastada da factura e com a letra mais pequena, quando deveriam colocar no tamanho normal e a bold no espaço que está em branco a meio da factura !

Mas, dessa vez até indicavam o valor que iria ser cobrado, agora nesta factura de Dezembro nem sequer isso! Colocaram apenas um link e nada do valor!

Pelos vistos a NOS quer mesmo intencionalmente que passe despercebido aos Clientes para não serem tentados a cancelar o contrato sem custos!

 

A obrigação da NOS seria fazer uma comunicação clara da nova situação contratual:

  • quer na factura e el letra bem legível e a mensagem numa área bem visível;
  • quer por envio de SMS;
  • quer por envio dessa mensagem num email específico com o Assunto “Alteração contratual”, ou algo assim.

Só que a NOS, e restantes operadoras de telecomunicações em Portugal, parecem viver no país das bananas sem lei nem roque.

 E a própria ANACOM parece pactuar com estas situações ao não actuar devidamente de forma a corrigir estas situações de completo abuso.

 

O que diz a NOS na “Atualização das Condições Gerais”:

«5.1. Sempre que a NOS proceda à alteração das presentes Condições nos termos do disposto no n.º 16 do artigo 48.º da LCE, notificará o Cliente dessa alteração por qualquer meio escrito, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data da respetiva entrada em vigor.»

 

O que diz a Lei das Comunicações Electrónicas - Artigo 48.º, Lei n.º 5/2004:

«16 - Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.

17 - A ARN pode especificar os termos em que as empresas procedem à comunicação prevista no número anterior, bem como a forma e o suporte em que são disponibilizadas as informações a que alude o n.º 2. »

 

Ou seja, a NOS desrespeita a lei com toda a lata e a ARN (Autoridade Reguladora Nacional, que neste caso é a ANACOM) nada faz!

Teremos de ser nós a apresentar uma queixa formal, no Livro de Reclamações Online (https://www.livroreclamacoes.pt/), para ver se a ANACOM realmente serve para alguma coisa.

Mas, acho que deveria ser a NOS a tomar a iniciativa de ser correcta com os seus clientes e não andar para aí com publicidade enganosa de que receberam prémios da treta sem valor prático nenhum e que foram obtidos de forma muito duvidosa por entidades nada credíveis ou sequer isentas e independentes!

Isto é o mínimo que uma empresa faz quando pretende ter alguma credibilidade perante os seus clientes!

 

P.S.: A mim aumentaram-me 2€ desde Maio de 2022, com a desculpa da inflação (quase a meio do ano, muito estranho), e agora pretendiam aumentar-me mais 4€ em Fevereiro.

Isto mesmo estando a decorrer uma fidelização de 24 meses, que terminaria em Julho de 2023!

Agora, para não ser novamente aumentado renegociei e fiquei a pagar menos 1€.

Claro, com nova fidelização de 24 meses!

Pergunto: de que vale um fidelização de 24 meses, se depois pretendem sempre aumentar o valor inicialmente negociado, e por mais do que uma vez?

E isto sem qualquer melhoria do serviço!

Reputação 2

 Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@lenifim, permita-nos esclarecer. 

Os 50 cêntimos a que refere é no que diz respeito à atualização de mensalidades que a NOS faça, ou seja, não tem que ver com a atualização de mensalidades com base a inflação. 

Segundo as Condições Gerais Contratuais: “5.3. O Cliente reconhece e aceita que o direito de rescisão sem qualquer encargo previsto no número anterior não se aplica (i) nos casos de mera atualização de preços por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor conforme publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos, nos termos previstos na cláusula 10.1., nem (ii) nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício do Cliente.”

@Rofibelupi, compreendemos o que nos indica e, por isso, tendo consciência da importância dos serviços que prestamos no dia-a-dia, face a esta atualização, e para minimizar o impacto da mesma, criámos um conjunto de soluções para clientes mais vulneráveis durante esta situação extraordinária. Consulte-as em nos.pt e contacte-nos caso necessite de esclarecer alguma questão sobre o assunto.

Muito obrigado,

 

Agradeço o esclarecimento.

De facto, refere-se a um limite mínimo ( “em qualquer caso”).

Infelizmente a Anacom também vos dá alguma razão. Não obstante nas minhas condições pré-contratuais (as condições gerais contratualizadas nunca me foram remetidas apenas as pré-contratuais) não se encontram redigidas conforme as recomendações da ANACOM (não referem por exemplo qual o período aplicável) também nunca me foi remetido qualquer adenda ao contrato inicial ( que como disse nem sequer o tenho).

De não olvidar que as cláusulas contratuais gerais, mesmo as que já se encontram contratualizadas, não estão livres de serem escrutinadas e de serem declaradas abusivas ou desconformes, pelo Tribunal em última instância.

É censurável a forma que a Vossa Multinacional utiliza para fugir e contornar a lei e o objetivo do legislador quando legislou.

O artigo 48.º n.º 16 da Lei n.º 5/2004, de 10 de Fevereiro (ainda aplicável ao meu contrato por ser anterior à entrada em vigor da Lei n.º 16/2022) tem vindo a ser constantemente desvirtualizado e desrespeitado pelas Empresas.

Censurável é também a atuação da ANACOM enquanto entidade reguladora quando permite tal devassa.

Por não concordar com a ANACOM penso que é meu direito e dever lutar contra estas alterações indevidas, e penso não estar sozinha nesta luta.

Deixo o artigo retirado da DECO:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/tarifarios-tv-net-telefone/noticias/telecomunicacoes-aumento-precos-tem-ser-claro

Para salvaguardar os direitos dos consumidores há vários aspetos que os operadores deveriam assegurar e a Anacom garantir a sua aplicação.

  • indexante deve ser objetivo e inequívoco: para ser o IPC, há que identificar a fonte, o tipo (há vários) e a data do indicador, à semelhança do que já é feito com, por exemplo, o crédito à habitação. Optar por uma referência pouco clara ou sujeita a interpretação é condenável.
  • No contrato, deve ficar claro o que pode o cliente fazer sempre que a alteração de preço não estiver de acordo com o indexante definido.
  • Aplicar um aumento mínimo não é aceitável e, neste ponto, a DECO PROTESTE discorda da Anacom.
  • Se a mensalidade proposta num contrato de fidelização puder variar, os operadores devem, de forma clara e inequívoca, indicar essa possibilidade ao consumidor.
  • Deve ser sempre assegurada a comunicação ao consumidor, com uma antecedência de 30 dias, mesmo que o aumento de preços conste do contrato. Por se tratar de uma alteração que tem impacto no orçamento das famílias e que poderá não estar presente na mente do consumidor, é necessário e importante avisar.

Enfim, quem iniciou este debate já estava mais à frente! 

 

Reputação 1

Boa noite @xihrzah,

 

Os aumentos são do conhecimento geral conforme pode verificar na ANACOM.

 

 

Obrigado

vocès gostam de se enterrar ainda mais não é?
não podia ter escolhido um melhor exemplo, que não dê ainda mais mal parecer à empresa?! xD
de qualquer das maneiras em nada responde ou tem a ver com o meu post inicial… o que está em questão é a forma mesquinha e enganosa de como a NOS “informou” os clientes de tal :)

Reputação 7
Crachá

Boa noite.

O que sei e vamos percebendo é que em Portugal as operadoras de comunicação entre outros protegem-se deixando sempre de fora o consumidor.

O consumidor só tem uma solução é anular os serviços e exigir respeito!

Coisa que estas empresas não conhecem!

Sou cliente desta empresa há imenso tempo, sei que posso mudar de prestador, no entanto como concorrência não existe e deixar andar já deve faltar pouco para que não se consiga pagar.

Boa noite, fez o teste para saber se o seu pacote é aumentado ? De facto o cliente está de mãos atadas já que necessita dos serviços e todas as Operadoras aumentam os preços na mesma percentagem ou até mais, afinal a NOS ainda é a Operadora que menos explora os seus clientes, o que nos resta fazer é aguardar que a fidelização termine e na nova renegociação conseguir um melhor preço e mais algumas vantagens.

E até mais? Eu gostava de ver comprovar isso 🤣
Se todas as operadoras, na sua grande concorrência prevêem o aumento pela taxa de inflação como é que umas aumentam mais que outras? Prevejo ai alguma aldrabice.

Reputação 7
Crachá

dá para perceber onde quis chegar. Sim, há fidelização mas como também teve a possibilidade de escolha quando aderiu aos serviços pagar pela instalação como, também, a ativação e assim não tinha fidlização. eu percebo, também não me agrada mas não deixa de ser compreensivel que o façam 

Existe uma diferença essencial que é se o preço muda no Minipreço podes mudar para o Pingo Doce, o preço permite-te mudar, as operadoras mudam o preço que foi contratado sem que possas ir a outro "supermercado". Clientes fidelizados nunca podiam ser aumentados sem terem a opção de mudar.

Quando os clientes fazem um contrato nunca lhes é dito que o preço pode mudar o que pode ser considerado um prática enganosa/abusiva e em muitos casos se perguntarem ao operador até vos dirá que é aquele preço pelos 24 meses.

Reputação 7
Crachá

Bom dia. Na fatura deste mês verifiquei um aumento de cerca de 3€ que não se encontra descriminado ou identificado. Conseguem dar-me uma justificação para tal?

O aumento de preços cartelizado pelas operadoras deve ser denunciado aqui:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

As operadoras novamente a serem operadoras!!!!

Sou cliente a 12anos, coloco aqui uma questão a todos deste fórum!!!

Fazemos um contrato com fidelizacao com um valor fixo depois supostamente no contrato e na factura em letras pequenas diz que a final pode ser aumentado. Só o cliente respeita o contrato, porque se eu quiser sair do contrato tenho que pagar a nos, agora a NOS pode aumentar que não podemos sair sem pagar o restante período de fidelizacao. Além disso, pela minha experiência que tenho de 12 anos de NOS, só quando o período de fidelizacao está acabar é que a NOS para não perder o cliente é que entra em contacto para dar uma melhor proposta. Basicamente o cliente está sempre nas mãos destas … empresas. Aqui fica o meu desagrado com a falta de respeito pelos clientes seja NÓS seja outras operadoras. Quando a minha fidelizacao acabar (NOS nunca MAIS!!!!!!!)

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @estevaocosta

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e, também, esclarecido no que tem que ver com a atualização da mensalidade com base na última taxa de inflação. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Obrigado

Comentário