Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá

@Iola boa noite, quanto ao aumento parecem-me que foi geral, isto é, para todos e todas as operadoras, a verdade é que se estiver na disposição de ficar mais 24 meses pode baixar o valor da factura. Mas no próximo ano o aumento irá voltar. A lei permite que as operadoras façam isto mas a entidade reguladora e governo ficaram espantados, senhores políticos tenham vergonha na cara. Quanto aos televisores parto do princípio que são anteriores a 2010 e não descodificam a norma DVB-C? A NOS avançou primeiro mas é uma questão de tempo até os outros irem pelo mesmo caminho, o satélite foi sempre digital, o terrestre já é só digital (apesar da imensa pobreza do serviço em Portugal, obrigado governo e Altice) e o cabo irá ser digital.

O aumento de preço foi geral a todo o cartel exceptuando a NOWO. Quanto ao digital as outras operadoras por norma injectam o sinal na rede a NOS deveria fazer o mesmo.

@Iola A NOS ofereceu os descodificadores a milhares de clientes, todos os prejudicados devem reclamar os DTAs gratuitos ou cancelamento gratuito do serviço mesmo que fidelizado visto ter sido feita uma alteração unilateral do serviço prestado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Bom dia @Iola relativamente à informação sobre o aumento do Pacote, este foi comunicado na fatura de Dezembro.

Atualização de preços

Quanto aos descodificadores para as televisões, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar a sua situação e poderem ajudar no que for possível.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Iola.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A comunidade prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Reputação 1

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Bom dia @Iola relativamente à informação sobre o aumento do Pacote, este foi comunicado na fatura de Dezembro.

Atualização de preços

Quanto aos descodificadores para as televisões, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar a sua situação e poderem ajudar no que for possível.

bela “comunicação” =)

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Bom dia @Iola relativamente à informação sobre o aumento do Pacote, este foi comunicado na fatura de Dezembro.

Atualização de preços

Quanto aos descodificadores para as televisões, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa analisar a sua situação e poderem ajudar no que for possível.

bela “comunicação” =)

 

Não há bela sem senão. A NOS partiu do princípio de que todos os clientes consultavam a fatura e assim seria mais fácil lerem o aviso.

Reputação 1

Não há bela sem senão. A NOS partiu do princípio de que todos os clientes consultavam a fatura e assim seria mais fácil lerem o aviso.

 

por isso mesmo deixou MEIA página em branco e destacou o aviso no mínimo tamanho de letra possível.. para ser mais fácil ler! :D

 

 

Boa tarde..o mes passado .por descuido paguei a mesma fatura duas vezes..ainda sem resposta .agora aparece duas para pagar..amais recente com mais 2 euros e sem aviso..isto e assim...quero ainda dar um informacao...nao vai ser paga a nao ser que haja justificacao..primeiro nao fui informado como e de lei do aumento.  E segundo a fatura a dobrar que paguei o mes passado nao tem resposta....so conta o que devemos..quando recebem a mais nem resposta..mas falta poucos dias para terminar..nao vomem mais

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Mario Rocha,

Agradecemos a sua mensagem,

O aviso relativo à atualização do valor das mensalidades consta na fatura de Novembro ou Dezembro.

Sugerimos que consulte estas faturas para mais informações sobre este tema.

Tendo no ultimo ciclo de faturação pago um valor em duplicado, o valor em excesso é utilizado para liquidar a atual fatura. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Mario Rocha,

Agradecemos a sua mensagem,

O aviso relativo à atualização do valor das mensalidades consta na fatura de Novembro ou Dezembro.

Sugerimos que consulte estas faturas para mais informações sobre este tema.

Tendo no ultimo ciclo de faturação pago um valor em duplicado, o valor em excesso é utilizado para liquidar a atual fatura. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

ai esta bem destacado o aviso para toda a gente poder ver!

só os burros é que não vêm.. e mais burros ainda são se continuarem a aceitar e desculpar as atitudes deste tipo de empresas!

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Mario Rocha,

Agradecemos a sua mensagem,

O aviso relativo à atualização do valor das mensalidades consta na fatura de Novembro ou Dezembro.

Sugerimos que consulte estas faturas para mais informações sobre este tema.

Tendo no ultimo ciclo de faturação pago um valor em duplicado, o valor em excesso é utilizado para liquidar a atual fatura. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

ai esta bem destacado o aviso para toda a gente poder ver!

só os burros é que não vêm.. e mais burros ainda são se continuarem a aceitar e desculpar as atitudes deste tipo de empresas!

Além de ser escondido não está ao tamanho legal de 11pts. Parece muito abusivo quererem que os clientes engulam isso, mas enfim, como todo o cartel pratica este mesmo abuso o melhor mesmo é reclamar para a AdC:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx 

Bom dia,
Serve o presente contacto para mostrar o profundo desagrado e indignação pela forma como a NOS trata os seus clientes.
No meu histórico de cliente, nunca estive em incumprimento ou paguei facturas fora do prazo.
No mês de Fevereiro a NOS achou que por o mês ter menos dois dias, se deveria pagar a factura um dia antes daquele que está estipulado.
Nos meses de 31 dias (que são mais do que os de 28) o cliente não pode pagar um dia depois, correto? Então o contrário não faz qualquer sentido.
Assim sendo, cumpri como sempre cumpri e paguei ao dia 28, que é o dia limite para pagamento das minhas facturas. 
No mês seguinte a NOS acrescentou 3€ de multa por pagamento em atraso. (Óbvio que não paguei, visto que não estou em incumprimento)

Entretanto, as duas últimas facturas também vieram com um valor do pacote contratado acima do que foi acordado por ambas as partes.
Falei com a linha de apoio que me informou que houve um aumento na minha factura e que o mesmo vem descrito na factura.

Após rever as condições contratuais aquando a celebração do contrato, confirmei aquilo que já tinha exposto junto da vossa linha de apoio...
Qualquer alteração ao contrato e anulação do mesmo deve ser comunicada de forma escrita (por carta).

Uma factura é por si só, tal como o nome indica, isso mesmo… Uma factura.
Não serve para avisar, ou alterar qualquer alteração contratual.
Até porque como sei o dia em que tenho que pagar as facturas, a única coisa que vejo nas mesmas é o valor a pagar. 
Posto isto. Informo que se a NOS procedeu ao aumento da factura, deverá ser comunicado por carta (não por via electrónica).

Aproveito ainda para informar que recebi nas últimas 48H uma chamada automática a solicitar o pagamento de 10,18€ em atraso, caso contrário será feita a suspensão dos serviços.

Serve a presente comunicação para informar que não irei liquidar nada além daquilo que está contratado, até que a NOS proceda em conformidade (até à presente data está tudo liquidado).
Somente a partir da recepção  do vosso documento irei passar a pagar o suposto aumento se este estiver de acordo com a lei.
Se por outro lado a NOS cancelar os serviços, não me resta outra alternativa senão a de optar por outro Operador e avançar com um processo de queixa contra NOS.

 

Reputação 7
Crachá +2

 verifique este post onde o assunto já está a ser debatido.

O que é referido é que o aumento foi avisado em fatura. Não vai ser emitido por carta.

Sugiro liquidar o que tem em atraso, para não acrescer mais valores.

Reputação 7
Crachá

Bom dia,
Serve o presente contacto para mostrar o profundo desagrado e indignação pela forma como a NOS trata os seus clientes.
No meu histórico de cliente, nunca estive em incumprimento ou paguei facturas fora do prazo.
No mês de Fevereiro a NOS achou que por o mês ter menos dois dias, se deveria pagar a factura um dia antes daquele que está estipulado.
Nos meses de 31 dias (que são mais do que os de 28) o cliente não pode pagar um dia depois, correto? Então o contrário não faz qualquer sentido.
Assim sendo, cumpri como sempre cumpri e paguei ao dia 28, que é o dia limite para pagamento das minhas facturas. 
No mês seguinte a NOS acrescentou 3€ de multa por pagamento em atraso. (Óbvio que não paguei, visto que não estou em incumprimento)

Entretanto, as duas últimas facturas também vieram com um valor do pacote contratado acima do que foi acordado por ambas as partes.
Falei com a linha de apoio que me informou que houve um aumento na minha factura e que o mesmo vem descrito na factura.

Após rever as condições contratuais aquando a celebração do contrato, confirmei aquilo que já tinha exposto junto da vossa linha de apoio...
Qualquer alteração ao contrato e anulação do mesmo deve ser comunicada de forma escrita (por carta).

Uma factura é por si só, tal como o nome indica, isso mesmo… Uma factura.
Não serve para avisar, ou alterar qualquer alteração contratual.
Até porque como sei o dia em que tenho que pagar as facturas, a única coisa que vejo nas mesmas é o valor a pagar. 
Posto isto. Informo que se a NOS procedeu ao aumento da factura, deverá ser comunicado por carta (não por via electrónica).

Aproveito ainda para informar que recebi nas últimas 48H uma chamada automática a solicitar o pagamento de 10,18€ em atraso, caso contrário será feita a suspensão dos serviços.

Serve a presente comunicação para informar que não irei liquidar nada além daquilo que está contratado, até que a NOS proceda em conformidade (até à presente data está tudo liquidado).
Somente a partir da recepção  do vosso documento irei passar a pagar o suposto aumento se este estiver de acordo com a lei.
Se por outro lado a NOS cancelar os serviços, não me resta outra alternativa senão a de optar por outro Operador e avançar com um processo de queixa contra NOS.

 

O melhor mesmo é mudar para a NOWO se tiver na sua zona, a única operadora que não fez aumentos em cartel.
De qualquer forma, esse aumento não faz qualquer sentido e em muitos contratos nem sequer as claúsulas citadas existem, dependendo do ano em que fez o seu contrato.

Tambem nao e preciso vir aqui um inteligente chamar burros a todos os que pedem alguma informação...se nao tem mais nada util para comentar...trate dos burros aí de casa

Reputação 7
Crachá

Tambem nao e preciso vir aqui um inteligente chamar burros a todos os que pedem alguma informação...se nao tem mais nada util para comentar...trate dos burros aí de casa

Por acaso já vi o @Guimas chamar palhaço a outro útilizador e só o outro utilizador está bloqueado, por acaso burro ainda não vi, mas é uma situação que só os moderadores do @Fórum podem resolver, algo que não querem ou não têm competência para fazer.

Reputação 1

Tambem nao e preciso vir aqui um inteligente chamar burros a todos os que pedem alguma informação...se nao tem mais nada util para comentar...trate dos burros aí de casa

sar·cas·mo

1. Ironia que deixa entender uma crítica dura e mordaz, por vezes considerada insultuosa.

2. Atitude ou dito em relação a algo ou alguém que serve para fazer fazer rir ou é assim entendido. = ESCÁRNIO, MOFA, TROÇA, ZOMBARIA

 

não tenho culpa se não entendeu que o meu comentário é uma crítica irónica sobre a forma como a NOS e empresas do género usam práticas enganosas, já que o lucro é mais importante que o cliente..

 

Ações enganosas

É considerada ação enganosa qualquer prática comercial que contenha informações falsas ou que, mesmo sendo corretas, possam induzir o consumidor em erro relativamente:

(...)

  • ao preço, a forma de cálculo do preço ou existência de uma vantagem específica relativamente ao preço

(...)

[https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/iniciar-gerir-e-encerrar-um-negocio-em-portugal/praticas-comerciais-desleais-em-portugal]

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

O @João H. já esclareceu quanto à notificação como, também, do motivo da atualização de mensalidades. 
@Utilizador123456, cabe-nos, também, esclarecer que o regime jurídico do tamanho de letra tem que ver com o formato das clausulas gerais contratuais, pelo que não se aplica. 

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas.  

No entanto, compreendemos e, por isso, endereçamos a sua sugestão quanto à forma de notificar. 
Muito obrigado

Reputação 7
Crachá

Boa tarde a todos, 

@João H. já esclareceu quanto à notificação como, também, do motivo da atualização de mensalidades. 
@Utilizador123456, cabe-nos, também, esclarecer que o regime jurídico do tamanho de letra tem que ver com o formato das clausulas gerais contratuais, pelo que não se aplica. 

A NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas.  

No entanto, compreendemos e, por isso, endereçamos a sua sugestão quanto à forma de notificar. 
Muito obrigado

Aplica-se a qualquer comunicação contratual, seja ela no contrato ou em qualquer alteração consecutiva.
É melhor falar melhor com o vosso departamento jurídico pois não faz qualquer sentido aquilo que acabou de dizer.

Bom dia agradecia que tivessem em consideração os anos que tenho o vosso serviço neste momento estou a pagar 90 euros por mês sempre aumentar não sei o que podem fazer ou então mudar de operadora já que são mais baratas com o meu serviço.Aguardo a vossa resposta.Antonio Vicente Rocha

Reputação 7
Crachá

Bom dia agradecia que tivessem em consideração os anos que tenho o vosso serviço neste momento estou a pagar 90 euros por mês sempre aumentar não sei o que podem fazer ou então mudar de operadora já que são mais baratas com o meu serviço.Aguardo a vossa resposta.Antonio Vicente Rocha

Para pagar 90€ por mês também deve ter um belo serviço 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @ANTÓNIO VICENTE ROCHA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Vamos ajudar. 

Compreendemos o que nos indica, por isso, a NOS criou algumas soluções para ajudar, pelo que pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

@Mário P. Ainda não disseram com base em quê é que alterações contratuais ou de preço ou de serviço têm isenção do tamanho mínimo exigida por lei.
É como dizer que os ceguinhos têm que conseguir ler as clausulas contratuais mas não as suas alterações… Parece bater em ceguinhos essa resposta 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Já o informámos em conformidade, @Utilizador123456

A lei a que se refere, é o regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, que proíbe as cláusulas redigidas com um tamanho de letra inferior a 11 ou a 2,5 milímetros e com um espaçamento entre linhas inferior a 1,15, e prevendo a criação de um sistema de controlo e prevenção de cláusulas abusivas, pelo que não se aplica ao que refere. Como indicado a NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas transpostas para o nosso ordenamento. 

Recordamos ainda que o Fórum NOS visa a partilha e ajuda com os serviços e produtos NOS não tendo que ver com questões legais. Cabe-nos apenas esclarecer temas do âmbito de serviço. 

Se tiver alguma questão sobre o serviço e produtos NOS, por favor, partilhe-a.

Muito obrigado 

Reputação 7
Crachá

Já o informámos em conformidade, @Utilizador123456

A lei a que se refere, é o regime jurídico das cláusulas contratuais gerais, que proíbe as cláusulas redigidas com um tamanho de letra inferior a 11 ou a 2,5 milímetros e com um espaçamento entre linhas inferior a 1,15, e prevendo a criação de um sistema de controlo e prevenção de cláusulas abusivas, pelo que não se aplica ao que refere. Como indicado a NOS cumpre na integra a legislação portuguesa como, também, as diretivas transpostas para o nosso ordenamento. 

Recordamos ainda que o Fórum NOS visa a partilha e ajuda com os serviços e produtos NOS não tendo que ver com questões legais. Cabe-nos apenas esclarecer temas do âmbito de serviço. 

Se tiver alguma questão sobre o serviço e produtos NOS, por favor, partilhe-a.

Muito obrigado 

Tendo em conta que são questões contratuais que se aplicam aos clientes em geral e não apenas a um cliente isolado deveria @Fórum esclarecer.
O regime jurídico é exactamente esse, e se as clausulas contratuais não podem ser escritas em um tamanho inferior a sua alteração também não.
Se o aumento de preço do serviço e a sua ilegalidade não é do âmbito do @Fórum deveriam ter esclarecido isso 33 páginas de comentários atrás, ou só agora que não vos interessa não é do vosso âmbito?

Comentário