Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023



Mostre a primeira mensagem

900 Comentários

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado quanto ao incremento no custo mensal da fatura, solicitando a V. Exas. que me informem discriminadamente a fórmula de cálculo aplicada.

Ora, tendo realizado um novo contrato em setembro de 2022 e 5 meses depois fazem uma atualização em cerca de 7,8% sobre o valor atual, é totalmente desproporcional e injustificada.

Nesta conformidade, venho solicitar a reapreciação da situação.

Reputação 7
Crachá +5

Com o que está farto de ser falado, de possível cartelização, fico estupefacto com a minha atualização.

Pagava 38,49 euros, que com a atualização de 7,8% (a alegada inflação) passaria a 38,49 X 1,078 = 41,49222. Arredondando = 41,49 euros! Atualização efetuada = 41,50 euros. Assim funciona! Boas NOS! Dividendos divinais para o ano.

Boa noite, a atualização é de 7,83%. 

Obrigado pelo esclarecimento prestado pela NOS relativamente ao aumento de 4euro na minha factura fidelizada. Pelo que tive a ver esta tudo legal no contexto dos aumentos (como consequencia da inflacao). Penso contudo que falta a claridade ao aviso emitido pela NOS (a meses atras) avisando que ia acontecer este aumento. Com uma conversa da alteracao das condicoes contratuais relativas a clausulas… Em vez de dizer algo do estilo: Vai pagar mais a partir do mes tal se nao tiver de acordo por favor entre em contato conosco...

 

Tive a inquirir a minha vizinhanca, um deles renovou o contrato em janeiro o outro ja nao esta fidelizado (a anos), ambos pagam 36euro. O pacote e’ o mesmo que eu tenho. Contudo eu tenho de pagar 40euro. Qual o motivo para a discriminacao? Porque nao e’ aplicada a mesma taxa de inflacao a todos os clientes em simultaneo? Caso a NOS nao acredite, eu posso pedir o numero de cliente ao meu vizinho (nao fidelizado) e depois falamos...

 

Eu suspeito que a jogada comigo talvez seja outra. A minha fidelizacao de 2 anos acaba em agosto (a volta de 6 meses). Sera que a NOS me aumenta agora 4euros para depois negociar comigo nova fidelizacao e fazer um belo desconto para ficar novamente 36euro? Nao e’ isto mesmo fixe?!

 

Obrigado pela atencao dispensada

 

Reputação 1

@Mário P.

  1. Sim, a verde é do novo contrato, mas informar todos os clientes não basta quando não existe na clausula do contrato que não é o meu caso, porque não estou a pedir rescisão.
  2. a clausula 5.3 só se refere em que não se aplica a rescisão segundo a taxa de inflação, que não é o meu caso. 
  3. Não é referente actualização dos preços anualmente consoante a taxa de inflação incluído na clausula 10. que não é o meu caso. 

Concluindo, todos os casos expostos por si não é o meu caso. Por isso o reembolso é devido.

Lamentar não chega por não estarem a cumprir com o contrato. No meu caso não está explicito. Anteriormente você realçava a clausula 10 mas já não é valida porque não diz o que querem.

 

Na clausula 10, fala EXPLICITAMENTE dos preços, facturação e pagamentos que não está constatado como diz na imagem a sublinhado a verde. 

Eu não aceitei as condições que foram alteradas, nem as recebi no dia 16/07/2021 nem agora.

 

Reputação 1

Foi um aumento de 2,73€ do valor base do pacote que pago 

Reputação 3

Podiam aumentar os preços… Mas um aumento de 7,8% é exagerado. Os clientes têm razão em criticar as operadoras porque se a fidelização serve para evitar que um cliente deixe a operadora, também deveria servir para que este tipo de coisas acontecessem. Quando acertam um preço, esse preço deveria ser mesmo em todo o tempo de fidelização, isto é, deveria ser o mesmo nos 24 meses do contrato.

O clientes da NOS que façam novos contratos com os patrões para serem aumentados pela inflação também 🤣

Reputação 7
Crachá

Obrigado pelo esclarecimento prestado pela NOS relativamente ao aumento de 4euro na minha factura fidelizada. Pelo que tive a ver esta tudo legal no contexto dos aumentos (como consequencia da inflacao). Penso contudo que falta a claridade ao aviso emitido pela NOS (a meses atras) avisando que ia acontecer este aumento. Com uma conversa da alteracao das condicoes contratuais relativas a clausulas… Em vez de dizer algo do estilo: Vai pagar mais a partir do mes tal se nao tiver de acordo por favor entre em contato conosco...

 

Tive a inquirir a minha vizinhanca, um deles renovou o contrato em janeiro o outro ja nao esta fidelizado (a anos), ambos pagam 36euro. O pacote e’ o mesmo que eu tenho. Contudo eu tenho de pagar 40euro. Qual o motivo para a discriminacao? Porque nao e’ aplicada a mesma taxa de inflacao a todos os clientes em simultaneo? Caso a NOS nao acredite, eu posso pedir o numero de cliente ao meu vizinho (nao fidelizado) e depois falamos...

 

Eu suspeito que a jogada comigo talvez seja outra. A minha fidelizacao de 2 anos acaba em agosto (a volta de 6 meses). Sera que a NOS me aumenta agora 4euros para depois negociar comigo nova fidelizacao e fazer um belo desconto para ficar novamente 36euro? Nao e’ isto mesmo fixe?!

 

Obrigado pela atencao dispensada

 

Provavelmente conseguirá melhor valor mesmo estando fidelizado, basta se refidelizar por mais 24 meses, por exemplo no meu caso basta ir ao site da NOS:
 

Eles supostamente reduzem-me 1€ por mês e aumentam a velocidade. Claro que seria bom se as contas estivessem efectivamente bem, o que não é o caso, mas isso são detalhes.

Só que a fidelização para clientes antigos é uma balela, um daqueles contos da carochinha que as operadoras inventaram, activar um pacote por exemplo não tem o custo de 50€, é ridículo colocarem isso nos custos da fidelização.
Eu que já trabalhei em várias operadoras sei que isso demora no máximo 5 minutos e nenhum funcionário da NOS, a não ser talvez os administradores ganham perto disso.
As refidelizações sucessivas sem troca de equipamentos/infraestrutura ( cabos, tecnologia, etc… ) são proibidas mas as operadoras não se coíbem de o fazer.

Reputação 7
Crachá +6

We moved your comment to the article where the topic is already covered, @Camilla Ahlstrom. In this way, we guarantee the good organization of information.
The monthly fee update has to do with the inflation rate, which is 7.83% as announced by the National Institute of Statistics.

Best regards,

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @SideTips,

Agradecemos a usa mensagem. O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualziação do preço dos pacotes ocorre anualmente com base na taxa de inflação apresentada pelo INE. Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato. 

O aviso relativo à atualização é realizado com uma antecedência minima de 30 dias, em fatura, pelo que sugerimos a consulta das faturas de novembro e dezembro para esta informação.

Obrigado 

Como o cliente explicou e muito bem, quer o contrato dele como muitos outros ( o meu inclusive ) não têm a cláusula 5.5, sendo por isso esse aviso ilegal já que diz ser feito um aumento ao abrigo de uma cláusula inexistente.
Para todos os clientes que receberam o aviso sobre a cláusula 5.5 e cujos contratos não têm tal cláusula a NOS é obrigada a reverter o dito aumento.

Reputação 3

Até o facto de todos os contratos preverem aumentos mesmo a clientes fidelizados é uma forma de cartel, todas as operadoras têm essa claúsula que imagine-se só existe nas operadoras. Como se terão lembrado disso?

Reputação 7
Crachá

No dia 16/02 entrei em contacto convosco pois tinha um aumento na fatura de 7,8% sem qualquer aviso. Renegociei com o vosso colabarador Pedro Luz, que durante a chamada foi super profissional e atencioso, durante a chamada ficou claro que o serviço mantinha-se exatamente o mesmo, ou seja sem qualquer alteração. No dia 22/02 recebo novo contrato por email com várias alterações, menos canais de TV, menos dados móveis nos 2 tarifários WTF. Tento entrar em contacto convosco sem qualquer sucesso. O apoio ao cliente é labiríntico, além de se pagar as chamadas, perdemos  imenso tempo para se resolver uma situação da qual pensávamos já estar resolvida.

Reclamação feita no Livro de Reclamações electrónico.

Não vou pagar qualquer fatura nem cumprir qualquer fidelização até esta situação ser resolvida.

Cliente NºC823945329

Pode usar o widget no site da NOS para lhe ligarem gratuitamente:
 

Ou ligar o 808104356, dias úteis das 9h às 22h.

Reputação 1

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

Reputação 7
Crachá

@Utilizador123456 e @Zecas 777, Percebemos que esta situação possa ter um impacto significativo e, como sempre, estamos disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções. Assim, porque sabemos a importância e necessidade de utilização dos nossos serviços, a NOS desenvolveu ainda um conjunto de soluções específicas para clientes mais vulneráveis, durante este contexto extraordinário.

Se precisarem de ajuda, falem connosco.

Obrigado,

Não estamos a falar de ninguém vulnerável e sim de pessoas que contratam um plano de 24 meses por um valor e são enganadas por aumentos abusivos poucos meses após esse contrato ser feito. Se querem prender os clientes durante 24 meses o mínimo que deveriam ser obrigados era a não mexer nos preços de quem está preso à operadora.

Reputação 1

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Como eliminar a minha conta no fórum e que a mensagem que coloquei fique também eliminada.

 

Fico a aguardar vossa resposta.

 

Obrigado 

Bom dia, faça o pedido à moderação por mensagem privada enviada para o perfil @Fórum 

Reputação 1

@Mário P. Não faz qualquer sentido não cumprirem com o contrato e não reembolsarem por causa do clausula 5.3 quando referem no caso de rescisão .. porque não estou a pedir rescisão. quero ser contactado por alguém superior. 

Reputação 7
Crachá +5

A minha fatura passou de 63,00 para 68,00, gostava de saber a razão.

Boa noite, derivado da inflação registada em 2022, as faturas sofreram um aumento de 7,83%.

 O aumento foi comunicado a todos os clientes na fatura de Dezembro.

Tem mais informação neste Link Atualização de preços

e também neste Tópico:

 

Reputação 7
Crachá

Na fatura não!!!

 

Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto

Artigo 135.º

Alteração das condições contratuais pela empresa que oferece serviços

(...)

3 - As empresas notificam qualquer alteração das condições contratuais aos utilizadores finais, de forma clara, compreensível e em suporte duradouro, com pelo menos um mês de antecedência, devendo informá-los, na mesma comunicação e sempre que aplicável, do seu direito de resolver o contrato sem encargos, caso não aceitem as novas condições.

 

Para quem ainda é aplicável a Lei n.º 5/2004, de 10 de Fevereiro:

Artigo 48.º
Contratos 

(...)

16 - Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.

 

Reclamem:

 

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

https://portaldaqueixa.com/complaints

https://www.consumidor.gov.pt/livro-de-reclamacoes.aspx

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1417687

 

Prática concertada das operadoras deve ser denunciada aqui:

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Reputação 7
Crachá

Eu agradeço a sua ajuda e vou tentar, embora pareça apenas para novas adesões.

Eles que transfiram para a linha de contratos, se já cliente e escolher outros assuntos eles é que tem que reencaminhar.

No prédio todo , este é o único que ainda é da NOS mas  no final da fidelização vai seguir o mesmo caminho. Dois idosos com quase 90 anos a pagar praticamente 70,00 por mês, não entendo.

Reputação 7
Crachá

😦 

Pois, acabei de ler noutro sítio: “(…) um aumento máximo de 7,8% no valor global da factura(…)”. 
Tinha logo de ser “o máximo”… 
E é legal fazerem isso, uma vez que no contrato está acordado outro valor?? 

é legal porque é uma das condições constantes no contrato, os aumentos anuais derivados da inflação.

Alguns contratos não têm essas claúsulas, pode verificar se se encaixa nas alterações “divulgadas” de forma disfarçada ( possivelmente ilegal por não ter sido divulgado aos clientes ) que se encontram no site da NOS.
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Se por acaso for um cliente mais antigo não terá essa clausula no contrato e pode denunciar o mesmo até dia 31 de Março.

 

Fiz renegociação com a nos em abril do ano passado para tarifario sem limites a 29.90. Se fiz esse contrato por 24 meses porque tenho o aumento? Deviam ligar pra poder decidir aceitar ou não.  Foi uma mudança unilateral. Se eu rescindir antes do fim pago bem. Resolvam la isso dos 7.8 % . Nao ha necessidade. 

Reputação 7
Crachá

Aumentar preços com base na taxa de inflação é só estúpido e devia ser também ilegal, se a taxa é alta aumenta-se preços para que a taxa se mantenha alta e se continuem a aumentar preços?

 

E se os preços fossem aumentados 50%? Já seria legal?

Imagine que todos os operadores aumentam os preços em 50%?

É o mercado a funcionar…

Os alimentos não aumentaram 50%?

Primeiro os alimentos não aumentaram 50%.
Segundo posso ir comprar os alimentos a outro sitio sem me “fidelizarem”.
Terceiro os alimentos aumentaram tendo uma justificação no aumento do custo nos fornecedores, não me parece que a NOS tenha apresentado um aumento de custos que justifique o aumento do serviço.
Quarto, o facto de todos os operadores aumentarem da mesma e exacta forma ( excepto a NOWO, é preciso deixar claro ) demonstra a cartelização do mercado e não a concorrência a funcionar.

Eu já fiz queixa, acho que todos os lesados por esta cláusula desleal e que aponta a um cartel entre as empresas de comunicações devem fazer o mesmo:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Reputação 1

Após ser contactado pela NOS para renegociação, não há nada a fazer. Após 1 ano de contrato é possível alterar condições e baixar preço, antes não. 
Da minha parte, vou cumprir o meu contrato com a NOS até que seja economicamente viável pagar indemnização e rescindir. São os últimos Euros meus e das minhas empresas que a NOS verá.


Todos os operadores (exceto Nowo) anunciaram aumentos para Fevereiro ou Março. Por aqui espalham a ideia de que todos aumentaram e por isso não vale a pena mudar… errado. Sou cliente de 3 operadores diferentes. O que muda é a forma como cada comercial trabalha o seu cliente. A flexibilidade em oferecer preços e serviços adequados a cada situação e não se limitarem apenas a seguir uma tabela. Não se limitam a dar a desculpa “Está no contrato, não podemos fazer nada.”  Não fazem porque não querem. Os contratos podem ser alterados, haja vontade das 2 partes. 

Da minha parte acabo por aqui a minha participação neste fórum. Obrigado a todos os que tentaram ajudar 

Reputação 7
Crachá +1

@Utilizador123456, tu é que não queres ler, a escola onde andaste também eu andei xD mas va, ai fica:
 

ultima coluna é o rate of change em percentual:

esta fica de borla, a próxima pagas uma perna de cabrito. 

um bem haja 

Comentário