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aumentar preços sem comunicar 2023



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Hello @Daniele dArienzo,

Thank you for reaching out to us.

@Vaz gave a good help on clarifying this situation.

The actualization of the package prices are done yearly, according to the inflation registered and shared by the National institute of statistics.

This is done with a minimum of least 30 days notice in your invoice. This information is mentioned in the november or december’s invoice. 

Thank you 

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muito palavreado bonito e nada importante realmente dito.. em vez de moderadores do forum deviam ir para politicos.. entendo que é o vosso trabalho, mas defender empresas e atitudes deste género só demonstra o tipo de pessoa que realmente são (sim, falo e ataco directamente os empregados)!

a “comunicação” e aumento dos preços está previsto e de acordo com o contracto celebrado.. a falta de pagamento por parte do cliente não está, mas isso depois será problema da NOS para tentar recuperar os pagamentos em falta! :)

Boa noite @Mário P. . O erro que surge quando coloco os meus dados é o seguinte:

"Os dados introduzidos não são válidos, ou esse serviço NOS não é elegível para a consulta que está a realizar."

Obrigada

 Quando aparece essa mensagem, quer dizer que nao vai ter nenhum aumento.

 A mim aconteceu-me a mesma coisa e depois de um telefonema para o apoio ao cliente, fui informado de que essa mensagem aparece aos clientes nao elegiveis para os aumentos.

 Clientes que negociaram à pouco tempo, como foi o meu caso, ou que tiveram algum aumento no tarifario, nao têm nenhum aumento.

 Em caso de dúvida telefone para o apoio ao cliente e eles verificam isso.

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Boa tarde @Maria Lucinda de Almeida, o comunicado terá sido feito na sua fatura de Dezembro. O aumento foi de 7,83% como pode ver aqui. 

Atualização de preços

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Boa tarde,Acabo de constatar que a NOS me cobra 2,11€ mais do que antes, e vejo que o meu pacote de internet mudou sem o meu consentimento (de 100mb para 120mb). Por favor, devolva-me a diferença imediatamente.Alterar o contrato e o preço sem pedir a aprovação do cliente é uma prática fraudulenta.

Boa tarde, como é normal, todos os anos há um aumento que é derivado da inflação. A comunicação aos clientes foi feita na fatura de Dezembro ou Novembro de 2022. 

Tem mais informação aqui:

Atualização de preços

Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde,Acabo de constatar que a NOS me cobra 2,11€ mais do que antes, e vejo que o meu pacote de internet mudou sem o meu consentimento (de 100mb para 120mb). Por favor, devolva-me a diferença imediatamente.Alterar o contrato e o preço sem pedir a aprovação do cliente é uma prática fraudulenta.

Boa tarde, como é normal, todos os anos há um aumento que é derivado da inflação. A comunicação aos clientes foi feita na fatura de Dezembro ou Novembro de 2022. 

Tem mais informação aqui:

Atualização de preços

Normal concerteza não é!

Se não é normal porque é que o seguro do carro sobe todos os anos, o selo do carro IUC sobe todos os anos, enfim, porque é que todos os preços sobem todos os anos ?

Reputação 7
Crachá +2

Qualquer alteração ao contrato tem periodo de fidelização de 24 meses.

A mensalidade aumentou 7.8% para toda a gente, não tem nada a ver com o seu contrato.

Reputação 2

retirado do site da ANACOM:

 

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1732838

 

Publicado em 14.11.2022

A ANACOM decidiu aplicar coimas no valor global de mais de 15 milhões de euros aos quatro principais operadores de comunicações eletrónicas, MEO, NOS, Vodafone e Nowo, por terem adotado comportamentos suscetíveis de violar as regras legais aplicáveis à comunicação de alterações dos preços contratados em relação a um elevado número de assinantes, dos quais resultou a prática de contraordenações graves, e por não terem prestado informações à ANACOM.

À MEO foi aplicada uma coima de 6,677 milhões de euros, valor que no caso da NOS foi de 5,2 milhões de euros e de 3,082 milhões no caso da Vodafone. À Nowo foi aplicada uma coima de 664 mil euros.

Em concreto, os comportamentos adotados por estes operadores prendem-se com a falta de informação, no prazo contratualmente previsto, sobre o direito de os assinantes poderem rescindir os seus contratos sem qualquer encargo, no caso de não concordarem com o aumento de preços propostos pelos operadores. Está também em causa a não comunicação da proposta de aumento de preços de forma adequada, pois, nuns casos, o valor concreto do aumento só foi dado a conhecer aos assinantes muito depois destes terem sido informados que os preços iriam aumentar e, em outros casos, pelo facto de o valor concreto do aumento proposto não ter sido disponibilizado na forma e no local indicado na comunicação da alteração contratual. No caso da NOS, está ainda em causa o facto dos assinantes não terem sido informados da proposta de aumento de preços com uma antecedência mínima de 30 dias.

Esses comportamentos ilícitos adotados pelos operadores levaram a ANACOM a determinar, por decisão de 13.07.2017, que as empresas promovessem, no prazo máximo de 30 dias úteis, o envio de comunicações escritas aos assinantes afetados por alterações contratuais efetuadas por iniciativa da empresa após a entrada em vigor da Lei n.º 15/2016, de 17 de junho, que, à data em que foram comunicadas as referidas alterações, estivessem vinculados por um contrato sujeito a período de fidelização ou qualquer outro compromisso de permanência e que esse contrato se mantivesse em vigor, com a mesma fidelização ou compromisso de permanência (ainda vigentes), na data em que essa decisão fosse executada.

Os comportamentos padronizados adotados são especialmente gravosos, tendo em conta que as obrigações de informação sobre o direito de os assinantes rescindirem o seu contrato sem qualquer penalidade, no prazo fixado no contrato, e de comunicação, por forma adequada, das alterações contratuais que o prestador de serviços pretende introduzir, asseguram a possibilidade de os utilizadores finais adotarem uma decisão, livre e esclarecida, quanto à continuidade do respetivo contrato e a possibilidade de poderem contratar a prestação do serviço com outro operador que tenha melhores condições contratuais, ou, pelo menos, condições iguais às que tinham antes da alteração do contrato, podendo, assim, beneficiar de um mercado verdadeiramente concorrencial.

Está também em causa a garantia da proteção da segurança jurídica dos assinantes nas condições inicialmente contratualizadas, pois, ao permitir que os assinantes rescindam os seus contratos, sem qualquer encargo, caso não aceitem as alterações propostas, assegura a proteção da parte mais fraca da relação contratual e impede que os assinantes fiquem sujeitos a obrigações que não contrataram e com as quais não concordam.

A aplicação destas sanções tem lugar numa altura em que a ANACOM, perante o aumento das pressões inflacionistas em Portugal e o consequente aumento do custo de vida, dirigiu aos operadores várias recomendações, a fim de mitigar o impacto das revisões de preços sobre as famílias e melhorar as condições das ofertas, acautelando o efetivo acesso ao serviço por parte dos utilizadores finais a estes serviços.

O tema da alteração / aumento de preços é um dos mais reclamados no sector e merecerá da parte da ANACOM um acompanhamento muito próximo que vise garantir o cumprimento das regras contratuais associadas às relações comerciais existentes entre empresas e consumidores.

Eu não vou aceitar nenhum tipo de aumento . Se o fizerem,cancelo de imediato o débito direto.

Caríssimo Joao H.

Pelos vistos, parece-me que somente leste e não interpretaste o conteúdo de minha reclamação.

Mas eu volto a lhe explicar: “Em NOVEMBRO de 2022, eu renegociei meu contrato. Ou seja, neste mesmo mês, a NOS já tinha pronto seu plano de negócios para o ano de 2023, o que torna um ABSURDO 2 meses a seguir a renegociação, essa empresa apresentar uma atualização!!!”

ESCANDALOSO!!!

 

É uma roubalheira o que a nós vai fazer, vou fazer tudo para rescindir o meu contacto.

8% de aumento chama se roubar.

Caro @João H. ,

Boa tarde,

não esperaria um comentário mais elaborado porque tenho a perfeita consciência de que a sua função e a de outros seus colegas, é a de irem criando respostas vagas que satisfaçam a noção de que dão respostas às questões dos clientes. Os bots têm uma função semelhante. Eu sei, você não tem culpa, compreendo o seu trabalho e não lhe invejo o lugar mas devia ter em atenção o que escreve.

Não querendo ser demasiado disruptivo e não sendo necessário um ChatGPT para responder, coloco-lhe algumas questões simples:

O meu contrato foi assinado em Setembro de 2022. Qual é a data a partir da qual é esperado que o contrato tenha a sua atualização? É que, decorreram apenas 6 meses desde a data da sua celebração.

De acordo com o ponto 10.1 das condições gerais do contrato, poder-se ia esperar uma correção de preço em 2023. Tem a certeza de que é a taxa de inflação que serve para atualizar o preço? Eu apostava no IPC.

Imaginemos que seria de acordo com o IPC (normalmente anual, reportado ao mês de setembro?, exceto habitação, por exemplo). Em que data se deveria atualizar o valor? Talvez tal só devesse ocorrer em Setembro de 2023, quando perfaz 1 ano. Ou então era aplicado o IPC numa base de atualização a 6 meses.

Relativamente à informação que indica, não acha também caricato que, 2 meses depois de celebrar o contrato me informem que a mensalidade vai subir mais de 7%?...

Obrigado

 

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @Alberto Granja @Frederico_Batista e @Pemicope,

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos @Alberto Granja.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualziação do valor dos pacotes ocorre anualmente de acordo com o valor da taxa de inflação partilhado pelo INE. O aviso é feito com uma antecedência minima de 30 dias em fatura.

Sugerimos a consulta de informação relativa à atualização do valor do pacote nas faturas de Novembro ou Dezembro. 

Obrigado 

 

 

Boa noite,

 

Eu, Sérgio António Nunes Cardoso, cliente da NOS com Nº Cxxxxxx desde de Dezembro de 2021. 

Assinei um contrato com a NOS, para um valor fixo de 58,99€ por mês durante os 24 meses. 

Passando poucos meses, Abril de 2022, aumentaram para 59,74€. 

Fevereiro 2023, vão aumentar para 64,41€. 

Em pouco meses, nem um ano, aumentaram-me duas vezes.

Como o vosso anúncio "Ganharam o prémio como a melhor internet, 2 vezes, mas em cada ano".

Eu ganhei 2 vezes aumentos de factura menos de 1 ano.

Venho por este meio, informar que quando terminar o contrato, dezembro 2023, não vou renovar o contrato com a NOS. 

 

 

 

Sem outro assunto

Melhores cumprimentos

Sérgio Cardoso

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Foi um aumento de 2,73€ do valor base do pacote que pago 

Nesse caso é o aumento que as Operadoras estão a aplicar derivado da inflação, 7,8% de aumento.

 

A vida é dura na NOS por causa da inflação...

Reputação 7
Crachá

Boa tarde

O grave problema que se está a passar comigo e com muitos clientes é que quando assinamos o contrato com a NOS as respectivas condiçoes  da altura só continham  na clausula 5 os pontos 5.1,5.2 e 5.3 e mais nada.Mais, na clausula 10 não fazia qualquer alusão a inflações. Entretanto a NOS para poder fazer o aumento teve que mexer nas clausulas mas penso e alguém me diga se estou errado elas não poderão ser aplicadas rectroativamente.

Estão sim, mas pode cancelar o contrato se não concordar com as novas condições:
https://www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/novas-condicoes-9.aspx
Segundo a divulgação da NOS, até 31 de Março pode denunciar o contrato.

Vocês são uns agiotas legalizados. Os períodos de fidelização servem apenas para vocês se protegerem e obrigarem os clientes a manterem-se fidelizados a um contrato de 2 anos. Incluem cláusulas nos contratos que só protegem a empresa e prejudicam o cliente. Uma actualização de preço de 8% num contrato renegociado há 6 meses por causa também de um aumento da mensalidade... isso tem um nome. Roubo legalizado. Nem 8 nem 80. Em 7 meses sou aumentado duas vezes. E se ao menos cumprissem com o que contratam... a minha internet a partir das 18h parece que também acaba a jornada de trabalho. 40Mb contratados, durante o dia se tiver 12 já é muito e à noite 0.5Mb quando não é menos, com o router a indicar sinal máx. 

Reputação 7
Crachá

 

A vida é dura na NOS por causa da inflação...

Só porque a NOS teve uns lucros vergonhosos não faz com que não precise de aumentar os preços. Mas que é vergonhoso e que as claúsulas de aumento automático, principalmente para clientes fidelizadas, devem ser consideradas abusivas pelo provedor da justiça, isso eu não tenho duvida.
Aproveitem e façam queixa para que percebam a quantidade de pessoas afectadas.
https://www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas-frequentes/submeter-queixa/
Também podem cancelar o contrato alegando que as condições em que aceitaram o contrato foram alteradas pela inflação acima dos valores dos últimos 30 anos o que é uma alteração dos pressupostos de quando fizeram o contrato.
https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=775A0437&nid=775&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=

Reputação 7
Crachá

Exmos Senhores,

 

Como é do Vosso conhecimento, sou cliente da NOS há muitos anos.

Em 11 de novembro de 2022  efetuei uma atualização do contrato com a NOS passando a mensalidade para  60,49 €, com uma fidelização de 24 meses.

Inexplicável e inesperadamente este mês recebo uma fatura Vossa em que para o mesmo serviço passados apenas 2 meses a mensalidade aumenta para 65,21 €.

Isto é inaceitável, pelo que agradeço que procedam rapidamente à correção do valor das mensalidades, pois de outro modo a minha continuidade como cliente da NOS irá ser posta em causa, pois a confiança que eu tinha na NOS irá ser quebrada.

Na expetativa de poder continuar a confiar na Vossa empresa, agradeço uma rápida resposta para a situação apresentada, repondo o valor das mensalidades para o valor contratualizado em 11 de novembro de 2022.

 

Com os melhores cumprimentos,

Laurentino Fernandes Pacheco de Oliveira Nunes

Não vão actualizar já que o cartel fez aumento de preços, algo nunca visto noutro qualquer sector, um sinal claro de que a concorrência no sector não existe. O melhor mesmo é reclamar para a Autoridade da Concorrência:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Quantos mais clientes reclamarem tal como eu maior será a visibilidade deste tipo de parceria e não concorrência que existe entre as operadoras a operar em Portugal.

Reputação 1

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Exactamente como eu! 
A proposta que o Sr. Rui fez pode ser uma solução.
No entanto, acho o aumento de 7,8% um abuso imenso, visto que as telecomunicações estão englobadas nos bens de primeira necessidade.
Friso ainda que também não fui avisada sobre a alteração de preços por parte da NOS e, pelo que li, a NOS deveria ter notificado os seus clientes com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias.

 

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Crachá +5

Boa tarde,

Preciso de ser esclarecido e aperceber-me se o aumento expresso na presente fatura afeta a generalidade dos clientes.

Parece-me absurdo um aumento de mais de cinco euros, numa fatura mensal de 74,49€ passar para 80,30€, ou seja um aumento de cerca de 7,5%!

Desta forma bem podem oferecer o dobro de internet no mês mais curto do ano e canais de tv grátis daqueles que não têm audiência.

Bem-haja pela atenção do fórum e a quem da empresa que me responder!

Boa tarde, é um aumento equiparado à inflação registada em 2022.

Deve ter sido informado na sua fatura de Dezembro.

Saiba mais aqui;

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

Reputação 7
Crachá +1

@Utilizador123456, o primeiro print é do pdf e o segundo é o do excel da página do INE que partilhaste ai em cima ^ https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=577455859&DESTAQUESmodo=2

um bem haja 

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Aslume e @CP001,

Compreendemos as vossas mensagens e testemunho sobre este tema.

A fatura é um meio de comunicação periódico com os clientes onde constam os preços dos seus serviços e, mas mesma forma, a informação relativa ao aumento de preços.

O vosso testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar. Nesse sentido, agradecemos novamente a vossa partilha.

Obrigado

Uma factura é um documento fiscal e não deve ser mais que isso. Uma alteração seja qual for deve ser comunicada em meio próprio. Claramente não num pequeno texto, no meio de uma factura, aparentemente abaixo dos 11 pontos obrigatórios por lei.

Reputação 7
Crachá +2

O aumento não viola o contrato de fidelização. É geral nas operadoras.

@Mário P.  e @HASPT muito obrigada pela vossa ajuda e esclarecimentos. Ja fico mais descansada. Ainda iria ser uma subida e tanto. 

Com os melhores cumprimentos

Claudia

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