Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box



Mostre a primeira mensagem

1626 Comentários

Reputação 7
Crachá

Boa tarde a todos,

Em conformidade com as informações atualizadas em https://www.nos.pt/outros/precarios-nos?tabId=pacotes-fibra, o aluguer mensal do Descodificador digital custa 1,99€ e o preço de compra do mesmo é 25,99€. Assim, recomendo que os utilizadores consultem os termos dos seus contratos e entrem em contacto com a NOS, caso necessário, para verificar informações atualizadas sobre preços e serviços oferecidos.

Obrigado

Todos já sabem o valor que a NOS quer cobrar pelo equipamento, aquilo que queremos é um parecer sobre como é que esta alteração foi feita de forma abusiva pela NOS querendo imputar custos da sua operação nos clientes.

Se não tem os DTAs ( ou equipamentos alternativos ) gratuitamente usem o livro de reclamações para que a NOS reponha o serviço tal como estava antes ou permita a mudança para outra operadora sem custos ( MEO e Vodafone mantêm sinal analógico ).

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Correiea
A todos os clientes NOS com instalações há mais de 30 dias antes da alteração de tecnologia foram comunicadas estas alterações, por Email, Carta ou SMS. 

Para garantir que a informação chega ao maior número de cliente a informação para conseguirem antecipar a situação, foi emitida uma nota durante a emissão como, por exemplo: 
 

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, pelo que os custos adicionais apenas se aplicam àqueles que não têm um equipamento compatível com a tecnologia digital. 
Obrigado

É exactamente aos clientes que não têm DVB-C que a NOS tem que continuar a prestar o serviço nas condições contratadas, que incluia serviço analógico nas outras TVs, ou em alternativa fornecer os equipamentos gratuitamente ou permitir o cancelamento do contrato sem custos.
É o que a lei prevê, em caso de alteração do serviço, ou neste caso descontinuação de serviços, a carta de aviso, obrigatória, têm que explicitamente informar também os clientes que podem cancelar o serviço sem custos.

Reputação 2

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Na rede de cabo HFC provavelmente irá passar o uplink dos cablemodems de “low split” (até 85 MHz) para “high split” (até 204 MHz), permitindo velocidades de upload muito maiores.

Também ganha 2 ou 3 portadoras de TV com 8 MHz acima dos 258 MHz (depende dos filtros diplex que usarem), o que permitirá enfiar aproximadamente talvez mais 20-30 de canais TV 1080i (depende da compressão).

Mas o grande ganho potencial é mesmo nas velocidades de upload da internet, que passarão a ter o potencial de serem competitivas com FTTH. A ver vamos…

A mudança é potencialmente muito útil, mas admito que é chata para quem tem TVs com mais de 12 anos, sem sintonizadores digitais.

Isto suspeito eu que não tenho nada a ver com a NOS, mas algum engenheiro de rede da NOS poderá certamente esclarecer melhor quais são os planos.

Reputação 1
Crachá

Visto que não está fácil falar com alguém para tratar desta situação ou ninguém quer tratar. Isto é justa causa para rescindir contrato pois não estou a prestar o serviço contratado e para ter novamente os canais nas outras TVs tenho que adquiri um receptor que só alugando ou comprando. Ou então vendo as TVs pois não estão a fazer nada se não as posso usar. Assim se mudar de operadora já tenho as TVs todas a funcionar. Volto a citar que eu não pedi nada foi a NOS que fez a actualização e para isso quer imprimir aparelhos. É uma vergonha. E ainda por cima cobram as chamadas que não tiveram resposta de retorno. 

Reputação 7
Crachá

Bom dia @CF56,

Agradeço o seu comentário, no entanto, não podemos presumir que todos os utilizadores chegaram à mesma conclusão. O objetivo deste fórum é fornecer informações e soluções para todos os clientes, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto. Por isso, é sempre importante partilhar informações relevantes que possam ajudar a comunidade.

Obrigado

Na realidade é uma informação que induz os clientes a serem enganados pela NOS, o que os clientes devem fazer é reclamar para que lhes sejam fornecidos DTAs gratuitamente ou simplesmente abandonarem a NOS por deixarem de ter serviço.

Reputação 7
Crachá

Caro João

 

Nada agradecer. Só nao percebo como é que ainda mantém um serviço digital com canais SD repetidos. Para quê um canal Hollywood na posição 55 e o Hollywood HD na posição 80? 

Ainda para mais percebe-se que dão primazia aos canais SD visto estarem nas posições mais acima da lista em relação ao mesmos canais em HD.

 

Mantém a mesma mentalidade do Portugal dos Pequeninos... 

Já para nao falar do uso do sistema de sintonização que muitas TV digitais nao possuem nomeadamente o sistema DVB-C. Por exemplo tenho duas TVs LG que só têm sintonizador DVB-T (idêntico ao sistema TDT). 

 

Por outro lado extinguiram o sinal analógico que acabou por inutilizar muitas tvs antigas criando apenas uma alternativa que passaria pela aquisição ou aluguer de um descodificador tornando mais complexa a sua utilização sobretudo para os mais idosos. Conheço um caso assim. 

E o que é curioso foi parecer mostrarem -se modernos e com foco na qualidade do serviço RF, nomeadamente no serviço digital e depois, paralelamente à extinção do sinal analógico,  nao terem também extinguindo os canais SD repetidos da grelha digital. 

Cumprimentos. 

Se a NOS extinguir os canais SD depois não pode dizer que tem um pacote com 120 canais 🤣

Também é absurdo a NOS ter lançado o seu sinal em DVB-C quando milhares de pessoas já têm equipamentos DVB-T que facilitaria a transição, mas isso são outros 500.

Deve ser inveja da rede TDT ser operada pela concorrência 🤣

Reputação 7

Boa noite @Vítor Araújo,

Se a sua TV não é digital, vai precisar de um descodificador digital* que pode alugar por 1,99€/mês ou comprar por 25,99€ na NOS e talvez a equipa de moderação o possa ajudar.

  • O DVB-C, abreviação de Digital Video Broadcasting - Cable, é um padrão de transmissão digital utilizado para distribuir sinais de televisão, rádio e outros serviços multimédia através de redes de televisão por cabo. Foi desenvolvido pelo DVB Project, um consórcio internacional responsável por estabelecer normas técnicas para a transmissão digital.

    O DVB-C utiliza a modulação de sinal por cabo para transmitir conteúdos digitais. Isso implica que os sinais analógicos tradicionais são convertidos em sinais digitais para posterior transmissão, o que possibilita uma maior qualidade de áudio e vídeo, além de oferecer recursos adicionais, como a transmissão de dados interativos e a multiplexação de canais.

    Uma das principais vantagens do DVB-C é a capacidade de transmitir um grande número de canais através de um único cabo, graças à tecnologia de compressão de dados utilizada. Isso permite uma maior variedade de opções de programação para os assinantes, bem como a disponibilização de serviços adicionais, como vídeo sob demanda e interatividade.

    Para receber os sinais DVB-C, os utilizadores necessitam de um recetor ou descodificador compatível, geralmente designado por set-top box. Este dispositivo converte os sinais digitais recebidos pelo cabo em sinais que podem ser visualizados numa televisão convencional.

    Em resumo, o DVB-C é um padrão de transmissão digital utilizado em redes de televisão por cabo, permitindo a distribuição eficiente de conteúdos multimédia com maior qualidade em comparação com os sistemas analógicos tradicionais.

Obrigado

Reputação 1

Boa noite.

Estou totalmente em desagrado, as TV antigas terem de ter um aparelho ou ter de se pagar, para ter 100 canais sem box.

Não me interessa tantos canais, as minhas TV são antigas...estou sem canais desde de manhã, aguardo um telefonema…

Não se informam os clientes como deve ser, é uma mensagem na imagem durante a programação e pronto está tudo avisado…

 

Vou ter pagar o tempo que tive sem tv...ainda tenho de pagar a chamada para o apoio ao cliente que não se devia pagar, já que diz APOIO AO CLIENTE...e aqui estou a desabafar o meu descontentamento com tudo isto, porque estou sem canais....em nenhum das 3 TV.

Totalmente absurdo isto ...tem endereço eletrônico, para quem tem e para que não tem uma informação por correio a informar.…

Mas quando é para aderir ou mudar ou sei lá mais o que, a caixa do correio é entupida de publicidade, os mail's as mesma coisa…

Só espero que amanhã me resolvam a situação e que me agrade.…

Senão muda-se de operadora…

 

 

 

 

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Contacte a linha de apoio. Será necessário pelo menos um descodificador. Assumo que lhe façam o valor de 0.49€/mês de aluguer.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde,

Como actualizo a minha TV sem box Sony KDL-26U2000?

Eu não estou a conseguir e  não vou pagar nada para ter mais canais nessa tv os que estão servem, pois não consta no meu contrato nenhuma alteração. A concorrência tem muitos canais  nas tvs sem box os cliente não têm de pagar para as alterações Agradeço que me informe qual a solução que têm.

Obrigado

Essa TV só tem TDT, não dá para sintonizar os canais digitais da NOS, terá de ter um descodificador.

Reputação 1

Uma porcaria

Agora quem não tem tv com essa opção das 2 uma ou compra uma nova ou e impingido uma box comprada ou alugada. Proximo passo ir a uma loja nos fazer reclamação, e deco......... mudam as coisas e o cliente que se lixe

É a caça aos euros,desde que mudaram a administração é só porcaria.

Mas ainda há neste fórum quem os defenda,só podem ser colaboradores.

Reputação 7
Crachá +4

Boa noite comprei uma tv smart e faço a sincronização dos canais digitais e alguns aparecem todos cheios de interferências e outros aparece só com alguma interferência mas conseguem se ver e ouvir o som com alguma dificuldade, o que posso fazer?

 

Obrigada

Isso será falta de sinal, verifice os cabos se estão bem ligados.

Reputação 7
Crachá +1

@Ana Lua eles dizem que custa 2€ para aluguer e 24,90€ para compra, salvo campanhas ou renegociação de contratos. Ao ligar para pedir, eles lhe dirão a sua situação.

Reputação 1

Boa noite 

@Jorge C  felizmente para mim (ao contrário de muitos outros pois atravessamos tempos muito difíceis) não é por uma questão de valores é por uma questão de princípios, tal como disse não me parece correcto a forma como a NOS está a querer extorquir mais dinheiro aos seus clientes.

Nunca fui de ir pelo que os outros fazem e quando vejo uma injustiça tenho de me opor contra ela-

@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

 

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

 

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

 

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

 

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

 

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????

 

Reputação 7
Crachá +6

Conforme indicado por mensagem privada, @Tino Pedrosa

Compreendemos o que nos indica e lamentamos o sucedido, Tino Pedrosa.
Respondemos a todas as mensagens por ordem e tentamos ser tão breves quanto possíveis.
Mas qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Obrigado,

Reputação 1

Boa Tarde,

Peço que me digam como é possível, que desde o dia 20/06/2022, me aparece na televisão a faixa que aparece na imagem ininterruptamente. 

Como não sou burro, fui tentar através do Dr. GOOGLE informar-me (já que o operador com o qual tenho contrato há mais de 10 anos, não me avisou de qualquer alteração neste meu contrato).

E descobri que esta televisão que é analógica e não está ligada á box IRIS,  que vai deixar de funcionar no dia 12/07. Pergunta: vou ter esta faixa em permanência até dia 12/07 ?? e a partir do dia 12/07 deito a tv fora porque já não pode funcionar nos moldes que a NOS decide?

Mas milagre dos milagres a NOS tem pra me vender ou alugar um TDA que confesso foi o Drº Google que me informou.

Gostaria que alguém da NOS, claro que se tiverem disponibilidade, me conseguisse explicar objetivamente o que se está a passar. Já que na loja da NOS do Centro Comercial Vasco da Gama, o funcionário nem faz a mínima ideia do que eu lá fui reclamar.

Agradeço antecipadamente a trabalheira que estou a dar, mas sou um cliente fidelizado e gostaria de ser tratado como tal.

Cumprimentos

Mário Pinto

 

Reputação 7
Crachá +2

Não é pela sincronização que desaparece a mensagem.

Reputação 7
Crachá

O que é que me está a escapar?? O sinal já é DIGITAL! Querem com isto dizer que vão acabar com os "resquícios" da emissão em analógico que ainda existe?

 

Yup, agora só dvb-c camarada

 

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho @Tino Pedrosa.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Agradecemos a sua mensagem @Eddy1970, a comunidade prestou uma boa ajuda sobre a sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 

Claramente o manual da TV em causa parece discordar da comunidade:
https://manuall.pt/mitsai-22vlm12-televisor-lcd/
Parece que a TV em causa deveria sintonizar DVB-C.

Claro que o moderador do @Fórum nem se deu ao trabalho de validar o manual do equipamento em causa, parece um vendedor de DTAs.

@Eddy1970 Aconcelho-o a reclamar para que a NOS envie um técnico visto que não está a apanhar o sinal digital, não são os clientes que têm que andar a sintonizar TVs de mil e uma maneiras para satisfazer a NOS. Quem retirou o serviço agora que reponha o mesmo, até lá não pague por falha de serviço.

Cada um tem de saber dos seus equipamentos não é? acho que também não é trabalho de um moderador ou da nos em ter os manuais de todas as tv’s jamais feitas, ou assumir que um equipamento tem ou não descodificador integrado xD mas já sabemos que nessa cabeça o mundo gira todo a tua volta e a papinha tem de ser entregada em bandeja. 

um bem haja 

Não é, o trabalho da NOS era mesmo enviar um técnico a casa do cliente para resolver o problema dos clientes sem TV por causa de alterações da operadora.
Agora o que é o trabalho do moderador? Depende do @Fórum, no caso deste é mais fazer publicidade e não exactamente suporte, deve ter sido por isso que removeram o @Fórum da nova página de ajuda da NOS.

De qualquer forma não reclamei ajuda para mim, não estamos a falar de um televisor meu, reclamo para todos os clientes que ficaram sem serviço por iniciativa da NOS.

Reputação 2

Boa tarde @AntonioRamos,

Sugiro que proceda como os outros clientes, verifique neste tópico 😊

Boa sorte

Não é uma boa recomendação. Antes mesmo de entrar no fórum já tinha lido o que está lá.

No meu comentário não falei de ter ou não condições.

A questão é que não deveria ser cobrado nada por algo que o cliente é alheio. 
foi a NÓS que decidiu mudar as coisas a meio do campeonato, sem sequer consultar os clientes com os quais tinha um contrato assinado. Julgávamos nós os clientes que tinha sido assinado de boa fé.

 

boa tarde

além da tv ligada à box, tenho mais duas tv’s antigas (LG rz-15la66 e Sanyo CE14AT2) que não fazem sintonização digital… pelo que deixei de as poder ver.
há mais de 10 anos que sou cliente NOS, e a renovação do meu contrato foi há menos de um ano e incluía, além da Internet e telefone fixo, os 3 televisores…
nunca, em momento algum, me chamaram a atenção para a necessidade de comprar descodificador  ou tv’s novas.
nesta situação, penso solicitar  o envio, de forma gratuita do tal descodificador, por isso gostaria que me indicassem para onde posso enviar essa solicitação.

grato pela atenção

Reputação 1

Não sou a pessoa certa mas o apoio NOS sem duvida

Reputação 7
Crachá +5

Santarém, sendo assim na facha que aparece nas televisões a avisar, ponham lá a informação que esse processo vai ser feito por fazes, zonas......

As zonas que estão a receber os aparelhos no momento são:

Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e Mirandela.

Portanto parece que é preciso aguardar pela carta ou por um aviso que estará em rodapé na TV

Reputação 7
Crachá +4

Isso deve ser apenas para as zonas onde vão desligar o analogico.

Quando chegar a vossa vez, hão de receber a carta. Aqui na minha zona ainda não desligaram.

Reputação 7
Crachá +4

A minha tv tambem uma Sony, de 2018, para conseguir ordenar os canais com a numeração da NOS, tive de fazer um reset e configurar de início, e só assim aceita alterar o pais, pois se for numa instalação já feita não altera nada.

Comentário