Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box



Mostre a primeira mensagem

1626 Comentários

Reputação 7
Crachá

Bom dia @F Vieira

A NOS disponibiliza o serviço sem box aos equipamentos de TV compatíveis com a norma DVB-C, caso não tenha é-lhe dadas as alternativas para tal, garantindo o cumprimento da disposição do serviço de tv principal que é descrito contratualmente. 

Obrigado

Refrescando de novo a memória, quando os clientes aceitaram os contratos de boa fé, esse não era o serviço prestado:
 

 

E como tal as circunstâncias em que tal contrato foi aceite foram alteradas unilateralmente pela NOS, sendo que o serviço de televisão é um serviço público essencial não podendo a NOS deixar de prestar o serviço e continuar a “fidelizar” esses clientes.
A decisão de boa fé dos clientes ao assinar o contrato, assumindo que a NOS iria cumprir o prometido, pode levar ao cancelamento do contrato pela má fé da operadora ao cancelar o serviço e imputar custos não previstos aos clientes.

Boa tarde.

Tenho uma box e agora tenho 4 televisões que me obrigam a ter dta. Uma delas tem 1 box android. Agora vejo-me obrigado a comprar 4 dta ou 3 box android e a subscrever um novo serviço que é a android tv. Não me parece correcto 

Sim não é de todo correcto. Parece-me a mim uma quebra de contrato já que a NOS é obrigada a prestar o serviço contratado ou a permitir a mudança de operador sem custos.

vejam a pagina da DECO

esta la bem explicito (vou transcrever um bocado)

“Peça a rescisão do contrato sem encargos devido a alteração unilateral das características do serviço à qual está associado um acréscimo de custo imprevisto para o cliente”

e no pedido de rescisão  “Deve indicar que não pode ter acesso aos canais digitais sem incorrer nesse custo adicional, seja por via do aluguer ou compra de um descodificador, seja por via da necessidade de aquisição de novos televisores.”

Reputação 7
Crachá

E quem não tem hipótese de dispenser dinheiro em equipamentos? Paga o serviço e fica privado do mesmo?

Não tem uma televisão com box? se tem não está privado de serviço nenhum. no contrato não especifica se tem sinal em televisões sem box nem em quantas… 

um bem haja 

A lei é bastante clara, não estando explícito no contrato aquilo que conta é o que foi aceite pelo cliente. Se não diz o número de TVs e foi instalado em 4 o cliente e a NOS aceitaram a prestação do serviço dessa forma.

Não é a NOS que decide agora a meio do contrato em quantas TVs o cliente tem serviço, só se tiver explícito no contrato.

O cliente está claramente privado do serviço @Bruno Aleixo.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Ana Lua

A NOS revê as suas campanhas regularmente. Os valores definidos comercialmente são os que indicámos, ou seja, €2 para aluguer e €24,90 para compra. 

Mas existem ofertas associadas a cada conta de cliente, por ser cliente há 14 anos, deverá ter a sua também. 😊

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada, para o perfil @Fórum, com o seu número de cliente para endereçarmos à equipa que a vai ajudar e contactar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Pode adquirir DTAS (descodificadores) por 0,49€/mês. ou compra a 14.99€. Mas acho que o máximo são 3.

Reputação 7
Crachá +5

Tenho duas TV’s sem sintonização digital.

Como adquirir a box gratuita ?

Obrigada

Bom dia, para saber se está abrangida por alguma campanha e em caso negativo, saber o custo dos descodificadores, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguardar a resposta da moderação.

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @zepedro19,

Lamentamos a situação que descreve. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

A questão é sempre a mesma, porque razão a NOS acha aceitável deixar os clientes sem serviço. Claramente os clientes como o @zepedro19, que não recebem logo o descodificador sem reclamar o que devem é cancelar o contrato.

Continuo a duvidar que remover serviço aos clientes sem a informação de que podem cancelar o contrato sem penalização também seja legal visto ser uma alteração do serviço prestado.

O melhor a fazer é usar o livro de reclamações:

https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/

 

PS: Os DTAs foram oferecidos a milhares de clientes (eu incluído) por isso não se deixe aldrabar.

Reputação 1

Bom dia,

 

Comecei ontem a ver na minha televisão a mensagem que iria deixar de ver os canais analogicos a partir de dia 11 outubro.

Como tenho 3 televisores e apenas um suporta os canais digitais vou ficar apenas com uma tv. :(

Contactei a NOS e a solução é alugar uma box, lamentavel a NOS altera e eu é que tenho que suportar os custos.

 

Mais lamentavel ainda é que nem avisam por escrito como deveriam.

 

Sou cliente há mais de 20 anos e estou verdadeiramente desiludido com a NOS .

 

Luis

 

 

 

Reputação 5
Crachá +1

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Bom dia,
Zero problemas com a internet e com o router.  Mas a questão também não é relacionada com internet, mas sim com a sintonização de canais sem box em TV com cabo coaxial.

Boa tarde, @Paula Alcantara 

Pode ser mau isolamento do cabo coaxial. Tem a certeza que os cabos coaxiais que utiliza têm bom isolamento? Tive um problema com alguns canais que não conseguia ver na televisão sem box e bastou-me trocar o cabo coaxial por um de melhor qualidade para resolver totalmente o problema (algo no meu prédio estava a produzir interferências na frequência desses canais o que ficou resolvido com o cabo coaxial de melhor isolamento). 

No seu caso deve ser a frequência de 458 Mhz que está com alguma interferência, ou porque o sinal da NOS à partida é fraco ou porque a interferência no prédio é forte. Deve afetar pouco mais de meia dúzia de canais. 

Trata-se apenas de uma das hipóteses possíveis para causar o problema, baseada esta na minha experiência pessoal.

Nota: em princípio, se apenas utilizar os cabos coaxiais instalados pela Nos, estes costumam desde logo garantir um bom isolamento. Haverá então de tentar encontrar outra razão, como deficiência no sinal da Nos, o que me parece contudo pouco provável.

@Carlos AC  obrigada pela dica, mas já experimentei com outros 2 cabos e o problema mantém-se. Aliás, o problema só apareceu nos últimos dias com a alteração efectuada pela NOS.

Os canais digitais da Nos não sofrem alterações significativas já há vários anos. Os canais que sintonizou agora já existem há muitos anos nas mesmas frequências, pelo que, se tivesse feito a sintonia não agora mas há alguns anos, o mais provável era ter detetado na altura o problema. Repito, os canais digitais não foram criados agora mas já existem na Nos há muitos anos sem ter havido recentemente mexidas nas suas frequências.

Creio que, salvo melhor opinião, só com uma verificação por um técnico da qualidade do sinal à entrada do apartamento e no local da Tv será possível chegar a alguma conclusão.

Reputação 7
Crachá +4

A minha tv tambem uma Sony, de 2018, para conseguir ordenar os canais com a numeração da NOS, tive de fazer um reset e configurar de início, e só assim aceita alterar o pais, pois se for numa instalação já feita não altera nada.

Obrigado @dxnog e @CP001 .

A minha televisão é uma XF9005. Na altura contactei o apoio técnico da Sony, responderam-me que não era possível e desisti da ideia. Agradeço a informação de @dxnog e poderei experimentar se algum dia fizer uma reposição de parâmetros de fábrica. De momento não o vou tentar, pelo trabalho que representaria voltar a redefinir todas as preferências tal como, por exemplo: a conta google, o acesso à rede wifi, a instalação de todas as aplicações e as definições otimizadas de imagem e som nas múltiplas entradas.

De qualquer modo, o meu agradecimento e terei esta informação em conta no futuro.

 

É essa mesmo que eu tenho, e funciona!

Acho que os tipos da Sony que te atenderam são incompetentes e nem sabem do que estão a falar, pois se eu tenho esse modelo e consegui na altura e foi no forum oficial da Sony um dos moderadores que deu essa indicação.

Agora claro dá trabalho, senão queres configurar tudo de novo, é fazer uma lista de favoritos e ordenar ao teu gosto os canais.

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde, @dxnog 

Já agora, lembras-te de qual foi o país que escolheste? De momento, tenho a lista organizada, não como lista de favoritos, mas sim com os canais que mais me interessam colocados a meu gosto nas primeiras cerca de cinquenta posições. Mas, pode ser que um dia em que esteja sem nada para fazer me encha de coragem e faça o reset!

As quatro listas de favoritos tenho-as ocupadas com listas de canais da receção por satélite, pelo que não as utilizo para os canais da NOS.

Reputação 7
Crachá +1

@SóniaC boa noite, ou liga para o número de telefone do apoio ou envia uma mensagem privada para @Fórum , com o seu número de cliente e a sua reclamação.

Eu comprei uma box para uma TV antiga.... foi uma carga de trabalhos conseguir que funcionasse…

Agora mudei a TV de divisão....e deixou de funcionar....só diz que n tem sinal!!

Confesso que n gosto disto!!!

Boa noite

 

Mas nessa outra televisão já tinha sinal na tomada anteriormente? Nas casas mais antigas as tomadas são colocadas em série e vai perdendo sinal de tomada para tomada. Um toque na tomada pode fazer toda a diferença. Se não conseguir aconselho o contacto com o apoio técnico

Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 
Já esclarecemos esta questão neste artigo, pelo que sugerimos que consultem as condições do serviço de televisão em nos.pt
Obrigado

Essas condições nunca são fornecidas aos consumidores aquando da assinatura ou aceitação do contrato pelo que são inválidas.
Apenas as condições fornecidas em formato durável aquando da contratação e instalação são legais.

Reputação 1

Fui hoje à loja do centro comercial de loures falei com um funcionário e entregou-me gratuitamente o tda.

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde, @dxnog 

Já agora, lembras-te de qual foi o país que escolheste? De momento, tenho a lista organizada, não como lista de favoritos, mas sim com os canais que mais me interessam colocados a meu gosto nas primeiras cerca de cinquenta posições. Mas, pode ser que um dia em que esteja sem nada para fazer me encha de coragem e faça o reset!

As quatro listas de favoritos tenho-as ocupadas com listas de canais da receção por satélite, pelo que não as utilizo para os canais da NOS.

Foi a Franca.

Boas tardes

Com esta mudança para a transmissão digital, deixei de ter acesso aos canais nas tvs sem ligação á box.

Visto ter sido referido na instalação do serviço  que iria ter acesso na casa toda a um numero de canais e como neste momento deixei de ter o referido acesso gostaria de saber se a NOS irá fazer algum desconto no valor do serviço ou se no incumprimento do acordo existente se pode pedir anulação mesmo tendo fidelização ?

Reputação 7
Crachá

Pode verificar nas cláusulas gerais contratuais, @Utilizador123456

As condições gerais contratuais [7.1], aludem às condições especificas do serviço em causa e vice-versa, pelo que sim aplicar-se-á.

Obrigado 

A lei é bastante clara, apenas o contrato e as condições entregues em formato durável ao cliente são válidas.
Se alude, essa alusão têm que vir acompanhada dessas condições em formato durável, e tal pelo que verifico no meu contrato não acontece pelo que não são válidas essas condições.
No contrato em formato durável que eu possuo não existe qualquer alusão a descodificadores digitais ou a números de TVs ou quaisquer outros dispositivos.

Boa noite, só agora é que tomei conhecimento que a partir de 4 de Julho não será possível ver televisão em aparelhos só com sintonia analógica... sendo eu cliente com um pacote já de valor elevado para mim, e que levou aumento de quase 5€ no início do ano, agora mais 25,99€ pelo descodificador digital?!?! Que culpa têm os clientes desta situação? Eu tenho uma televisão que foi bastante cara e agora fica obsoleta senão pagar 25,99€?!?

Nem descontos dão aos clientes... só preciso para uma TV, se tivesse duas eram mais de 50€...

Não estou na disposição de pagar tanto nem de alugar o mesmo pois já me está a fazer lembrar os "aparelhos da Via Verde"... 

Irei fazer reclamação por escrito se não me for apresentada uma solução aceitável, já não chega a inflação, os aumentos das taxas de juro, agora também esta situação...

Cumprimentos. 

Reputação 7
Crachá +1

@Paulo Maciel não, DVB-T2 refere-se a televisão digital terrestre segunda geração, pela antena, para a NOS tem de ter um aparelho que descodifica a norma DVB-C, televisão digital por cabo.

Obrigado pela sua ajuda

Reputação 1

Qual o preço do sintonizador digital (DTA) para venda ou aluguer e qual é a norma da sintonia digital?

Seja como for, muito más notícias.

Tenho três televisões sem acesso ao digital e das duas uma, ou deixo de ver televisão, ou vou ter de gastar dinheiro (uma vez que sou obrigado a isso, posso denunciar o contrato?)

Muito mau mesmo!

Eu estou na mesma situação e irei anular por incumprimento. 

Simples.

Ainda lhes referi, que iria juntar as pessoas deste fórum e outras, de forma a apresentar uma queixa conjunta no tribunal civil.

 

Reputação 7
Crachá +2

Custo de DTA - 0,49€/mês

Custo iris - 1.99€/mês

Não existe nenhuma página com informações, se bem que podiam colocar.

Reputação 7
Crachá

Está expressamente referenciado nas cláusulas gerais contratuais que tem em conta os termos e condições do serviço, de forma individual, seja ele de Televisão, Internet, Telefone fixo ou telemóvel, dada as particularidades do mesmo, 

@Utilizador123456.

Recordo-o que o Fórum NOS não debate questões de legalidade. A NOS cumpre na integra a lei portuguesa como, também, as diretivas da união europeia e do seu Regulador. 

A sua questão foi amplamente esclarecida, pelo que se houver outra questão adicional, por favor, partilhe-a.
Obrigado

 

Peço imensa desculpa @Mário P. não me lembrei que neste @Fórum tratavam mais de ilegalidades para enganar os clientes.

Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordo como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@JoanaNos, de forma a ter acesso à grelha de canais NOS em televisões sem box, é necessário que a televisão tenha um descodificador DVB-C integrado. Os mesmos canais continuam a ser fornecidos sem custo adicional. Contudo, por evolução tecnológica, estes são em Digital e não em analógico.

Em alternativa pode:

  1. Compra ou aluguer de descodificador digital (DTA);
  2. Adesão à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  3. Atualização do equipamento terminal (Televisão);

Obrigado

@Fórum  E como é óbvio, tendo o serviço sido alterado unilateralmente pela NOS, vai ser oferta da NOS, o cliente só tem que escolher a alternativa que prefere? 😅

Comentário