Header
Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!



Mostre a primeira mensagem

608 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado

Mesmo ainda tendo dados no meu tarifário para usar em roaming? O que é uma utilização excessiva? Eu tenho um plafon para usar em roaming e nunca ultrapassei.

 

Boa tarde @Brini,

Esta medida tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente. 

A aplicação da sobretaxa é removida apenas se alterar o comportamento. Basta que, nos últimos 120 dias, uma das condições, previstas pelo regulamento, já não se verifique.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

O plafond do seu tarifário pode ser utilizado, @Brini, apenas é cobrado caso a utilização do serviço seja maioritariamente em Roaming do que em território nacional.

Obrigado

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado

Mesmo ainda tendo dados no meu tarifário para usar em roaming? O que é uma utilização excessiva? Eu tenho um plafon para usar em roaming e nunca ultrapassei.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado

Boa tarde,

 

Recebi a mensagem a informar “ Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias”

Tenho um tarifario pos pago, na qual ainda tenho dados para poder usar em roaming. Posso ser cobrado mais por isso, mesmo ainda tendo dados por usar?

 

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Wilian Macedo Pires

De momento, apenas os tarifários de telemóvel, permitem o Roaming, pelo que apenas tarifários de internet móvel não dispõem dessa possibilidade. 

No entanto, nos tarifários de telemóvel, a utilização em Roaming também está sujeita a condições de utilização responsável como as que indicamos neste artigo. 
Obrigado

 

Gostaria de saber como faço para ter mais Internet fora do país,  trabalho de motorista internacional e presiso de Internet fora

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

Na generalidade dos tarifários, por defeito, ao esgotar o plafond de dados móveis, mesmo no estrangeiro, são ativos aditivos automaticamente para que possa continuar a navegar na internet sem interrupções.

De notar que existe, ainda assim, uma politica de utilização responsável aplicada em roaming e que é também possível bloquear o uso de aditivos de internet a qualquer momento através da App NOS.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde a todos,

Como curiosidade, aproveito o tópico para questionar sobre a possibilidade (ou não) da ativação do aditivos de internet em roaming. No site institucional não existe essa informação.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Em regra, @Bragin, dentro da União Europeia, o tarifário que tem permite a utilização nos países pertencentes ao Espaço Económico Europeu, pelo que não há necessidade de adquirir um pacote de dados extra, excepto se os seus dados móveis já estiverem a terminar. 

Isto é, se eu tiver um tarifário de telemóvel, de 20GB, o mesmo plafond pode ser utilizado, por exemplo, em Espanha ou França, apenas é cobrado caso a utilização do serviço seja maioritariamente em Roaming do que em território nacional. 

Pode confirmar a informação nas condições especificas do tarifário pós-pago e, também, as de Roaming

Obrigado

desculpe mas não encontro nada que especifique qual o tarifário!  Só sei que é Pós Pago

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Bragin

Pedimos desculpa precisamos que nos diga o nome do tarifário, surge na App NOS ou Área de Cliente em “Telemóvel”. 
Obrigado

Internet 40GB; para Roaming tenho:   Internet apps NOS - roaming UE 12.6GB

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Bragin

Para podermos ajudar, pedimos que nos diga qual o tarifário que tem, por favor. 
Obrigado

Bom dia.  Estou a planear uma semana em Espanha, para poder usar dados móveis sem correr o risco de incorrer despesas extras em roaming,  será mais fácil comprar dados móveis extra em Espanha?  è que numa viagem recente à Itália descuidei me e recebi uma conta de 28€ por ter excedido nos dados móveis.  Desde já, obrigada.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e, também, esclarecido. Deste modo garantimos a boa organização da informação. 

@Ana.Matos01, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

A comunidade deu uma boa ajuda. Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado

Isso acontece quando num espaço de 4 meses tem uma utilização maior em roaming do que no país de origem. É a sobretaxa de roaming. 

Nestes casos, a melhor política passa por tentar utilizar um cartão do país onde se encontra. 

Reputação 7
Crachá +1

“Caso exista prevalência do consumo em roaming no EEE e Reino Unido, sobre o consumo em Portugal e noutros países (>50%) e prevalência da presença no EEE e Reino Unido sobre a presença em Portugal e noutros países (>50%), nos últimos 4 meses. “ começas a pagar. 

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

um bem haja 

Reputação 7

Boa noite @Ana.Matos01,

Existe uma “Política de Utilização Responsável” que está disponível neste link da NOS.

Por favor, confirme se é o seu caso

Obrigado

Boa tarde,

O meu tarifário é WTF e estou há dois meses na Hungria. Até agora o roaming funcionou corretamente, mas desde ontem começou a ser-me descontado dinheiro por enviar mensagens e usar dados móveis, apesar de já ter renovado a mensalidade deste mês. No entanto, não recebi nenhum aviso prévio acerca desta situação nem os motivos para o mesmo acontecer. Assim, gostaria que esta questão fosse esclarecida e saber como a resolver.

 

Obrigada,

Ana Matos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde abordamos diversos temas do Roaming 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ADRIANE ARLEI NEUHAUS OLIVEIRA.,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Recomendamos que consulte os nossos artigos de forma a compreender a fatura e variações da mesma:

Obrigado

Olá, há um mês entrei em contacto devido a verificar sobretaxa de roaming, foi feito o crédito do valor, no mesmo dia desativei os dados moveis, este mês veio novamente um valor elevado de taxas extras. Gostaria de verificar este ocorrido, pois cada mês é uma coisa nova com esta operadora, sempre alguma taxa ou coisa extra.

Obrigada,

Numero do Cliente **************

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PauloSM,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema. 

Recomendamos que desactive os dados móveis antes de viagens caso não pretenda fazer uso dos mesmos. 
Alternativamente podemos também barrar o acesso aos mesmos no seu tarifário.

De forma a podermos prestar ajuda adicional sobre este tema envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Podiam era dizer às pessoas que o roaming automático despoleta comunicação de dados... e antes que me digam que não é verdade, expliquem-me como é que 2 telemóveis diferentes, com sistemas diferentes, apps diferentes, fazem o mesmo tráfego de dados (2,6mb) exatamente à mesma hora, assim que o avião está a aterrar e exatamente qd estou a receber msg e push notifications da NOS, e claro que, para o vosso benefício, antes que possa desligar os dados móveis?  

2,6mb x 2 que se traduzem em 42,193 € x 2=84,386€!!!

E cobrar esse valor absurdo qd têm pacotes de NET roaming de 200mb por 7€ dia, ainda é mais escandaloso, para não dizer criminoso!!!

Sim, considero-me roubado, pois a fatura do último mês tem quase 100€ a mais!

Sou cliente pioneiro Optimus (há mais de 20 anos) e zon/nos há 14 anos. Já aguentei múltiplos equipamentos avariados, problemas técnicos, quebras de serviços contratados, até falsificação de dados para subscrever serviços que nunca pedi!!! Mas parece que isto foi a gota de água... qd o período de fidelização que tenho finalizar, irei levar os meus euros para outra empresa!

 

Passem bem!

Comentário