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Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!


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Para continuar a falar sem preocupações na União Europeia e em todo o Mundo, conheça as modalidades de Roaming, consulte as tarifas e descubra o Net Roaming da NOS😊

  • As tarifas de Roaming são aplicadas de país para país. Consulte aqui as tarifas.
  • Conheça as vantagens do Net Roaming, disponível em mais de 50 países fora da União Europeia e a bordo das principais companhias aéreas

Fale com o mundo e viaje sem preocupações!

 

Roaming Automático

Caso tenha um tarifário com carregamentos, o serviço de roaming está disponível na maioria dos países da Europa, assim como nos principais destinos mundiais. O custo das comunicações em roaming será descontado do seu saldo automaticamente, se necessário, faça um reforço através de um carregamento.

 

Roaming Contratual

Tarifários com carregamento

Se viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático é necessário ativar o roaming contratual. O custo das comunicações fora do (EEE) será debitado em fatura. No Espaço Económico Europeu (que inclui EU, Noruega, Islândia e Liechtenstein), o saldo é descontado como em território nacional (independentemente de ter ou não roaming contratual ativo).

 

Tarifários com fatura

O serviço de roaming está pronto a ser utilizado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo. O valor das comunicações será debitado na fatura.

 

Está fora do país, onde não existe acordo de roaming automático, e sem roaming ativo? Para ativar o roaming contratual fale connosco, aqui no Fórum NOS, para o ajudarmos. 😊

 

Saiba como ativar o Roaming Contratual e conheça melhor as vantagens do Net Roaming da NOS:

 

Que recomendações e precauções deverá ter em conta quando viajar para outro país:

  • Consultar sempre os preços das comunicações no país para onde vai viajar, assim estará sempre informado de todas as comunicações que realizará. Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, receberá sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor.
  • Sempre que estiver perto da fronteira com outro país, antes de efetuar comunicações, verifique se o seu telemóvel não se conectou a um operador do outro país. Pode controlar esta função se desativar a “seleção automática de rede” do seu dispositivo nas suas “definições de rede”
  • Utilizar sempre o indicativo de acesso internacional para realizar chamadas e enviar mensagens em roaming. Marcar o código de acesso internacional (+ ou 00), seguido do código do país (exemplo: código de Portugal 351) e do número de telefone que pretende contactar, consulte aqui os indicativos internacionais.
  • Pode utilizar o plafond de dados móveis do seu tarifário em toda a União Europeia, no entanto, podem existir limites à sua utilização. Consulte aqui as tarifas de roaming aplicáveis ao seu tarifário ou, quando estiver em roaming, através da marcação *111# no seu telemóvel.
  • Tem sempre ao seu dispor, gratuitamente a linha +351931279000 para o ajudar.

 

Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre estas alterações, partilhe connosco. 😉


389 Comentários

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Como bem escreveu, desligou os dados, precisa desligar a rede móvel também.

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Boa tarde @firminomateus,

Lamentamos o transtorno. 

Para organização do Fórum, movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O @CP001 prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

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Se for temporariamente e não tenha consumos excessivos face aqueles que faz em Portugal não. Porque está no espaço económico europeu

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Bom dia

Eu estou no Reino Unido e com o brexit gostaria de saber como vão ser os tarifários nesta nova fase?

Pregunto isto porque ainda não recebi nenhuma mensagem com os preços visto já não pertencer a união europeia

Obrigado 

Boa tarde, https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx/

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Crachá

Tens mais info sobre isso neste tópico:

acho que o melhor é comprares um cartão da rede local. Estas politicas de utilziação responsável são transversais a todos os tarifários. O roaming é para utilizar em paises onde nos encontramos temporáriamente, se consideram que a permanencia já naão é apenas temporária combram sobreaxa. 

Também tens opção do roaming contratual:

um bem haja

 

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Crachá

Reinicie o Hotspot → No browser aceda a www.nos.pt

Verifique se aparece uma página a dizer que está em Roaming e se deseja ativar a navegação, deve clicar em continuar a navegar.

Se nunca lhe aparecer essa pagina para confirmar que está em roaming, não irá conseguir usar o serviço.

Se nunca lhe aparece isso, coloque o cartao directamente no telem para forçar o aparecimento da pagina.

Atenção, tem de aceder primeiro via browser e não ir a facebook, instagram, mail, etc.

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Crachá

Boa tarde @Adad Olguin

Eu estou em México, mais eu tenho um sim card local.

Nunca activei o roaming internacional do meu sim da NOS, mas mesmo assim há tarifas de 69 e 32 euros no meu serviço de telemóvel e no da minha namorada, que também é cobrado neste pacote.

e desligou os dados móveis ou a opção de roaming nesses cartões? 

é que mesmo não os estando a utilizar, se tem o reaming ativo ou não desligou os dados móveis é normal que eles façam consumos, de localização atualziação de apps em segundo plano, etc…

um bem haja 

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Uma vez que deverá receber um SMS de alerta, basta desativar os dados móveis. E estar atento aos minutos das chamadas efetuadas e recebidas assim como SMS enviadas.
Deverá recorrer ao WIFI.

 

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As informações no link não são claras.  É demasiado complicado para comprehender. Não sei se tenho de fazer qualquer coisa, o se já tenho o roaming.

O raming automático está ativo em todos os tarifários, quando entrar noutro pais recebe uma SMS com informações sobre o roaming nesse pais.

Se aceder ao link que o moderador deixou, basta que escreve o destino na barra de pesquisas como eu fiz, e tem acesso a mais informações sobre o roaming nesse país: 

 

Um bem haja

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Olá @Ana Luísa Pereira Ferreira,

O @Diogo N. deu uma boa ajuda.

Vamos analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente e número de telemóvel em questão para o perfil @Fórum.

Obrigada

 

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Definições do telemovel - roaming - ativar. algo assim.

Boa noite,

 

São regras europeias. A NOS é obrigada a aplicá-las. Tecnicamente é igual em todos os operadores europeus.

 

Se tem um plafond de dados, do total de dados que consumir em 4 meses mais de metade têm de ser gastos em Portugal. Ou, se preferir, em mais de metade dos dias desses 4 meses o cartão SIM deve estar ligado em Portugal.

 

Se fizer isso, essa mensagem não aparece. A ideia da União Europeia é que contrate sempre um serviço no país em que se encontre.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming-informacao-legal.aspx

 

Portanto, segundo essa mensagem, nos próximos 15 dias, a NOS pede-lhe que tenha o cartão 8 dias em território nacional, ou que, nesses 15 dias, mais de metade dos dados que usar os use em Portugal. 

 

Informação para trabalhadores transfronteiriços: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/mobile-roaming-costs/index_pt.htm

Sim, tem razão, amanhã vou ligar para NOS.

Obrigado.

Vamos supor que tem 60 GB de dados e tem 10 GB para usar em roaming (confirma se tem mais na área de cliente). Quando vem a Portugal convém que esgote à volta dos 40 GB que tem para usar em Portugal logo todos. É assim que interpreto a informação da Comissão Europeia para trabalhadores transfronteiriços: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/mobile-roaming-costs/index_pt.htm

Em vez de se ligar a uma rede fixa por exemplo, opte por usar a rede móvel quando vem a Portugal.

 

Ou por exemplo adquira um cartão de dados sem fidelização no país por onde passa mais vezes. França tem preços melhores que Portugal .

 

A regra é igual em toda a União Europeia.

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Boa tarde @Valeriy Balaban,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @CP001 prestou uma excelente ajuda a esclarecer a sua questão. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite, tentei esclarecer essa situação neste link:

 

Tem ali toda a informação e uma possível ajuda. São regras europeias que existem infelizmente. 

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Olá @silvia0012

O @CP001 deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. 

Obrigado

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Como tive imensos problemas durante quase 5 meses, e quase sem apoio da NOS, decidi tentar ajudar, mas para isso é necessário saber o mínimo, ou seja se o País de destino realmente faz parte de UE, ou se tem algum acordo similar.

Pata isso nada como seguir as vossas recomendações. Foi exactamente o que eu fiz, mas certo é que desde o inicio da viagem até meados de Maio o Roaming por Hotspot foi uma miragem, e o pior foi mesmo a falta de apoio dado pela NOS, apesar dos meus constantes pedidos de apoio, pois deveria ser uma questão de configurações do cartão/hotspot.

Entretanto foi resolvido com a ajuda da NOS - finalmente ouviram me!!!!

 Fiquei perplexo com a SMS da NOS que foi esta.

 

Logo de seguida fui ver o meu saldo que foi este.

Este durante o dia 31 que ficou logo outro apartir da meia noite mas não podia usar pois a 0,31 € o mega ui até doi.

Ponho o meu saldo depois das 24h.

Contactei a NOS recebi respostas muito rudes, disseram que era o que a ANACOM tinha estabelecido. Contactei a ANACOM que ficou parva com a resposta da NOS, pois está no site da NOS e da ANACOM a PUR é calculada com esta fórmula.

Depois de todos os contatos, já estou encaminhando, para quem tem o mesmo problema tem que escrever no livro de reclamações online ou físico e enviar para o CNIAC, estes meninos estão ao nosso serviço.

Tenho muita pena que a NOS esteja a fazer isto, é como me estivesse a cobrar um serviço duas vezes, já que tenho 41g para fora do território nacional mas depois não posso gastar porque nos últimos 120 dias gastei mais lá fora do que em Portugal, mesmo que ainda tenha GB para usar lá fora, o que se pode fazer, chegar a Portugal e ligar dados móveis e procurar um filme em formato 8k e por o telemóvel a reproduzir em luping. Gastar dados e queimar recursos escusadamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa tarde, outra solução possível para esse problema é, segundo as regras do regulamento da UE (não da ANACOM) e até aconselhado pela própria UE no seu site, é no espaço de 120 dias usar 61 dias o telemóvel em Portugal.

 

Tentei explicar a situação aqui o melhor que consegui:

 

Agora, não compreendo por que razão a NOS de repente, parece, se lembrou disto... quando o regulamento já vigora há cinco anos.

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Boa tarde @Roberto Gomes Ruivo

Movemos o seu comentário para o artigo onde pode encontrar a resposta à sua questão sobre

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Em alternativa, sugerimos que através da App NOS consulte se existe custos associados, atendendo ao seu tarifário. Saiba como em:

Obrigado,

Boa tarde @biiyue, os 4 meses correspondem a esses 120 dias. A ideia da União Europeia é que no espaço dos 120 dias passe pelo menos 61 dias em Portugal ou mais de metade do tráfego que usar o use em Portugal. Para corrigir a situação nos próximos 15 dias sugiro que tente, de duas uma: usar o serviço pelo menos 8 dias em Portugal, ou (segunda opção) usar mais dados móveis em Portugal do que no estrangeiro no espaço desses 15 dias.

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A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

 

 

Boas tardes 

Sou portador de dois cartões NOS, um digamos normal com chamadas/sms/internet, outro internet movel.

O primeiro tem 15,6 GB de internet Roming EU

O segundo tem cerca de 19GB de internet Roming EU

A minha primeira pergunta vai no sentido de pedir um claro esclarecimento do que numa mensagem recebida pela Nos se refere a frase "Politica de utilização responsavel".

Exerço a actividade de motorista internacional, logo passo cerca de 90% do meu tempo de 24hrs no estrangeiro. Sendo assim o consumo de internet em Portugal é reduzido ao residual  (1%).

Até onde é considerado em GB uma utilização responsavel no meu caso?

Fico a aguardar resposta sincera e se possivel de alguém ligado há Nos.

Obrigado

Não estou ligado à NOS, mas posso tentar ajudar.

 

O facto de vir a Portugal não limpa necessariamente o registo para efeitos da aplicação da malfadada política de utilização responsável.

As regras da UE dizem que a política de utilização só acontece se alguém num período de 120 dias (vamos imaginar de 3/11/2021 a 2/03/2022) permanecer mais de 60 desses dias fora do país e ao mesmo tempo usar mais dados fora do país do que dentro do país em que fez o contrato. É preciso preencher estas duas condições para cair na política de utilização. Se preencherem só uma das condições não podem ser colocados na referida política de utilização.

 

Em resumo, se o contrato tiver sido feito com uma operadora portuguesa (neste caso com a NOS), esta política é só para quem simultaneamente esteja muito tempo fora de Portugal e ao mesmo tempo nesses 120 dias use mais dados móveis no estrangeiro (UE) do que em Portugal.

 

Se o telemóvel no mesmo dia se ligar a uma antena portuguesa e mais tarde a uma antena de outro país convencionou-se que esse dia conta como dia em Portugal e não como dia fora de Portugal.

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Excelente ajuda, @CP001. Muito obrigado!:slight_smile:

@A Cosme, o @CP001 deu uma boa ajuda. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Bom confirma. Somente o que ficou por explicar ou comentar é se o fato de ser aplicável dá o direito da operadora o fazer sem que isso fosse nomeado ou esteja escrito nos documentos de contratação do serviço.  Ou seja a NOS entendeu aplicar essa taxa sem consultar os clientes afetados, simplesmente enviou um SMS e se acabou.  Não estou de acordo vou cancelar o serviço,  Só posso fazê-lo na segunda feira,  mas fico bastante frustrado. O Putin está decididamente a largar bombas no sítio errado. A ameaça não são as pessoas de classe média que vão todos os dias trabalhar para ganhar o seu pão.  A ameaça são estas empresas, assim como os políticos que manipulam tudo ao ser redor tudo para enriquecer.  Para quê CEE se tens que pagar roaming???Para quê essa taxa se a empresa já ganha milhões????

República das 🍌 

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Crachá

Têm de utilizar o tarifário  mais vezes em portugal. Parece me que querem limitar os abusos , se existirem, de utilização de tarifarios que deveriam ser usados em portugal no estrangeiro 😕

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