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A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000



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@ANDRE C. F.,

Foi o que aconteceu. Assim que me apercebi pedi para efetuarem o crédito referente às chamadas. 👇🏼

Asseguro-vos que pelo 16990 nunca verifiquei nenhuma cobrança escolhendo as opções 4, 3, 1. 

Claro que sim, certo. Como disse, dou prioridade ao Apoio das redes sociais. Indico sempre o que acho melhor para o cliente em cada situação. 

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Se tem chamadas para redes móveis incluidas, como é possível que tenha sido cobrada uma chamada para uma rede móvel?

Se assim foi, isso é uma situação de cobrança indevida. Apresentou alguma reclamação? 

Já agora, se tivesse feito esse telefonema, que diz que foi cobrado(e que lhe cobraram indevidamente), pelo 16990  não seria também cobrada? E se sim, seria também uma cobrança indevida ou seria uma cobrança válida?

Aqui a questão principal, como foi aqui debatido, é dar a informação correcta das vantagens de um e do outro número de apoio ao cliente, e não dizer simplesmente “sugiro sempre o este número”.

Quer um quer outro número podem ter vantagens, consoante cada caso (condições de tarifário, opção que se pretende, e tempo de chamada).

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@ANDRE C. F.,

Li atentamente todos. 

Sou NOS e tenho chamadas para redes móveis incluídas. Ligando pelo 931699000 e as opções que indiquei para entrar em contacto com a retenção a chamada foi-me cobrada + do que uma vez porque da 1ª caiu.

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@Diogo S. 

 

Confesso que fiquei um pouco perplexo com o seu comentário.

Quando diz que “Tudo o que envolva contratos/renegociações eu sugiro sempre o 16990 opções 4, 2, 1 (previamente 4, 3, 1) (é pago pelo 931699000)”, parece que não leu com atenção os comentários que foram feitos neste tópico sobre este assunto.

Foi aqui discutido as vantagens entre ligar para o 16990 e o 931699000. 

Para quem tem chamadas para redes móveis incluídas é SEMPRE grátis ligar para o 931699000, qualquer que seja a opção. Para quem não tem chamadas de redes móveis incluídas, pode ser mais vantajoso um ou o outro número, conforme a opção que se pretende e o tempo da chamada. 

Dito isto, como podes ainda dizer que “sugeres sempre o 16XXX opções 4,2,1”???

Assim, se for o caso de teres chamadas de rede incluídas e ligares para o 931699000, não será necessário, como tu dizes  “pedir crédito da chamada” quando ligas para a faturação por causa de erros de faturação, porque será uma chamada grátis. 

No meu caso particular houve um erro de faturação e desde telefonemas e mensagens aqui no Fórum, ainda estou para ver ser solucionado. 

Bem, por último, confesso que não percebi o  comentário: “Também preferia um n.º 800 para terminar com esta dor de cabeça, mas e depois? A vontadinha dos clientes ia gerar um maior problema do que chamadas cobradas.” (?)

Eu claramente preferia um 800, como já vários outros utilizadores sugeriram.

@Diogo S. verdade. Acho que pelo fórum e pelas redes sociais encaminham diretamente para as linhas especializadas, enquanto no 931699000/16990 passamos sempre primeiro pela triagem do call center

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Num modo geral sugiro mais o Apoio das redes sociais (moderação do Fórum, do Messenger do Facebook e Mensagens Privadas do Instagram), porque na minha ótica é verdadeiramente bom. Se optarem por aguardar, estas equipas dão-vos a resposta, solucionam o problema ou endereçam os pedidos e acabam por receber uma chamada do departamento pretendido. 

Erros de faturação? Corrigem num instante sem termos que ligar para a faturação e pedir o crédito da chamada. 

Tudo o que envolva contratos/renegociações eu sugiro o 📲 931699000 opções 4, 3, 1 (previamente 4, 4, 1). 16990 para os tarifários sem chamadas gratuitas.

A eficácia não é garantida todas as vezes ou corre como esperado, mas cada caso é um caso.

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 Boa tarde a todos, 

@ANDRE C. F., @CP001 e @Jose Rodrigues, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e como indicado pelo, @CP001

Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sim, a NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Conheça em detalhe as linhas de apoio NOS em nos.pt

Muito obrigado

chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem

É muito importante sublinharmos este aspeto, em especial para quem tem tarifários pré-pagos NOS. O 16990 tem um teto máximo para quem liga da rede NOS. O 931699000 não tem esse teto.

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Crachá +5

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

É essa a solução se as Operadoras querem disponibilizar aos seus clientes um numero gratuito, (800) e acaba-se o problema das chamadas, é todos os dias clientes a reclamarem e a pedirem o retorno do custo das chamadas.

Há uns anos atrás as chamadas entre Operadoras eram gratuitas.

Reputação 7
Crachá +5

No meu caso tenho sempre o cuidado de referir que apenas é gratuito o (vendas e apoio técnico) opção 3, chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem, relativamente ao 931699000 rede móvel, só é gratuito (conforme já foi explicado e muito bem pelo @CP001 (para quem tem plafond de minutos para a rede móvel nacional), do telefone fixo por exemplo é sempre cobrado. Como não compete aos utilizadores do Fórum, chamarem a atenção de outros utilizadores para esse facto, deveria ser a moderação a esclarecer.

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

 

O custo para o 931699000 é o custo de chamada como se fosse para outra rede móvel.

Vou dar outro exemplo. Alguém liga de uma rede móvel NOS para o 931699000 opção 2 e tem um daqueles tarifários antigos em que paga muito para chamadas para outras redes móveis, ou fica muito tempo ao telefone mesmo tendo um tarifário livre dos novos. 

A chamada para a opção 2 pode facilmente ser mais cara via 931699000 do que via 16990, porque a chamada pelo 16990 tem um teto máximo definido de 1,5€ e pelo 931699000 não há um limite de taxação definido. Não é uma ciência exata.

Reputação 3

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Boa tarde,

 

Discutimos este assunto aqui.

 

 

O membro @Jose Rodrigues chamou a atenção para este problema. Normalmente ligar para o 931690000 sai mais barato, mas se for sobre um assunto técnico pode sair mais barato ligar para o 16990, porque se ligar de uma rede móvel NOS a chamada para o 16990 opção 3 é gratuita, enquanto se ligar para o 931699000 paga o valor da chamada para outras redes móveis (há clientes que em 2022 ainda não têm chamadas incluídas no seu tarifário).

 

Quem liga do número fixo da NOS não tem chamadas para redes móveis incluídas, por isso ligar para o 931699000 opção 3 sai mais caro do que ligar para o 16990 opção 3, este último que é gratuito.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @fbsantos
Estamos aqui para ajudar. 

Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe o motivo pelo qual pretende um contacto. 

Editámos o seu comentário por conter o seu número de telemóvel. Sugerimos que não partilhe os seus dados pessoais em público para os proteger. 
Obrigado

Reputação 3

Eu não percebo como muitas pessoas neste fórum (e que estão até no “Hall of Fame”), continuam a dar conselhos dizendo a outras pessoas para ligarem à linha de apoio, colocando o número 16XXX (ou pelo menos colocando este número em primeiro lugar).

Ora se esse número tem um custo, porque que é que o continuam a mencionar?

Foi preciso que o Legislador se pronunciasse sobre esta matéria para que deixasse de haver situações de injustiça em todas as operadoras com o Decreto-Lei n.º 59/2021, de 14 de julho.

E, desde que foram obrigados a tal, o número de apoio ao cliente gratuito da NOS (para quem é gratuito ligar para um 93) é o:

931699000

Não percebo porque que é que continuam sequer a mencionar o outro número (16XXX)!?!

Preciso que me liguem urgentemente, contato 9xxxxx

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bassopt,

Lamentamos a sua insatisfação. Dê-nos, por favor, oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

É uma vergonha que NOS cobre por apoio telefónico ao cliente até porque são as próprias lojas que reencaminham os clientes para as linhas de apoio. 
hoje  recebi uma fatura com duas chamas uma de para apoio a cliente . Uma no valor de 1.22 e outra de 0.45. Ambas acrescidas de iva  

Sou cliente há 2 meses e já estou desejoso que acabe a fidelizaçao e voltar para onde nunca devia de ter saído…Vodafone!  em 14 anos de cliente nunca me cobraram um cêntimo por números de apoio .

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @CP001 e @marcolopes,

Agradecemos as vossas mensagens.

 

A NOS está a trabalhar na atualização e implementação da informação sobre as suas linhas de apoio, nos diferentes meios de divulgação, em conformidade com a legislação em vigor.

Atualmente pode consultar o detalhe sobre as linhas de apoio no site NOS.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Decreto-Lei n.º 59/2021

Artigo 3.º

Dever de informação

1 - Qualquer entidade que, ao abrigo do presente decreto-lei, disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos 🙂

Através do Fórum NOS pode ter esclarecidas todas as suas dúvidas. 

Pesquise por questões que tenha e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊

A comunidade do Fórum e a equipa de moderação vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Saiba como pode pode criar um tópico de pergunta ou discussão:

 

Ainda não se registou no Fórum NOS? Saiba ainda como fazer o registo no Fórum NOS:

 

Caso tenha alguma duvida, não hesite em partilhar. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @paulo cesar cabral fernandez,

Lamentamos o transtorno. 

Para agilizar o processo, enviamos-lhe uma mensagem privada. Por favor, consulte a sua caixa de entrada.

Obrigado 

Grandabporcarua de serviço..é mesmo complicado poder contactar comno apoio ao cliente...assim que poder vou deixar a Nos e n recomendo a ninguem

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @paulo cesar cabral fernandez,

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda.

Para enviar uma mensagem privada para o perfil @Fórum, por favor, carregue aqui.

Obrigado​​

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