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A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000


As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

João H. 1 ano atrás

Boa tarde a todos 🙂

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230 Comentários

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Olá a todos,

Desde o dia 2 de novembro de 2021 as linhas de apoio sofreram alterações, existindo novas linhas com numeração móvel com taxação de chamada para rede móvel nacional.

Para Particulares – 931699000; Para NOS Açores – 931616100; e para NOS Madeira – 931613000.

As linhas Corporate (16109) e Empresas (16999) passam a ser gratuitas, de qualquer rede, a partir de 5 de novembro de 2021.

Consulte os contactos, horários e custos de chamada aqui

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@Jose Rodrigues

 

A partir de hoje passou a ser gratuita para qualquer rede e qualquer departamento da NOS, seja ele departamento técnico, faturação, comercial, fidelização etc.

 

É uma novidade, começa hoje e resulta de uma obrigação legal. É assim na NOS como em todas as outras operadoras.

 

O número 931 699 000 é a partir de hoje a linha oficial e principal da NOS.

Boa tarde,

 

A NOS ainda não informa da existência do número 931699000 nas faturas e era obrigatório que o fizesse... Só fala lá no 16990. Sugiro que seja adicionada essa informação.

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

Eu da minha parte vou tentar melhorar os posts com base na sua sugestão, colocando um link para os custos das chamadas a partir de agora. O próprio atendimento telefónico informa do custo da chamada para o 16990 previamente.

A meu ver, a linha de apoio até devia ser gratuita para todas as situações (um 800). Existir estas duas linhas diferentes com preços diferentes não faz sentido.

 

Sobre os utilizadores do fórum,  ao que sei não são remunerados pela NOS e nem sequer fazem parte da NOS e não estão sujeitos a mais regras legais para além de terem de prestar informações verdadeiras. Prestam um serviço voluntário e gratuito. É impossível impor o que cada um deve ou não dizer, isso escapa do alcance de qualquer pessoa como deve compreender.

 

O custo para o 931699000 é o custo de chamada como se fosse para outra rede móvel.

Vou dar outro exemplo. Alguém liga de uma rede móvel NOS para o 931699000 opção 2 e tem um daqueles tarifários antigos em que paga muito para chamadas para outras redes móveis, ou fica muito tempo ao telefone mesmo tendo um tarifário livre dos novos. 

A chamada para a opção 2 pode facilmente ser mais cara via 931699000 do que via 16990, porque a chamada pelo 16990 tem um teto máximo definido de 1,5€ e pelo 931699000 não há um limite de taxação definido. Não é uma ciência exata.

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No meu caso tenho sempre o cuidado de referir que apenas é gratuito o (vendas e apoio técnico) opção 3, chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem, relativamente ao 931699000 rede móvel, só é gratuito (conforme já foi explicado e muito bem pelo @CP001 (para quem tem plafond de minutos para a rede móvel nacional), do telefone fixo por exemplo é sempre cobrado. Como não compete aos utilizadores do Fórum, chamarem a atenção de outros utilizadores para esse facto, deveria ser a moderação a esclarecer.

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gostaria de ser contactado pelo departamento de gestão contratual

qual seria a melhor maneira ?

Ligar você. 931699000 opção 4.

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Boa tarde @CP001 e @marcolopes,

Agradecemos as vossas mensagens.

 

A NOS está a trabalhar na atualização e implementação da informação sobre as suas linhas de apoio, nos diferentes meios de divulgação, em conformidade com a legislação em vigor.

Atualmente pode consultar o detalhe sobre as linhas de apoio no site NOS.

 

Obrigado

chamadas para outros departamentos são cobradas até €1.50 independentemente do tempo que demorarem

É muito importante sublinharmos este aspeto, em especial para quem tem tarifários pré-pagos NOS. O 16990 tem um teto máximo para quem liga da rede NOS. O 931699000 não tem esse teto.

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Olá comunidade, 

Testei hoje de novo e confirmo que a chamada efetuada pelo 931699000 para a retenção não teve qualquer custo. 

Olá a todos!! 

 

Descobri que agora é possível aceder gratuitamente  a linha de apoio NOS através do número: 931699000. Para aqueles que possuem um pacote de chamadas associada ao tarifário do telemóvel, as chamadas são grauitas. Isso é uma evolução. Parabéns, NOS!!!!  

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Em relação a este assunto anda tudo a lançar postas de pescada para o ar, sem pés nem cabeça. Vamos aguardar até que as operadoras se pronunciem sobre o assunto.

À partida será o próprio 16990 que será usado para efeito, mas sem cobrar qualquer valor  pela chamada, isso seria o mais lógico.

Aguardemos pelos próximos dias.

 

Quem é que está a lançar postas de pescada sem pés nem cabeça?? A lei é perfeitamente clara! E a NOS decidiu optar pela via de disponibilizar uma linha telefónica com NUMERAÇÃO MÓVEL (podia optar por numeração FIXA, podia optar por um número nacional GRATUITO 800, mas optou pelo que lhe convém mais, que é um número MÓVEL - que até já existia e estava “diplomaticamente bloqueado” para chamadas efectuadas dentro do país - que irá sempre gastar minutos de um pacote mensal, ou ser cobrado, dependendo do tarifário). Portanto, a NOS não está em incumprimento, o governo é que, como sempre, fez o que lhe compete, que é dar permissividade para que quase tudo continue na mesma! 

https://dre.pt/dre/LinkAntigo?search=167281002

Decreto-Lei n.º 59/2021

Artigo 3.º

Dever de informação

1 - Qualquer entidade que, ao abrigo do presente decreto-lei, disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.

2 - A informação relativa aos números e ao preço das chamadas, a que se refere o número anterior, deve ser disponibilizada começando pelas linhas gratuitas e pelas linhas geográficas ou móveis, apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as demais linhas.

3 - Quando, para efeitos do disposto nos números anteriores, não seja possível apresentar um preço único para a chamada, pelo facto de o mesmo ser variável em função da rede de origem e da rede de destino, deve, em alternativa, ser prestada a seguinte informação, consoante o caso:

a) «Chamada para a rede fixa nacional»;

b) «Chamada para rede móvel nacional».

Artigo 4.º

Linhas telefónicas do fornecedor de bens ou do prestador de serviços

1 - O custo, para o consumidor, das chamadas efetuadas para as linhas telefónicas disponibilizadas pelo fornecedor de bens ou pelo prestador de serviços, para contacto daquele, no âmbito de uma relação jurídica de consumo, não pode ser superior ao valor da sua tarifa de base.

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, por «tarifa de base» entende-se o custo de uma comunicação telefónica comum que o consumidor espera suportar de acordo com o respetivo tarifário de telecomunicações.

3 - Para cumprimento do disposto nos números anteriores, o fornecedor de bens ou o prestador de serviços está obrigado a disponibilizar ao consumidor uma linha telefónica gratuita ou, em alternativa, uma linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel.

 

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@Jose Rodrigues

 

A partir de hoje passou a ser gratuita para qualquer rede e qualquer departamento da NOS, seja ele departamento técnico, faturação, comercial, fidelização etc.

 

É uma novidade, começa hoje e resulta de uma obrigação legal. É assim na NOS como em todas as outras operadoras.

 

O número 931 699 000 é a partir de hoje a linha oficial e principal da NOS.

Numa pergunta feita no facebook da NOS, a resposta é esta:

Vamos ajudar, Jose. A chamada para o apoio técnico da NOS é gratuita entre as 07h00 e as 02h00 condição já existente anteriormente e que se mantem. Ao ligar para tratar de outros assuntos pagará o valor de uma chamada para a rede móvel a partir do seu tarifário. Obrigado, Ricardo

 

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Boa tarde @Jose Rodrigues,

Agradecemos a sua questão.

Confirmamos a informação prestada pelo facebook da NOS. :slight_smile:

Caso surja alguma questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

 

Discutimos este assunto aqui.

 

 

O membro @Jose Rodrigues chamou a atenção para este problema. Normalmente ligar para o 931690000 sai mais barato, mas se for sobre um assunto técnico pode sair mais barato ligar para o 16990, porque se ligar de uma rede móvel NOS a chamada para o 16990 opção 3 é gratuita, enquanto se ligar para o 931699000 paga o valor da chamada para outras redes móveis (há clientes que em 2022 ainda não têm chamadas incluídas no seu tarifário).

 

Quem liga do número fixo da NOS não tem chamadas para redes móveis incluídas, por isso ligar para o 931699000 opção 3 sai mais caro do que ligar para o 16990 opção 3, este último que é gratuito.

Reputação 3

Isso é verdade, mas apenas para esses casos: em que não se tem planfond de minutos para rede móvel e se pretende falar para a opção 3 ( vendas e apoio técnico).

Muitas das sugestões que vi aqui referiam para ligar 16XXX opção 2.

O que é, claramente, um mau conselho (e enganador). 

É sempre bom colocar as opções disponíveis mas com a informação dos devidos custos associados (e não simplesmente colocar os dois números como se fossem iguais).

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 Boa tarde a todos, 

@ANDRE C. F., @CP001 e @Jose Rodrigues, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e como indicado pelo, @CP001

Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Sim, a NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas. 

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Conheça em detalhe as linhas de apoio NOS em nos.pt

Muito obrigado

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Crachá +1

Num modo geral sugiro mais o Apoio das redes sociais (moderação do Fórum, do Messenger do Facebook e Mensagens Privadas do Instagram), porque na minha ótica é verdadeiramente bom. Se optarem por aguardar, estas equipas dão-vos a resposta, solucionam o problema ou endereçam os pedidos e acabam por receber uma chamada do departamento pretendido. 

Erros de faturação? Corrigem num instante sem termos que ligar para a faturação e pedir o crédito da chamada. 

Tudo o que envolva contratos/renegociações eu sugiro o 📲 931699000 opções 4, 3, 1 (previamente 4, 4, 1). 16990 para os tarifários sem chamadas gratuitas.

A eficácia não é garantida todas as vezes ou corre como esperado, mas cada caso é um caso.

Reputação 3

Se tem chamadas para redes móveis incluidas, como é possível que tenha sido cobrada uma chamada para uma rede móvel?

Se assim foi, isso é uma situação de cobrança indevida. Apresentou alguma reclamação? 

Já agora, se tivesse feito esse telefonema, que diz que foi cobrado(e que lhe cobraram indevidamente), pelo 16990  não seria também cobrada? E se sim, seria também uma cobrança indevida ou seria uma cobrança válida?

Aqui a questão principal, como foi aqui debatido, é dar a informação correcta das vantagens de um e do outro número de apoio ao cliente, e não dizer simplesmente “sugiro sempre o este número”.

Quer um quer outro número podem ter vantagens, consoante cada caso (condições de tarifário, opção que se pretende, e tempo de chamada).

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Crachá +1

Olá comunidade,

As faturas NOS foram atualizadas acrescentando o 📲 n.º 931699000. 

 

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Crachá +6

Compreendemos, @NRui
No entanto, não conseguimos creditar o valor da chamada de outro operador. 

A título excecional vamos atribuir-lhe um credito na sua fatura NOS, no entanto, de futuro, sugerimos que fale connosco por aqui ou utilize o 931699000.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.  

Obrigado

Reputação 7

Boa noite @lilian,

Como informação adicional:

931 699 000

Custo de uma chamada para a rede móvel nacional.

16990

A partir da rede NOS

Chamada gratuita para atendimento automático e vendas
Chamada gratuita para atendimento técnico durante o dia entre as 7h00 e as 2h00
Para outros assuntos ou para atendimento técnico no período das 2h00 às 7h00, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído)

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o vosso testemunho e partilha com a comunidade @lilian e @Jorge C.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Obrigada.

Já o fiz. 

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