Skip to main content
Header

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na app my NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da app my NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Boa noite @Amadeu Almeida,

Use o email manter@nos.pt que está funcional.

Hosting provider Other
ISP Amazon.com, Inc.
Company Amazon Technologies Inc.
ASN 16509
Connection type Corporate

Obrigado

 

Acho que o erro era porque os ficheiros tinham demasiados MB.

 

obrigado!

 


Tente fazer o pedido de portabilidade na app nos


Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O bónus €15 (€5 em cada um dos 3 primeiros carregamentos de valor igual ou superior a €7,50) são atribuídos em  saldo, não tendo uma validade para utilização.

A oferta em saldo (15€) não contempla minutos/SMS para números considerados de valor acrescentado ou números especiais.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

A oferta está disponível para novas adesões. Saiba mais aqui.

Ao fazer a adesão e pedido de portabilidade, terá acesso a esta oferta.

Obrigado 


Boa tarde @AJ67,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Saiba mais sobre o processo de portabilidade aqui.

Recomendamos que, para maior rapidez e comodidade, visite uma loja NOS perto de si.

Obrigado

 


Boa tarde @Toz,

Agradecemos a sua mensagem.

O saldo que possui com o seu atual operador, fica retido no mesmo ao fazer a portabilidade do número para a NOS.

O saldo não não é portado juntamente com o seu número.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Já ativou o WTF, @Toz
Se sim, sim, é necessário carregar para que exista renovação de benefícios. 

Obrigado


Eu já liguei para vos, e vou esperar que seja feita a troca do número, para depois. Activar o tarifário por factura o de 40gb 


Ficamos contentes que tenha conseguido esclarecer a situação, @Toz
Muito obrigado pelo seu feedback.


Bom dia.

Pedi o cartão WTF numa promo 50GB por 12,50€.

Chegou o cartão, pedi a portabilidade e carreguei os 12,50€.

A portabilidade foi feita ontem, não tenho o saldo e diz-me que o tarifário é agora 14€.

Começamos mal, nem dinheiro nem tarifário que era.

Alguém me ajuda sff?

 


Lamentamos, @Ruben Borges

No decurso da comunicação da ANACOM tivemos de proceder à alteração de oferta. 

Agradecemos a compreensão.

Obrigado


Então ajude-me a esclarecer onde estão os 12,50€ que carreguei e como escolho o tarifário pois dá-me sempre erro como segue imagem em anexo.

 


Claro que vamos ajudar, @Ruben Borges
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número WTF, PIN original do cartão e o tarifário que pretende ativar para o perfil @Fórum
Muito obrigado


Bom dia.

Realmente é de lamentar, pois mudei de operadora pelo preço acima referido.

A única ajuda que me pode dar é onde fazer reclamação, pois "contratei" um serviço por um preço, e depois de todo o processo de mudança de operadora sou presenteado com outro.

Agradecido

 

Boa tarde @Ruben Borges,

 

A sua situação não é um caso isolado conforme pode verificar aqui.

A moderação com certeza vai ajudá-lo a encontrar um tarifário similar, por favor, envie uma mensagem privada com o seu número WTF e o PIN original do cartão para o perfil @Fórum para análise mais detalhada.


Muito obrigado

 


Muito obrigado pela partilha, @Jorge C😊


Boa tarde @Luiz R,

Segundo a informação do site institucional aqui

“Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade é feita no prazo de 1 dia útil, a menos que tenha escolhido uma data diferente no formulário.

Nos casos em que é preciso instalar o serviço com intervenção física na rede, a portabilidade é feita no dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede. Se a instalação ocorrer após as 17 horas, a portabilidade é feita até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída.”

Obrigado


Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Luiz R e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Pode consultar todas as informações sobre este tema neste artigo e no Site NOS.

Obrigado


Bom dia,

Fiz um pedido de portabilidade há 8 dias e continuo sem rede.

Isto é normal?
recebeu uma mensagem ou outra forma de contacto com a data e hora que ia ser feito a portabilidade?

inseriu o novo cartão SIM no telemóvel só depois da data indicada ? Se sim e continuava sem rede, devia ter logo contactado a NOS.
Bom dia, Eu pedi a portabilidade acerca de uma semana ou um pouco mais e ainda estou a espera que me seja enviada uma mensagem em como a situação esta encaminhada. De momento encontro-me sem telemóvel pois o tarifário que tinha acabo e a portabilidade não é realizada.

Aguardo por uma resposta e pela portabilidade dos números que se encontram no contrato.

Obrigada.

Mais alguém se encontra com o mesmo problema?
Como entro em contacto se não tenho saldo? Vou ter de carregar o telemóvel desnecessariamente Bom dia, não podendo ligar, tem que ir a uma loja NOS ou enviar um email.
Boa tarde...Precisava de ajuda para fazer uma portabilidade de um numero de telemóvel através da internet...Obrigada
Tens de ir preenchendo os dados que tem pedem nesta página. Depois podes enviar por mail com a cópia do CC.
entreguei toda a documentação na a tal mudança na loja no fórum algarve

o assistente da nós disse que iria demorar 2 dias



já passados esse 2 dias liguei pra nós

não consta la nada



o que fazer
entreguei toda a documentação na a tal mudança na loja no fórum algarve

o assistente da nós disse que iria demorar 2 dias



já passados esse 2 dias liguei pra nós

não consta la nada



o que fazer
Bom dia, preencheu o formulário de pedido de portabilidade ? obtenha-o neste link; http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx inscreva o numero de telefone e envie.

Bom dia, @Luiz R
Qual a data que escolheu a preencher o formulário? Pode indicar uma data especifica ou a opção de até 10 dias. 

Obrigado,


Comentário