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Destaque

Portabilidade - Mude para a NOS mantendo o seu número de sempre


Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na app my NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da app my NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente em my.nos.pt ou na app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Recentemente aderi à NOS, fazendo um contrato com um pacote Tv+Net+Voz que irá dar início na próxima sexta feira dia 26/04/2019. Poucos dias depois da adesão à NOS, fui contactada para a possibilidade de adicionar 2 números de telemóvel, cada um por 9,80€ por mês, ao qual aceitei. Aceitei as condições, preenchi os formulários, assinei-os e enviei-os por mail, mesmo antes de receber os cartões NOS. Ontem (terça-feira dia 23) recebi, de manhã, os cartões NOS e imediatamente tirei fotos aos números provisórios de cada um dos cartões e coloquei a indicação dos números de telemóvel que pretendia manter da operadora anterior. Enviei para o mail docportin@nos.pt tal como me foi indicado. Foi-me dito que este processo demoraria 24h, no entanto já passou mais que esse tempo estipulado. Estou a expor a minha situação pois foi-me dito que a própria NOS trataria do cancelamento do serviço com a operadora de origem (Vodafone) e até agora nada, sendo que ambos os números de telemóvel sofrem desconto de saldo (2,75€ cada) todas as sextas-feiras e para evitar mais um débito (serviço que já não iria usufruir), gostaria que a portabilidade ficasse resolvida o mais depressa possível.

Se possível, fornecerei as informações necessárias por mensagem privada.

Aguardo resposta, obrigado.
@isildasousa, quando preencheste o forumlario de portabilidade colocaste até 10 dias uteis?Ou escolheste uma data especifica.
Boa noite! Dia 18 de Abril, fiz a portabilidade de um dos números que está no meu pacote e passado algumas horas deste processo nada estava resolvido e o meu telemóvel continuava a transmitir a mensagem de que o cartão SIM não é suportado, só conseguindo fazer chamadas de emergência. Liguei para a linha de apoio NOS e a senhora conferiu e disse-me que estava tudo correto, não percebia o porquê de ainda não estar operacional e disse que ia deixar o meu contacto aos técnicos para que eles me devolvessem a chamada e me ajudasse. Esperei até ao prazo estipulado e não obtive resposta portanto contactei a linha de apoio NOS mais uma vez e a resposta foi a mesma... Continuo à espera que os técnicos me devolvam a chamada para que consiga resolver o problema. Quase há uma semana que estou à espera que me contactem pois não tenho telemóvel e não consigo comunicar com ninguém.
Já tens os cartões da NOS? Os provisórios?
Bom dia, no dia 25/04 fiz o pedido de portabilidade da Vodafone para a Wtf por e-mail, até hoje não recebi qualquer resposta. É normal?

Boa tarde

Tive que ir a uma loja perder tempo quando podia ser feito online pois foi um numero inventado pelo funcionário que me atendeu telefonicamente

Apenas não vou aceitar o contrato que me enviaram e se não enviarem outro com o numero certo não sei quais as consequências


Bem-vinda ao Fórum NOS @Adrianacosta93, 🙂



A implementação da portabilidade num prazo máximo de 1 dia útil, contado a partir da apresentação do pedido pelo cliente, salvo, quando este tenha solicitado um prazo superior.

Boa tarde @Margarida Malheiro,

Lamentamos a demora na nossa intervenção.

Estamos a acompanhar este tema e respondemos à sua mensagem privada.

Obrigado,


Até hoje ainda não recebi qualquer resposta por parte da NOS e a portabilidade ainda não foi feita!

Bom dia @Margarida Malheiro

Lamentamos a situação. Vamos ajudar. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 

Bom dia

Mas alguém vê as mensagens

Enviei ontem!!!


Hello after my number ported , its become unusable no calls are coming, how to solve this?

 


Até hoje ainda não recebi qualquer resposta por parte da NOS e a portabilidade ainda não foi feita! Também ainda não decorreu 1 dia útil não é ?
Estou no processo de portabilidade dos meus cartões da meo para NOS e ontem recebi uma mensagem da NOS dizendo que num dos cartões o processo ja estava concluído. Desde aí o meu número ficou sem acesso a da. Ou seja não consigo usar o cartão apenas aparece-me uma mensagem do tipo "Não registado na rede". Gostaria de saber como resolver isso o mais depressa possível.
@Adnelzy Rita,



Agora colocas o cartão SIM da NOS e usas 🙂
Bem-vinda ao Fórum NOS @Adnelzy Rita,



O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os posts ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.

Bom dia @Margarida Malheiro,

Já enviou a mensagem privada conforme solicitado?

Obrigado


@Adnelzy Rita,



Agora colocas o cartão SIM da NOS e usas :)


O cartão da Nos não está a funcionar também.

Se calhar no contrato também inventaram o nº, como fizeram comigo e não consigo aceitar o contrato sem isso corrigido, mas está um parto difícil


Olá @Adnelzy Rita,



Para a podermos ajudar, pedimos que nos diga qual a mensagem que apresenta quando tenta utilizar o cartão, por favor.

Bem-vindo ao Fórum NOS @Filipe M Oliveira:grinning:

Lamentamos a situação. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 


Olá @Mário P.



Aparece- me apenas isso quando tento usar o cartão.

Tendo eu adquirido um cartão NOS e pretendendo fazer a portabilidade, ao preencher o formulário e após escolher o documento Cartão de Cidadão e inserir o Numero (8 digitos) a validação efectuada no formulário indica que o numero está incorrecto.

O numero começa por “0”, já tentei com o “0”, sem o “0” e nunca passa a validação.

Por outro lado se eu escolher Bilhete de Identidade a validação é efectuada com sucesso…

Como ultrapassar esta situação sem ter recorrer a uma loja?  

Obg

 

 


Olá @Mário P.



Aparece- me apenas isso quando tento usar o cartão.




o teu telemovel é desbloqueado à rede NOS? se tentares procurar uma rede manualmente consegues?

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação.
Obrigado


@Olaf



Fui fazer o que me sugeriste. O meu telemóvel é um Dual sim. E no Sim 1 eu consigo fazer a pesquisa para procurar redes. Mas no Sim2 o que não está registado na rede ñ me deixa fazer essa pesquisa.

Estou preocupada pk o Sim 1 pode tbm deixar de funcionar assim k eles me enviarem a mensagem que conseguiram concluir o processo de portabilidade. Aí estarei mesmo sem telemóvel.

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