Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 1

muito palavreado bonito e nada importante realmente dito.. em vez de moderadores do forum deviam ir para politicos.. entendo que é o vosso trabalho, mas defender empresas e atitudes deste género só demonstra o tipo de pessoa que realmente são (sim, falo e ataco directamente os empregados)!

a “comunicação” e aumento dos preços está previsto e de acordo com o contracto celebrado.. a falta de pagamento por parte do cliente não está, mas isso depois será problema da NOS para tentar recuperar os pagamentos em falta! :)

Reputação 1

Agora é que você disse tudo.👏

Reputação 1

As atualizações de mensalidades são comunicadas pela via de comunicação periódica, ou seja, fatura, @sofia rodeia.

Compreendemos e agradecemos a sua sugestão. 

Obrigado

considera ISTO uma comunicação aceitável? claramente desenhado de propósito para passar despercebido entre a maior parte dos clientes!

Reputação 1

Eles acham claro que é aceitável, óbvio se não não tinham aqui os moderadores a defender ferozmente. Claro que é aceitável é legal. Óbvio que sim. Vou me repetir mais uma vez, o cliente antigo vale 0 para a nós é mais ou menos um peso. 

Reputação 1

já agora, a todos os clientes afectados e que estejam interessados, deixo aqui informação legal relativa à prescrição de dívidas para com os sistemas de comunicações:
 

após 6 meses, prescreve a dívida existente! tudo dentro da lei! ;)

 

Artigo 10.º
Prescrição e caducidade
1 - O direito ao recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação.
2 - Se, por qualquer motivo, incluindo o erro do prestador do serviço, tiver sido paga importância inferior à que corresponde ao consumo efectuado, o direito do prestador ao recebimento da diferença caduca dentro de seis meses após aquele pagamento.
3 - A exigência de pagamento por serviços prestados é comunicada ao utente, por escrito, com uma antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data-limite fixada para efectuar o pagamento.
4 - O prazo para a propositura da acção ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses, contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial, consoante os casos.
5 - O disposto no presente artigo não se aplica ao fornecimento de energia eléctrica em alta tensão.
  Contém as alterações dos seguintes diplomas:
   - Lei n.º 12/2008, de 26/02
   - Lei n.º 24/2008, de 02/06
  Consultar versões anteriores deste artigo:
   -1ª versão: Lei n.º 23/96, de 26/07
   -2ª versão: Lei n.º 12/2008, de 26/02
Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @xihrzah

O artigo a que se refere nada tem que ver com o incumprimento contratual por falta de pagamento. 

A atualização de mensalidade está prevista nas condições gerais contratuais, pelo que sugerimos que as consultem. 

Obrigado

 

Reputação 1

Bom dia @xihrzah

O artigo a que se refere nada tem que ver com o incumprimento contratual por falta de pagamento. 

A atualização de mensalidade está prevista nas condições gerais contratuais, pelo que sugerimos que as consultem. 

Obrigado

 

pois Sr. Mário, eu sugiro que se informe e eduque sobre os assuntos!

o incumprimento contratual por falta de pagamento dá origem numa dívida em nome do cliente, dívida essa que prescreve por lei passados 6 meses da prestação do serviço!

a culpa é do cliente por não consultar as condições gerais contratuais.. e quando a NOS não transmite o contracto ao cliente, de quem é a culpa?!

o meu contracto foi celebrado por voz/telefone: foi-me dito que a mensalidade seria a mesma durante o tempo de fidelização (24 meses). nada me foi dito sobre as cláusulas de aumento de preços ou outro tipo de situações específicas que possam ocorrer.. na área de cliente apenas tenho acesso a um “Resumo do Contracto”, o qual só identifica os pontos essenciais do serviço e não contém a totalidade das cláusulas contractuais (se não tem conhecimento do documento em questão posso fornecer um exemplo).. 

portanto, não tendo o cliente acesso ao contracto completo, de quem é a culpa?! além que o facto de a NOS não fornecer o contracto integral no acto da celebração tem graves implicações legais!.. (aguardo resposta directa a pergunta!)

estão completamente sem razão e não conseguem admitir.. já reparei que é prática comum no fórum por parte dos moderadores: o cliente nunca está certo! :)
a verdade é que no fundo a maior parte das pessoas não se vai xatear a disputar este tipo de assuntos em tribunal porque não compensa.. nem a própria NOS, que acaba por vender as dívidas de clientes a outras empresas colectoras! é muito mais simples mudar o provedor de serviços e contrair uma dívida temporária que não vai influenciar ou resultar em nada importante passado 6 meses.

Reputação 7
Crachá +6

As condições gerais contratuais encontram-se disponibilizadas no site NOS como, também, são enviadas juntamente com o contrato que realizou para o email, @xihrzah

Se pretender a 2.ª via das condições gerais contratuais, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente e email para o perfil @Fórum.

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Reputação 1

As condições gerais contratuais encontram-se disponibilizadas no site NOS como, também, são enviadas juntamente com o contrato que realizou para o email, @xihrzah

Se pretender a 2.ª via das condições gerais contratuais, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente e email para o perfil @Fórum.

Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

não foram enviadas para o email na altura da realização do contracto! práctica comum? lapso do operador? quem sabe?.. facto é que nunca me foi fornecido o contracto completo!
não cabe ao cliente ir procurar as cláusulas contractuais no site! é responsabilidade da NOS fornecer essa informação no acto!

não pretendo 2ª via, já adquiri depois de contactar uma colega sua e ter pedido especificamente isso, uma vez que nunca me tinha sido fornecido!

verifica-se a continuação da mesma prática que descrevi: o cliente não tem razão e nem sequer respondeu a pergunta directa colocada por mim!

-_-

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado quanto ao incremento no custo mensal da fatura, solicitando a V. Exas. que me informem discriminadamente a fórmula de cálculo aplicada.

Ora, tendo realizado um novo contrato em setembro de 2022 e 5 meses depois fazem uma atualização em cerca de 7,8% sobre o valor atual, é totalmente desproporcional e injustificada.

Nesta conformidade, venho solicitar a reapreciação da situação.

Reputação 7
Crachá +5

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado quanto ao incremento no custo mensal da fatura, solicitando a V. Exas. que me informem discriminadamente a fórmula de cálculo aplicada.

Ora, tendo realizado um novo contrato em setembro de 2022 e 5 meses depois fazem uma atualização em cerca de 7,8% sobre o valor atual, é totalmente desproporcional e injustificada.

Nesta conformidade, venho solicitar a reapreciação da situação.

Boa noite, trata-se de facto de um aumento pesado mas que deriva da inflação registada em 2022.

Atualização de preços

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @marisadani, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualização de mensalidade teve como base a taxa de inflação. Lamentamos o transtorno. 
Obrigado 

Reputação 7
Crachá

Venho por este meio demonstrar o meu desagrado quanto ao incremento no custo mensal da fatura, solicitando a V. Exas. que me informem discriminadamente a fórmula de cálculo aplicada.

Ora, tendo realizado um novo contrato em setembro de 2022 e 5 meses depois fazem uma atualização em cerca de 7,8% sobre o valor atual, é totalmente desproporcional e injustificada.

Nesta conformidade, venho solicitar a reapreciação da situação.

Boa noite, trata-se de facto de um aumento pesado mas que deriva da inflação registada em 2022.

Atualização de preços

 

Há deriva anda a NOS, todo o mundo sabe que a NOS não é obrigada a aderir a este aumento de cartel, pelo que dizer que o aumento “deriva” da inflação é a mesma coisa que dizer que a NOS foi obrigada a aumentar o preço dos serviços porque o preço do tomate aumentou.
A NOS aumentou porque quer sempre mais lucro, mesmo com cada vez pior serviço.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Utilizador123456

Esta é, de facto, uma situação transversal a vários setores económicos, sendo que a NOS atualiza as mensalidades com base na taxa média de inflação divulgada pelo INE. Compreendemos a sua insatisfação e, como sempre, estamos disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções. Sugerimos, desde já, a consulta de informação específica sobre eventuais impactos desta atualização ao seu contrato através das cláusulas gerais contratuais. Porque sabemos a importância e necessidade de utilização dos nossos serviços, a NOS desenvolveu ainda um conjunto de soluções específica para clientes mais vulneráveis durante esta situação extraordinária.

Obrigado,

Exmos. senhores,

Venho, por este meio, solicitar esclarecimentos tendo em conta que o valor da fatura excede o valor habitual, ou seja passou de 56.89e para 61.32€. Pretendo a devolução do valor que seria pago a mais.

 

Aguardo esclarecimentos,

 

Reputação 7
Crachá +5

Exmos. senhores,

Venho, por este meio, solicitar esclarecimentos tendo em conta que o valor da fatura excede o valor habitual, ou seja passou de 56.89e para 61.32€. Pretendo a devolução do valor que seria pago a mais.

 

Aguardo esclarecimentos,

 

Boa tarde, a alteração do valor da fatura deve-se à atualização anual que em 2022 foi de 7,83%.

Na sua fatura de Dezembro deve encontrar a informação sobre a atualização. 

Atualização de preços

Para mais informação acesse este Tópico:

 

Reputação 7
Crachá

Exmos. senhores,

Venho, por este meio, solicitar esclarecimentos tendo em conta que o valor da fatura excede o valor habitual, ou seja passou de 56.89e para 61.32€. Pretendo a devolução do valor que seria pago a mais.

 

Aguardo esclarecimentos,

 

@Maria Inês Cruz Mota E fique feliz por não ser na Turquia ou a NOS estaria agora a cobrar-lhe 104€.

Boa tarde, segundo informação dada na linha de apoio ao cliente, não seria possível fazer uma reclamação escrita para a NOS atualmente, porém acabei de fazer uma chamada devido a uma quebra de WIFI que tive em casa, que tive que pagar a chamada, algo que acho incrível ter que pagar para resolver algo que à partida, não deveria ter acontecido, foi-me informado que poderia fazer a reclamação por este meio.

 

Desta forma venho por este meio manifestar a minha insatisfação pelo facto de ter renegociado o meu pacote no mês de Novembro, ficando fidelizado por mais 24 meses, onde a passei de uma valor de €82,99 (salvo erro) para €73,99 devido a uma mudança de casa e o facto da operadora me dizer que não podia proceder a essa alteração de morada sem essa negociação. Pouco tempo depois houve a atualização dos valores das telecomunicações e passei a pagar praticamente o mesmo. O que contesto é o timing da renegociação, pois na verdade só usufrui dessas novas e mais vantajosas condição por um curtíssimo espaço de tempo.

 

Infelizmente, e devido a uma mudança de paradigma do apoio ao cliente, temos que pagar sempre que queiramos esclarecer algo telefonicamente e por vezes temos informações divergentes nesses mesmos contactos. Então porque pagamos nós?

 

Aguardo um feedback por parte da NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Maria Inês Cruz Mota,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O aviso relativo à atualização de mensalidades ocorreu, por meio de fatura, no mês de novembro ou dezembro.

Sugerimos a consulta destas faturas para a informação em causa.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @Bruno Saldanha,

 

Poderia ter ligado 931 699 000 (Custo chamada para a rede móvel nacional) ou 16990, opção 3, assistência técnica (Chamada é gratuita de um número fixo ou móvel NOS).

Em relação à mudança de casa será que solicitou o serviço “Mudar de Casa”?

Termos e condições:
  • Oferta válida para atuais clientes que efetuem mudança de casa com serviço TV instalado há mais de 6 meses na morada atual, e mediante nova fidelização de 24 meses.
    Não é acumulável com outras campanhas em vigor.
     
    Para clientes com serviço TV instalado há menos de 6 meses na morada atual, a instalação na nova morada tem o custo promocional de €80 .

 

Se tiver alguma questão adicional não hesite.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bruno Saldanha,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualização do valor dos pacotes ocorre anualmente, de acordo com as práticas do setor.

Todas as atualizações são previamente comunicadas em canais definidos para o efeito (fatura, email, carta) com a antecedência mínima de 30 dias.

Consulte, por favor, a sua fatura de Dezembro para esta informação.

Obrigado 

Boa tarde, em relação ao valor de chamada, não foi o que a mensagem informou.

No que toca à mensalidade, é como eu negociar condições com um banco, que me leva a optar por serviços do mesmo e este alterar essas mesmas condições unilateralmente.

Se temos obrigações de fidelização, então que seja oferecido um serviço consistente e um valor estável.

Reputação 1

Após falar com os moderadores e ser contactado pela linha de apoio há cerca de 1 mês com o objetivo de renegociar contrato, foi concluído que nada havia a fazer pois o contrato era recente, de 9/2022, 

Hoje acaba de me ligar um comercial a oferecer mais algumas melhorias do pacote (que não preciso) e redução de 4€ mensais em troca do prolongamento da permanência. 

Afinal era possível!!! 

Não aceitei pois a minha decisão está tomada.
Os 4€ representam um desconto de 2,1%. É um contrato empresarial. 

Boa noite,

Venho demonstrar a minha indignação ao aumento efetuado em 2023 do valor da fatura, sem informação do mesmo, durante a fidelização do contrato. A justificação da taxa de inflação não me faz sentido algum para contratos em vigor em que o cliente está fidelizado. Além de ter ficado sem 2 televisões por falta do sinal ainda tive um aumento do valor da fatura, ou seja, menos serviços prestados ( no inicio do contrato isso não estava previsto). Penso que não é desta forma que cativam os vossos clientes bem pelo contrário. Assim que me for possível terminarei o contrato, pois estou bastante insatisfeita com a vossa prestação.

Reputação 7
Crachá +1

@Iola boa noite, quanto ao aumento parecem-me que foi geral, isto é, para todos e todas as operadoras, a verdade é que se estiver na disposição de ficar mais 24 meses pode baixar o valor da factura. Mas no próximo ano o aumento irá voltar. A lei permite que as operadoras façam isto mas a entidade reguladora e governo ficaram espantados, senhores políticos tenham vergonha na cara. Quanto aos televisores parto do princípio que são anteriores a 2010 e não descodificam a norma DVB-C? A NOS avançou primeiro mas é uma questão de tempo até os outros irem pelo mesmo caminho, o satélite foi sempre digital, o terrestre já é só digital (apesar da imensa pobreza do serviço em Portugal, obrigado governo e Altice) e o cabo irá ser digital.

Comentário