Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22225 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1626 Comentários

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Reputação 1

boas estou farto de fazer busca digital numa samsung e nada

alguém me manda uma Frequência  para tentar manualmente?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Reputação 7
Crachá +1

boas estou farto de fazer busca digital numa samsung e nada

alguém me manda uma Frequência  para tentar manualmente?

Obrigado

Bom dia @Joaquim Guedes , comece por verificar no manual da tv se a mesma tem sintonizador DVB-C. Pode enviar o modelo da tv, na traseira da tv poderá ver, e o ano de fabrico.

Reputação 1

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 😊

@Paula Soares, diga-nos, por favor, se tem mais televisões em casa. Se sim, diga-nos se nota a mesma dificuldade. 

@Joaquim Guedes, agradecemos o seu comentário. Segundo o Manual do seu equipamento [Pág.2] existe uma limitação às regiões. Assim, e uma vez que no manual, pelo que verificamos não faz menção aos Países compatíveis, sugerimos que experimente alterar a região para: 

  • Suécia; 
  • França; 
  • Finlândia ou; 
  • Áustria

Experimente, por favor, e, de seguida, dê-nos o seu feedback. 

Obrigado

Reputação 1

Bom dia.

meti em outros e deu certo 

muito obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo seu feedback, @Joaquim Guedes
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

 

@CosmoRandom, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Detalhe-nos, por favor, a sua questão. A informação do conteúdo não surge?

Obrigado

Reputação 6
Crachá +2

Muito obrigado pelo seu feedback, @Joaquim Guedes
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 

Qualquer questão que tenha, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

 

@CosmoRandom, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Detalhe-nos, por favor, a sua questão. A informação do conteúdo não surge?

Obrigado

É o EPG a emitir mais. Antes era :

 

Agora:

A seguir:

 

Mas agora na TV RF aparece mais! É um erro ou una atualizacao?

 

Aparece tipo...: *ex*

 

Agora: Non stop y2ks

A seguir: Hits dont Lie

Hits On Shuffle!

Rap & R'n'B Jamz

 

Emite Mais do que 2 programas. Oque não costumava ocorrer!

Se ser uma atualização que ponham as 24h ou 48h estariam de parabens!

 

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Bom dia,
Zero problemas com a internet e com o router.  Mas a questão também não é relacionada com internet, mas sim com a sintonização de canais sem box em TV com cabo coaxial.

Reputação 5
Crachá +1

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Bom dia,
Zero problemas com a internet e com o router.  Mas a questão também não é relacionada com internet, mas sim com a sintonização de canais sem box em TV com cabo coaxial.

Boa tarde, @Paula Alcantara 

Pode ser mau isolamento do cabo coaxial. Tem a certeza que os cabos coaxiais que utiliza têm bom isolamento? Tive um problema com alguns canais que não conseguia ver na televisão sem box e bastou-me trocar o cabo coaxial por um de melhor qualidade para resolver totalmente o problema (algo no meu prédio estava a produzir interferências na frequência desses canais o que ficou resolvido com o cabo coaxial de melhor isolamento). 

No seu caso deve ser a frequência de 458 Mhz que está com alguma interferência, ou porque o sinal da NOS à partida é fraco ou porque a interferência no prédio é forte. Deve afetar pouco mais de meia dúzia de canais. 

Trata-se apenas de uma das hipóteses possíveis para causar o problema, baseada esta na minha experiência pessoal.

Nota: em princípio, se apenas utilizar os cabos coaxiais instalados pela Nos, estes costumam desde logo garantir um bom isolamento. Haverá então de tentar encontrar outra razão, como deficiência no sinal da Nos, o que me parece contudo pouco provável.

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Bom dia,
Zero problemas com a internet e com o router.  Mas a questão também não é relacionada com internet, mas sim com a sintonização de canais sem box em TV com cabo coaxial.

Boa tarde, @Paula Alcantara 

Pode ser mau isolamento do cabo coaxial. Tem a certeza que os cabos coaxiais que utiliza têm bom isolamento? Tive um problema com alguns canais que não conseguia ver na televisão sem box e bastou-me trocar o cabo coaxial por um de melhor qualidade para resolver totalmente o problema (algo no meu prédio estava a produzir interferências na frequência desses canais o que ficou resolvido com o cabo coaxial de melhor isolamento). 

No seu caso deve ser a frequência de 458 Mhz que está com alguma interferência, ou porque o sinal da NOS à partida é fraco ou porque a interferência no prédio é forte. Deve afetar pouco mais de meia dúzia de canais. 

Trata-se apenas de uma das hipóteses possíveis para causar o problema, baseada esta na minha experiência pessoal.

Nota: em princípio, se apenas utilizar os cabos coaxiais instalados pela Nos, estes costumam desde logo garantir um bom isolamento. Haverá então de tentar encontrar outra razão, como deficiência no sinal da Nos, o que me parece contudo pouco provável.

@Carlos AC  obrigada pela dica, mas já experimentei com outros 2 cabos e o problema mantém-se. Aliás, o problema só apareceu nos últimos dias com a alteração efectuada pela NOS.

Reputação 5
Crachá +1

Fiz a sintonização dos canais e a generalidade funciona sem problemas. Contudo, alguns poucos canais, como o História ou o SIC Caras tem significativas interferências, tanto na imagem que por vezes aparece com “quadradinhos” no ecrã, como no som onde há cortes. Podem ajudar?
Obrigada!

 

 

Bom dia @Paula Alexandra, não conseguir ver bem alguns canais significa que o sinal não é forte o suficiente para formar a imagem, tem tido problemas com a internet? Como fica depois de iniciar o router?

Bom dia,
Zero problemas com a internet e com o router.  Mas a questão também não é relacionada com internet, mas sim com a sintonização de canais sem box em TV com cabo coaxial.

Boa tarde, @Paula Alcantara 

Pode ser mau isolamento do cabo coaxial. Tem a certeza que os cabos coaxiais que utiliza têm bom isolamento? Tive um problema com alguns canais que não conseguia ver na televisão sem box e bastou-me trocar o cabo coaxial por um de melhor qualidade para resolver totalmente o problema (algo no meu prédio estava a produzir interferências na frequência desses canais o que ficou resolvido com o cabo coaxial de melhor isolamento). 

No seu caso deve ser a frequência de 458 Mhz que está com alguma interferência, ou porque o sinal da NOS à partida é fraco ou porque a interferência no prédio é forte. Deve afetar pouco mais de meia dúzia de canais. 

Trata-se apenas de uma das hipóteses possíveis para causar o problema, baseada esta na minha experiência pessoal.

Nota: em princípio, se apenas utilizar os cabos coaxiais instalados pela Nos, estes costumam desde logo garantir um bom isolamento. Haverá então de tentar encontrar outra razão, como deficiência no sinal da Nos, o que me parece contudo pouco provável.

@Carlos AC  obrigada pela dica, mas já experimentei com outros 2 cabos e o problema mantém-se. Aliás, o problema só apareceu nos últimos dias com a alteração efectuada pela NOS.

Os canais digitais da Nos não sofrem alterações significativas já há vários anos. Os canais que sintonizou agora já existem há muitos anos nas mesmas frequências, pelo que, se tivesse feito a sintonia não agora mas há alguns anos, o mais provável era ter detetado na altura o problema. Repito, os canais digitais não foram criados agora mas já existem na Nos há muitos anos sem ter havido recentemente mexidas nas suas frequências.

Creio que, salvo melhor opinião, só com uma verificação por um técnico da qualidade do sinal à entrada do apartamento e no local da Tv será possível chegar a alguma conclusão.

Boa noite.

Venho por este meio pedir ajuda, porque contratei um serviço da NOS, mas aquando da instalação por parte do técnico, verificou-se que duas das tv's só funcionam com descodificador, coisa que nunca tinha sido necessária até agora com a outra operadora. Contactei a operadora ainda com o técnico cá em casa e sem concluir a instalação, de modo a perceber qual seria a solução e tomar uma decisão, visto que se seria necessário um acréscimo na prestação mensal, já foge dos valores pretentidos e acordados. Como não achei que o serviço estava a corresponder ao pretendido e esperado, pretendia não terminar a instalação e cancelar tudo.

Quando me foi dito que teria de pagar cerca de 400€ para cancelar, e que esse valor era devido à instalação e não ao periodo de fidelização. (Como já li aqui em outros casos que se passou o mesmo)

Gostaria de saber se conseguem ajudar na resolução deste caso, visto que me desagradou bastante esta situação toda, mais ainda estarem a "obrigar" a pessoa a pagar os tais cerca de 400€ para um cancelamento de um serviço que ainda nem sequer estava concluído. 

Acho uma situação muito negativa por parte da NOS, e que só faz que clientes e possíveis clientes "se afastem"…

Obrigado desde já. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Paula Alcantara. O @atcrs partilhou uma boa ajuda.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite, só agora é que tomei conhecimento que a partir de 4 de Julho não será possível ver televisão em aparelhos só com sintonia analógica... sendo eu cliente com um pacote já de valor elevado para mim, e que levou aumento de quase 5€ no início do ano, agora mais 25,99€ pelo descodificador digital?!?! Que culpa têm os clientes desta situação? Eu tenho uma televisão que foi bastante cara e agora fica obsoleta senão pagar 25,99€?!?

Nem descontos dão aos clientes... só preciso para uma TV, se tivesse duas eram mais de 50€...

Não estou na disposição de pagar tanto nem de alugar o mesmo pois já me está a fazer lembrar os "aparelhos da Via Verde"... 

Irei fazer reclamação por escrito se não me for apresentada uma solução aceitável, já não chega a inflação, os aumentos das taxas de juro, agora também esta situação...

Cumprimentos. 

Boa noite

Vivo num apartamento há 16 anos e sempre tive direito aos 4 canais públicos em qualquer divisão da casa...
Mesmo quando prescindia dos serviços de qualquer operadora. 
E agora deixei de ter direito aos 4 canais Públicos, porquê? 
Nas outras divisões eu só quero os canais públicos... não quero mais nenhum... 
Mesmo sendo vosso cliente há bastantes anos, esta situação tem de ser resolvida de forma gratuita, por vocês. Afinal sou vosso cliente a muitos anos e não cliente de rua em que se tenta impingir um descodificador de 25 euros para cada tv. 
Aguardo uma resposta da vossa parte. Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, só agora é que tomei conhecimento que a partir de 4 de Julho não será possível ver televisão em aparelhos só com sintonia analógica... sendo eu cliente com um pacote já de valor elevado para mim, e que levou aumento de quase 5€ no início do ano, agora mais 25,99€ pelo descodificador digital?!?! Que culpa têm os clientes desta situação? Eu tenho uma televisão que foi bastante cara e agora fica obsoleta senão pagar 25,99€?!?

Nem descontos dão aos clientes... só preciso para uma TV, se tivesse duas eram mais de 50€...

Não estou na disposição de pagar tanto nem de alugar o mesmo pois já me está a fazer lembrar os "aparelhos da Via Verde"... 

Irei fazer reclamação por escrito se não me for apresentada uma solução aceitável, já não chega a inflação, os aumentos das taxas de juro, agora também esta situação...

Cumprimentos. 

Na verdade o valor de compra é 14.99€ ou aluguer a 0,49€. Está aí o desconto. Caso pretenda, pode passar numa loja ou ligar para o apoio.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @LuisW, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Como já existe no Fórum NOS um tópico sobre o tema, onde outros utilizadores expõem a mesma dúvida e onde pode encontrar a resposta à sua questão, movemos a sua publicação. Desta forma a consulta de informação torna-se mais fácil e garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Lamentamos que as nossas decisões não vão de encontro com as suas expectativas.

No entanto, trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral, pelo que, se tiver a decorrer o vinculo para com empresa, sim, a cobrança do incumprimento contratual é devido. Assim, e se a sua televisão não é compatível com a norma DVB-C, em alternativa, pode:

  • Comprar ou alugar de descodificador digital (DTA);
  • Aderir à oferta multiroom disponível (Box UMA, IRIS, Android TV ou Apple TV);
  • Atualizar do equipamento terminal (Televisão). 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@Rikardo Ferreira e @J. Alves, de forma a ter acesso à grelha de televisão NOS em televisões sem descodificador integrado DVB-C é necessária a utilização de um descodificador externo.

Obrigado

Reputação 1

Imaginem duas pessoas idosas, ambas sem internet. Na casa onde habitam a NOS fornece o telefone e um serviço básico de TV. O serviço de TV passa para digital e as TVs deixam de funcionar. Torna-se necessário um descodificador digital. "Gentilmente", não cumprindo mais que a sua obrigação, a NOS "oferece" um descodificador. Aproveita a situação para alterar o contrato que passa a incluir a oferta do descodificador digital. Entretanto altera a forma de envio da fatura, deixa de ser em papel e passa a ser através da APP NOS. Os dois idosos não têm como aceder a APP e portanto não recebem a fatura. A NOS envia mensagens a visar que o incumprimento acarreta custos e que a fatura deve ser paga, para isso devem aceder a APP. Nenhum dos idosos tem, internet, smartphone, nem sequer registo na APP. O telemóvel que usam ainda são do tipo Nokia 3110. Quando confrontada com o problema, a NOS dá como solução o regresso ao envio para a fatura em papel, com um custo acrescido de 1€. Apesar de nunca terem solicitado a alteração deste campo no contrato e de serem incapazes de aceder a fatura. É esta a responsabilidade civil de uma empresa como a NOS. Isto é a realidade, não é ficção.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @RicardoJRPereira

Como já existe no Fórum NOS um tópico sobre o tema, onde outros utilizadores expõem a mesma dúvida e onde pode encontrar a resposta à sua questão, movemos a sua publicação. Desta forma a consulta de informação torna-se mais fácil e garantimos a boa organização do Fórum NOS.

Obrigado

Reputação 1

A minha questão não é sobre a sincronização, é sobre o abuso na cobrança e sobre a fatura em papel. Agradeço que a nova para o local correto

Reputação 1

Se não a mover eu crio outro tópico, pretendo que seja um tópico de discussão sobre o tema. Em momento algum eu falo sobre a sintonia. Precisa que explique melhor, ou já compreendeu?

Reputação 7
Crachá +6

@RicardoJRPereira, o comentário manter-se-á no mesmo tópico para o qual movi. Uma vez que aborda igualmente o tema da transformação do analógico.

Lamento, no entanto, o lapso na ausência do esclarecimento quanto ao custo da fatura. O envio da fatura em formato papel apenas tem custos caso;

  1. tenha aderido a uma campanha que preveja um desconto mediante a ativação o débito direto e/ou fatura electrónica ou; 
  2. caso pretenda a fatura detalhada ao invés da simples.

Obrigado

Comentário