Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box



Mostre a primeira mensagem

1636 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

A box da nos é tdt com 120 canais...... 

A NOS não usa o sistema da TDT (DVB-T) mas sim DVB-C são sistemas diferentes.

Reputação 7
Crachá

Bom dia,

Recebi um email informando a alteração do serviço TV para digital.

Acontece que tenho a TV da cozinha que vai deixar de sintonizar canais.

Logo a TV da cozinha que é a que mais se usa.

Liguei com o Apoio ao cliente e querem que eu pague um aluguer de um descodificador ou então comprar o mesmo.

Não seria de bom senso a NOS disponibilizar esse equipamento sem qualquer custo associado a quem já é cliente e vai ficar privado do serviço?

 

Se ficar privado do serviço faça com que a NOS fique privada do pagamento.
A alteração foi efectuada unilateralmente pela NOS e como tal tem obrigação de resolver sem custos para os clientes.
Aproveite e reclame no livro:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá

Boa tarde @Correiea,

Agradecemos o seu testemunho.

Como sugerido pelo @Utilizador123456, a situação poderá derivar da ausência de descodificador DVB-C integrado.

Consulte o manual ou site do fabricante da sua televisão no sentido de consultar se a televisão possui descodificador DVB-C integrado.

Obrigado 

@Correiea caso a sua TV não tenha descodicador a NOS deverá fornecer o DTA gratuitamente já que alterou o serviço unilateralmente.

Reputação 7
Crachá

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

@atcrs prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão @Paulo Maciel.

Não temos informações sobre este tema @zepedro19.

Oferta de mensalidades de equipamentos poderão variar de acordo com cada contrato e condições comerciais acordadas.

Obrigado 

Por acaso esta questão é bastante pertinente para os moderadores do @Fórum responderem, porque alguns clientes têm DTAs gratuitos e outros têm que os pagar.
É claramente uma discriminação inaceitável para uma situação criada pela NOS.

Reputação 7
Crachá

Boa tarde,

 

Quer dizer eu acabo de contratar um serviço, não sou na altura informado dessa futura alteração e ainda tenho de vir eventualmente a pagar mais para poder adquirir esse descodificador??!!!
Quem se responsabiliza por esses gastos?? Irei brevemente me deslocar a uma loja e espero que facultem o mesmo de forma gratuita.

Visto que consigo ver apenas 5’ de televisão onde não tenho box. Sinceramente não acho normal e acho menos ainda ter uma despesa extra estando a pagar um serviço!

 

(Mas se tiver de recorrer por outras vias e estudar a lei e salvaguardar os meus direitos de consumidor, eventualmente um intervenção junto à ANACOM e até criar um grupo/petição para resolver a situação sigamos em frente!!!!)
 

 

 

Boa noite @Correiea,

Sugiro que verifique os Termos e condições do Serviço de Distribuição de Televisão que permitem alterações do contrato nas seguintes condições.

Uma outra sugestão importante é que, antes de reclamar sobre um problema, é sempre bom tentar informar-se mais sobre o assunto. Ler as informações disponíveis nos sites das operadoras, fóruns especializados e outras fontes pode ajudar a entender melhor a situação e encontrar soluções mais rapidamente.

Além disso, pode evitar a frustração de receber respostas curtas ou sem solução nos fóruns.

Então, sempre que tiver um problema, tente pesquisar sobre ele primeiro e, se precisar de ajuda, seja claro e específico na sua descrição para que a comunidade possa ajudá-lo de forma mais eficaz.

Obrigado

Não parece que exista aqui grande informação a não ser que no caso da alteração do serviço a NOS tem que informar os clientes, o que parece só ter feito para uma parte dos clientes e que caso o cliente não concorde pode cancelar o serviço sem custos o que a NOS contradiz.

Reputação 7
Crachá

 sou cliente NOS à muitíssimos anos

Com o fim dos canais analógicos e sem aviso prévio  fiquem sem sinal em algumas televisões ( as mesmas não fazem descodificação) no meu espaço comercial, gostaria de saber se é possível obter algum descodificador grátis

Possível é… Agora em princípio só reclamando 🤣

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rui Cova,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

O @Jorge C prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Pode, em qualquer Loja NOS perto de si, verificar a melhor oferta para aquisição ou aluguer de descodificador digital.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Boa tarde,

 

Quer dizer eu acabo de contratar um serviço, não sou na altura informado dessa futura alteração e ainda tenho de vir eventualmente a pagar mais para poder adquirir esse descodificador??!!!
Quem se responsabiliza por esses gastos?? Irei brevemente me deslocar a uma loja e espero que facultem o mesmo de forma gratuita.

Visto que consigo ver apenas 5’ de televisão onde não tenho box. Sinceramente não acho normal e acho menos ainda ter uma despesa extra estando a pagar um serviço!

 

(Mas se tiver de recorrer por outras vias e estudar a lei e salvaguardar os meus direitos de consumidor, eventualmente um intervenção junto à ANACOM e até criar um grupo/petição para resolver a situação sigamos em frente!!!!)
 

 

Na loja nao facultam gratuitamente. O valor será, á partida, 0,49€/mês. Este valor é temporário.

Claro que é, o valor defenitivo tem que ser 0€, só é preciso que mais clientes usem o livro de reclamações:

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

 

Obrigado a quem reclama no livro.

Reputação 7
Crachá

Fiquei com uma televisão em casa sem acesso a canais.

Não aceito sugestão de compra ou aluguer de descodificador.

A alteração foi aplicada abruptamente sem qualquer comunicação atempada e a nós incumpriu.

Por isso irei denunciar o contrato por justa causa

Pode fazê-lo em:
https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

Reputação 7
Crachá +4

Bom dia @espjso
Agradecemos o seu feedback. 

Temos a indicação de alguns utilizadores que, para que exista uma organização dos canais, por vezes, pode ser necessário mudar a região nas definições do televisor. 
Correcto @dxnog@CP001 e @atcrs?

Obrigado

Correto.

 

No entanto o @espjso,  pergunta qual o ID para zona do Porto.

No tempo das zon boxes e powerboxes era este para o Porto: ID 42837 

É tentar inserir no modo de rede a ver se ainda funciona esse ID.

Reputação 7
Crachá

O meu comentário anterior foi motivado por inúmeras pessoas mencionarem outros valores no Fórum NOS, sendo a informação que facultei a que está no site oficial em 07 de Maio 2023.

Obrigado

E existem muitos outros valores para esses equipamentos, só paga esses valores quem for enganado pela NOS.

Reputação 7
Crachá

Os valores comerciais encontram-se disponibilizados no preçário NOS, como indicado, e bem, pelo @Jorge C

Existem, também, campanhas e/ou promoções associadas às contas de cliente que podem ou não prever outros valores. 
Obrigado

O único valor que podem legalmente prever é 0€ para clientes que têm instalações anteriores à mudança do serviço unilateralmente pela NOS pois foi esse o serviço que os clientes aceitaram pagar. Não podem imputar custos pelas alterações que fizeram por vontade exclusiva da NOS.

Reputação 7
Crachá

O sinal de TV continua a ser prestado, logo ainda está de acordo com o contratado.

A minha TV não recebe sinal nenhum e quando foi instalado ela recebia, então para todos os efeitos o sinal contratado não existe mais. Se existe um período experimental e o cliente aceita o serviço qualquer alteração posterior é uma alteração ao serviço contratado.
Não será por acaso que o cliente tem um período em que se pode experimentar e arrepender 🤣

Se não ia a um stand, fazia o test-drive a um Ferrari e sai com um Fiat, ainda é do mesmo grupo automóvel mas não é a mesma coisa.

Reputação 7
Crachá

Olá @123deOliveira4 

 

De facto para ter a oferta da NOS de mais de 100 canais e em HD precisa ou de uma TV com sintonia digital ou por cabo dvb-c, ou de de adquirir um dta e continuar a utilizar a mesma TV.

 

Como o @dxnog disse e bem é uma questão de custos e de necessidades. Um dta à nos há-de ficar mais em conta que certamente uma TV hd.

Caso precise neste tópico já é falado e ajudam

 

Reputação 3

Qualquer descodificador DVB-C deverá sintonizar os canais, no entanto a NOS é que deveria fornecer os descodificadores que ninguém a mandou mudar o sinal.

Reputação 7
Crachá

@Guimas deu a resposta correcta, @Utilizador123456 

Lamentamos que não aceite a informação prestada, mas a atualização de tecnologia não prevê alterações contratuais como indicámos. 

Muito obrigado

Mas a lei prevê claramente que um serviço publico essencial como é o caso não pode ser deixado de prestar de forma unilateral, entendo que queiram lesar os clientes dessa forma mas o serviço contratado incluia claramente serviço analógico havendo inclusivé anuncios da NOS que prometiam serviço em toda a casa.
Essa descontinuação deixou clientes sem SPE ilegalmente o que é não apenas uma violação do contrato como da lei.
Espero que mais clientes reclamem e que tal como eu não paguem até que o serviço seja reposto sem custos.
Se por acaso a NOS resolvesse usar a norma DVB-F de forma unilateral todos os clientes tinham que actualizar os equipamentos para continuarem a ter o serviço @Mário P.?

Reputação 1

Bom dia.  ainda estou à espera da solução para este problema. Efectivamente a NOS também  arranjou aqui um problema financeiro e outro ambiental. Tornou necessario consumir mais energia para ter descodificadores ligados, a necessidade de alugar os aparelhos e tornou obsoletas tvs que ainda estão a trabalhar bem. A NOS com esta acção conseguiu engolir o IVA da luz que o governo reduziu, vai tirar mais dinheiro às familias que já se vêem com dificuldades e ainda aumenta o consumo de energia ao contrario de poupar a mesma como vai ser pratica europeia. Será que o governo sabe disto? A NOS devia pensar bem no timming e no modo de fazer esta transição. Efectivamente quem quer 100 canais tem a opção de os ter, como até agora, mas nunca reclamei de ter só 23. Penso que como eu existem muitos portugueses

 

Reputação 7
Crachá

Ok mas não.

Claro que não, mas ninguém é obrigado a pagar serviço de televisão se tiver deixado de ver televisão, isso é garantido.

Reputação 7
Crachá +1

@Tiago Rodrigues 86 verifique que as tv’s têm a norma DVB-C para receber o sinal se não vai mesmo precisar de descodificador,

@Jorge Barreiros pelo que vi a sua Samsung só tem DVB-T ou seja, no manual não vi nenhuma referência a DVB-C, nesse caso não vai ver os canais digitais sem descodificador.

O que a NOS ainda não clarificou é se as tv’s que não têm DVB-C mas têm a banda S ou Hiperbanda podem receber os canais digitais alojados na banda S.

A migração para o digital era uma questão de tempo, depois do DVB-T, as tv’s agora disponibilizam a norma DVB-C também. Eu tenho duas tv’s já com mais de 10 anos e já me conformei que, ou tenho box ou compro outras.

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite. Ontem foi-me instalado o serviço NOS em casa. Na sala foi instalada uma box UMA e no meu quarto foi feita a sintonia dos canais digitais sem recurso a box. Td correu às mil maravilhas e fiquei com os tais cerca de 100 canais. Tudo tal como tinha antes através da MEO. À noite quando a minha mulher ligou a televisão, nenhum canal apresentava sinal. Voltei a fazer sintonia digital mas até agora n consegui apanhar 1 que fosse.

Tendo em conta que, com q presença do técnico, consegui sintonizar os canais, parece-me mt estranho os mesmos desaparecerem e n os conseguir sintonizar novamente. Alguma ideia de como solucionar? Ligar para o apoio? 

Sendo que tens opção sintonia digital e conseguiste antes. parece que deverias ter acesso.

Verifica que tens o cabo bem encaixado em ambas as pontas e se nao der nada, fala com o apoio técnico sim

Eu com um pouco de insistência por telefone consegui para um amigo o descodificador de oferta e sem fidelização adicional. Foi preciso explicar que é uma alteração por motivo não imputável aos clientes e que, por isso, os clientes nada deviam pagar.

Reputação 7
Crachá +2

A sua box uma está a funcionar? Se sim, talvez verificar a penas as ligações à televisão sem box pode ajudar

Reputação 7
Crachá +5

Gostaria de saber o seguinte: 

1-custo (mensal, anual?) do aluguer  de descodificador digital;

2- custo de aquisição de descodificar digital

Boa tarde, 

1 - €2.00

2 - €24,99

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JOAO-KARLOS

Esta situação trata-se de uma atualização natural do serviço e não de nenhuma alteração unilateral, pelo que, se tiver a decorrer o vinculo para com empresa, sim, a cobrança do incumprimento contratual é devida. No entanto, confirmamos a recepção da sua mensagem, vamos endereçar o seu pedido à equipa que o vai ajudar e, por conseguinte, contactar. 

Obrigado

Ainda tenho duas televisores analógicos , contratei um serviço onde pode-se lugar os aparelhos sem box , só tenho uma televisão das mais recentes , obrigam me a alugar ou comprar um aparelho para descodificar o sinal.

Qual o preço do aluguer ou compra?

É só esquemas para fazer o cliente gastar dinheiro, resumindo ladrões.

Comentário