Header
Respondido

A NOS bloqueou-me porque eu não aceitei ter publicidade personalizada na TV. Alguém mais passou ou está a passar por isto?!



Mostre a primeira mensagem

345 Comentários

Reputação 7
Crachá

Já estou neste braço de ferro com a NOS há semanas. Já liguei o 16990, já deixei uma queixa aqui no forum e deixei uma queixa na ANACOM: Para meu espanto, quem me respondeu á queixa foi a própria NOS a repetir o que já todos sabemos: Sou obrigada a aceitar ou fico sem televisão!

Partilho da revolta de muito outros neste forum. Mas como repetir mais uma vez o assunto não serve de nada, e voltar a ler a mesma resposta por parte da NOS também não, peço apenas que me avisem de sítios mais úteis, do que a ANACOM, para fazer uma queixa.

A ANACOM é a entidade reguladora, é a quem deve dirigir a sua queixa. Se já o fez, ficou registada. 

No entanto reforço, não é legal a NOS impedir o cliente de ter acesso à TV só porque não aceita os termos, isso é ilegal e o cliente pode e deve reclamar pelo livro e exigir que a NOS retire a fidelização se a tiver. 

Uma idea do que se passa em Londres: Sempre que as operadoras mudam uma virgula no contracto que tem com o cliente (preco, condicoes,...) o cliente tem direito a cancelar o contracto nos 14 dias seguintes ‘a comunicacao, sem qualquer justificacao (independentemente se ha fidelizacao ou nao). 

 

A lei deveria ser semelhante ca para evitar abusos das empresas. Neste caso especifico, nada iria mudar, uma vez que todas as operadoras vao fazer o mesmo, mas seria sempre uma opcao extra de protecao que o cliente teria. 

 

Reputação 7
Crachá +2

Considero vergonhoso a intromissão de publicidade na mudança de canais. Pago 80€ por mês e sempre que mudo de canal tenho que esperar 20s para aceder. Este vergonhoso abuso requereria uma redução no preço.

Temos que fazer reclamações para a ANACOM, mas com este governo...

A anacom sabe disto desde o inicio. A publicidade só aparece em alguns momentos antes de ver gravações

Reputação 7
Crachá +2

E não discordo do que diz aliás eu estou só a mer referir aqui á (nos) porque é a prestadora de serviços aqui em causa se fosse outro qualquer prestador de serviços a fazer isto a minha reclamação se fosse cliente deles seria a mesma.

 

Agora não acha engraçado que AGORA OS MODERADORES DO FORUM ESTEJAM TÃO CALADOS, quando tocamos no assunto do direito do consumidor, escondem-se nas sombras recolhendo dados…

 

Neste caso os moderadores não podem fazer muito mais do que “recolher dados” e transmitir à NOS para análise… Estas são situações que requerem uma RECLAMAÇÃO FORMAL para ficar registada junto da ANACOM (LIVRO de RECLAMAÇÕES), caso contrário, seremos apenas “estatística”!!!

@Patricia Fernandes Ramos  num outro Tópico sobre o tema a moderadora @Ana P. Deu esta resposta: Os termos e condições servem para lhe dar a conhecer as regras de utilização do serviço de televisão, ou seja, as que o cliente tem de cumprir e as que a NOS tem de cumprir. Não servem, em momento algum, para prejudicar o cliente. Todos os serviços são obrigados a ter os seus termos e condições. Dá-los a conhecer aos seus utilizadores é reflexo de tal. Por isso é que os estamos a mostrar e a pedir que os aceite, para termos a confirmação que os leu. 

Obrigada                                                                                                                                                                     

Obrigada pelo comentário. Era bom ter a opinião da utilizadora que refere para nos aclarar sobre em que âmbito da prestação do serviço de televisão se insere [seja na parte reservada às obrigações do prestador, seja na parte reservada às obrigações do cliente] a obrigação de aceitar termos e condições que visam, somente, a introdução de publicidade, seja genérica, seja segmentada/direcionada num serviço que é cobrado à parte pelo cliente. Por outro lado concordo com a afirmação “Todos os serviços são obrigados a ter os seus termos e condições. Dá-los a conhecer aos seus utilizadores é reflexo de tal.” Mas a questão mantém-se, de que forma é que a publicidade genérica, ou não, é serviço, ou faz parte da prestação do serviço? E porque é que o cliente fica obrigado a aceitar, ou em alternativa, ficar privado de usufruir do serviço? São questões que continuam a escapar-me e que a utilizadora referida não esclarece, ou pelo menos a mim não me deixam esclarecida.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
@FELAS, o comentário foi editado por conter linguagem inapropriada. Sugerimos que modere, cumprindo os termos e condições do Fórum NOS e as boas práticas. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +2

https://www.publico.pt/2020/08/28/economia/noticia/deco-aconselha-consumidores-reclamarem-insercao-anuncios-gravacoes-automaticas-1929554

Para a Deco, esta actuação dos operadores de telecomunicações é “uma clara violação dos direitos dos consumidores em matéria de protecção de dados”, na medida em que na execução de um contrato de prestação de serviços o consumidor “tem de dar o seu consentimento explícito e livre para a recepção de conteúdos publicitários, devendo ser salvaguardado o direito a opor-se à recepção de tais conteúdos”.

Perante esta situação, a Deco aconselha os consumidores a reclamar junto dos respectivos operadores e a denunciar a situação junto da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) e apela a que lhe seja dado conhecimento das reclamações apresentadas.

Reputação 7
Crachá +5

A publicidade imposta da NOS é totalmente ilegal se a NOS mantiver os preços que cobra pelos serviços fornecidos, preço que não contempla a publicidade imposta.

Só uma acção concertada junto da defesa do consumidor poderá acabar com esta ilegalidade, pois neste país as ilegalidades existem sem que os organismos estatais ou da justiça as impeçam. Estranho que existam vários organismos estatais de defesa do consumidor, da privacidade e dos direitos dos cidadãos e nenhum faça nada…!

Publicidade só é eficiente se alguem a vir e como já informei, até hoje nunca vi um anuncio imposto, pois tenho normalmente o volume desligado da box e quando aparece o logo “iniciar” acciono o menu explorar que esconde totalmente o anuncio e só deixa ver o canto superior esquerdo para controlar quando o anuncio acaba… se ninguem vê a publicidade os anunciantes são realmente muito estupidos em pagar pela mesma… OS ANUNCIANTES ODIADOS POR ESTA PUBLICIDADE já deviam ter percebido a péssima imagem que estão a dar de si mesmos...

Boa tarde, aparentemente,  parece preferir que a Operadora NOS aumente o preço da mensalidade dos seus pacotes, do que assistir por breves segundos a alguma publicidade nas gravações que geralmente até é do interesse dos utilizadores. 

Reputação 2

É assim mesmo, Kaiser 111, Injecções e Vacinas já basta as do Covide e outras que tivemos que tomar quando eramos pequenos e algumas durante a nossa existência, pois já basta ter de mudar de canal nos regulares, sempre e quando começa a pu… da publicidade.

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo alerta, @Diogo S.
Removi a citação. 

Reputação 2

Gostava de saber como se retira da box UMA a publicidade???

Contudo continuo a dizer que é ilegal esta publicidade imposta sem qualquer compensação financeira na factura… o YouTube é gratuito por isso temos que levar com a sua publicidade, mas a NOS está muito longe de ser um serviço de streaming gratuito, pois é exactamenmte um serviço pago… e até impõe publicidade sua em canais que nós pagamos para não ter publicidade extra, como o caso das Tvcines.

Reputação 2

Este inferno de publicidade, imposta, inutil e de má qualidade como diz e bem, com estas investidas, devem de facto serem travadas com firmeza!

As operadoras podem e devem fazer algo, com risco de perderem seus clientes, em especial os que não querem ser infectados com essa pandemia, já basta o que temos, que mesmo com vacinas COVIDE 19, não elimina o vírus.

Reputação 7
Crachá

Olá a todos, 

@Tiago C.

@Ana P.

@Mário P.

Só me resta após a confirmação das minha s3 questões, dizer o seguinte:

 

Eu pago mensalmente o serviço de TV à NOS, no pacote, e não aceitando os novos termos, que vieram depois do nosso contrato, fixo impedido de usar o serviço de TV com box. Entendo com isto que pago pelo serviço de TV e que a própria operadora me impede de o usar. Pois os termos vieram depois do contratado e o cliente paga para ver TV. O serviço de TV deve ser garantido sempre, o cliente aceite ou não os novos termos.

Ou seja, o cliente ao ser impedido de ver TV porque optou por não aceitar os termos, a NOS não está a fornecer ou podemos dizer que está a impedir o cliente de ver TV, ou seja, a aceitação já deixa por si só de ser opcional. 

Não me parece que isto seja legal, muito menos a nível contratual, há muita coisa a esclarecer aqui. Mesmo que o impedimento fosse ao nível do acesso às gravações automáticas, não sei não, pois o cliente paga pelo serviço e pacote num todo, que inclui e já incluía essa funcionalidades, mas acredito que estas alterações vão trazer rescisões mesmo aos fidelizados se estes recorrerem aos meios necessários. 

 

Da minha parte posso dizer o seguinte, não concordo com tal imposição, não acho correcto que o cliente seja forçado a aceitar algo que não quer para poder ver TV, que paga mensalmente, e mais, espero e acredito que tal medida como a de não deixar o cliente ver TV normal esteja a ser aplicada por todas as operadoras, e que a NOS não seja a única a fazê-lo, pois já vi por aí que as outras operadoras apenas não permitem o uso das gravações automáticas.

Isto dá rescisão com justa causa, ponto. 

Quanto a mim, não o vou fazer, como é óbvio, até porque não tenho fidelização, poderia sair imediatamente, mas também sei que tal média é transversal em todas as operadoras, mesmo que as demais apenas impeçam o acesso às gravações, é um serviço que é útil e acredito que o mais usado pelos clientes. 

Por essa razão nem faria sentido rescindir e ir para outra operadora para acabar por aceitar os termos, mas vou registar as devidas reclamações a quem de direito assim que tais termos me forem impostos, pois isto trata se de abusar de quem paga um serviço para o ter e é impedido de o usar.

Para já só irei aguardar até ao dia que mos impuseram, irei certamente aceitar porque sou obrigado, mas irei avançar com reclamações em todas as frentes. 

 

Cumprimentos 

Vou apresentar queixas no portal das reclamações e ao provedor penso falar com a deco. Amanhã a nós muda de ideias e passa a usar de forma abusiva e coerciva esse método 

Reputação 7
Crachá +5

@João Jaime Fernandes  O problema não está na NOS todas as Operadoras vão implementar esse sistema dependendo da vontade dos canais. Nem todos os conteúdos terão publicidade, na medida em que os anúncios só serão apresentados em gravações de canais aderentes a esta iniciativa. 

Gravações automáticas nas boxes de TV vão passar a ter 30 segundos de publicidade

Meo, Nos e Vodafone vão passar a inserir 30 segundos de publicidade como condição de acesso às gravações automáticas em canais aderentes. A novidade já começou a ser lançada, conta o Expresso.

 

As gravações automáticas na televisão deram aos telespetadores a possibilidade de “fugirem” aos anúncios. Mas essa realidade tem morte anunciada. Meo, Nos e Vodafone, gestoras das três maiores plataformas de TV por subscrição em Portugal, vão inserir gradualmente anúncios publicitários de 30 segundos como condição de acesso a estes conteúdos em diferido, avançou o Expresso.

O jornal frisa que quem quiser ver um conteúdo gravado na box passará a ter de ver estes anúncios, sendo que os consumidores poderão apenas escolher se pretendem publicidade genérica ou anúncios personalizados com base no perfil de interesses do utilizador. O processo será levado a cabo de forma gradual, sendo que a Meo já começou a informar os utilizadores desta mudança, enquanto na Nos e na Vodafone deverá arrancar a 17 de agosto.

Nem todos os conteúdos terão publicidade, na medida em que os anúncios só serão apresentados em gravações de canais aderentes a esta iniciativa, salienta o Expresso. Na ótica das operadoras, esta é já uma tendência lá fora, sendo que a escolha e inserção dos anúncios ficará a cargo dos canais, titulares dos direitos de transmissão. Esta novidade, segundo o jornal, conta com o suporte da Accenture.

Reputação 3

Eu bem digo remete se agora aí silêncio, a espera que isto passe para manter, o que mais convém há "nos"

Reputação 3

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

@Miguel Aljustrel@Guimas@Nicky32@Jose Rodrigues e @marcolopes@marcolopes

 A inclusão da publicidade por si só não, MAS quando nos mesmos termos e serviços, está incluído, que os nosso DADOS CONFIDENCIAIS são tratados por terceiros, neste caso uma firma subcontratada, aí JÁ IMPLICA A CONCORDÂNCIA OU NÃO POR PARTE DOS CLIENTES.

Foi dito por moderadores aqui no fórum que está inclusão de um anúncio de 30 segundos é provisório, o que dá a entender é que de facto FAZ PARTE. DOS PLANOS DA NOS A INCLUSÃO A EM RELATIVO TEMPO DE QUE ESSA MESMA PUBLICIDADE VÁ AUMENTAR…

ALIÁS JÁ ESTAVA A ESPERA QUE TAL VIESSE A ACONTECER, MAIS GRAVE AINDA É A VOSSA NECESSIDADE DE NOS CLIENTES SERMOS OBRIGADOS A ESCOLHER ENTRE PUBLICIDADE GENÉRICA OU PERSONALIZADA, O QUE SÓ CONFIRMA QUE OS NOSSOS DADOS CONFIDENCIAIS QUE ESTÃO PROTEGIDOS NA LEI 58/2019 SECÇÃO 3 ARTIGO 48° NÃO ESTÁ EM CUMPRIMENTO PELA NOS...

O QUE POR SI SÓ JÁ É QUEBRA DE CONFIDENCIALIDADE ENTRE O CLIENTE EM A NOS.

JÁ REFERI UMA VEZ EM RESPOSTA AO SR FERNANDO MAGANO (SUPOSTO FUNCIONÁRIO DA NOS) POR EMAIL, E VOLTO A DIZER AQUI, VOCÊS NOS ESTÃO EM INCUMPRIMENTO CONTRATUAL E DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE CONFIDENCIALIDADE DOS CLIENTES...

 

REPITO, NÃO ATIREM COM AREIA PRÓS OLHOS...



ATÉ AGORA O TAL SR FERNANDO MAGANO SUPOSTO FUNCIONÁRIO DA NOS, AINDA NÃO SE DEU AO TRABALHO DE RESPONDER AO MEU EMAIL DE VOLTA, MAS COMO TEM AINDA UM PRAZO DE 15 DIAS, EU ESPERO...

Reputação 2

Isto é uma falta de respeito para com as pessoas. Colocarem publicidade num serviço que é pago é uma vergonha para a sociedade em que vivemos. Se pagamos pelo serviço porque é que temos que ver publicidade? Temos é que juntar-nos todos como consumidores e pedir apoio jurídico e e fazer alguma coisa contra esta gente, porque isto não se faz. Deviam era ter vergonha na cara!

Já sabemos que, mesmo que nos juntemos a reclamar, por reclamações e diálogo com esta gente não se resolve nada. A solução é apenas uma: mudar de operador. Sei que são todos o mesmo tipo de máfia, mas é uma forma de passarmos a mensagem e pode ser que, se perderem muitos clientes, decidam mudar alguma coisa.

Reputação 2

Caro Guimas e todos os clientes NOS… a NOS é uma empresa que tem uma actividade e prestação de serviços inscrita na ANACOM e como tal não pode fazer o que quiser com os serviços que tem que fornecer.

Se a NOS quiser alterar os contratos e passar a fornecer só 1 hora de televisão por dia não o pode fazer, ou acabar com o canal da RTP, ou acabar com as chamadas telefónicas ou a internet. Contudo pode fazer tudo o quiser se apresentar um novo tarifário para as alterações que quer fazer e aí o cliente aceita ou não as novas condições. Mas não pode alterar o que quer que seja sem alterar o tarifário e obter dos clientes o respectivo aval. Se o tarifário se mantem o contrato e respectivos serviços têm que se manter inalterados.

O Youtube impõe publicidade nos seus streamings, mas é um serviço GRATUITO que é coisa que a NOS está muito longe de ser até actualiza o preço dos seus serviços todos os anos. O preço que estamos a pagar nas facturas NOS é para um serviço que contratámos e a NOS não pode alrerar nada nesse serviço sem ter que alterar tambem o respectivo pagamento.

Se a NOS alterasse os contratos para fornecer mais serviços iria cobrar mais pelos mesmos, como é o caso de mais velocidades ou cartões ou mais canais de TV/streaming. Tambem não entendo como os canais como AXN, FOX, AMC, etc. permitem que a NOS imponha publicidade dela nos seus canais, que são de uso exclusivo dessas firmas, que pagam de certeza á NOS para a sua distribuição.

Em tribunal a NOS ou qualquer outro operador não vai ganhar esta questão de publicidade imposta. A defesa do consumidior também não autoriza. A DECO já se prenunciou sobre este assunto confirmando a sua ilegalidade.

Podem fazer o que quiserem assim como uma pessoa pode matar outra… mas não quer dizer que estão certos ou legais.

Pagando para ter televisão e pagando taxa audiovisual na factura da electricidade acho que já é abusar da paciência do cliente com a publicidade nas gravações, podiam fazer um esforço para o serviço ficar melhor porque funciona muito mal, Tenho que fazer muitos reboots para pôr a funcionar  como deve de ser

Olá @Vagueante e @LPR,

Lamentamos a demora na resposta.

Acreditamos que a publicidade personalizada seja uma mais valia, trazendo anúncios de maior relevo ao utilizador. Nos canais mais vistos, poderá ver de imediato a programação, não havendo a inclusão de anúncio. Os anúncios serão de curta duração, podendo parar os mesmos, sair da gravação ou colocá-los sem som. Esta adição de publicidade personalizada foi realizada numa atualização aos serviços e aos termos e condições do mesmo de forma a melhor servir o utilizador. 

 

@LPR sobre a opção “Continuar a ver”, a situação mantém-se? Experimente fazer uma reposição de parâmetros na sua box.

Diga-nos se resolveu.

 

Obrigada 

Bom dia,

Obrigado pela resposta.

 

O meu ponto refere-se ao seguinte:

Eu para ter gravações pago um adicional (no meu caso até tenho duas boxes), não faz sentido eu pagar por um serviço e ser obrigado a ver publicidade.

Num serviço como o youtube no modo gratis, a apresentação de publicidade é perfeitamente justificada (existe a opção paga e que não tem publicidade!!!), neste caso da Nos, eu pago!

 

Se a box fosse oferecida com a condição da publicidade obrigatória entendia, e assim quem quisesse pagava um extra para evitar… simples

 

Nada me consegue justificar esta atitude e não entendo aomo a anacom permite esta situação abusiva e em cartel por parte dos operadores.

Cumprimenta,

António

Reputação 1

Obrigado

ainda não tinha feito a reposição da box, acabei de fazer, vou estar atento nos próximos dias

Bom dia @Valter Pereira,

A inclusão da publicidade nas gravações não é, por si só, uma alteração às Condições de Serviço de Televisão da NOS.

Os Termos & Condições são atualizados, uma vez que o serviço de  TV não se mantém sempre igual, estamos constantemente a lançar serviços e funcionalidade novas, pelo que é natural que lhe queiramos dar a conhecer as suas regras de utilização.

Os T&C devem ser alterados sempre que se lançam ou se descontinuam serviço ou funcionalidades ou por imposição dos próprios fornecedores de conteúdos.

Obrigado 

Isso não ajuda nada, e não é essa a questão. Eu não quero é ver publicidade e tenho esse direito visto que paguei pelo serviço. Se fosse um serviço grátis, eu diria “ok é compreensível, eu não pago, alguém tem de pagar” mas assim é um falta de respeito e de profissionalismo, aliás, roça a ilegalidade uma vez que vocês tiveram que manipular a lei para conseguir fazer isso. Não se preocupe Mário, assim que possa vou mudar de operadora. Vou procurar apoio jurídico e vou rescindir o contrato, e nunca mais volto para a NOS. Obrigado de qualquer maneira, e peço desculpa porque sei que a culpa não é sua mas pode ser que assim entenda a minha posição (e a de muitos outros clientes também) e passe a mensagem a alguém que possa realmente fazer a diferença

Reputação 7
Crachá +2

Minha gente façam reclamação no livro reclamações online e enviem reclamação para ANACOM.... Quando eles tiverem o sistema intupido com tanta reclamação vocês vão ver se fazem ou não alguma coisa......

 

Farei… logo que seja confrontado com esta situação (até agora não fui afectado), se bem que, legalmente, a NOS deverá ter o direito de fazer o que bem entender, dando um pré-aviso. Se o cliente não aceitar, tem o direito de cancelar o serviço e mudar… mas, como  todos os operadores seguirem esta via, o consumidor vai sair sempre prejudicado!

E já agora, para quem não sabe: https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

“...quem quiser ver um conteúdo gravado na box passará a ter de ver estes anúncios…!

Really?

Será que, durante os 30 segundos da publicidade (genérica, personalizada ou o que eles quiserem), a tecla de selecção da fonte de sinal do televisor fica bloqueada? Ou estarei de alguma forma impedido de ir mudar a água às azeitonas?

Comentário