Header
Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!



Mostre a primeira mensagem

609 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Wilian Macedo Pires

De momento, apenas os tarifários de telemóvel, permitem o Roaming, pelo que apenas tarifários de internet móvel não dispõem dessa possibilidade. 

No entanto, nos tarifários de telemóvel, a utilização em Roaming também está sujeita a condições de utilização responsável como as que indicamos neste artigo. 
Obrigado

 

Boa noite,

 

São regras europeias. A NOS é obrigada a aplicá-las. Tecnicamente é igual em todos os operadores europeus.

 

Se tem um plafond de dados, do total de dados que consumir em 4 meses mais de metade têm de ser gastos em Portugal. Ou, se preferir, em mais de metade dos dias desses 4 meses o cartão SIM deve estar ligado em Portugal.

 

Se fizer isso, essa mensagem não aparece. A ideia da União Europeia é que contrate sempre um serviço no país em que se encontre.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming-informacao-legal.aspx

 

Portanto, segundo essa mensagem, nos próximos 15 dias, a NOS pede-lhe que tenha o cartão 8 dias em território nacional, ou que, nesses 15 dias, mais de metade dos dados que usar os use em Portugal. 

 

Informação para trabalhadores transfronteiriços: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/mobile-roaming-costs/index_pt.htm

Sim, tem razão, amanhã vou ligar para NOS.

Obrigado.

Vamos supor que tem 60 GB de dados e tem 10 GB para usar em roaming (confirma se tem mais na área de cliente). Quando vem a Portugal convém que esgote à volta dos 40 GB que tem para usar em Portugal logo todos. É assim que interpreto a informação da Comissão Europeia para trabalhadores transfronteiriços: https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/internet-telecoms/mobile-roaming-costs/index_pt.htm

Em vez de se ligar a uma rede fixa por exemplo, opte por usar a rede móvel quando vem a Portugal.

 

Ou por exemplo adquira um cartão de dados sem fidelização no país por onde passa mais vezes. França tem preços melhores que Portugal .

 

A regra é igual em toda a União Europeia.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Valeriy Balaban,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @CP001 prestou uma excelente ajuda a esclarecer a sua questão. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite, tentei esclarecer essa situação neste link:

 

Tem ali toda a informação e uma possível ajuda. São regras europeias que existem infelizmente. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @silvia0012

O @CP001 deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

 Bom dia @RIMA ALIMOVA, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 
Confirme-nos, por favor, o número da fatura NOS a que se refere para verificarmos a situação. 
Recordamos apenas que, a totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 
Obrigado

Reputação 4

Como tive imensos problemas durante quase 5 meses, e quase sem apoio da NOS, decidi tentar ajudar, mas para isso é necessário saber o mínimo, ou seja se o País de destino realmente faz parte de UE, ou se tem algum acordo similar.

Pata isso nada como seguir as vossas recomendações. Foi exactamente o que eu fiz, mas certo é que desde o inicio da viagem até meados de Maio o Roaming por Hotspot foi uma miragem, e o pior foi mesmo a falta de apoio dado pela NOS, apesar dos meus constantes pedidos de apoio, pois deveria ser uma questão de configurações do cartão/hotspot.

Entretanto foi resolvido com a ajuda da NOS - finalmente ouviram me!!!!

 Fiquei perplexo com a SMS da NOS que foi esta.

 

Logo de seguida fui ver o meu saldo que foi este.

Este durante o dia 31 que ficou logo outro apartir da meia noite mas não podia usar pois a 0,31 € o mega ui até doi.

Ponho o meu saldo depois das 24h.

Contactei a NOS recebi respostas muito rudes, disseram que era o que a ANACOM tinha estabelecido. Contactei a ANACOM que ficou parva com a resposta da NOS, pois está no site da NOS e da ANACOM a PUR é calculada com esta fórmula.

Depois de todos os contatos, já estou encaminhando, para quem tem o mesmo problema tem que escrever no livro de reclamações online ou físico e enviar para o CNIAC, estes meninos estão ao nosso serviço.

Tenho muita pena que a NOS esteja a fazer isto, é como me estivesse a cobrar um serviço duas vezes, já que tenho 41g para fora do território nacional mas depois não posso gastar porque nos últimos 120 dias gastei mais lá fora do que em Portugal, mesmo que ainda tenha GB para usar lá fora, o que se pode fazer, chegar a Portugal e ligar dados móveis e procurar um filme em formato 8k e por o telemóvel a reproduzir em luping. Gastar dados e queimar recursos escusadamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa tarde, outra solução possível para esse problema é, segundo as regras do regulamento da UE (não da ANACOM) e até aconselhado pela própria UE no seu site, é no espaço de 120 dias usar 61 dias o telemóvel em Portugal.

 

Tentei explicar a situação aqui o melhor que consegui:

 

Agora, não compreendo por que razão a NOS de repente, parece, se lembrou disto... quando o regulamento já vigora há cinco anos.

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela confirmação, @RIMA ALIMOVA

Verificamos que existem comunicações na Rússia. 

No dia 22 de julho às 12h45 houve consumo de dados móveis e no dia 24 de julho às 21h54 foram enviadas SMS 

Por exemplo, no dia 31 de agosto ligada a um operador Russo, recebeu chamadas que apesar de não atendidas por si, foram pelo Voice Mail, pelo que têm custos. 

Lamentamos mas verificamos que o valor da fatura é devido. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização. 

@ruth diez, quando há uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, aplicar-se-á medidas para que o comportamento seja alterado, devido, sim, à politica de utilização responsável. Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Roberto Gomes Ruivo

Movemos o seu comentário para o artigo onde pode encontrar a resposta à sua questão sobre

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Em alternativa, sugerimos que através da App NOS consulte se existe custos associados, atendendo ao seu tarifário. Saiba como em:

Obrigado,

Reputação 7
Crachá +2

Se a utlização de dados moveis for maioritariamente em roaming nesse ultimo tempo, é aplicada a sobretaxa.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Maria Xanda, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

Net Roaming está disponível em mais de 50 países fora da União Europeia e a bordo das principais companhias aéreas

Explicamos como utilizar o serviço NET Roaming da NOS neste artigo: 

Obrigado

Boa tarde @biiyue, os 4 meses correspondem a esses 120 dias. A ideia da União Europeia é que no espaço dos 120 dias passe pelo menos 61 dias em Portugal ou mais de metade do tráfego que usar o use em Portugal. Para corrigir a situação nos próximos 15 dias sugiro que tente, de duas uma: usar o serviço pelo menos 8 dias em Portugal, ou (segunda opção) usar mais dados móveis em Portugal do que no estrangeiro no espaço desses 15 dias.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @GABRIELA INOUE KUSS,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou informação importante para que melhor possa compreender este tema.

Se tiver os dados móveis ativos no seu equipamento estes poderão ser utilizado, dependendo das definições implementadas no seu dispositivo.

Sugerimos que desative a atualização e utilização de Apps através de dados móveis, assim como a atualização do sistema operativo através de dados móveis.

Desta forma pode prevenir que aplicações usem este tipo de ligação para consumo de dados móveis, quando for este o seu intuito.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Contamos em breve ter novidades, @Veronika 😊

Sugerimos que fique atenta. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Veronika

Agradecemos o seu comentário como, também, a sugestão de criação de tarifários específicos para situações como estas de ausência do país. 

Vamos endereçar a mesma internamente. 

Contudo, e sendo uma permanência de 4 meses, a sobretaxa aplicar-se-á. Uma vez que esta medida tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente. 

Obrigado

Reputação 7

Boa noite @RIMA ALIMOVA,

Conforme mencionado anteriormente, utilizou dados e recebeu chamadas que foram para o voice mail, essas chamadas tem custos. A informação é do operador local.

Obrigado

Reputação 6
Crachá +1

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Amal,

Agradecemos o seu testemunho.

Não tendo qualquer saldo de roaming consumido, a mensagem automática terá sido enviada erradamente pelo que pedimos que a desconsidere. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis par ajudar.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Diogo Cruz Monteiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Como mencionado, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Assim que deixar de se verificarem os fatores acima descritos, a sobretaxa deixa automaticamente de ser aplicada.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Desculpe, @Maria Xanda

O serviço de Net Roaming destina-se a proporcionar uma taxação de dados móveis mais acessível. 

Assim, passa a consumir 200MB por um valor fixo de €7,5 ao invés de, por exemplo, €6/MB na maioria dos países fora da União Europeia. 
Obrigado

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

 

 

Boas tardes 

Sou portador de dois cartões NOS, um digamos normal com chamadas/sms/internet, outro internet movel.

O primeiro tem 15,6 GB de internet Roming EU

O segundo tem cerca de 19GB de internet Roming EU

A minha primeira pergunta vai no sentido de pedir um claro esclarecimento do que numa mensagem recebida pela Nos se refere a frase "Politica de utilização responsavel".

Exerço a actividade de motorista internacional, logo passo cerca de 90% do meu tempo de 24hrs no estrangeiro. Sendo assim o consumo de internet em Portugal é reduzido ao residual  (1%).

Até onde é considerado em GB uma utilização responsavel no meu caso?

Fico a aguardar resposta sincera e se possivel de alguém ligado há Nos.

Obrigado

Não estou ligado à NOS, mas posso tentar ajudar.

 

O facto de vir a Portugal não limpa necessariamente o registo para efeitos da aplicação da malfadada política de utilização responsável.

As regras da UE dizem que a política de utilização só acontece se alguém num período de 120 dias (vamos imaginar de 3/11/2021 a 2/03/2022) permanecer mais de 60 desses dias fora do país e ao mesmo tempo usar mais dados fora do país do que dentro do país em que fez o contrato. É preciso preencher estas duas condições para cair na política de utilização. Se preencherem só uma das condições não podem ser colocados na referida política de utilização.

 

Em resumo, se o contrato tiver sido feito com uma operadora portuguesa (neste caso com a NOS), esta política é só para quem simultaneamente esteja muito tempo fora de Portugal e ao mesmo tempo nesses 120 dias use mais dados móveis no estrangeiro (UE) do que em Portugal.

 

Se o telemóvel no mesmo dia se ligar a uma antena portuguesa e mais tarde a uma antena de outro país convencionou-se que esse dia conta como dia em Portugal e não como dia fora de Portugal.

Reputação 7
Crachá +6

Excelente ajuda, @CP001. Muito obrigado!:slight_smile:

@A Cosme, o @CP001 deu uma boa ajuda. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Comentário