Destaque

Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!

Mostre a primeira mensagem

415 Comentários

Boa tarde @biiyue, os 4 meses correspondem a esses 120 dias. A ideia da União Europeia é que no espaço dos 120 dias passe pelo menos 61 dias em Portugal ou mais de metade do tráfego que usar o use em Portugal. Para corrigir a situação nos próximos 15 dias sugiro que tente, de duas uma: usar o serviço pelo menos 8 dias em Portugal, ou (segunda opção) usar mais dados móveis em Portugal do que no estrangeiro no espaço desses 15 dias.

Reputação 6
Crachá

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

Reputação 7
Crachá +6

Desculpe, @Maria Xanda

O serviço de Net Roaming destina-se a proporcionar uma taxação de dados móveis mais acessível. 

Assim, passa a consumir 200MB por um valor fixo de €7,5 ao invés de, por exemplo, €6/MB na maioria dos países fora da União Europeia. 
Obrigado

A minha mulher recebeu uma SMS tá a gastar muitos GB no Spotify em Portugal também querem mandar onde se gasta os GB ,isto vai no bom caminho se não querem clientes avisem e não iludam os novos clientes  mesmo nós estamos a ficar fartos e só ler os comentários por aqui .

Amigo, uma coisa são os dados que se gastam, outra coisa é a duração do período de Roaming!

Na SMS não está a referir que gastou muitos dados, está a dizer que há 120 dias que está em Roaming, por isso passam a cobrar a tarifa base de roaming.

Se vier a Portugal nem que seja apenas 1 dia, certamente “limpa” essa restrição.

Uma coisa são os dados, outra é o tempo que está em roaming.

Boas tardes 

Sou portador de dois cartões NOS, um digamos normal com chamadas/sms/internet, outro internet movel.

O primeiro tem 15,6 GB de internet Roming EU

O segundo tem cerca de 19GB de internet Roming EU

A minha primeira pergunta vai no sentido de pedir um claro esclarecimento do que numa mensagem recebida pela Nos se refere a frase "Politica de utilização responsavel".

Exerço a actividade de motorista internacional, logo passo cerca de 90% do meu tempo de 24hrs no estrangeiro. Sendo assim o consumo de internet em Portugal é reduzido ao residual  (1%).

Até onde é considerado em GB uma utilização responsavel no meu caso?

Fico a aguardar resposta sincera e se possivel de alguém ligado há Nos.

Obrigado

Não estou ligado à NOS, mas posso tentar ajudar.

O facto de vir a Portugal não limpa necessariamente o registo para efeitos da aplicação da malfadada política de utilização responsável.

As regras da UE dizem que a política de utilização só acontece se alguém num período de 120 dias (vamos imaginar de 3/11/2021 a 2/03/2022) permanecer mais de 60 desses dias fora do país e ao mesmo tempo usar mais dados fora do país do que dentro do país em que fez o contrato. É preciso preencher estas duas condições para cair na política de utilização. Se preencherem só uma das condições não podem ser colocados na referida política de utilização.

Em resumo, se o contrato tiver sido feito com uma operadora portuguesa (neste caso com a NOS), esta política é só para quem simultaneamente esteja muito tempo fora de Portugal e ao mesmo tempo nesses 120 dias use mais dados móveis no estrangeiro (UE) do que em Portugal.

Se o telemóvel no mesmo dia se ligar a uma antena portuguesa e mais tarde a uma antena de outro país convencionou-se que esse dia conta como dia em Portugal e não como dia fora de Portugal.

Reputação 7
Crachá +6

Excelente ajuda, @CP001. Muito obrigado!:slight_smile:

@A Cosme, o @CP001 deu uma boa ajuda. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Bom confirma. Somente o que ficou por explicar ou comentar é se o fato de ser aplicável dá o direito da operadora o fazer sem que isso fosse nomeado ou esteja escrito nos documentos de contratação do serviço.  Ou seja a NOS entendeu aplicar essa taxa sem consultar os clientes afetados, simplesmente enviou um SMS e se acabou.  Não estou de acordo vou cancelar o serviço,  Só posso fazê-lo na segunda feira,  mas fico bastante frustrado. O Putin está decididamente a largar bombas no sítio errado. A ameaça não são as pessoas de classe média que vão todos os dias trabalhar para ganhar o seu pão.  A ameaça são estas empresas, assim como os políticos que manipulam tudo ao ser redor tudo para enriquecer.  Para quê CEE se tens que pagar roaming???Para quê essa taxa se a empresa já ganha milhões????

República das 🍌 

Reputação 7
Crachá

Têm de utilizar o tarifário  mais vezes em portugal. Parece me que querem limitar os abusos , se existirem, de utilização de tarifarios que deveriam ser usados em portugal no estrangeiro 😕

Boas noites axo que os ajudantes que vem aqui escrever não sabem ler as reclamações dos clientes Nos o homem disse 7 dias em roming em 2 anos (é muito) eu no ano passado 12gb gastava até ao fim este ano 15gb tem política de consumo quando foi para renovar o contrato não havia nada disso .

Façam como eu em Portugal o smartphone e as moscas vêm muitos filmes e ioutube depois dizem que a rede está fraca se todos fizeram isso e o que eles pedem eu cumpro sou um cumpridor boa semana

Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @CP001, 😀

Qualquer chamada efetuada em Marrocos tem o custo de €3,50/minuto, seja para Portugal, para a China ou para qualquer outro país.

Assim, sugerimos que consulte sempre no nosso site, pesquisando o país para pretende comunicar, de forma a conhecer as suas tarifas em roaming.

Qualquer questão que tenha, não hesite em nos contactar.

Muito Obrigado
Muito bem! Então nem tudo é mau, ficou bem mais barato do que era antes (e mais simples de perceber).
Reputação 7
Crachá +6
@CP001,

Sempre que conseguirmos negociar a diminuição dos valores com os operadores com os quais temos acordo, iremos fazê-lo. 😎
Bom dia Mário P.

Vou viajar para nova iorque e o meu tarifário é WTF (preciso fazer alguma coisa para activar o roaming).

Obrigada

aNa
Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Roberto Gomes Ruivo e @Jocazeze
Peço desculpa pela demora na nossa resposta.
A Turquia pertence ao Conselho da Europa mas, de momento, não é um país pertencente à União Europeia.

Confirme a informação em europa.eu

Obrigado

Reputação 7
Crachá

@nielu

Experimente, por favor, mudar a rede, nas definições do seu equipamento, a que o equipamento está ligado. 
Obrigado

Olá novamente e tentar, mas ainda o mesmo

Viva, já viu se tem saldo ou plafond para fazer as comunicações?  é possivel que já tenha esgotado e necessite de fazer um carregamento ou ativar um aditivo. veja na area de cliente

um bem haja 

Boa tarde @Nuno Vales, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Obrigado

Isso caso eu não tenha plafond de dados nacional, mas eu tenho plafond de dados nacional. E ao invés de ser retirado no plafond cobraram na fatura...

Reputação 6
Crachá

Boa tarde @Nuno Vales, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Obrigado

Isso caso eu não tenha plafond de dados nacional, mas eu tenho plafond de dados nacional. E ao invés de ser retirado no plafond cobraram na fatura...

Tem direito a utilizar os dados, tudo bem, mas tem de informar aqui no fórum se é frequente estar em Espanha ou raramente lá vai. 

Isto porque, tal como está bem explícito nas condições, se nos últimos 120 dias fez mais de 50% do volume de comunicações em Espanha ou noutro país, desde que seja em Roaming, ou esteve mais de 50% dos 120 dias em roaming, são cobradas taxas em vez de descontar do plafond disponível.

Não é exclusivo da NOS; é igual no MEO e Vodafone.

Olá, estou de férias fora do país então estou a usar o roaming, tinha 4,7Gb de roaming para usar, após gastar esse plafond comprei um extra de 200Mb, após a compra não recebi mais nenhuma mensagem a dizer que o tráfego de dados móveis tinha acabado, tendo ultrapassado os 200Mb mas mesmo assim conseguindo utilizar normalmente como se ainda tivesse roaming irei ter algum custo adicional para além dos 2,99 desses mesmos 200Mb? 

Bom dia

Eu estou no Reino Unido e com o brexit gostaria de saber como vão ser os tarifários nesta nova fase?

Pregunto isto porque ainda não recebi nenhuma mensagem com os preços visto já não pertencer a união europeia

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @basilio airosa e @Jose Rodrigues

O @Jose Rodrigues deu uma ótima ajuda! :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Sim, a dificuldade mantém-se.
Só consegui comunicar com a NOS através da linha de apoio da Ilha da Madeira, pois na linha que era suposto estar dedicada a chamadas feitas do estrangeiro sujeita o cliente às mesmas esperas que a restante linha de apoio e ignora os custos em que os clientes possam estar a incorrer para vos contactar. Depois, e como é o meu caso, são dadas opções de teclas para os respetivos serviços. Como aqui essas opções não são reconhecidas, ou seja, carregue na tecla que carregar, a informação não passa, acabo por nunca mais sair daí, e nunca mais consigo falar com um operador, pois não há um tempo máximo ao fim do qual a chamada seja transferida. A verdade é só uma, já carreguei de novo saldo no meu numero local para contactar a NOS, já o gastei, e continuo com o mesmo problema por resolver. É uma vergonha, para não dizer exatamente o que penso.

Reputação 3

Caro João

Ando desde finais de Janeiro nisto, a enviar a reclamação, os dados pessoais e nada resolvem…

Já suspeito mesmo que e tal como já me disseram ao telefone (deve existir a gravação) que o roaming das BLs da NOS não funciona.  Coisa que não acreditei na altura, mas face a tanta incompetência, se calhar é mesmo verdade!!!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @P_Rodri
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum

Obrigado

Reputação 3

Aliás ainda ontem na tentativa de resolver o problema, aumentando os GB dos cartões de telemóvel, é feita uma proposta que acho muito estranha e ao qual peço a vossa análise. A proposta é passar para 5GB cada cartão, sendo que ao duplicar fica com os 10GB, tendo me sido dito que desta forma também terei acesso a tecnologia %G depois de setembro gratuitamente ?

Ora não encontro isso em lado nenhum, aliás nesta altura nem pacotes com 5gb no telemovel ?

Será mais uma tentativa de enganar o cliente ?

Comentário