Header
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras



Mostre a primeira mensagem

104 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Não espere uma resposta até ao fim do mês provavelmente

 @oTonyStark a mensagem que aparecia ontem indicava que o cabo de rede não estava ligado e/ou que o router devia ser reiniciado. Creio que tinha um código estilo E016 mas não lhe posso precisar pois não anotei. É que vários desligamentos depois continuava tudo na mesma, a par da internet super lenta em geral e nos serviços de streaming em particular. A box ficou um mono durante bastante tempo. Pela hora de jantar e após mais um ciclo de liga-desliga lá retomou a aparente normalidade. Já a velocidade da ligação continuou a passo de caracol.

@Jose Rodrigues a box é boa...quando funciona. De Novembro a esta data tive de realizar uma série de telefonemas para o apoio técnico, que se demonstrou perfeitamente inútil. É que a box é ou era actualizada de madrugada pela NOS e ficava ligada toda a noite a gastar electricidade (para não dizer que podia ser um potencial perigo de incêndio, mas não sou entendido nisso), coisa que a NOS não me comparticipa. Também tinha uma série de bugs que atrapalhavam o normal funcionamento da mesma. Só apanhei uma pessoa competente que ao telefone me explicou que isto era tudo uma questão de software e que não valia a pena trocar o equipamento ou enviar um técnico, tinha mesmo de esperar por updates. Assim foi, esperei e lá lançaram umas actualizações que corrigiram praticamente tudo. 
Porém, com esta brincadeira de limitarem a internet sem razão nenhuma válida, ontem a box ficou no estado que descrevi uns posts atrás. 

Agora, 10:40 de 25 de Março, nem o teste do fast.com corre. Se não há teste, não há problema, certo NOS? ;) 
 

 

Reputação 1

Boa tarde.

 

Venho aqui reportar a mesma situação. Youtube e Netflix sem possibilidade de visualização em 4K. Através da ferramenta fast.com as velocidades são na volta dos 7.5mbps e tenho uma velocidade contratada de 1gbps.

 

Penso que uma comunicação por parte da NOS a informar o que iam fazer, certamente por causa do período que estamos a atravessar, tinha sido de bom senso.

Reputação 4
Crachá

Bom dia a todos! 

Já agora os mais entendidos nesta matéria conseguem me explicar o porquê da diferença de valores entre o fast.com e outro qualquer medidor de sinal speedtest ou pelo da NOS, ou por outro qualquer, como já aqui foi referido?

Obrigado. 

Cumprimentos, 

Carlos Loureiro 

O tráfico de internet dos serviços da Netflix e YouTube, é tráfico de video flash, e tudo o que seja vídeo flash, leva com o Traffic shaping da NOS.

 

O fast.com é um teste da Netflix, nos próprios servidores da Netflix, e que testa a velocidade do tráfego de video flash.

Os outros sites tipo speedtest.com, testam o tráfego normal de internet, como por exemplo aceder a um site, e como nestes serviços a NOS não aplicou o Traffic shaping, apresentam a velocidade contratada.

 

@crloureiro a solução como já foi dito passa pela utilização de VPN.

Livro de reclamações com eles, e lembre-se disto na próxima fidelização.

Reputação 1

Boas, eu sou mais um cliente Nos cabo com contrato 500/20 e neste momento tenho apenas 2.3Mb para o flash Video ( Netflix e Youtube )  porque activaram o Traffic shaping.

Contactei o serviço de apoio ao cliente onde logo no inicio disse que iria gravar a chamada e gravei, depois de expor o assunto e da operadora ir dar aquela historia de que seria necessario fazer o teste de velocidade no site da nos  eu fui directamente ao assunto e disse, velocidade eu tenho ± o contratado mas entendia o pk d estar so com 250 mb mas que não aceitava a aplicação do Traffic shaping porque primeiro e ilegal e principalmente sem aviso, depois de uma troca de palavras acesas a operadora disse que primeiro não autorizava a chamada  depois de mais de 20 minutos ao telefone depois admitiu que sim estavam a aplicar o Traffic shaping porque fiz consumo elevado de downloads e não respeitei o PUR , ok , alguém me avisou que não estava a respeitar o PUR ?? Mas volto a repetir que a operadora Nos tal como está gravado na chamada disse que sabia muito bem o que era o Traffic shaping e que sim tinha sido aplicado como referi por consumo excessivo de downloads e tinham aplicado o Traffic shaping m mas atenção que aplicaram apenas o Traffic shaping e não o PUR pk continuo a ter os 500/20 contratados, em algumas horas de ponta sobretudo desce para os 250± mas tudo bem entendo, ( bem nesta altura não existe horas de ponta ).Para terminar a conversa em comprometi me com a operadora representante da Nos que iria respeitar ao maximo o PUR e vocês nos iriam retirar o Traffic shaping ou pelo menos aumentar digamos para 20 ou 30mb , o necessário para ver netflix ! Estamos em casa 3 pessoas , teremos que estar a olhar para as paredes porque a nos acha que pode fazer o que bem quer não cumprindo as leis nacionais!

Já pedi o cancelamento de todos os serviços no portal do cliente da NOS.

 

 

 

Reputação 5
Crachá

https://pplware.sapo.pt/internet/nos-hfc-unica-operadora-limitacao-rigida-youtube-netflix/
 

mesmo sem ser Netflix/YouTube a velocidade degradou-se desde há uns quantos dias para cerca de 1/6 ~ 1/5 (quando não fica totalmente parado sem qualquer tráfego a ser efetuado) da velocidade que tinha habitualmente. Durante a madrugada la volto a ter, mais ou menos, a qualidade de serviço que tinha.

 

palavras para quê, embora não saiba como estão as outras operadoras por estes tempos especiais.

Reputação 2

É lamentável que a NOS faça este tipo de limitações sem qualquer aviso prévio. Há cerca de 2 dias contactei o suporte sobre isto e nada, nem informação nem retorno de “os técnicos entrarão em contacto consigo”.

A nível oficial, não da NOS, hoje têm saído este “pedido”: https://www.engadget.com/2020/03/19/eu-netflix-sd-streaming-to-conserve-internet/

Resta saber é se há alguma redução nos valores que os clientes pagam! Na situação actual, é compreensível esta medida, mas não é a primeira, nem segunda vez que a NOS é apanhada a fazer TS sem qualquer informação ou comunicação aos clientes, no entanto temos que pagar sempre os valores totais das mensalidades...

Já agora, testes feito em mobile (dual sim, MEO e NOS, e com WIFI NOS):

 

Reputação 1

É lamentável que a NOS faça este tipo de limitações sem qualquer aviso prévio. Há cerca de 2 dias contactei o suporte sobre isto e nada, nem informação nem retorno de “os técnicos entrarão em contacto consigo”.

A nível oficial, não da NOS, hoje têm saído este “pedido”: https://www.engadget.com/2020/03/19/eu-netflix-sd-streaming-to-conserve-internet/

Resta saber é se há alguma redução nos valores que os clientes pagam! Na situação actual, é compreensível esta medida, mas não é a primeira, nem segunda vez que a NOS é apanhada a fazer TS sem qualquer informação ou comunicação aos clientes, no entanto temos que pagar sempre os valores totais das mensalidades...

Já agora, testes feito em mobile (dual sim, MEO e NOS, e com WIFI NOS):

 


Ita,

 

Concordo e não me importo nada que para o bem de todos seja feito este TS. Teria sido de bom senso terem enviado um email com esta informação porque além de ajudar a comunidade, evitava que certamente muitas pessoas tal como eu, andassem a desligar e a fazer testes de tudo e mais alguma coisa para despistar o problema.

 

Espero também que levantem esta medida quando a situação global normalizar.

 

Já agora, têm o mesmo problema com os vídeos 4K no Youtube?

Reputação 4
Crachá

Boas, eu sou mais um cliente Nos cabo com contrato 500/20 e neste momento tenho apenas 2.3Mb para o flash Video ( Netflix e Youtube )  porque activaram o Traffic shaping.

Contactei o serviço de apoio ao cliente onde logo no inicio disse que iria gravar a chamada e gravei, depois de expor o assunto e da operadora ir dar aquela historia de que seria necessario fazer o teste de velocidade no site da nos  eu fui directamente ao assunto e disse, velocidade eu tenho ± o contratado mas entendia o pk d estar so com 250 mb mas que não aceitava a aplicação do Traffic shaping porque primeiro e ilegal e principalmente sem aviso, depois de uma troca de palavras acesas a operadora disse que primeiro não autorizava a chamada  depois de mais de 20 minutos ao telefone depois admitiu que sim estavam a aplicar o Traffic shaping porque fiz consumo elevado de downloads e não respeitei o PUR , ok , alguém me avisou que não estava a respeitar o PUR ?? Mas volto a repetir que a operadora Nos tal como está gravado na chamada disse que sabia muito bem o que era o Traffic shaping e que sim tinha sido aplicado como referi por consumo excessivo de downloads e tinham aplicado o Traffic shaping m mas atenção que aplicaram apenas o Traffic shaping e não o PUR pk continuo a ter os 500/20 contratados, em algumas horas de ponta sobretudo desce para os 250± mas tudo bem entendo, ( bem nesta altura não existe horas de ponta ).Para terminar a conversa em comprometi me com a operadora representante da Nos que iria respeitar ao maximo o PUR e vocês nos iriam retirar o Traffic shaping ou pelo menos aumentar digamos para 20 ou 30mb , o necessário para ver netflix ! Estamos em casa 3 pessoas , teremos que estar a olhar para as paredes porque a nos acha que pode fazer o que bem quer não cumprindo as leis nacionais!

Já pedi o cancelamento de todos os serviços no portal do cliente da NOS.

 

 

 

Moderador @Tiago C. , então no serviço fixo de casa existe PUR? Limites de trafico mensais nos serviços fixos????

 

Mas o que que se passa com NOS???? Quem viu a NOS a uns anos, e quem a vê hoje em dia……

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 5
Crachá +1

Aqui estou na mesma desde segunda. Fiz o teste do fast e deu-me 6.8 Mbps, quando tenho uma ligação 200/20.

Pelos vistos a NOS não está a conseguir lidar com o aumento de tráfego por causa da quarentena e está a limitar as velocidades...

Aqui estou na mesma desde segunda. Fiz o teste do fast e deu-me 6.8 Mbps, quando tenho uma ligação 200/20.

Pelos vistos a NOS não está a conseguir lidar com o aumento de tráfego por causa da quarentena e está a limitar as velocidades...

Estou com o mesmo problema……. è o que dá a NOS alugar infrastruturas enquanto que as outras operadoras têm as delas. 

Isto de reiniciar o router nao faz nada, é so a desculpa do costume…

 

Reputação 5
Crachá +1

Aqui estou na mesma desde segunda. Fiz o teste do fast e deu-me 6.8 Mbps, quando tenho uma ligação 200/20.

Pelos vistos a NOS não está a conseguir lidar com o aumento de tráfego por causa da quarentena e está a limitar as velocidades...

Estou com o mesmo problema……. è o que dá a NOS alugar infrastruturas enquanto que as outras operadoras têm as delas. 

Isto de reiniciar o router nao faz nada, é so a desculpa do costume…

 

A NOS tem infraesturura própria. O problema passa por estarem a insistir no HFC quando já há muito deviam ter passado tudo para FTTH…

Mas pelos vistos já abriram os olhos e já estão a começar as migrações...

Reputação 1

editado

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Vitor Silva.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Eu estou com o mesmo problema. 

Atingo 400 Mbps em utilização normal.

Mas quando uso o Netflix só chego aos 3 Mbps, que nem me permite ver em HD, muito menos em 4K ou HDR.

 

Já liguei ao apoio da NOS sobre isto à dois dias atrás mas ainda não resolveram nada.

 

Já agora, a Internet móvel de outra operadora que eu tenho em casa está a funcionar sem nenhum problema. 

Reputação 1

@Goncalo Dias 

“Sei q n vão dizer q estão a fazer TS, mas até tinham um motivo para dizer algo, pois há aquele comunicado oficial que lhes dá a possibilidade de tal. “

 

Amigo Gonçalo Dias é errado e eu explico.

A aplicação de TS É PROIBIDO POR LEI EM QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO !.

o que podem fazer isso sim e se não seguires as regras do PUR e te baixarem a velocidade de Download ! Sim isso é possível  e legal perante a lei vigente em Portugal.

Mas o que eles estão a fazer e foi-me confirmado pela operadora da Nos é que sim aplicaram me o Traffic shaping que como referi é proibido, E mais, eu tenho perto dos 500ms de velocidade medida no spedtest ou na pagina na zon porque estes dois sítios não fazem o teste a transferência de vídeo Flasch que é o usado pelo Netflix e Youtube ! Sabem tenho uma vontade louca de expor publicamente a chamada com a operadora da nos mas sei que isso é ilegal , e vou aguardar pela resposta da Nos, mas engraçado, ainda ninguém responsável pela Nos comentou qualquer tipo de afirmação que eu tenha feito aqui, pois sabem que eu falo a verdade, lgumas pessoas que por aqui andam tem acesso a minha ficha de cliente e até mesmo a gravação da chamada, alem neste momento deve estar apressado a apagar o registo para proteger a sua operadora.Eu apenas queria usufruir de dois serviços que eu pago a horas certas, do serviço d enet contratado a nos e do serviço que tenho contratado a Netflix , ajuda  a passar o tempo e principalidade a minha filha com 11 anos!

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos,

@DmsC, sim, envie a mensagem privada para mim. Só precisa de carregar na fotografia de um moderador e escolher a opção "Enviar mensagem". 

@TR23 Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Reputação 4
Crachá
Sem VPN
Com VPN

 

Com um serviço contratado de 200mbps up e 20mbps down

De maneira nenhuma, me estou a queixar das velocidades com o VPN activo, mas é inadmissível que  com a internet normal, exista traffic shaping, feito por parte da NOS.

Nem sei como isto se vai reflectir no final do mês quando for para pagar as contas, nem se a ANACOM, de alguma forma sabe disto, ou mesmo autorizou isto.

 

É que até a fazer o teste no fast.com , com dados moveis da rede NOS no meu telemóvel, consigo ter mais velocidade, do que a fazer o teste com a minha Internet fixa neste momento (sem VPN).

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Não façam testes nesse site que não são fiáveis. teste - têm este aqui

Reputação 7
Crachá +2

Posso dizer que continuo a ter 100mbits nos testes FAST da NetFlix (https://fast.com/), tanto por cabo como por WiFi (rede HFC, ligação 100Mbits). Como tal, deverá depender da ZONA NOS, e se a mesma está saturada ou não… (a minha zona nunca teve problemas de saturação… longe disso)

 

Reputação 7
Crachá +2

COMEÇOU para mim também! Estava tudo ok até ontem… hoje a net anda a passo de caracol!!!!

Problema, o UPLOAD!!!! que já se si é ANEDÓTICO (10Mbits) que agora caiu para os 1-2Mbits!!!

NOS… isto é INACEITÁVEL!!!!

Não se atrevam a fazer controle o UPLOAD, que já não chegava para NADA, e agora está a ESTRANGULAR toda a largura de banda!!!! Não me interessam os 120Mbits de DOWNLOD para NADA, quando a largura de upload nem sequer chega para manter a o “overhead” do acesso WWW, que fará para o resto (VPN de trabalho, uploads, etc!!)

 

Reputação 4
Crachá

Não façam testes nesse site que não são fiáveis. teste - têm este aqui

Mas espera, este é diferente do anterior da NOS

Este já te diz os mbts durante o teste, mas continua apenas a dar os jitter e o ping no final

 

Nunca tinha visto este teste da NOS 

 

Só este teste de velocidade da nos

Reputação 1

Aqui tenho o mesmo problema, o netflix e youtube estão a ser limitados.

Não vejo o motivo para esta aplicação, porque a rede continua a funcionar bem… é verdade que um pouco mais congestionada, por motivo da taxa de contenção, mas perfeitamente dentro dos parâmetros. Já nestas aplicações tem impacto direto na qualidade do serviço.

Talvez isto esteja relacionado com o Decreto-Lei n.º 10-D/2020, mas para que isso aconteça tem que existir uma boa justificação, e como qualquer boa justificação, precisa de evidências. Dados concretos que apoiem esta decisão.

Nesse sentido, exijo que a NOS dê evidências da rede que justifiquem o corte do serviço de internet em alguns serviços, que coloca em causa a neutralidade da internet.

Se a ANACOM autoriza esta situação sem averiguar apropriadamente o serviço, o que não é difícil, cada um que tire a sua conclusão.

@NOS fico a aguardar por mais informações para ajudar a esclarecer

Reputação 7
Crachá +5

@pesimeao Boa tarde, são sites que sempre apresentaram dificuldades, agora com tanta gente a querer entrar ao mesmo tempo, é normal que não se consiga.

Comentário