Header
Respondido

Velocidades de Netflix/Streaming lentas e com quebras


Reputação 2
  • Kilobyte
  • 4 comentários

Olá NOS,

 

Já contactei o vosso suporte telefónico, no entanto o problema não ficou resolvido, pelo que partilho o problema com a comunidade para saber se mais alguém sofre do mesmo sintoma.

Desde que foi feito o Update para o serviço de 1Gb com o Router 5.0 que todos os equipamentos (SmartTV, iPad, Smartphones, PC Desktop/Portátil e Box Android), seja ligado directo por cabo no Router, ou por Wi-Fi, que a velocidade de Download no serviço de Netflix é de apenas ~6Mbps

No caso da SmartTV e do Computadores que suportam 4K, tendo um conta Netflix com suporte de 4K, ja nem conseguem atingir essa resolução, porque a largura de banda não é suficiente.

 

O vosso suporte técnico por telefone já despistou anomalias no Router, da minha parte não existe quaisquer alterações no DNS ou VPN, o cabo é CAT6, o Wi-Fi seja na rede 2.4 ou 5Ghz é sempre o mesmo valor, mas somente no serviço da Netflix.

 

Seja nos meus equipamentos, ou nos equipamentos de amigos, a velocidade de Netflix em minha casa é somente de ~6Mbps, como se estivesse bloqueado.

 

O mais engraçado é que também sou cliente WTF, e com o 4G é exactamente o mesmo problema, seja directamente no Smartphone ou iPad, como fazendo HotSpot para a SmartTV, Box Android ou demais computadores.

 

No entanto, a velocidade da ligação atinge facilmente os 700Mbps, tendo feito testes no vosso site de teste de velocidade como de outros serviços, e no serviço de 4G as velocidades saltam para valores próximas dos 40 a 50Mbps.

 

As velocidades de streaming em YouTube, Facebook, Instagram e mais recentemente na App HouseParty, deixam muito a desejar, tendo quebras ou não suportando resoluções de HD.

 

Concluindo, está a NOS a barrar o serviço da Netflix, ou dos demais streams? Existe congestionamento da rede da NOS em relação a este serviço? A Netflix está a limitar a velocidade de download a todos os clientes?

 

Convido os utilizadores deste Forum, que sejam clientes NOS a fazer o teste em www.fast.com e a darem feedback.

 

Cumprimentos

 

 

icon

Melhor resposta por Tiago C. 18 March 2020, 11:26

Ver pergunta inicial

104 Comentários

Reputação 1

Estão a “cortar” 24 sobre 24 Horas a internet, a noite nem Videos a 480p no youtube , netflix funciona em SD, o bom disto é que o meu contrato com voces ja fez mais de 2 anos sorte a minha :D 

 

Edit: Engraçado é fazer o teste de velocidade pelo vosso site e incrivelmente tenho 120 megas com um ping de 4 faço o mesmo teste por outros meios o ping ronda os 50 com velocidades 2.5 a 5 megas. Parabéns sim senhora, 

Mais um a confirmar o traffic shaping. Tenho a certeza disso por uma simples razão: ativei uma VPN e é incrível o “milagre” que faz na velocidade imediatamente após a ligação, mesmo com uma distancia física maior até ao servidor. Trabalho com serviços OTT e devido ao coronavirus estou em tele-trabalho, graças a NOS já não tenho mais cabelo para puxar e já tou cansado de ver loading spinners e mensagens de erro devido à ligação lenta toda limitada pelo traffic shaping! Volta MEO, estás perdoada! Para quando acabar esta palhaçada? Querem mesmo insistir no traffic shaping seja por qual for a razão? Então façam o favor que cobrarem exactamente, bit por bit, a velocidade que estão realmente a disponibilizar! Se não aguentam 200mb porque vendem 200mb? Deco com eles, e reza...

Reputação 2

Como já referiram, não vai haver muita volta a dar sobre este assunto, a não ser usar mesmo uma VPN.

 

Caso eles digam que é limitação da Netflix ou do YouTube, é mentira, eles a pedido da CE mudaram as definições de streaming para automaticamente “arrancar” com low-definition, mas podes sempre forçar a ir para HD.

 

Com traffic shapping, não existe largura de banda, por isso ao forçares o HD, ele simplesmente trava, e fica a fazer buffer a cada 30 segundos ou menos.

 

Após conversa com o suporte da Netflix, eles próprios rejeitam que estejam a limitar a largura de banda, e se reduzirem 25% da largura de banda como ja foi anunciado, ainda assim era perfeitamente funcional ver conteúdos em UHD. Afinal não precisamos de 100Mbps ou 200Mbps para Netflix, mas apenas uns míseros 25Mbps para desfrutar dos conteúdos.

 

 

 

 

 

Aqui em Albufeira a mesma coisa, Contracto do 200/20 coaxial Router 4.0 :cry:

Fast.com; entre 4.8 Mbps e 7.2 Mbps
Teste velocidade do Nos; 200 Mbps
Speedtest.net; 194 Mbps

Youtube; 2366 Kbps

Teste do Google: 181 Mbps

Uma vergonha eles não nos informaram de nada  

Reputação 2

Decidi experimentar com uma VPN e não é que a velocidade disparou!

 

Já consigo ver Netflix em HD e UltraHD no meu PC :astonished:

 

Mas agora por que raio!! Tenho uma televisão de 2000€ que comprei para desfrutar tranquilamente de um serviço, que pago mensalmente, e ainda pago Internet à NOS para depois me cortarem esse mesmo investimento?
Querem me pagar a TV de volta? Para ir comprar uma mais pequena e com menor resolução…

@Tiago C. já enviei mensagem privada! Espero uma breve resposta sobre este assunto, pois é lamentável! Fiz o upgrade para 1Gbps para estar a quarentena descansado em frente à TV, não para estar com estas telenovelas!

 

 

Reputação 5
Crachá +1

@pesimeao Boa tarde, são sites que sempre apresentaram dificuldades, agora com tanta gente a querer entrar ao mesmo tempo, é normal que não se consiga.

Se é assim, porque é que só afecta os clientes NOS, e em particular os clientes HFC?

Há cada coincidência nesta vida (ou não...)

 

HFC em zonas congestionadas quase sempre estiveram sob TS… pelo menos é a ideia geral que tenho de muitos relatos ao longo dos anos...

Eu nunca tive uma única queixa de internet e agora nem vídeos a 480p no youtube estou a conseguir ver. Mas devem achar normal...

Reputação 2

Bem, fechar isto também de minha parte.

Finalmente um comunicado, neste caso conjunto, das Operadoras em relação a isto: https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Outros/Plano-operadores-para-minimizar-impactos-COVID-19.pdf
“Interessante” que agora a página de resposta da NOS à COVID-19 encontra-se mais completa agora (e data de ultima modificação hoje a 20, seja de 20): https://www.nos.pt/particulares/Pages/covid-19.aspx

Acho que todos concordamos que é necessário salvaguardar os serviços e comunicações mas demonstraria completo respeito e cuidado pelos clientes se estes tivessem sido avisados destas medidas (que até ao momento não foram declaradas em específico) e não cerca de 1 semana depois de já andarem a fazer TS. Até mesmo porque até ao momento deste post, a NOS é a única que o fez/faz tão agressivamente, como mostrado antes até 98% de limitação no serviço de 200 Mbps.

De resto vou ficar à espera, se houver, dos prometidos contactos e da resposta (esta chegará de certeza) à reclamação digital.

Boa quarentena pessoal, fiquem seguros!!

 

Reputação 2

@Goncalo Dias

Pois, parece que a NOS não está msm preocupada com isto. Do suporte foi basicamente um “não temos qlq indicação interna que esteja a haver limitações e eu tenho o msm serviço e não se passa nada, por isso n podemos fazer nada. Fale com o YT e com a Netflix”….

 

@Pereira69

Sei q n vão dizer q estão a fazer TS, mas até tinham um motivo para dizer algo, pois há aquele comunicado oficial que lhes dá a possibilidade de tal.

 

@Raquel Pacheco

Então não é só msm aqui por Lisboa :(

 

Encontrei uma thread no Zwame (NOS - Tópico Oficial) onde mais clientes se queixam tb disto (houve até quem fizesse upgrade para os 500 Mbps a pensar q iria ficar resolvido e ficaram na msm) e users a indicar que é o tipo de serviço que n está a aguentar...

Entretanto fui à minha área de clt e fiz o pedido do código para proceder com a rescisão de todos os serviços. Telefonaram do contencioso a perguntar o motivo. Lá expliquei a situação e disseram-me q podia ser por causa da afluência de tanta gente em casa. Respondi então que continuaria a ser clt da NOS (sou cliente desde 2008 e n tenho fidelização já há anos!) se das duas, uma: ou me resolviam a situação ou que me dessem a explicação do porquê de isto acontecer e só com a NOS, e por escrito. Claro que nem uma coisa nem outra….
A rapariga ainda me propôs subir para os 500 Mbps referi logo os relatos de clts q tinham feito isso e nada. Como já mencionado aqui e lá no Zwame, pelo visto isto não afecta clientes fibra. Referi esse facto mas disse logo que se fosse para ter que mudar e ficar novamente com fidelização, então prefiro mudar mas é para fora devido em muito à falta de respeito mostrada para com os clientes.

A pedido dela deixei que me transferissem a chamada para falar novamente com o apoio especializado, novamente contei td a situação, todos os detalhes, fizemos mais uns testes e a única coisa detectada foram uns sinais pouco baixos no router. Marcaram uma visita do técnico para fazer o despiste no local, que tb por minha disponibilidade só irá ser no Domingo.

Sinceramente começo a pensar que o suporte está mesmo às aranhas com isto. Intencionalmente ou não, a limitação está a ser por parte da NOS e em específico para tráfego stream. Agora até teriam uma “desculpa” para o fazer mas não há qlq informação oficial disto em específico (só espero é que n venham a usar isto como desculpa msm por qlq problema na infraestrutura).

 

Vamos ver como isto vai correr… até lá é VPN. Vou actualizado aqui confirme tenha novidades.

Reputação 4
Crachá

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

E essa mensagem privada é para si? 

 

Estou numa casa alugada. 

 

Tenho os dados do Senhorio todos, no entanto consigo aceder à página do Router. 

Mas preciso de saber se envio essa informação para algum email, ou directamente para si, por mensagem privada. 

 

Cumprimentos 

manda o numero de cliente que aparece no topo da factura.

 

Não acredito que exista solução, uma vez que acho que deve ser uma medida tomada pela própria NOS, a nível nacional 

Reputação 2

@Goncalo Dias

“Sei q n vão dizer q estão a fazer TS, mas até tinham um motivo para dizer algo, pois há aquele comunicado oficial que lhes dá a possibilidade de tal. “

 

Amigo Gonçalo Dias é errado e eu explico.

A aplicação de TS É PROIBIDO POR LEI EM QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO !.

o que podem fazer isso sim e se não seguires as regras do PUR e te baixarem a velocidade de Download ! Sim isso é possível  e legal perante a lei vigente em Portugal.

Mas o que eles estão a fazer e foi-me confirmado pela operadora da Nos é que sim aplicaram me o Traffic shaping que como referi é proibido, E mais, eu tenho perto dos 500ms de velocidade medida no spedtest ou na pagina na zon porque estes dois sítios não fazem o teste a transferência de vídeo Flasch que é o usado pelo Netflix e Youtube ! Sabem tenho uma vontade louca de expor publicamente a chamada com a operadora da nos mas sei que isso é ilegal , e vou aguardar pela resposta da Nos, mas engraçado, ainda ninguém responsável pela Nos comentou qualquer tipo de afirmação que eu tenha feito aqui, pois sabem que eu falo a verdade, lgumas pessoas que por aqui andam tem acesso a minha ficha de cliente e até mesmo a gravação da chamada, alem neste momento deve estar apressado a apagar o registo para proteger a sua operadora.Eu apenas queria usufruir de dois serviços que eu pago a horas certas, do serviço d enet contratado a nos e do serviço que tenho contratado a Netflix , ajuda  a passar o tempo e principalidade a minha filha com 11 anos!

 

@Pereira69 , Portugal está em estado de emergência, os ISP podem fazer as limitações que quiserem devido a isso - claro que com a salvaguarda do estado, mas o próprio estado de emergência em si já é uma situação excecional. Não devemos confundir as coisas.

A questão aqui, pelo menos para mim e tendo em conta a situação actual do pais, é a clara falta de informação e respeito pelos clientes como a tamanha confusão do suporte da NOS e o porquê ser só a NOS. A alguns clts dizem que não há limitações, a outros dizem que sim, e dps a outros dizem que é a infraestrutura do tipo de serviço q n aguenta.

Em relação à chamada, seria bom ouvir isso mas infelizmente não traria nenhum benefício, mesmo que fosse para tribunal era imediatamente refutada como prova… É possível exigir que eles apresentem a gravação da chamada do lado deles, mas sempre podem alegar que a gravação não foi feita… Enfim… Do nosso lado o que podemos fazer é reclamar mesmo, se não reclamarmos nos canais próprios então estas coisas não mudam!
Eu fiz a reclamação pelo suporte e outra via site do livro de reclamações. O do suporte, foi a tal situação de que como n havia nada interno a indicar a limitação e q os testes n davam nada conclusivo, então foi fechada (pedi para me darem o resultado por escrito e disseram que era impossível fazer isso). A reclamação no livro de reclamações digital, essa vão ter que responder mesmo.

De resto, vou aguardar até Domingo para ver o que o técnico vai cá fazer. Possivelmente nada, a menos que a NOS o faça do lado deles. Mas até lá também me dá tempo para ver os pacotes das outras operadoras (já tenho a Meo para me ligar amanhã e a Vodafone na terça).

Reputação 5
Crachá +1

@pesimeao Boa tarde, são sites que sempre apresentaram dificuldades, agora com tanta gente a querer entrar ao mesmo tempo, é normal que não se consiga.

Se é assim, porque é que só afecta os clientes NOS, e em particular os clientes HFC?

Há cada coincidência nesta vida (ou não...)

Reputação 2

Novamente, algo “oficial” mas ainda não por parte da NOS → https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2020-03-24-governo-da-luz-verde-para-bloquear-netflix-repeticoes-de-tv-jogos-on-line-e-downloads

Mas de salientar que:

Estas medidas apenas podem ser executadas pelos operadores de telecomunicações quando é necessário salvaguardar a funcionalidade dos serviços considerados críticos pelo Estado. Tanto o Governo como a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) têm de ser notificados aquando da aplicação destas medidas excecionais.


Enfim, eu já tenho o processo dado na Meo para mudar, de resto tenho já aqui as pipocas para assistir ao resto do filme.

Reputação 1

@pesimeao Boa tarde, são sites que sempre apresentaram dificuldades, agora com tanta gente a querer entrar ao mesmo tempo, é normal que não se consiga.

@Jose Rodrigues  com 3 argumentos isso é rapidamente refutado:

  1. se fosse esse o problema, então a dificuldade estaria na fonte. Ou na ligação em geral no backbone da NOS, da GigaPix ou PT, que dificulta ligações internacionais; mas não está, porque o resto da internet continua a funcionar bem. E com outros operadores também funciona bem. Em simultâneo.
  2. se é congestão de uma rota em particular, custa-me a acreditar que às 7h da manhã ainda esteja sobrecarregada e a disponibilidade seja exatamente a mesma que às 21h da noite
  3. contactei o serviço do netflix e diminuíram o bitrate para atenuar os picos, mas a rede está a aguentar e transferências em alto débito estão ok.

 

Independentemente disso, ainda não vi a justificação clara a inequívoca (leia-se, provas) do estado da rede ou da ligação para esses serviços. E enquanto não o apresentarem, as vossas respostas não tem qualquer significado e são especulação ou desinformação.

 

Assim sendo, fico a aguardar pelas evidências de aplicação desta medida.

 

Mais um caso aqui; zona de Carcavelos.
Tenho 500Mbps contratados e no teste do fast.com tenho, como tantos outros reportaram, os miseráveis 7.2Mbps. Se fizer o teste pelo telemóvel  e utilizando a rede 4G tenho mais do dobro 16Mbps.

Isto está tão mau por aqui que a novíssima box UMA 2.0 se tornou um mono que só liga, desliga, muda de canal ou regula o volume. Nem o menu da box funciona.

Há dois ou três dias atrás (para não recuar mais) tudo funcionava. Com um soluço aqui e ali mas sem grandes complicações. De ontem para hoje, especialmente depois das 12h de hoje, tornou-se insuportável!

Ridículo, cada dia me arrependo mais de ser cliente desta “empresa”.

Pesquisem por decreto-lei 10-D/2020. Estão lá as respostas a todas as perguntas.

 

@marcolopes zona hfc e router 5?

Reputação 4
Crachá

A NOS está de facto a fazer traffic shaping, provavelmente devido a esta onda de utilizadores que têm todos de trabalhar em casa, devido ao covid-19, e por isso deve de existir uma sub-carga na infraestrutura da NOS, e para isto não ir tudo a baixo, eles devem ter posto um limite máximo de bandwidth para estes serviços.

Não sei até que ponto, o regulador concordou com isto ou não, mas podes descarregar a app da Net.mede da ANACOM, e fazer o teste por ti mesmo. https://www.netmede.pt/traffic-shaping 

 

Tens também aqui um link para um post que também sugere Indícios de traffic shaping aqui no forum da nos, feito por mim, com um resultado dessa app a confirmar o traffic shaping.

 

Uma solução que resulta comigo, é utilizar um VPN, de forma a disfarçar esses dados, e desta maneira, não leva com a limitação, porque vem como um trafico normal, em vez de se perceber que se trata de conteúdo Flash Video.

Reputação 2
Crachá

Confirmo o mesmo nível de resultados e sintomas.

Tenho uma TV androidTV com Netflix instalado.

De noite tem sido impossível ver qualquer conteúdo.

Começam bem mas acabam por baixar imenso a qualidade (240 linhas) ou mesmo parar.

 

Não fosse ser problema da tv, fiz o mesmo teste com a Playstation 4 e com o iPad. Na mesma altura torna-se impossível usar netflix na NOS.

 

O vizinho do lado, tem “OUTRO” operador, e à mesma hora não tem qualquer tipo de problema

Reputação 4
Crachá

@marciofilipe  o problema é que nem 1080p dá.

 

E nem um pré-aviso que isto ia acontecer, nem ninguém diz nada da parte da NOS.

 

E depois não se percebe, o porque de a internet fixa ter este traffic shaping, e a Internet movel LTE não ter?   É porque num tens um limite de dados por mês e no outro não?

 

@Tiago C. Era bom existir um comunicado por parte da NOS

 

 

Reputação 2

 ...
Ita,

 

Concordo e não me importo nada que para o bem de todos seja feito este TS. Teria sido de bom senso terem enviado um email com esta informação porque além de ajudar a comunidade, evitava que certamente muitas pessoas tal como eu, andassem a desligar e a fazer testes de tudo e mais alguma coisa para despistar o problema.

 

Espero também que levantem esta medida quando a situação global normalizar.

 

Já agora, têm o mesmo problema com os vídeos 4K no Youtube?

 

Sim, é em todos os vídeos mesmo. Não depende da qualidade dos vídeos mas sim da plataforma. Hoje estive a testar no NetFlix e noto quebras nas velocidades, mas não tão acentuadas.

O “engraçado” aqui é que eles recomendam o uso da ligação fixa, na página de “COVID-19 A nossa resposta” (https://www.nos.pt/particulares/Pages/covid-19.aspx) no entanto é na rede fixa que estão a limitar brutalmente:
“Privilegie sempre o uso da tua internet fixa (wi-fi) e utilize sobretudo as chamadas de voz, reservando as vídeo chamadas apenas na medida do necessário.”

Reputação 2

@marciofilipe  o problema é que nem 1080p dá.

 

E nem um pré-aviso que isto ia acontecer, nem ninguém diz nada da parte da NOS.

 

E depois não se percebe, o porque de a internet fixa ter este traffic shaping, e a Internet movel LTE não ter?   É porque num tens um limite de dados por mês e no outro não?

 

@Tiago C. Era bom existir um comunicado por parte da NOS

 

 


Exacto!

Reputação 2

Pois, é simplesmente vergonhoso isto! Sou cliente desde 2008 (altura TVCabo) e já tinha pedido a rescisão. Fui contactado do contencioso para saber o porquê, e em boa fé acedi ao pedido da moça para vir um técnico a casa ver isto, mas basta! Já tenho uma oferta bem melhor da MEO e garantia que NÂO ESTÃO A FAZER TS. Vou contactar novamente a NOS e prosseguir com a rescisão! ISTO É VERGONHOSO!!!!

Reputação 2

Estive agora ao telefone com o serviço técnico especializado da NOS, cerca de 1h e picos, a falar sobre isto. Segundo informado, a NOS não está a aplicar nenhuma restrição / TS a streaming, ou pelo menos que tenha sido informado até mesmo ao suporte (como disse ao telefone, não acredito). Mas pelo visto, a outros clientes dizem que sim, enfim. O colaborador disse ter tb coaxial e 200 Mbps, então fez os mesmos testes e não tinha as velocidades assim. Ficou no ar se realmente é uma limitação por zonas ou das próprias plataformas (novamente, dúvido mt).

Vamos lá tentar encontrar aqui um padrão se existir. Quem já tiver testado, meta ai as velocidades e região para ver se descobrimos algo. Da NOS dizem que n podem fazer nada pq n detectam nem estão a fazer limitação…

 

Aqui fica no meu caso:

Serviço NOS:
UMA TV -  200 Mbps / 20 Mbps (coaxial)

Região:
Lisboa

Netflix (https://fast.com):
7 Mbps

Youtube (Abrir um vídeo, clicar no video com o botão direito e escolher "Stats for nerds"/"estatísticas para nerd". Ver a velocidade de ligação):
2,3 Mbps

NOS (http://speedtest.nos.pt):
204.38 Mbps

 

Comparativo com outros acessos,

4G NOS:
19 Mbps

4G MEO:
45 Mbps

 

Disseram-me tb para falar com o YT e a Netflix… vou-o fazer para ter confirmação oficial deles.

 

edit:

Troubleshoot feito:
testei no desktop, laptop e mobile. Só a ligação fixa está limitada. Tb fiz pedido de renew de ip e após isso hard reset no modem e confirmei q me tinha sido atribuído um novo ip. Caches dos browsers limpas e no final a msm situação.

 

Workaround: usar VPN….

Reputação 4
Crachá

A NOS está de facto a fazer traffic shaping, provavelmente devido a esta onda de utilizadores que têm todos de trabalhar em casa, devido ao covid-19, e por isso deve de existir uma sub-carga na infraestrutura da NOS, e para isto não ir tudo a baixo, eles devem ter posto um limite máximo de bandwidth para estes serviços.

Não sei até que ponto, o regulador concordou com isto ou não, mas podes descarregar a app da Net.mede da ANACOM, e fazer o teste por ti mesmo. https://www.netmede.pt/traffic-shaping 

 

Tens também aqui um link para um post que também sugere Indícios de traffic shaping aqui no forum da nos, feito por mim, com um resultado dessa app a confirmar o traffic shaping.

 

Uma solução que resulta comigo, é utilizar um VPN, de forma a disfarçar esses dados, e desta maneira, não leva com a limitação, porque vem como um trafico normal, em vez de se perceber que se trata de conteúdo Flash Video.

Bem-vindo ao Fórum NOS, @DmsC.

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Moderador Tiago C. Pode confirmar isto?

Reputação 1

A vergonha e a confirmação !

 

https://pplware.sapo.pt/internet/nos-hfc-unica-operadora-limitacao-rigida-youtube-netflix/

Reputação 4
Crachá

Pelo que acontece na minha zona de residência, eu que tenho NOS coaxial tenho este limitador nos serviços de video, um amigo meu que tem NOS fibra (possivelmente partilha de fibra com a Vodafone-NOS) está com o serviço estável, sem nenhum limitador nos vídeos.

Possivelmente, só o clientes com coaxial estão a com este "problema"

 

Comentário