Header

Suporte IPv6



Mostre a primeira mensagem

172 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
Podes por um print do erro?
Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PedroMC,

Agradecemos o seu testemunho.

Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.
Consulte mais informações aqui.

Obrigado

Reputação 4

Boa tarde

 

gostava de saber se alguem sabe o que tenho que fazer para ter ipv6 no meu pc ou xbox….

 

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @shaca

Olá @JoaoBelo

De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades. 

 

Obrigada 

 

Reputação 1

Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.

 

Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.

 

Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

Reputação 6
Crachá

Onde tens os endereços de  DNS IPV6 configurados?

Reputação 4

Onde tens os endereços de  DNS IPV6 configurados?

 

Reputação 6
Crachá

A sua placa gráfica está a configurar automaticamente. Também consegue aceder ao ipv4. Por isso … penso que terá mesmo de aguardar, futuramente deverá surgir essa hipótese.

Reputação 7
Crachá +1

Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.

 

Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.

 

Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.

normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…

um bem haja 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Jorge C

Muito obrigado pela sua sugestão. Vamos endereçar a mesma. 
Caso surjam novidades divulgaremos aqui, no Fórum NOS. 

Qualquer questão ou sugestão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 

Muito obrigado

Reputação 2

Claramente, a falta de resposta da NOS face a esta questão demonstra exatamente as “prioridades” da empresa no que respeita a inovação - pouca ou nenhuma.

Atualmente (Dezembro de 2020), a NOS é praticamente a única operadora que não fornece acesso IPv6 nativo. Não existe desculpa para tal, ainda mais depois de declarações como estas:

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2011-06-02-zon-leva-ipv6-a-todos-os-clientes-ate-ao-primeiro-trimestre-de-2012/
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/zon_suporta_ipv6_e_antecipa_o_futuro_da_internet

Isto em 2011!

Reputação 6
Crachá +1

Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Reputação 2

Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 

Reputação 6
Crachá +1

Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 

Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.

Reputação 1

Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.

 

Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.

 

normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…

um bem haja

 

Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.

 

Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.

Reputação 2

Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 

Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.

Não é assim que funciona neste caso. Ipv6 trata-se de algo das infraestruturas da NOS, não tem nada a ver com outsourcing.

Reputação 6
Crachá +1

Então deixa... está para breve. lol

Boas não sendo um tema novo, aproveito para questionar uma vez mais quando é expetavel a NOS disponibilizar este serviço ?

 

Reputação 7
Crachá +2

Se houver novidades aparecem por aí

pois não sei é se fico a aguardar pelas novidades ou fazer por acontecer

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 

Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 

 

Ana, mas quanto à questão em si, quando é que os clientes podem comecar a usar IPv6? (principalmente nos ultimos modelos de routers que não terão, muito provavelmente, falta de suporte a nível de software)

 

Agradeço-lhe a atenção.

Pedro.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback, @Ruipedrinha

No entanto, infelizmente, não temos informações adicionais que possamos fornecer. 

Caso tenha alguma dificuldade na utilização do serviço de internet, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado, 

Reputação 7
Crachá +6

Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 

A NOS já tem ipv6?

Comentário