Header

Suporte IPv6



Mostre a primeira mensagem

172 Comentários

Reputação 1

Caro João H.
deixamos de ter conectividade  IPV6.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @luisbaker

Ficamos contentes que estejam atentos. De momento, não temos novidades mas assim que exista,  quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @luisbaker
Movemos o seu comentário para o artigo onde abordou o tema IPv6. 

Assim garantimos a boa organização da informação. A sua sugestão foi endereçada, internamente, à equipa de internet. 
Obrigado

Reputação 3
Crachá

Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?

Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.

No entanto,  o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.

Reputação 6
Crachá

@Mário P.  desculpe lhe que diga mas esse vosso discurso que já se tornou repetitivo há vários anos, já começa a ser ridículo, pois vocês já respondem o mesmo há mais de 4 anos. Vocês só passam uma imagem de desleixe e de desagrado duma empresa que se diz inovadora.

Que vergonha!!!

Reputação 7
Crachá +2

Para já não há nenhuma implementação. Podes ver alguns casos isolados como teste.

O router v3 vai acabar por parar de ser utilizado. Não há razão para colocar mais updates.

Reputação 3
Crachá

Não sabia que existiam pilotos com ipv6 no Router Wi-Fi.

O router já tem uns anos, e já só é oferecido num dos pacotes da NOS. Apesar disso a NOS com cerca de 1,5 milhões de clientes com internet fixa, ainda deve ter umas boas dezenas, ou centenas de milhares de instalações com o Router Wi-Fi. O caso do ipV6 nem exige um upgrade de firmware, imagino. Pelo que percebi o Zon Hub sempre suportou o stack ipv6, mas está desativado. Se ativarem acredito que vai ser feito sem upgrade ao firmware.

Num futuro upgrade de firmware podiam remover coisas que já não são utilizadas, como os serviços do captive portal da antiga NOS Wi-Fi Fon, e penso que a sub-net para as boxes também já não é utilizada. Há erros constantes destas subnets no log do meu Router Wi-Fi.

Que não vão haver mais updates até acredito. O último foi em 2016, pouco depois da fusão da ZON com a Optimus, e a criação da NOS. A parceira da Zon para os firmwares na altura era a Jungo, mas acredito que a parceria já não exista. Possivelmente poderá ter dificultado novas versões, mas isto sou eu a especular. Apesar de tudo o router não é instável, mas precisa de alguma atenção.

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos, @Tiago Ferreira

Mas de momento não temos novidade, pelo que nos cabe informar em conformidade. 
Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a. 

Obrigado!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @isplitter e @Guimas
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 
Assim, garantimos a boa organização da informação. Quando existam novidades partilharemos, aqui, convosco. 

Obrigado

Reputação 6
Crachá

O mais vergonhoso é que eu tenho o Giga Router Wi-Fi 6 e nem esse tem o IPv6 ativo. Enfim a NOS no seu melhor 

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @Tiago Ferreira

Quando disponibilizarmos o IPv6 vamos informá-los a todos, aqui, no Fórum NOS. 

Fique atento às novidades. 
Obrigado 

Descobri hoje que já estou a receber alocações IPv6 na porta 4 em bridge mode, à qual tenho ligada uma Unifi Dream Machine SE como único router da casa.
 

Nada a apontar do ponto de vista técnico. Foi apenas meter o PD /60 para a LAN pretendida e voilá.

 

Apenas uma questão, o prefixo indicado na pagina nosnet.pt, não corresponde à que vejo na Dream Machine.  Na pagina nosnet tenho um prefixo 2a01:16:8072:1df0 e na LAN em causa tenho 2a01:16:8070:1df0.

Eu suponho que a porta 4 em bridge mode esteja a ter outra alocação distinta da do router da NOS, à semelhança do IPv4, confirma-se?   É que não há forma de confirmar isso na pagina do router.

 

Por outro lado, agora que vim a este forum, e com base na resposta do Mario P. acima, entendo que o rollout de IPv6 ainda está em testes, e que pode ser removido ou alterado a qualquer momento. É assim, ou isto já está para ficar?

 

Alguma maneira de aceder FTP fora da rede interna, ou A CGNAT da NOS simplesmente bloqueia tudo?

nem ipv4 nem ipv6 funciona

Reputação 7

Boa noite @hangas,

A sua questão já foi abordada e respondida aqui.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a partilha, @isplitter. 😉
Assim que tivermos mais informações partilharemos, aqui, com a comunidade. 
Obrigado 

Reputação 6
Crachá

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

Reputação 3
Crachá

 

Acredito que seja por zonas. Experimentei agora ligar um router que tenho diretamente ao ONT, colocando a VLAN tag 11, que corresponde a DATA WAN da NOS, e tenho IPv6.

Ou seja tenho IPv6 em diferentes configurações, e ele já está disponível na infraestrutura da NOS, contudo se utilizar o Router Wi-Fi tal como me foi fornecido não tenho IPv6.

Reputação 7
Crachá

Em vez de reclamarmos aqui, abram todos aqueles que puderem reclamação no livro de reclamações online ou numa loja NOS e mesmo que a NOS não se mexa, pelo menos contribuímos para que todos os anos quando são feitas as estatísticas de qual é a operadora mais reclamada, a NOS ser a mais reclamada e ficar mal vista perante o mercado Português e passar uma imagem negativa para os consumidores.

A NOS não fica mal vista porque compra prémios de melhor rede e depois espeta nos anúncios 🤣

Reputação 1

Por aqui o IPV 6 já cá canta.

Routet Giga

velocidade 1GB/200

Sobrado-Valongo

Reputação 6
Crachá

1Gbps / 200Mbps? Só se for algum pacote novo, porque eu tenho 1Gbps e só tenho 100Mbps e tenho o novo Giga Router Wi-Fi 6

Reputação 1

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Susana Matos,

Agradecemos a sua mensagem.

O acesso ao router NOS é realizado exclusivamente através da App NOS NET ou em nosnet.pt.
Para questões relacionadas com micro informática e ajuda em configurações nessa ótica, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Bom dia @Mário P. ,

é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?

Obrigado

 

Mas está disponível no router da NOS?

No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.

Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.

Todos eles são clientes FTTH.

Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.

 

No meu caso sou cliente FTTH e com um router GigaRouter, o IPV6 apenas não está disponível em modo bridge.
Zona do Porto

Isto não é micro informatica nenhuma. Nem as regras de PF ficam activas

Reputação 6
Crachá

Mas está disponível no router da NOS?

No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.

Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.

Todos eles são clientes FTTH.

Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.

Eu estou numa zona de Lisboa com HFC e quando tive o Giga Router tive IPv6 durante algum tempo, mas depois desativaram o serviço, atualmente com o Giga Router Wi-Fi 6, ainda não tenho IPv6.

Comentário