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Suporte IPv6



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Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).

Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?

Já se sabe á anos. Está em testes ainda

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Boa tarde @Celso Costa e @DJPRMF,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

Trabalhamos de forma continua para levar o melhor serviços a todos os nossos clientes.

Acompanhem todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

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Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

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Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Já se sabe á anos. Está em testes ainda

Em testes ainda? Só se for a direção de tecnologia.

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Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

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Bom dia a todos, 

Agradecemos a vossa partilha. 😊
Sugerimos que fiquem atentos às novidades, porque quando as tivermos partilharemos convosco, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

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Sobre este assunto, hoje decidi contactar o suporte da NOS relativamente à questão, e tenho a dizer que a situação é no mínimo incompreensível de se verificar em pleno 2022. Os operadores parecem não ter conhecimento sobre o que sequer é IPv6, sendo que a única resposta que fornecem é “PCMedic” - a qual, espanto, não tem qualquer responsabilidade sobre este caso.

Isto numa altura que TODAS as restantes operadoras fornecem e sabem do que se trata IPv6 quando são contactadas.

 

Num primeiro contacto que fiz com o apoio da NOS, o operador analisou a questão e referiu que a NOS apenas consegue fazer a reversão de IPv6 para IPv4 (seja lá o que isso for, porque não faz sentido). A resposta que foi fornecida era que os utilizadores apenas podiam ter um IP ativo (v4 ou v6), pelo que percebi no meio de uma explicação meio confusa e atrapalhada - e isto falando eu que tenho conhecimento do que é redes.

Na conversa, fui transferido para uma nova linha, que quando o novo operador atendeu percebi que era da PCMedic. A PCMedic realiza tarefas associadas com questões técnicas, mas não é responsável por fornecer o IPv6 aos clientes. Nem o IPv4. Essa tarefa é da responsabilidade da NOS.

 

Mas tudo bem. Coloquei a situação à operadora da PCMedic, que começou por tentar ver problemas no router. As “avaliações” feitas foram apenas de recolher o meu email, número de telefone e dizer que a PCMedic não realiza essa tarefa, e que estes apenas podem realizar configurações técnicas naquilo que os clientes tenham disponível no momento - que está correto, é o indicado no próprio site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/servicos/Paginas/apoio-informatico.aspx

 

Dito isto, referiram que iam transferir a minha chamada novamente para a NOS, sendo que a nova pessoa que atendeu, ao dizer que ia transferir a chamada, esta simplesmente desligou-se. 😑

 

Ora, voltei a contactar o suporte da NOS, novamente com a questão simples: “Como posso ativar o IPv6?”

A nova operadora que me atendeu, desta vez voltou a sublinhar questões que não teriam nada a ver com o problema, fazendo a “análise do meu router”, mesmo depois de um frisar que não tinha qualquer problema com a internet e apenas queria saber como ativar o IPv6.

Depois de alguns minutos a “analisar”, volta-me a dizer que isso não pode ser feito por eles, mas sim pela PCMedic…

 

Portanto, esta questão é uma batata quente no que respeita ao suporte: a NOS, que tem a responsabilidade de fonecer os endereços IP para todos os clientes, sejam eles v4 ou v6, refere que o problema não é deles e que deve ser a PCMedic a fazer isso.
Por outro lado, a PCMedic refere que isso não é responsabilidade deles e que a situação deve ser resolvida com o suporte da NOS, já que esta entidade apenas pode trabalhar com o que a NOS fornece. 

No processo, temos um tópico com mais de dois anos a questionar sobre como ativar IPv6 na NOS, operadores que não compreendem sequer o que IPv6 quer dizer, e quando percebem, dizem que não é da responsabilidade da NOS fazer essa tarefa, passando a batata quente para a PCMedic.

A PCMedic, que não tem culpa da situação, aponta para a NOS novamente (e bem).

 

Resumindo: a NOS continua a ficar atrasada tecnologicamente, quando todas as operadoras possuem suporte a redes IPv6. As promessas de suporte à mesma continuam a ser feitas, a dizer-se que qualquer novidade será prontamente anunciada, quando na realidade nem sequer são capazes de dizer “Sim” ou “Não” quando questionados se é possível ativar o IPv6.

 

Para muitos, o IPv6 pode não ser algo importante, mas para alguns, é algo necessário. E no meu caso, vai ser um ponto a avaliar para escolher outra operadora.

 

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Alguns router vão disponibilizando ipv6 outros nem por isso.

No suporte a grande maioria nem sabe o que é o ipv6.

Só para terem ideia do que se passa.

Veio um técnico a minha casa instalar os Deco M6.

Destruiu a minha casa a passar vários cabos coaxial para cada um dos Decos.

Ninguém ensinou ao senhor que deveria passar cabo de rede. 

Como não conseguiu ligar o cabo coaxial aos Decos M5 deixou os cabos pendurados e deu o trabalho como concluído. 

O seguro da NOS pagou os danos, até hoje estou à espera que venha uma equipe de 2 técnicos do gabinete da Dra. Margarida para reinstalar todos os cabos.

Já fiz imensa chamadas para terminarem o trabalho, faz meses. 

Não aparece ninguém. Não se entende. 

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O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

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Crachá +1

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 

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O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 

Eu também.

Experimente dizer isto no suporte da NOS, duvidam da nossa sanidade mental.

Muitos nem sabem o que significa. 

Reputação 2

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

 

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.

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Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.

Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.

Reputação 7
Crachá +6

Quando existam novidades partilharemos, @EuSó
Agradecemos a demonstração de interesse. 
Obrigado

Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Reputação 6
Crachá

Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6

Reputação 3

Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6

Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6. 🤣

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Desta foi de vez o IPV6.

Nem sem e nem com modo bridge.
Foi-se…...

Reputação 6
Crachá

Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6. 🤣

Pelos vistos, sorte a dele 🤣🤣🤣

Reputação 7
Crachá +1

Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Router novo não? 

que equipamento é que tens instalado e em que zona é que estas? 

um bem haja  

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.

Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.

Obrigado

E 4 meses depois, algo de novo?

Com tantos a queixarem-se do mesmo, (aqui mais um) onde está essa funcionalidade IPv6 ativa?

A ser verdade que dão valor a prestar um melhor serviço, não está a ser demonstrado, é alias o invés, estão-se a ficar para trás.

Aguardemos até um dia, ou não.

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @HUGO QUINTINO
Quando tivermos novidades para fornecer quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui. 
Obrigado

Reputação 2

Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.

Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000 👏

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