Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
Página 3 / 10
Problema resolvido. Voltei a falar com o apoio tecnico e após breves despistes, e de ter referido ao tecnico a questao do IPV6, ele desligou a opção para testarmos e o acesso foi automático. Fica novamente uma confirmação que é este o problema como algumas pessoas antes já o tinham confirmado.
@LuisCross na minha opinião, tratam-se de testes nos routers dos clientes.
Não concordo com a utilização dos routers dos clientes para testes.
Sugiro que usem todos dual stack para ultrapassar os problemas.
@Jorge C concordo que não devem fazer testes nos routers dos clientes ou que pelo menos avisem mas a questão para mim é a recusa em assumir que tem o IPV6 ligado, é fácil de ver até mesmo para quem não tem grandes competências na área.
E hoje quem me atendeu foi realmente 5 estrelas e assumiu que nem sabia que isso era um possível problema, e disponibilizou-se de imediato a desligar para testar. E não demorou nem 2 segundos e voltou tudo a abrir normalmente.
Boa tarde a todos,
Agradecemos a sua partilha @Jorge C. Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis. Assim que tenhamos mais informações sobre o tema, partilhamos junto da comunidade.
@JMRT, agradecemos a sua mensagem. Detetou algum outro site ou plataforma na mesma situação?
@André Caeiro detalhe, por favor, que plataformas ou sites detetou serem alvo desta dificuldade por Wi-Fi.
Obrigado
Boa tarde a todos,
@RGarrido03, ajude-nos, por favor, a melhor compreender a situação.
Dê-nos, por favor, exemplos em que esta dificuldade ocorre, por exemplo, em que Apps, websites ou em ambos.
Detalhe-nos, por favor, o comportamento específico (v.g.: sites que não carregam, falha ao autenticar, demora no carregamento de imagens etc)?
Sente algum padrão de acontecimento? Existe alguma frequência? É esporádico ou constante?
Indique-nos, por favor, em que dispositivos e Sistemas Operacionais sentiu esta dificuldade?
O que nos indica ocorre numa conexão específica (Wi-Fi, cabo Ethernet, dados móveis)?
Obrigado,
Boa noite Mário,
À data de hoje, não tenho quaisquer problemas com IPv6. Os problemas foram solucionados há já uns meses, quando vos mandei mensagem privada sobre um outro assunto, de grande importância (e ao qual ainda não obtive nenhum novo feedback).
Na altura, aquilo que sentia era páginas que não carregavam, sobretudo. No entanto, numa parte mais detalhada, alguns pedidos HTTP nunca chegavam ao servidor em questão, acabando por dar timeout. Qualquer dispositivo tinha este problema, através de qualquer método de acesso. Esses problemas eram ultrapassados desligando o IPv6.
Como referi, atualmente não tenho esse problema. Está solucionado para mim e não tenho quaisquer razões de queixa da fibra NOS, tudo funciona de forma impecável.
Obrigado,
Rúben Garrido
Sim, também deixei de ter o problema de algumas páginas não carregarem há algum tempo felizmente (para a NOS).
Muito obrigado pelo vosso feedback, @RGarrido03 e @André Caeiro. Estamos a tentar compreender melhor os alertas feitos para conseguirmos identificar a situação, pelo que qualquer questão que exista partilhem connosco.
Quanto à mensagem privada, @RGarrido03 vamos analisá-la e verificar o sucedido para que não tenha recebido resposta. Obrigado,
Boa tarde,
Desliguem o IPV6 até contratarem alguém que perceba disso.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e partilha @lmiguerm,
Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente pelas equipas responsáveis.
Partilhe connosco caso surja alguma questão ou tema.
Obrigado
Boa noite @Tiago Ferreira,
Concordo que seria importante que a NOS esclarece-se a questão do IPv6.
Apesar de não estar oficialmente implementado, existem imensos utilizadores com IPv6 atribuído, o que levanta várias questões, em especial porque não são beta testers.
Obrigado.
Boa noite, @Tiago Ferreira
Agradecemos a sua sugestão. Infelizmente, não temos datas quanto a disponibilização global do IPV6 a todos os clientes NOS.
Conforme indicado no artigo que partilhámos, esta implementação não está terminada: “Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia(...)”
Lamentamos não ter mais informações.
Obrigado,
@Mário P. obrigado pelos esclarecimentos.
Eu fico muito triste, talvez porque sou dos clientes que tu conversas aqui mais antigos na empresa, NOS, ZON e TVCabo. Sou cliente desde 1999 e vejo esta empresa a ser tardia nas respostas às necessidades dos seus clientes, observo muita coisa que parou no tempo. O IPv6 vem-me sido prometido desde 2018 e 7 anos depois esta é a vossa resposta. Entendo que vocês não têm culpa de nada, pois vocês limitam-se a passar informações que vos dão, mas é extremamente triste ver a NOS fazer promessas, alimentar expectativas aos seus clientes ao longo de anos consecutivos só para acalmar a situação, prometer que estão a ser feitos esforços para que isto ou aquilo se resolva, estamos a trabalhar no sentido de melhorar os nossos serviços, vamos deixar registada a sua insatisfação, continuamos a trabalhar para que os nossos clientes tenham os melhores serviços e poderia estar aqui até amanhã para enumerar as respostas que ao longo de mais de 26 anos já me foram dadas.
O IPv6 há muito que já deveria ter sido disponibilizado aos clientes, pois a NOS só agora percebeu que não adianta continuar à sombra da bananeira e a empurrar o problema com a barriga e continuar com este problema dentro da gaveta.
Mas esta não é a única situação que ficou a ser prometida. A NOS desde que sou cliente já mudou 4 vezes a área de cliente, vocês sabem quantas funcionalidades já foram perdidas na área de cliente e de serviços que existiam e que me foram prometidos para breve? A privacidade do telefone fixo, podermos bloquear números anónimos, podermos bloquear números específicos ou encaminhá-los para o voicemail, poder ativar ou desativar o voicemail fixo, podermos consultar as INC em aberto/em tratamento/fechadas dos últimos 6 meses, o NOS Telefone (que foi descontinuado), podermos descarregar o formulário de Acesso ao detalhe de comunicações aos números não mascarados, entre muitas outras funções que foram removidas e que a conversa da provedoria, apoio ao cliente, apoio técnico é sempre as mesmas, “temos uma nova área de cliente, com novas funcionalidades, mais intuitiva, mais fácil de encontrar as opções e novas funcionalidades irão ser disponibilizadas em breve, é uma questão de aguardar”... Eu aguardo aos anos em 4 versões diferentes da área de cliente, mas nenhuma das funcionalidades removidas foram repostas, pouco melhorou e ficaram apenas a promessa de que “é uma questão de ficar atento e aguardar”.
Depois os bugs reportados por mim com alguns routers que a NOS nunca chegou a resolver e que eu não vou revelar aqui para não criar mais reclamações de quem ainda os tenha, a NOS apenas se limitou a resolver esses bugs nos routers seguintes que lançou, o serviço de chamada em espera em equipamentos iPhone que eu tenho vindo a reportar aqui:
e já reportei tanta vez para a provedoria e para o departamento técnico desde 2021 (recentemente aqui no fórum também), mas que só à umas semanas foi resolvido parcialmente e até hoje continuo sem resposta, relativamente a algo relacionado com o serviço de chamada em espera, pois bloqueia a funcionalidade:
Agora o novo tema é o RCS que é outro serviço que tem vindo a ser pedido aqui, que já existe para clientes Android, e estas duas últimas situações nunca sucederam em clientes Android, então eu pergunto-me tanta vez, “porque é que acontece com clientes iOS e vocês deixam arrastar durante meses ou vários anos e sempre com a desculpa de que vai ser resolvido mas não temos um prazo para lhe dar”, isso dá um sentimento de revolta e injustiça, porque a NOS quando chega a Setembro começa logo com a publicidade de pré-reserva dos novos iPhones, mas depois a rede tem problemas com equipamentos iOS ou serviços que não disponibiliza e isso dá aquele sentimento de discriminação, mas a forma mais fácil de mascarar o problema é culpabilizar a Apple e demonstrar que a responsabilidade/culpa não é da NOS.
Mas já que estamos a falar de situações, sabes à quanto tempo eu estou a reportar uma situação com a saudação padrão da NOS ao apoio ao cliente e para a provedoria, que ainda agora tive um problema com o meu serviço móvel, onde os reencaminhamentos para o voicemail deixavam de funcionar só porque eu ativei o serviço Smart Number? A provedoria teve 1 mês e 13 dias em contacto comigo para conseguir resolver o problema junto do departamento de engenharia, onde acabaram por descobrir graças a mim, um bug que afetava todos os clientes, quando era ativavam o serviço Smart Number em números que tinham o voicemail ativo.
No entanto o problema na saudação padrão é a seguinte. Qualquer número NOS, mas qualquer um que tenha a saudação padrão, ao segundo 0:14 a voz que se ouve da gravação da operadora começa a ficar aos soluços, na altura que tive a resolver o problema dos meus reencaminhamentos aproveitei para reforçar esse problema novamente, a vossa colega da provedoria verificou no número dela e em mais 2 números da NOS e constatou o mesmo problema, e disse que iria reportar para a engenharia, mas sabes à quanto tempo esse problema existe? Há 2 anos e sabes o que a NOS fez? Informou-me que iriam resolver, iriam analisar, iriam e iriam e iriam e nada foi feito.
Contudo, eu como cliente desde 1999 lamento muito que a imagem que a NOS passa, é que somos iludidos com o intuito de que o cliente fique ciente que a operadora vai resolver, mas nem que seja no dia se são nunca. Nós somos clientes, não somos panos do chão, vocês não nos estão a fazer um favor, nós pagamentos e honramos o nosso compromisso com vocês, e o que esperamos é que vocês cumpram e honrem o vosso para connosco. Eu desde 1999 que tenho o pagamento por débito em conta e NUNCA vos fiquei a dever um cêntimo, pelo contrário já tive faturas mal faturadas que tiveram muitas vezes que ser retificadas, então o sentimento de injustiça é mais uma vez reforçado.
Portanto @Mário P. entendam que o cliente deve ser mais respeitado, ser esclarecido, ser apresentadas soluções com maior brevidade possível, não ficarem as situações a arrastar-se, até porque todos nós contribuímos para o crescimento da empresa e a garantia também dos vossos postos de trabalho.
Cumprimentos,
Podes por um print do erro?
Boa tarde
gostava de saber se alguem sabe o que tenho que fazer para ter ipv6 no meu pc ou xbox….
Cumprimentos
Bem-vindo ao Fórum NOS @shaca,
Olá @JoaoBelo,
De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades.
Obrigada
Onde tens os endereços de DNS IPV6 configurados?
Onde tens os endereços de DNS IPV6 configurados?
A sua placa gráfica está a configurar automaticamente. Também consegue aceder ao ipv4. Por isso … penso que terá mesmo de aguardar, futuramente deverá surgir essa hipótese.
Olá @Jorge C,
Muito obrigado pela sua sugestão. Vamos endereçar a mesma. Caso surjam novidades divulgaremos aqui, no Fórum NOS.
Qualquer questão ou sugestão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco.
Muito obrigado
Claramente, a falta de resposta da NOS face a esta questão demonstra exatamente as “prioridades” da empresa no que respeita a inovação - pouca ou nenhuma.
Atualmente (Dezembro de 2020), a NOS é praticamente a única operadora que não fornece acesso IPv6 nativo. Não existe desculpa para tal, ainda mais depois de declarações como estas:
Prioridades financeiras, simples! Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.
Prioridades financeiras, simples! Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.
Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.
Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…
Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.
Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.
Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.
Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…
Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.
Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.
Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.
Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.
Não é assim que funciona neste caso. Ipv6 trata-se de algo das infraestruturas da NOS, não tem nada a ver com outsourcing.
Então deixa... está para breve. lol
Boas não sendo um tema novo, aproveito para questionar uma vez mais quando é expetavel a NOS disponibilizar este serviço ?
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.