Header

Suporte IPv6



Mostre a primeira mensagem

170 Comentários

Reputação 3
Crachá

Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.

O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.

De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.

O router não é indiferente.

Dou um exemplo, em minha casa tenho o Power Router, e o ONT já “disponibiliza” IPv6 na Vlan 11, usada para a internet. O Power Router não distribui IPv6 a nenhum cliente, tem o IPv6 desativado. Mas se ligar em modo bridge outro router, ou se ligar um router diretamente ao ONT e configurar a VLAN 11, tenho IPv6.

Router Wi-Fi e Power Router, acredito que vão ser os últimos a ter IPv6.

Reputação 1

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

Longe de ser um génio na coisa.

Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.

Entretanto se me quiser elucidar:

DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254

Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20

Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Julio

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS. Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado, 

Reputação 1

Boas,
alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Longe de ser um génio na coisa.

Mas no router 4.0 com acesso ao router e não este portal dava.

Entretanto se me quiser elucidar:

DHCP automático activado. Range .1.2 a .1.254

Digamos que o dispositivo que quero dar PF na porta 5000 protocolo TCP pra um FTP. é no .1.20

Crio a regra, ela aparece. basta tentar editar ou desligar desaparece. quando não desaparece só por si.

 

 

já li outros utilizadores que falaram desse bug por aqui. Isso é mesmo do fw do router.

acho que o melhor é colocares um router próprio pra fazer essa gestão, se não só falando com o apoio pra ver se conseguem fazer update pra outro fw ou trocar o router.

um bem haja 

Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.

Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear

Reputação 7

Pronto nem um simples FW com PF esta empresa faz pros clientes residenciais.

Outra coisa, acha que mesmo com este em modo bridge a fazer de modem e com um outro router á frente, o IP é publico e não partilhado por CGNAT é o que o objectivo é mesmo aceder ao meu FTP fora da rede domestica. pouco me server se o CGNAT me bloquear

 

Boa tarde @Susana Matos,

Se por um lado o modo bridge faz disable do NAT, o CGNAT aplica-o novamente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Reputação 7

Boas,
alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?

Obrigado

 

Boa tarde @Julio,

Oficialmente não existe IPV6 na NOS.

O tamanho padrão do Prefix Delegation pode variar consoante a política de configuração da rede. Normalmente, são utilizados tamanhos como /56 ou /64 para redes residenciais e pequenas empresas. Em alguns casos, os fornecedores de serviços podem disponibilizar Prefix Delegation com tamanhos superiores, como /48, para clientes empresariais.

Obrigado

Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.

 

P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.

Reputação 1

Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.

 

P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.



Obrigado
mas estou a tentar conectividade IPV6 em modo bridge

Reputação 1

Bom dia,

durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.

Alguém confirma?

Cumprimentos,

Reputação 7
Crachá +2

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Não.

Reputação 7

Bom dia,

durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.

Alguém confirma?

Cumprimentos,

 

Bom dia @Julio ,

A minha ligação em IPV6 em modo bridge mantém-se.

Obrigado

Reputação 6
Crachá

Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.

 

P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.

@HASPT e qual é a tua zona? Que tipo de serviço tens? FTTH ou DOCSIS? Qual o modelo do teu router?

Obrigado

Reputação 1

Deixo configuração para o router TP-LINK ER7206.
Router NOS em modo Bridge porta 4.

Do lado da WAN
Internet
Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)

Avançado
Obter endereço IPv6: DHCPv6
Delegação de prefixo: Habilitar
Tamanho da delegação de prefixo: 60
Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

Do lado da LAN
LAN (VLAN): 1
Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP
Prefixo: Obter da delegação de prefixo
WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN
ID do prefixo IPv6: 15
Endereço DNS: DNS manual
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

 

 

Reputação 1

Boa tarde João H.

reset efetuado mas continuo sem conectividade IPV6.

Obrigado

Reputação 3
Crachá

Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Quase um ano depois, e o IPv6 continua “em testes” 😶

 

Testei com um amigo que está em HFC, com um Giga Router v2 (Hitron CHITA-RES).

Em FTTH, no mesmo concelho, para os Giga Router Sagemcom Fast parece estar disponível.

Power Router, continua sem IPv6.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a vossa partilha com a comunidade e interesse em ter o IPV6. 
De momento, não temos novidades mas, claro, que assim que tenhamos novidades partilharemos convosco. 😊

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Julio,

Agradecemos a sua mensagem.

Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Julio. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS;

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Julio.

Agradecemos o seu testemunho. Estamos a acompanhar esta situação por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve possível.

Obrigado

Reputação 1

Tenho um “Router Wi-Fi 5.0” (Modelo HW: CHITA-Hub5) há dois dias em substituição do router anterior, com mais de 10 anos, que estava a funcionar mal.

 

Anteriormente eu tinha um túnel IPv6-over-IPv4 configurado que me dava IPv6 na minha rede. O problema é que o novo router não permite que o túnel funcione pois não responde a pings (ICMP) da internet o que não permite ativar o túnel.

 

Já que a NOS ainda não disponibiliza IPv6 nas suas redes (o que é absolutamente ridículo) como é que eu faço para que o router responda aos pings para o túnel funcionar e ter IPv6 na minha rede?

 

Não ter IPv6 na minha rede local complica muito o meu trabalho.

Reputação 7
Crachá +2
Podes por um print do erro?

Comentário