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Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Pois, é giro activarem IPV6 sem avisar ninguém, nem sequer clientes empresariais.

E depois é ver o SLAAC a anunciar DNS em IPV6, e de repente as máquinas passam a ignorar o DNS da rede interna (configurados via DHCP fora do router, porque o router da NOS não tem flexibilidade para tal...)

Vejam lá se ao menos põe umas opções no router para podermos escolher. Nem toda a gente quer usar os vossos DNS… 


Lá vou ter que ir à pressa comprar um router wifi para meter na porta em modo bridge e tentar resolver isto... 


Depois de 1 mês de andar a guerra com isto acabei por chegar a conclusão que o modem que eu tenho NOS GIGA ROUTER WIFI 5.0( Ou seja Askey tcg310j) não tem capacidades de distribuir IP’s para outros routers na rede o router manda pedidos e a resposta nunca vêm so quando a gente liga um switch ao switch do “Router” e devido a falta de configurações disponíveis isto é inutilizável.

A melhor parte é que enquanto em modo bridge a resposta é mesma não a prefixos disponíveis.

Isto combinando com a quantidade de informação técnica disponível dos equipamentos da NOS e as suas configurações (nenhuma) faz com que eu tenha que apresentar queixa, porque se eu for a concorrência estas informações estão mais do que expostas ao utilizador com uma única exceção que não têm suporte ainda de IPv6 mas isso não é desculpa para a NOS porque o serviço esta implementado.

 


Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado


Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

 

Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de  1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.

Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.


Consegue aceder aos manuais dos equipamentos, diretamente, na área de ajuda no site NOS ou, em alternativa, solicitando-o para ser endereçado, @André_G

Consulte o manual em nos.pt

Obrigado


Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 


Boa tarde @Celso Costa e @DJPRMF,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

Trabalhamos de forma continua para levar o melhor serviços a todos os nossos clientes.

Acompanhem todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 


Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅


Bom dia a todos, 

Agradecemos a vossa partilha. 😊
Sugerimos que fiquem atentos às novidades, porque quando as tivermos partilharemos convosco, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado


Sobre este assunto, hoje decidi contactar o suporte da NOS relativamente à questão, e tenho a dizer que a situação é no mínimo incompreensível de se verificar em pleno 2022. Os operadores parecem não ter conhecimento sobre o que sequer é IPv6, sendo que a única resposta que fornecem é “PCMedic” - a qual, espanto, não tem qualquer responsabilidade sobre este caso.

Isto numa altura que TODAS as restantes operadoras fornecem e sabem do que se trata IPv6 quando são contactadas.

 

Num primeiro contacto que fiz com o apoio da NOS, o operador analisou a questão e referiu que a NOS apenas consegue fazer a reversão de IPv6 para IPv4 (seja lá o que isso for, porque não faz sentido). A resposta que foi fornecida era que os utilizadores apenas podiam ter um IP ativo (v4 ou v6), pelo que percebi no meio de uma explicação meio confusa e atrapalhada - e isto falando eu que tenho conhecimento do que é redes.

Na conversa, fui transferido para uma nova linha, que quando o novo operador atendeu percebi que era da PCMedic. A PCMedic realiza tarefas associadas com questões técnicas, mas não é responsável por fornecer o IPv6 aos clientes. Nem o IPv4. Essa tarefa é da responsabilidade da NOS.

 

Mas tudo bem. Coloquei a situação à operadora da PCMedic, que começou por tentar ver problemas no router. As “avaliações” feitas foram apenas de recolher o meu email, número de telefone e dizer que a PCMedic não realiza essa tarefa, e que estes apenas podem realizar configurações técnicas naquilo que os clientes tenham disponível no momento - que está correto, é o indicado no próprio site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/servicos/Paginas/apoio-informatico.aspx

 

Dito isto, referiram que iam transferir a minha chamada novamente para a NOS, sendo que a nova pessoa que atendeu, ao dizer que ia transferir a chamada, esta simplesmente desligou-se. 😑

 

Ora, voltei a contactar o suporte da NOS, novamente com a questão simples: “Como posso ativar o IPv6?”

A nova operadora que me atendeu, desta vez voltou a sublinhar questões que não teriam nada a ver com o problema, fazendo a “análise do meu router”, mesmo depois de um frisar que não tinha qualquer problema com a internet e apenas queria saber como ativar o IPv6.

Depois de alguns minutos a “analisar”, volta-me a dizer que isso não pode ser feito por eles, mas sim pela PCMedic…

 

Portanto, esta questão é uma batata quente no que respeita ao suporte: a NOS, que tem a responsabilidade de fonecer os endereços IP para todos os clientes, sejam eles v4 ou v6, refere que o problema não é deles e que deve ser a PCMedic a fazer isso.
Por outro lado, a PCMedic refere que isso não é responsabilidade deles e que a situação deve ser resolvida com o suporte da NOS, já que esta entidade apenas pode trabalhar com o que a NOS fornece. 

No processo, temos um tópico com mais de dois anos a questionar sobre como ativar IPv6 na NOS, operadores que não compreendem sequer o que IPv6 quer dizer, e quando percebem, dizem que não é da responsabilidade da NOS fazer essa tarefa, passando a batata quente para a PCMedic.

A PCMedic, que não tem culpa da situação, aponta para a NOS novamente (e bem).

 

Resumindo: a NOS continua a ficar atrasada tecnologicamente, quando todas as operadoras possuem suporte a redes IPv6. As promessas de suporte à mesma continuam a ser feitas, a dizer-se que qualquer novidade será prontamente anunciada, quando na realidade nem sequer são capazes de dizer “Sim” ou “Não” quando questionados se é possível ativar o IPv6.

 

Para muitos, o IPv6 pode não ser algo importante, mas para alguns, é algo necessário. E no meu caso, vai ser um ponto a avaliar para escolher outra operadora.

 


Alguns router vão disponibilizando ipv6 outros nem por isso.

No suporte a grande maioria nem sabe o que é o ipv6.

Só para terem ideia do que se passa.

Veio um técnico a minha casa instalar os Deco M6.

Destruiu a minha casa a passar vários cabos coaxial para cada um dos Decos.

Ninguém ensinou ao senhor que deveria passar cabo de rede. 

Como não conseguiu ligar o cabo coaxial aos Decos M5 deixou os cabos pendurados e deu o trabalho como concluído. 

O seguro da NOS pagou os danos, até hoje estou à espera que venha uma equipe de 2 técnicos do gabinete da Dra. Margarida para reinstalar todos os cabos.

Já fiz imensa chamadas para terminarem o trabalho, faz meses. 

Não aparece ninguém. Não se entende. 


O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.


O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 


O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0

 

Eu também.

Experimente dizer isto no suporte da NOS, duvidam da nossa sanidade mental.

Muitos nem sabem o que significa. 


O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

 

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.

Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.

Obrigado


Quando existam novidades partilharemos, @EuSó
Agradecemos a demonstração de interesse. 
Obrigado


Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌


Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6


Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6

Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6. 🤣


Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6. 🤣

Pelos vistos, sorte a dele 🤣🤣🤣


Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 👌

Router novo não? 

que equipamento é que tens instalado e em que zona é que estas? 

um bem haja  


Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.

Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.

Obrigado

E 4 meses depois, algo de novo?

Com tantos a queixarem-se do mesmo, (aqui mais um) onde está essa funcionalidade IPv6 ativa?

A ser verdade que dão valor a prestar um melhor serviço, não está a ser demonstrado, é alias o invés, estão-se a ficar para trás.

Aguardemos até um dia, ou não.

 


Boa tarde @HUGO QUINTINO
Quando tivermos novidades para fornecer quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui. 
Obrigado


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