Pois, é giro activarem IPV6 sem avisar ninguém, nem sequer clientes empresariais.
E depois é ver o SLAAC a anunciar DNS em IPV6, e de repente as máquinas passam a ignorar o DNS da rede interna (configurados via DHCP fora do router, porque o router da NOS não tem flexibilidade para tal...)
Vejam lá se ao menos põe umas opções no router para podermos escolher. Nem toda a gente quer usar os vossos DNS…
Lá vou ter que ir à pressa comprar um router wifi para meter na porta em modo bridge e tentar resolver isto...
Depois de 1 mês de andar a guerra com isto acabei por chegar a conclusão que o modem que eu tenho NOS GIGA ROUTER WIFI 5.0( Ou seja Askey tcg310j) não tem capacidades de distribuir IP’s para outros routers na rede o router manda pedidos e a resposta nunca vêm so quando a gente liga um switch ao switch do “Router” e devido a falta de configurações disponíveis isto é inutilizável.
A melhor parte é que enquanto em modo bridge a resposta é mesma não a prefixos disponíveis.
Isto combinando com a quantidade de informação técnica disponível dos equipamentos da NOS e as suas configurações (nenhuma) faz com que eu tenha que apresentar queixa, porque se eu for a concorrência estas informações estão mais do que expostas ao utilizador com uma única exceção que não têm suporte ainda de IPv6 mas isso não é desculpa para a NOS porque o serviço esta implementado.
Lamentamos o transtorno a todos.
De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6.
Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS.
Obrigado
Lamentamos o transtorno a todos.
De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6.
Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS.
Obrigado
Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de 1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.
Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.
Consegue aceder aos manuais dos equipamentos, diretamente, na área de ajuda no site NOS ou, em alternativa, solicitando-o para ser endereçado, @André_G.
Consulte o manual em nos.pt
Obrigado
Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal
Boa tarde @Celso Costa e @DJPRMF,
Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.
Trabalhamos de forma continua para levar o melhor serviços a todos os nossos clientes.
Acompanhem todas as novidades sobre os serviços NOS aqui, no Fórum NOS.
Obrigado
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Existe algum a ter? 
Bom dia a todos,
Agradecemos a vossa partilha. 
Sugerimos que fiquem atentos às novidades, porque quando as tivermos partilharemos convosco, aqui, no Fórum NOS.
Obrigado
Sobre este assunto, hoje decidi contactar o suporte da NOS relativamente à questão, e tenho a dizer que a situação é no mínimo incompreensível de se verificar em pleno 2022. Os operadores parecem não ter conhecimento sobre o que sequer é IPv6, sendo que a única resposta que fornecem é “PCMedic” - a qual, espanto, não tem qualquer responsabilidade sobre este caso.
Isto numa altura que TODAS as restantes operadoras fornecem e sabem do que se trata IPv6 quando são contactadas.
Num primeiro contacto que fiz com o apoio da NOS, o operador analisou a questão e referiu que a NOS apenas consegue fazer a reversão de IPv6 para IPv4 (seja lá o que isso for, porque não faz sentido). A resposta que foi fornecida era que os utilizadores apenas podiam ter um IP ativo (v4 ou v6), pelo que percebi no meio de uma explicação meio confusa e atrapalhada - e isto falando eu que tenho conhecimento do que é redes.
Na conversa, fui transferido para uma nova linha, que quando o novo operador atendeu percebi que era da PCMedic. A PCMedic realiza tarefas associadas com questões técnicas, mas não é responsável por fornecer o IPv6 aos clientes. Nem o IPv4. Essa tarefa é da responsabilidade da NOS.
Mas tudo bem. Coloquei a situação à operadora da PCMedic, que começou por tentar ver problemas no router. As “avaliações” feitas foram apenas de recolher o meu email, número de telefone e dizer que a PCMedic não realiza essa tarefa, e que estes apenas podem realizar configurações técnicas naquilo que os clientes tenham disponível no momento - que está correto, é o indicado no próprio site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/servicos/Paginas/apoio-informatico.aspx
Dito isto, referiram que iam transferir a minha chamada novamente para a NOS, sendo que a nova pessoa que atendeu, ao dizer que ia transferir a chamada, esta simplesmente desligou-se. 
Ora, voltei a contactar o suporte da NOS, novamente com a questão simples: “Como posso ativar o IPv6?”
A nova operadora que me atendeu, desta vez voltou a sublinhar questões que não teriam nada a ver com o problema, fazendo a “análise do meu router”, mesmo depois de um frisar que não tinha qualquer problema com a internet e apenas queria saber como ativar o IPv6.
Depois de alguns minutos a “analisar”, volta-me a dizer que isso não pode ser feito por eles, mas sim pela PCMedic…
Portanto, esta questão é uma batata quente no que respeita ao suporte: a NOS, que tem a responsabilidade de fonecer os endereços IP para todos os clientes, sejam eles v4 ou v6, refere que o problema não é deles e que deve ser a PCMedic a fazer isso.
Por outro lado, a PCMedic refere que isso não é responsabilidade deles e que a situação deve ser resolvida com o suporte da NOS, já que esta entidade apenas pode trabalhar com o que a NOS fornece.
No processo, temos um tópico com mais de dois anos a questionar sobre como ativar IPv6 na NOS, operadores que não compreendem sequer o que IPv6 quer dizer, e quando percebem, dizem que não é da responsabilidade da NOS fazer essa tarefa, passando a batata quente para a PCMedic.
A PCMedic, que não tem culpa da situação, aponta para a NOS novamente (e bem).
Resumindo: a NOS continua a ficar atrasada tecnologicamente, quando todas as operadoras possuem suporte a redes IPv6. As promessas de suporte à mesma continuam a ser feitas, a dizer-se que qualquer novidade será prontamente anunciada, quando na realidade nem sequer são capazes de dizer “Sim” ou “Não” quando questionados se é possível ativar o IPv6.
Para muitos, o IPv6 pode não ser algo importante, mas para alguns, é algo necessário. E no meu caso, vai ser um ponto a avaliar para escolher outra operadora.
Alguns router vão disponibilizando ipv6 outros nem por isso.
No suporte a grande maioria nem sabe o que é o ipv6.
Só para terem ideia do que se passa.
Veio um técnico a minha casa instalar os Deco M6.
Destruiu a minha casa a passar vários cabos coaxial para cada um dos Decos.
Ninguém ensinou ao senhor que deveria passar cabo de rede.
Como não conseguiu ligar o cabo coaxial aos Decos M5 deixou os cabos pendurados e deu o trabalho como concluído.
O seguro da NOS pagou os danos, até hoje estou à espera que venha uma equipe de 2 técnicos do gabinete da Dra. Margarida para reinstalar todos os cabos.
Já fiz imensa chamadas para terminarem o trabalho, faz meses.
Não aparece ninguém. Não se entende.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Aqui tenho ipv6 activo no router 5.0
Eu também.
Experimente dizer isto no suporte da NOS, duvidam da nossa sanidade mental.
Muitos nem sabem o que significa.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.
Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.
Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.
Obrigado
Quando existam novidades partilharemos, @EuSó.
Agradecemos a demonstração de interesse.
Obrigado
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 
Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 
Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6
Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6. 
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa 
Router novo não?
que equipamento é que tens instalado e em que zona é que estas?
um bem haja
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.
Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.
Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.
Obrigado
E 4 meses depois, algo de novo?
Com tantos a queixarem-se do mesmo, (aqui mais um) onde está essa funcionalidade IPv6 ativa?
A ser verdade que dão valor a prestar um melhor serviço, não está a ser demonstrado, é alias o invés, estão-se a ficar para trás.
Aguardemos até um dia, ou não.
Boa tarde @HUGO QUINTINO,
Quando tivermos novidades para fornecer quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui.
Obrigado