E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.
André,
Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local.
Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(
O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).
Pedro.
Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal
Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.
Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica…
Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.
Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…
Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.
Leia-se este artigo de 2011: https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/zon-suporta-ipv6-e-antecipa-o-futuro-da-internet
2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.
Estamos em 2022 hoje… nada.
Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Existe algum a ter?
Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Existe algum a ter?
Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada
Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.
Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.
Este “atraso” ainda só vai em 5 anos, não faltará muito para serem IPv6(anos)
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
Resta saber em que década será isso, 5 anos para testar IPv6 já deve dar tempo.
Gostaria de fazer uma solicitação simples e rápida para a NOS, com benefícios adicionais para os jogadores online. Seria ótimo se a empresa ativasse o IPv6 em sua rede fixa e móvel, e também fornecesse suporte para SMS por Wi-Fi.
Ao ativar o IPv6, teríamos uma série de vantagens para os jogadores online. Uma delas é a redução do ping, que é o tempo de resposta entre o dispositivo do jogador e o servidor do jogo. Com o IPv6, o tráfego de dados seria roteado de forma mais direta, evitando intermediários desnecessários, como o NAT. Isso resultaria em uma latência mais baixa e em um ping mais estável, proporcionando uma experiência de jogo mais suave e responsiva.
Outra vantagem do IPv6 é a eliminação da necessidade de usar o NAT em grande escala. O NAT é uma técnica usada para compartilhar um único endereço IP público entre vários dispositivos em uma rede local. Com o IPv6, cada dispositivo pode ter seu próprio endereço IP público, eliminando a necessidade de traduzir endereços e aliviar a carga nos roteadores da NOS. Isso resultaria em um processamento mais eficiente dos pacotes de dados e uma conexão mais rápida e estável para todos os usuários.
Podemos observar o exemplo da operadora Vivo no Brasil, que já implementou o IPv6 em sua rede móvel e fixa. Com essa mudança, eles puderam oferecer uma experiência aprimorada para os jogadores onlie reduzindo a latência e o ping em seus jogos. Isso foi possível graças à rota direta dos dados, sem passar por traduções complexas e intermediários adicionais.
Agradeço a atenção de todos e conto com seu apoio!
Boa. Será que dá também noutros equipamentos? É que não é suposto já ter ipv6.
Mas experimente, @Tiago Ferreira
Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.
Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...
Bom dia @Julio,
Agradecemos a sua partilha.
@Tiago Ferreira, de momento, o Upload de 200Mbps apenas está disponível para tarifários com a tecnologia Fibra com a tipologia FTTH, ou seja, a outra tipologia HFC não prevê este trafego.
Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Muito obrigado
Bom dia @Mário P. ,
é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?
Obrigado
Mas está disponível no router da NOS?
No meu caso, o IPv6 não está disponível no router da NOS, mas está disponível no modo bridge.
Desconfio que a NOS está a ativar o IPv6 por zonas. Pelo menos algumas pessoas que conheço do distrito do Porto, diferentes concelhos, já têm IPv6.
Todos eles são clientes FTTH.
Dos casos que conheço, todos no distrito do porto, quem tem FTTH e tiver um GigaRouter já tem IPv6. Quem tiver o Power Router, ou o Router Wi-Fi tem o IPv6 disponível no modo bridge. Em HFC não conheço ninguém com um Giga Router, e também não tive oportunidade de testar o modo bridge nos restantes routers.
Boa tarde todos,
Agradecemos a sua mensagem @Julio. A comunidade prestou uma boa ajuda.
De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.
Fique atento a novidades sobre este e outros temas aqui, no fórum NOS.
Obrigado
Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?
sim
Alguma configuração especial para funcionar?
No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…
Errado. Acesso à internet é acesso à internet. Não é acesso às partes da internet que a NOS se acha no interesse de fornecer. Eu contratei um serviço de acesso à internet. Eu não contratei um serviço de acesso aos netflix, aos facebooks e outro que tais.
Boa tarde @Julio,
Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.
Sugerimos que teste novamente e, caso a situação persista, faça um reset ao router.
Obrigado
Caro João H.
enviado.
Obrigado
Estava a funcionar em modo bridge com esta configuração e deixou de funcionar.
Do lado da WAN
Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)
Avançado
Obter endereço IPv6: DHCPv6
Delegação de prefixo: Habilitar
Tamanho da delegação de prefixo: 60
Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS
DNS primário: 2606:4700:4700::1111
DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Do lado da LAN
LAN (VLAN): 1
Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP
Prefixo: Obter da delegação de prefixo
WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN
ID do prefixo IPv6: 15
Endereço DNS: DNS manual
DNS primário: 2606:4700:4700::1111
DNS secundário: 2606:4700:4700::1001
Boa noite @Julio,
Agradecemos a sua mensagem.
Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.
Obrigado
Caro João H. ,
foi precisamente o que fiz ontem, mas sem sucesso.
contactei a linha 16991, apenas pediram para efetuar um reset ao router
mas a situação mantem-se.
Obrigado
A mesma ainda não foi oficialmente implementada, por isso, pode estar a ser colocada e retirada para testes.
Bom dia @Julio,
O @Guimas deu uma boa ajuda.
De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS. Lamentamos não conseguir ajudar.
Obrigado,
@isplitter conforme sabe existe a informação facultada pelo @Mário P. neste tópico aqui.
“De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.”
Na minha opinião, não concordo que se usem os routers do clientes para testes, exceto se estes forem voluntários para algum tipo de programas específicos.
Obrigado.
@LuisCross a questão do IPv6 é abordada neste tópico, sugiro que consulte a informação.
“De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.”
Obrigado.
A pcmedic não te vai mudar nada porque não têm acesso a isso. O apoio da NOS consegue desativar. Eu dou a sugestão de referirem isto: Não tenho acesso a alguns sites na internet. Dizer isto redireciona a despistagem deles para desligamento do ipv6.