Header

Suporte IPv6



Mostre a primeira mensagem

171 Comentários

Reputação 1

Estava a funcionar em modo bridge com esta configuração e deixou de funcionar.

 

Do lado da WAN
Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)

Avançado
Obter endereço IPv6: DHCPv6
Delegação de prefixo: Habilitar
Tamanho da delegação de prefixo: 60
Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS
DNS primário: 2606:4700:4700::1111
DNS secundário: 2606:4700:4700::1001

Do lado da LAN
LAN (VLAN): 1
Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP
Prefixo: Obter da delegação de prefixo
WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN
ID do prefixo IPv6: 15
Endereço DNS: DNS manual
DNS primário: 2606:4700:4700::1111
DNS secundário: 2606:4700:4700::1001

Reputação 1

Boas,
alguém tem IPV6 a funcionar em modo bridge porta 4?

sim

Alguma configuração especial para funcionar?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Julio,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.

Sugerimos que teste novamente e, caso a situação persista, faça um reset ao router.

Obrigado

Reputação 1

Boa noite @Julio,

Agradecemos a sua mensagem.

Para questões relacionadas com micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos através do 16991. Saiba mais aqui.

Obrigado

Caro João H. ,

foi precisamente o que fiz ontem, mas sem sucesso.
contactei a linha 16991, apenas pediram para efetuar um reset ao router
mas a situação mantem-se.

Obrigado

Reputação 1

Caro João H.

enviado.

Obrigado

Olá a todos os usuários e equipa administrativa do forum eu vim aqui em busca de algum auxilio adquiri hoje um cartão Canguru XL acontece que consigo acessar a todas as redes menos á minha dá-me erro no DNS ja resetei os dns ja desinstalei o driver da net e voltei a instalar e continuo sem conseguir entrar alguém sabe se os protocolos de IPV4 e IPV6 da rede Nós tem algum mistério?
Reputação 1

a nos até a data, não tem ipv6. Ao contrario da meo e da vodafone

Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.

Router Askey (TCG310J)

 

Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(

Reputação 1

No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…

Errado. Acesso à internet é acesso à internet. Não é acesso às partes da internet que a NOS se acha no interesse de fornecer. Eu contratei um serviço de acesso à internet. Eu não contratei um serviço de acesso aos netflix, aos facebooks e outro que tais.

Reputação 2

É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

 

 

 

Reputação 2

Isso é o surreal.

Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos. 

 

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

 

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

 

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

 

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

 

Reputação 6
Crachá

É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!

Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.

Reputação 1

Boa tarde, 

 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.

Ora boas, como o tópico denota já temos com algumas limitações aparentes IPv6 disponível em alguns serviços apesar de não ser altamente publicitado (6/5/2022).

Eu no meu caso descobri ontem que enquanto ligado ao Router Wi-Fi 5.0 um dos meus aparelhos ja detinha uma morada IPv6 e resolução de DNS para serviços exteriores e entretanto tentei atualizar a totalidade da minha rede para poder usufruir destes serviços que a muito tempo já me faziam falta.

Para já vou deixar a minha configuração da rede para não deixar nada tenho o Router Wi-Fi 5.0 ligado em modo bridge a um Edgerouter 8 em modo bridge ligado na porta 4.

E é aqui começa as minhas duvidas e problemas, através do modo bridge na porta 4 qualquer equipamento ligado a mesma não recebe morada nenhuma de IPv6, a única forma de aceder ao serviço IPv6 é através do Router Wi-Fi 5.0 através do DHCP e DNS interno sem capacidade de alterar o mesmo(apenas no caso do IPv6, estas opções mantém-se funcionais no lado IPv4).
E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

É claro que estou ciente do fato de poder alterar o tempo de lease para o IPv4 mas não podendo fazer o mesmo para o IPv6 causa problemas enormes no lado do encaminhamento de tráfego do lado do segundo router devido ao funcionar em DHCP para o IP externo.

 

E aqui esta as minhas questões eu nem sequer vou tentar as linhas de apoio que já sei que nem devem de estar informadas a estas questões:

Quando é que o Modo bridge na porta 4 passa a trespassar a morada IPv6 para os outros equipamentos;

Como é que eu faço o Bind das moradas IPv4 e IPv6 no Router Wi-Fi 5.0;

E como é que eu não tenho um aneurisma como consumidor privado a tentar configurar estas questões visto que a falta de transparecia da parte da NOS nas funcionalidades dos equipamentos e na implantação de “Tecnologias Novas” que por si trazem novos problemas e desafios  de segurança na minha rede?

Pois, é giro activarem IPV6 sem avisar ninguém, nem sequer clientes empresariais.

E depois é ver o SLAAC a anunciar DNS em IPV6, e de repente as máquinas passam a ignorar o DNS da rede interna (configurados via DHCP fora do router, porque o router da NOS não tem flexibilidade para tal...)

Vejam lá se ao menos põe umas opções no router para podermos escolher. Nem toda a gente quer usar os vossos DNS… 


Lá vou ter que ir à pressa comprar um router wifi para meter na porta em modo bridge e tentar resolver isto... 

Depois de 1 mês de andar a guerra com isto acabei por chegar a conclusão que o modem que eu tenho NOS GIGA ROUTER WIFI 5.0( Ou seja Askey tcg310j) não tem capacidades de distribuir IP’s para outros routers na rede o router manda pedidos e a resposta nunca vêm so quando a gente liga um switch ao switch do “Router” e devido a falta de configurações disponíveis isto é inutilizável.

A melhor parte é que enquanto em modo bridge a resposta é mesma não a prefixos disponíveis.

Isto combinando com a quantidade de informação técnica disponível dos equipamentos da NOS e as suas configurações (nenhuma) faz com que eu tenha que apresentar queixa, porque se eu for a concorrência estas informações estão mais do que expostas ao utilizador com uma única exceção que não têm suporte ainda de IPv6 mas isso não é desculpa para a NOS porque o serviço esta implementado.

 

Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).

Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

 

Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de  1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.

Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.

Reputação 7
Crachá +6

Consegue aceder aos manuais dos equipamentos, diretamente, na área de ajuda no site NOS ou, em alternativa, solicitando-o para ser endereçado, @André_G

Consulte o manual em nos.pt

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Reputação 7
Crachá +2

Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).

Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?

Já se sabe á anos. Está em testes ainda

Comentário