Header
Respondido

Procedimento em caso de Obito


Reputação 4
Crachá +2

Boa Tarde,

 

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 29 February 2020, 16:23

Ver pergunta inicial

196 Comentários

Boa tarde,

 

Já é a segunda vez que isto acontece no espaço de menos de um ano, o que me faz crer que este seja o modus operandi da NOS nestes casos.

O cliente Cxxxxxxx faleceu no início de Janeiro de 2020. Fui eu que tratei de apresentar a certidão de óbito na loja de Oeiras, onde ficou uma cópia, assim como entreguei todo o equipamento exigido, tendo pago, em 11-02-2020, a última verba em falta, de que tenho comprovativo, referente aos dias de Janeiro antes do cancelamento do contrato.

Tal como já tinha sido feito anteriormente em relação à minha mãe que faleceu em Maio de 2019, também agora vem a NOS exigir um pagamento qualquer, enviando para o telemóvel do cliente falecido mensagem com a verba que julga estar em falta, neste caso 500 euros!!!!!!!!!!!!!!!!

A falta de organização, coordenação e profissionalismo da NOS começa a ser preocupante e eu, que também sou cliente, penso seriamente em mudar de empresa assim que acabar o meu período de fidelização, o que felizmente já não falta muito.

Espero que este assunto fique resolvido de uma vez por todas e não me peçam nem comprovativos, nem certidões de óbito, nem qualquer outro documento que já se encontram nos vossos serviços. Organizem-se!

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @Solemfogo

Lamentamos todo o transtorno causado :sweat:

Para que nos seja possível ajudar pedimos que, por favor, nos envie os dados expostos por mensagem privada pois, só dessa forma, conseguimos salvaguardar os mesmos. 

Obrigada 

Bom dia, gostaria de saber se existe outra possibilidade de rescindir contrato por óbito sem deslocação a uma loja NOS, face à situação actual.

 

Agradeço a atenção.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, gostaria de saber se existe outra possibilidade de rescindir contrato por óbito sem deslocação a uma loja NOS, face à situação actual.

 

Agradeço a atenção.

Bom dia, pode solicitar a ajuda da moderação do Fórum, enviando por mensagem privada o numero de cliente NOS  ou NIF do titular dos serviços a um moderador @Tiago C. ou pelos seguintes meios:  

Em que casos não serão cobrados encargos com a cessação antecipada?

Estes são os motivos em que não são cobrados quaisquer encargos com a cessação antecipada:

  • Óbito do titular do serviço, comprovado com a certidão de óbito.
  • Impossibilidade de prestação do serviço na morada de instalação, que pode resultar de: sinistro ou catástrofe comprovados por declaração dos bombeiros ou polícia, ordem de despejo comprovada por sentença do tribunal
  • Institucionalização do titular do serviço em lar comprovada por declaração da instituição

Para situações de desemprego, insolvência ou incapacidade: veja mais informação aqui.

Aos documentos necessários para formalizar o pedido de cessação do contrato deverá juntar o comprovativo aplicável.

 

 

 

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

 

  • Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
  • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
  • Os documentos podem ser:
    • entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando o serviço e depois Pedidos, Enviar pedido e Cessação Contratual.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Cátia Torrinha,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o NIF do titular do serviço

Boa tarde, já enviei mensagem, muito obrigada.

Boa noite

Estou ha algum tempo a tentar cancelar o serviço e ja informei ha mais de 3 meses a ultima operadora com quem falei ao telefone.

Tenho a certidão de obito e o contrato nem sequer tem fidelização.

Na area de cliente diz que está indisponivel.

Não tenho disponibilidade de enviar por CTT nem ir a uma loja.

Há alguma opção por email?

Obrigada.

 

Reputação 7
Crachá +5

@rafaria Boa noite, acabei de experimentar e o site funciona perfeitamente, limpe os cookies e cache do browser que está a utilizar e volte a tentar. 

 

@rafaria , em caso de óbito do titular do serviço basta que informe o Operador NOS do óbito, enviando cópia da certidão em anexo à comunicação.

Pode utilizar o formulário de e-mail disponível em CONTACTOS (após responder ao questionário inicial) ou na página da Provedoria NOS , com o argumento da opção indisponível na Área de Cliente.

Ja tentei no Microsoft edge e inclusivamente em outros pc. 

Alguma alternativa online?

obrigada

Reputação 7
Crachá +5

@rafaria Por P/M remeta o numero de cliente ou NIF do titular dos serviços  à moderação @Fórum com o pedido para que ajudem nessa questão. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @rafaria, @Jose Rodrigues e @C24XXXX201

@rafaria, a comunidade deu uma boa ajuda! :blush:

Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular, por mensagem privada, para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Boa tarde,

Após várias tentativas de contacto sem sucesso venho por este meio tentar resolver a minha situação:

Recebi uma mensagem a indicar que a conta NOS 1.58170668_1 encontra-se em contencioso com uma dívida no valor de 177,72 €. Agradeço que enviem o suporte do valor em dívida para analisar.

No seguimento das recentes chamadas telefónicas, nas quais indicam que deverei consultar a área de cliente, após consulta verifico que não consta qualquer informação sobre faturação. Reitero que solicitei a rescisão deste contrato no final do ano 2019 (por telefone) e posteriormente em Abril 2020 na área de cliente. Mais informo que o titular da conta, faleceu no dia 24.08.2017 (a certidão de óbito também já vos foi enviada).

Devido às dificuldades colocadas pela NOS acrescidas da situação de pandemia, está a ser doloroso terminar o contrato e anular o valor em dívida.

Agradeço a V/ compreensão e apelo ao bom senso.

Reputação 7
Crachá +5

@Valdemar Carvalho Lopes Boa tarde, através do Fórum só a moderação está habilitada a responder às suas questões. Nesta conformidade, deve enviar por mensagem privada o numero de cliente ou NIF do titular dos serviços, para o @Fórum  e aguardar um contacto.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Valdemar Carvalho Lopes

Olá @Jose Rodrigues

@Valdemar Carvalho Lopes, o @Jose Rodrigues deu uma boa sugestão. :blush:
Para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o número de contribuinte do titular por mensagem privada para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 2

Venho por este meio tentar uma vez mais, explicar a minha experiência com a NOS.

 

Esta reclamação refere-se a conta Cliente nº Cxxxxxx

 

Este contracto estava em nome do meu sogro. Pessoa esta que foi cliente NOS deste sempre! Muito possivelmente, era um cliente com mais de 20 anos, uma vez que ele começou na TVcabo e NUNCA saiu.

Acontece que e infelizmente o meu sogro e titular do contracto faleu no dia 11/03/2020. Ao fim de uns dias, eu contactei a NOS, expliquei a situação, expliquei que não queria fazer QUALQUER ALTERAÇÃO ao contracto e queria sim, saber se existia forma de baixar um pouco a mensalidade dos serviços, uma vez que a minha Sogra estava agora sozinha. Não havia necessidade de manter 2 numeros de tlm, internet tão rápida e etc… A ideia do contacto era só e unicamente baixar a mensalidade sem que, renovassem a fidelização. Isto foi tudo feito em chamada e existe a gravação das mesmas. 

Acontece que o tlm do Titular sofreu uma alteração e passou de pagamento mensal, para carregamentos livres. FOI A UNICA ALTERAÇÃO QUE FOI FEITA!!!

 

Nós continuamos com o serviço nós e a pagar as mensalidades (Entidade + Referência) sem qualquer problema, tal como sempre aconteceu.

 

E agora começam os problemas!!!

Durante o mês de Agosto por motivos que desconheço, o Routter da nos deixou de funcionar. Queimou, Ardeu, Não sei!!!! Sei, que a minha sogra deixou de ter internet e que o routter deixou de funcionar.

Contactei o apoio ao cliente, e expliquei a situação. Que o Routter tinha deixado de funcionar, mas que, este contracto estava em nome de uma pessoa já falecida e como tal, perguntei se iria ter algum problema para ter a devida “intervenção técnica”.

A nos, respondeu que não teria qualquer problema, mas que só iria haver a tal “intervenção técnica”, não me recordo exatamente o dia de momento, mas seria 15 DIAS DEPOIS!!!!!!!

Após vários contactos em dias diferentes a tentar acelerar um pouco mais a intervenção, de nunca adiantou… e por incrível que pareça. No dia da intervenção recebo uma mensagem no tlm a dizer que “Não será possível a deslocação da equipa técnica blablabla, pelo que iremos agendar nova data”

Não!!! Claro que não…. Claro que o meu sogro não merecia este tipo de tratamento. Merecia muito mais respeito. Muito mais!!!!

 

Nesse mesmo dia, peguei nos papeis do Assento de Óbito e toda a documentação que provasse que o titular do contracto havia falecido.

Desloquei-me a uma loja da NOS, expliquei a situação…. 15 dias sem internet, Serviços vergonhosos, serviços péssimos, box horrivel sempre a bloquer e etc…. por tudo isto e como o contracto estava em nome de uma pessoa falecida, dei baixa do contracto por falecimento. Tudo isto, pelo sim pelo não, ficou registado no livro de reclamações. A baixa do serviço foi dada por “Falecimento do titular”!! Não havia necessidade de juntar todos os outros motivos.

 

Os papeis foram entregues, o serviço foi descativado e pensei eu que estava tudo resolvido.

Mas não!!!! Haveria muito mais.

 

No final do mês de Setembro, descubro eu que, a NOS foi a minha conta bancária buscar 31.22€…

COMO!?!?!?

Onde encontraram voces o meu NIB!?!?

Quem vos deu autorização para irem a minha conta bancária buscar o Dinheiro?!?!

Como e quem vos deu autorização para ligarem de alguma forma CRIMINOSA o meu numero de telefone, a conta do titular do contracto e juntarem o meu NIB para fazer o pagamento das facturas!?

EU (Paulo) NÃO SOU CLIENTE NOS!! EU (Paulo), NÃO QUERO SER VOSSO CLIENTE, EU (Paulo) NUNCA FUI VOSSO CLIENTE, EU (Paulo) NÃO SEREI VOSSO CLIENTE NEM QUE A NOS ME PAGUE!!!

Como é que voces vão a minha conta buscar dinheiro!?!?

Que serviços eu tenho vossos?!!? Porque raio, foram a minha conta buscar dinheiro para pagar uma factura que pertence ao titular do contracto!?!? COMO conseguiram fazer isso!?!?

 

Como não é suficiente, recebi hoje dia 09/10/2020 um email da nós a dizer que vão cobrar mais 320€ porque a fidelização terminava dia 16/03/2022.

Significa isto que houve uma alteração no dia 16/03/2020. é verdade, houve sim. O tlm do tituar do contracto, passou de mensal para carregamentos. Nas chamadas NUNCA NINGUEM me disse que isto iria alterar a duração do contracto. EU PERGUNTEI ISSO A CADA MINUTO que falava com o vosso operador. A resposta foi sempre “Não haver qualquer alteração ao período de fidelização”.

 

Factos:

  1. O titular do contracto faleceu dia 11/03/2020
  2. Após ficar sem routter, a nos so trocava o mesmo… Ainda hoje não sei quando… Porque a intervenção marcada para 15 dias depois, foi alterada e nunca recebi uma nova data.
  3. Após dar baixa do contracto por falecimento do titular, a nós quer ROUBAR mais 320€
  4. A nos, por motivos CRIMINOSOS roubou da minha conta bancária 31.22€
  5. Eu nunca lhes dei o meu NIB. Nunca fui cliente, nem nunca serei nem a receber!!!!!!!
  6. O meu sogro SEMPRE pagou as mensalidades por entidade + referência (Como é que na ultima fatura a NOS vai ao meu banco!?!??)
  7. A NOS continua a mandar mensagens, emails, e a usar todas as formas de extorquir dinheiro, de atingir psicologicamente a filha\sogra do falecido e titular do contracto. Continuam a tentar por todos os meios ROUBAR os mortos e quando isso não é possível, usam os vivos!!!

 

Isto vai ter um fim!? Tentei por varias vezes entrar em contacto por email para explicar tudo o que estava a acontecer. Mas como todas as redes criminosas… não têm. Usam apenas telefones de forma a dificultar um pouco mais as provas em caso de necessidade. Exatamente igual, a todas as outras redes criminosas!!!

 

Sinceramente não sei mais o que fazer… 

  • Sou obrigado a ver a minha mulher e filha do falecido ser atingida psicologicamente com tudo isto. 
  • Sou obrigado a ver a minha sogra a chorar sem saber o que fazer
  • Sou obrigado a ir ao banco a pedir explicações de como e porque motivo é que estou a pagar dinheiro para esta rede CRIMINOSA sem nunca ter dado a devida autorização.

 

Vocês (NOS) são uns abutres  Uma vergonha que bateu no fundo e que tudo faz para sobreviver. Quando não conseguem roubar dos mortos, usam os vivos.

 

Simplesmente…. não sei mais o que fazer. 

Reputação 7
Crachá +5

No seu banco, peça a revogação do pagamento feito por Débito Direto. Aparentemente, em alguma circunstância, o seu IBAN foi comunicado à NOS. Para receber a ajuda da moderação do Fórum no sentido de ser esclarecida toda essa situação que reporta no seu comentário, deve remeter por mensagem privada o numero de cliente do seu sogro ou NIF para o @Fórum. Edite o seu comentário e retire o numero de cliente que não deve ser divulgado publicamente, derivado a poder ser manejado pelo PIRATA.

Reputação 2

Logicamente que o meu NIB nunca foi facultado a NOS.

Nao existia absolutamente nenhum motivo para o fazer e muito menos foi feito o mes passado. Unico mes em que a NOS foi a minha conta bancaria roubar 31.22€ e so apos dar baixa dos serviços. 

Reputação 7
Crachá +5

Logicamente que o meu NIB nunca foi facultado a NOS.

Nao existia absolutamente nenhum motivo para o fazer e muito menos foi feito o mes passado. Unico mes em que a NOS foi a minha conta bancaria roubar 31.22€ e so apos dar baixa dos serviços. 

Creio que tem 4 semanas para pedir o reembolso do valor sacado por D/D. Informe-se no seu banco e se for caso disso peça a revogação. Algum PIRATA informou a Operadora do seu IBAN.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @margem_sul2005

A NOS não se revê no género de pratica que refere e, por isso, vamos analisar e responder à sua mensagem. 

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais, sugerimos que não os partilhe publicamente. 

Obrigado 

Reputação 2

Bem-vindo ao Fórum NOS @margem_sul2005

A NOS não se revê no género de pratica que refere e, por isso, vamos analisar e responder à sua mensagem. 

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais, sugerimos que não os partilhe publicamente. 

Obrigado 

O que pode acontecer por publicar o numero de contrato!? Vão rebocar-me o carro e vender-me a casa?

Porque para me roubarem o dinheiro da conta bastou só e apenas o meu numero de telefone!!! Por isso e sinceramente acredito que para dizerem que o carro é vosso ou a casa, precisam apenas de mandar algum email para o Coelho da pascoa!

Vocês não se revêm em absolutamente nada! Nem se revêm nem são absolutamente nada honestos. Se essa autorização de débito direto existe, façam o favor de a colocar aqui, a vista de todos! Eu assumo TOTAL responsabilidade por tal ato. 

A autorização de debito direto existe? Está em meu nome? Têm a minha assinatura? Publiquem-na aqui a vista de todos sff. (Continuo a espera que mandem tal cópia por email, carta registada ou através do Batmam. Fiz este pedido por telefone no dia 1-10-2020. e até hoje… 0)

Mas não o vão fazer.... não porque querem "proteger os dados pessoais”, Não o irão fazer, porque tal documento não existe. Nunca existiu nem nunca existirá! Vocês são uns ladrões e representam tudo aquilo de pior que Portugal têm para oferecer. São uns abutres!!!

 

E quanto a este email enviado por voces ? Que merda é esta?!?! Demos baixa do contracto porque os vossos serviços metem nojo!!!! mas principalmente, porque o titular faleceu e as provas foram entregues. Eu tenho Cópias de tais documentos. Voce não??? Terei todo o gosto em vende-las! 500€ por cada letra na cópia. Querem 320€… porque não 3200€  ou o Euromilhões…. O que vocês querem afinal para alem de causarem dor nas pessoas!? 

 

 

E quanto a isto?!!?

Que mer*a é esta?!?! A conta é minha!!! Eu nunca vos dei autorização para isto. NUNCA!!!! A única coisa que vocês têm minha é o meu numero de telefone. Nada mais!

Porque razão usam a minha conta bancária para pagar dividas que nada têm a ver com a minha pessoa?!?!  Vocês NÃO PODEM ROUBAR as pessoas assim. NÃO PODEM!!!

Vocês são uns mer*as de uns criminosos! Ladrões autorizados por um governo Português com os mesmos escrúpulos.

Durante todos os anos em que o Titular do contrato esteve na NOS, alguma vez a NOS usou esta conta para pagar pagar mensalidades da conta em questão? Não. Então, como é que vocês la foram agora e exatamente na ultima fatura?!?! Como?! (Na volta até o fizeram… 1€ no mês X, 5€ no mês Y e etc…. Será que sim…. será que não… hum...)

Parem de mandar emails para o falecido. O homem não deixou divida nenhuma por pagar, e as mensalidades que existiam estão a ser ou foram pagas.  Já o contrario não é bem assim.

Se o homem ainda estivesse vivo ao dia de hoje, quem estaria em divida seriam vocês, criminosos da NOS. Porque as mensalidades foram TODAS PAGAS, mas o routter que ainda lá está em casa, continua queimado ou sei lá o que ele tem. Se o homem estivesse vivo, ainda hoje não teria internet porque nunca ninguém lhe trocou tal equipamento. Vergonhoso não é?!

 

 

Um destes dias, a NOS pediu-me respeito no facebook….. o respeito é igual entre ambos!

 

@margem_sul2005 , nunca tendo assinado e entregue à NOS Comunicações nenhuma ADC (Autorização de Débito em Conta) deve também:

  • questionar a sua entidade prestadora de serviços de pagamento (banco) sobre a validação da operação de Débito Direto sem que a entidade credora (NOS) tivesse apresentado mandato válido assinado pelo titular da conta;
  • dar conhecimento às entidade reguladoras (ANACOM e BdP) do modus operandi do operador de comunicação e da falta de validação das instruções de DD por parte do prestador de serviços de pagamento:
  • solicitar ao seu banco o reembolso do valor indevidamente debitado na sua conta.

Independentemente da eventual resolução de litígios por outras vias, não deixe de dar conhecimento às entidades reguladoras. Livro de Reclamações.

Reputação 2

 

 

Espero muito sinceramente que este assunto fique encerrado desta vez.

Reputação 2

 

Reputação 7
Crachá +2

Sente-se superior em partilhar a xxxxxxxx de resposta que enviou?

Comentário