Header
Respondido

Procedimento em caso de Obito


Reputação 4
Crachá +2

Boa Tarde,

 

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 29 February 2020, 16:23

Ver pergunta inicial

196 Comentários

8 meses a ser prejudicado pela qualidade dos serviços e fica mesmo assim? Sem nenhuma compensaçao?
E mesmo assim esta disposto a cumprir a sua parte (fidelizaçao)? 😲🤓
Reputação 2

Venho por este meio tentar uma vez mais, explicar a minha experiência com a NOS.

 

Esta reclamação refere-se a conta Cliente nº Cxxxxxx

 

Este contracto estava em nome do meu sogro. Pessoa esta que foi cliente NOS deste sempre! Muito possivelmente, era um cliente com mais de 20 anos, uma vez que ele começou na TVcabo e NUNCA saiu.

Acontece que e infelizmente o meu sogro e titular do contracto faleu no dia 11/03/2020. Ao fim de uns dias, eu contactei a NOS, expliquei a situação, expliquei que não queria fazer QUALQUER ALTERAÇÃO ao contracto e queria sim, saber se existia forma de baixar um pouco a mensalidade dos serviços, uma vez que a minha Sogra estava agora sozinha. Não havia necessidade de manter 2 numeros de tlm, internet tão rápida e etc… A ideia do contacto era só e unicamente baixar a mensalidade sem que, renovassem a fidelização. Isto foi tudo feito em chamada e existe a gravação das mesmas. 

Acontece que o tlm do Titular sofreu uma alteração e passou de pagamento mensal, para carregamentos livres. FOI A UNICA ALTERAÇÃO QUE FOI FEITA!!!

 

Nós continuamos com o serviço nós e a pagar as mensalidades (Entidade + Referência) sem qualquer problema, tal como sempre aconteceu.

 

E agora começam os problemas!!!

Durante o mês de Agosto por motivos que desconheço, o Routter da nos deixou de funcionar. Queimou, Ardeu, Não sei!!!! Sei, que a minha sogra deixou de ter internet e que o routter deixou de funcionar.

Contactei o apoio ao cliente, e expliquei a situação. Que o Routter tinha deixado de funcionar, mas que, este contracto estava em nome de uma pessoa já falecida e como tal, perguntei se iria ter algum problema para ter a devida “intervenção técnica”.

A nos, respondeu que não teria qualquer problema, mas que só iria haver a tal “intervenção técnica”, não me recordo exatamente o dia de momento, mas seria 15 DIAS DEPOIS!!!!!!!

Após vários contactos em dias diferentes a tentar acelerar um pouco mais a intervenção, de nunca adiantou… e por incrível que pareça. No dia da intervenção recebo uma mensagem no tlm a dizer que “Não será possível a deslocação da equipa técnica blablabla, pelo que iremos agendar nova data”

Não!!! Claro que não…. Claro que o meu sogro não merecia este tipo de tratamento. Merecia muito mais respeito. Muito mais!!!!

 

Nesse mesmo dia, peguei nos papeis do Assento de Óbito e toda a documentação que provasse que o titular do contracto havia falecido.

Desloquei-me a uma loja da NOS, expliquei a situação…. 15 dias sem internet, Serviços vergonhosos, serviços péssimos, box horrivel sempre a bloquer e etc…. por tudo isto e como o contracto estava em nome de uma pessoa falecida, dei baixa do contracto por falecimento. Tudo isto, pelo sim pelo não, ficou registado no livro de reclamações. A baixa do serviço foi dada por “Falecimento do titular”!! Não havia necessidade de juntar todos os outros motivos.

 

Os papeis foram entregues, o serviço foi descativado e pensei eu que estava tudo resolvido.

Mas não!!!! Haveria muito mais.

 

No final do mês de Setembro, descubro eu que, a NOS foi a minha conta bancária buscar 31.22€…

COMO!?!?!?

Onde encontraram voces o meu NIB!?!?

Quem vos deu autorização para irem a minha conta bancária buscar o Dinheiro?!?!

Como e quem vos deu autorização para ligarem de alguma forma CRIMINOSA o meu numero de telefone, a conta do titular do contracto e juntarem o meu NIB para fazer o pagamento das facturas!?

EU (Paulo) NÃO SOU CLIENTE NOS!! EU (Paulo), NÃO QUERO SER VOSSO CLIENTE, EU (Paulo) NUNCA FUI VOSSO CLIENTE, EU (Paulo) NÃO SEREI VOSSO CLIENTE NEM QUE A NOS ME PAGUE!!!

Como é que voces vão a minha conta buscar dinheiro!?!?

Que serviços eu tenho vossos?!!? Porque raio, foram a minha conta buscar dinheiro para pagar uma factura que pertence ao titular do contracto!?!? COMO conseguiram fazer isso!?!?

 

Como não é suficiente, recebi hoje dia 09/10/2020 um email da nós a dizer que vão cobrar mais 320€ porque a fidelização terminava dia 16/03/2022.

Significa isto que houve uma alteração no dia 16/03/2020. é verdade, houve sim. O tlm do tituar do contracto, passou de mensal para carregamentos. Nas chamadas NUNCA NINGUEM me disse que isto iria alterar a duração do contracto. EU PERGUNTEI ISSO A CADA MINUTO que falava com o vosso operador. A resposta foi sempre “Não haver qualquer alteração ao período de fidelização”.

 

Factos:

  1. O titular do contracto faleceu dia 11/03/2020
  2. Após ficar sem routter, a nos so trocava o mesmo… Ainda hoje não sei quando… Porque a intervenção marcada para 15 dias depois, foi alterada e nunca recebi uma nova data.
  3. Após dar baixa do contracto por falecimento do titular, a nós quer ROUBAR mais 320€
  4. A nos, por motivos CRIMINOSOS roubou da minha conta bancária 31.22€
  5. Eu nunca lhes dei o meu NIB. Nunca fui cliente, nem nunca serei nem a receber!!!!!!!
  6. O meu sogro SEMPRE pagou as mensalidades por entidade + referência (Como é que na ultima fatura a NOS vai ao meu banco!?!??)
  7. A NOS continua a mandar mensagens, emails, e a usar todas as formas de extorquir dinheiro, de atingir psicologicamente a filha\sogra do falecido e titular do contracto. Continuam a tentar por todos os meios ROUBAR os mortos e quando isso não é possível, usam os vivos!!!

 

Isto vai ter um fim!? Tentei por varias vezes entrar em contacto por email para explicar tudo o que estava a acontecer. Mas como todas as redes criminosas… não têm. Usam apenas telefones de forma a dificultar um pouco mais as provas em caso de necessidade. Exatamente igual, a todas as outras redes criminosas!!!

 

Sinceramente não sei mais o que fazer… 

  • Sou obrigado a ver a minha mulher e filha do falecido ser atingida psicologicamente com tudo isto. 
  • Sou obrigado a ver a minha sogra a chorar sem saber o que fazer
  • Sou obrigado a ir ao banco a pedir explicações de como e porque motivo é que estou a pagar dinheiro para esta rede CRIMINOSA sem nunca ter dado a devida autorização.

 

Vocês (NOS) são uns abutres  Uma vergonha que bateu no fundo e que tudo faz para sobreviver. Quando não conseguem roubar dos mortos, usam os vivos.

 

Simplesmente…. não sei mais o que fazer. 

Reputação 1
Bom dia, posso rescindir o contrato ainda dentro do período de fidelização, pelo seguinte motivo?
Em janeiro trocaram o router pelo último modelo, desde essa altura tenho problema com o telefone fixo e com o wi-fi, o telefone fixo fica sem sinal e tenho muitas quebras no wi-fi. já liguei muitas vezes para a assistência, e depois de muitos testes acabo por ter que desligar o router e voltar a ligar para ter o telefone fixo a funcionar.
Já lá vão 8 meses com este problema e sem solução, já pedi n vezes para virem trocar o router ou para voltar a meterem o antigo, que durante 5 anos não tive problemas.
Como também tenho fibra da MEO no meu prédio, será que posso pedir a rescisão por justa causa?

obrigado
Reputação 2

 

Este mês é para pagar 13€ do que?!?!

Como é que estão a cobrar nesta fatura só e apenas o Cartão de telemóvel?? (a prestação do tlm é um caso a parte e que não é colocada em causa).

  • Tal como ja referi anteriormente, o pedido de desactivação de serviços foi entregue pelos motivos relatados.
  • O serviço foi desativado.
  • Estes serviços eram internet\televisão\telefone fixo e 2 cartões de telemóvel
  • Este mês, já não cobram os serviços, e bem, porque foram desactivados…. mas cobram um cartão que já não existe?! Que se encontra desactivado!?!?

 

Anteriormente eu disse que eram uns Palhaços. Mas estava errado. Um palhaço sabe o que anda a fazer!

A NOS simplesmente não sabem o que andam a fazer... é uma desorganização total…. uma autêntica vergonha…

 

 

 

 

Eu vim tornar o caso publico, a vista de todos, de forma a tentar resolver tudo isto….

  • Mas estou realmente a ficar farto, e prestes a ignorar por completo tudo o que seja referente a NOS. 
  • Existe uma enorme PROBALIDADE de eu simplesmente baixar os braços e não quer saber de absolutamente mais nada.
  • Tenho tudo o que preciso para provar que: “Eu tentei resolver”!!

 

Boa noite,
Familiar directo, titular de contrato NOS, faleceu em Agosto. Em contacto para a linha de apoio ao cliente fui informada que teria que ir à loja com documento comprovativo do falecimento de modo a rescindir contrato de televisão e que tinha 60 dias para o fazer. Questionei se havia mais algum serviço associado ao NIF em causa, ao que foi respondido que não.
Em fim de Setembro, dirigi-me à loja e foi pedida rescisão de serviço de televisão. Mais uma vez, questionei se havia outro serviços, pois não sabia a que operadora estava associado o serviço de telefone, e foi respondido que não havia.
Em inicio de Outubro, recebemos fatura da televisão e, através do mesmo processo, fiz pedido de rescisão em loja.
Foi-me sempre confirmado que a data do óbito era a data considerada para término do contrato. Contudo, continuamos a receber faturas. As associadas ao contrato de televisão foram pagas por engano, mas as de telefone ainda não.
Fui à loja, onde não me souberam ajudar, e em linha indicam que as informações dadas inicialmente estão erradas, pelo que as faturas devem ser liquidadas.
Posto isto, qual é o procedimento?
Reputação 7
Crachá +6

Olá @JOSÉ OLIVEIRA BATISTA

Vamos ajudar. Diga-nos, por favor, tem Facebook? Se sim, por favor, envie uma mensagem privada, na página de Facebook NOS, com o certificado de óbito identificando este artigo que criou e encaminharemos o seu pedido.

Envie mensagem privada em messenger.com/t/nosportugal 

Quanto à sua questão, dependerá da data do certificado e, também, do ciclo de faturação. 

Ficamos a aguardar o seu feedback.  

Reputação 1
Obrigado pela atenção, contudo se já estou desagradado com as situações, pior fico! Tenho de ligar para vocês, pagar essa chamada ou perder o meu tempo, gastar combustível para resolver algo que se bem entendo também é do vosso interesse resolver.
Mas como assim o é, irei fazer um e-mail com o referido pedido.
Mais uma vez obrigado.
Reputação 1
@Sbalves vá ao sitte da Deco PROTESTE e informe-se.
O meu caso, estou a pagar uma prestação de serviço da Nos que não corresponde ao serviço contratado! Daí a querer mudar o quanto antes.
Tratam os clientes super mal, eu também sou cliente à imenso tempo, estou a pagar um pacote completo em que só utilizo os telemóveis porque o resto a Nos não tem possibilidade de me dar os serviços que contratei querem obrigar-me a ficar com satélite ou pagar para terminar o contrato. A mudança de morada é uma das poucas que dá direito ao cliente rescindir sem ter de pagar, desde que não consigam manter os serviços antes contratados, que é o meu caso. E o mais ridículo é ligarem a dizer- me que tenho razão, que a Nos prevê esses casos e umas horas depois continua tudo na mesma e tenho de pagar se quiser terminar contrato.

@margem_sul2005 , nunca tendo assinado e entregue à NOS Comunicações nenhuma ADC (Autorização de Débito em Conta) deve também:

  • questionar a sua entidade prestadora de serviços de pagamento (banco) sobre a validação da operação de Débito Direto sem que a entidade credora (NOS) tivesse apresentado mandato válido assinado pelo titular da conta;
  • dar conhecimento às entidade reguladoras (ANACOM e BdP) do modus operandi do operador de comunicação e da falta de validação das instruções de DD por parte do prestador de serviços de pagamento:
  • solicitar ao seu banco o reembolso do valor indevidamente debitado na sua conta.

Independentemente da eventual resolução de litígios por outras vias, não deixe de dar conhecimento às entidades reguladoras. Livro de Reclamações.

Pode.
Tem comprovativos da comunicaçao do problema aos serviços tecnicos do operador?
Tem copias dos relatórios tecnicos das intervençoes efetuadas? O que dizem esses relatórios? O problema foi solucionado?

Se tem comprovativos da comunicaçao dos problemas e o Operador nao conseguiu em 8 meses apresentar uma soluçao para o mesmo, tem justa causa para colocar um ponto final no martirio.
Desligar ou reinciciar o equipamento todos os dias, nao é soluçao! Nao está previsto nas condiçoes gerais e particulares dos serviços!
O que está previsto é que o Operador deve assegurar de forma continua o normal funcionamento dos serviços.
Caso o cliente nao detete que o telefone está de novo com problemas e alguem tente comunicar consigo atraves dele, perdem-se chamadas sem se apreceberem do problema, além da ideia errada com que as pessoas podem ficar de "nao quer atender"...

A recorrencia do problema mostra a incapacidade ou má vontade dos serviços técnicos em o solucionar.

Boa noite,

 

Sou cliente da NOS à poucos meses, mas estou descontente com o serviço. Eu era Vodafone, mas aconselharam-me a recorrer à NOS porque mudei de cidade, mas foi um grande erro. Alguém me sabe dizer que argumentos podem ser utilizados como justa causa para rescisão de contrato? Em 3 vezes me deram informações erradas em chamadas telefónicas, apesar de me terem depois ligado a pedir desculpa, não apaga o tempo que perdi a tentar encontrar sentido para o que me diziam. Além de que o sistema bloqueia imensas vezes e muitos dos videos da App não dão para reproduzir. 

Foi um grande erro ter aderido à NOS, e acho que não é positivo para vós ter clientes presos a uma fidelização porque só nos deixa mais frustrados e só faz com que espalhemos esse descontentamento dentro dos nossos círculos sociais. Ou seja, sempre que perguntarem eu vou contar a minha má experiência e tentar fazer com que não caiam no mesmo erro que eu. 

Sao validos quaisquer argumentos que encaixem extamente na "Justa Causa".

Algo do que esta nas condiçoes de prestaçao do serviço nao tem vindo a ser cumprido pelo operador?

Sao exatamente esses os argumentos a apresentar no pedido de cessaçao sem penalizaçao, desde que devidamente comprovados (participaçoes de dificuldades, relatorios tecnicos de avarias, etc, etc).

Obrigado a todos pela ajuda.

@rafaria , em caso de óbito do titular do serviço basta que informe o Operador NOS do óbito, enviando cópia da certidão em anexo à comunicação.

Pode utilizar o formulário de e-mail disponível em CONTACTOS (após responder ao questionário inicial) ou na página da Provedoria NOS , com o argumento da opção indisponível na Área de Cliente.

Boa tarde @Carlos Alberto Sinosgas estando fora do periodo de fidelização, a inserção do código na área de cliente, deve bastar para cessar o contrato, se já o fez, convém que envie por mensagem privada o numero de cliente do titular do contrato para o perfil @Fórum para que a moderação possa verificar em que estado se encontra o pedido. 

Se tem ainda periodo de fidelização, é conveniente que entregue o Formulário de Denúncia Formulário de Denúncia NOS numa loja NOS acompanhado de uma certidão de óbito do titular.

José, obrigado pelo rápido esclarecimento, tratando-se de òbito a cessação pode ser efectuada mesmo sem fidelização como sabe,  estranho é com tantos meios digitais disponíveis ainda se tenha de ir a uma loja apresentar uma Certidão de òbito e preencher um formulário, o meu falecido pai tinha com  a meo um serviço fidelizado e apenas foi necessário apresentar a Certidão de òbito.

Claro que é conveniente ir demorando a resolver pois continuam a facturar o serviço.

Cumprimentos,

Nuno Sinosgas

Reputação 2

lols!

Conclusão!

 

No dia 11-12-2020, alguém da NOS leu uma das 300 reclamações e finalmente compreenderam que o serviço foi desligado por óbito do titular.

Tal como está no email enviado:

 

ps: Se o titular faleceu… se os serviços estão desligados…. Alguém me pode explicar como que raio conseguiram ligar para o falecido??? E ainda ficam admirados por este não atender!?!

 

 

Para no dia seguinte me dizerem que afinal “o falecido tem ainda a pagar €517.42”… 

 

Caso os €517.42 seja dos equipamentos…. tal como já referi, entrem em contacto comigo e VENHAM BUSCAR-LOS!!! O falecido não têm como ir ai entregar as coisas. E eu não tenho paciência para estar nas vossas lojas.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 2
  1. Ainda ninguém me explicou, como é que conseguiram ir ROUBAR os 31.22€ na minha conta bancária.
  2. Estão a ROUBAR agora 13€ de um serviço que não existe de todo…. lols! Cartão de tlm?! WTF!!!!

 

Mas continuam a espera que o Falecido e titular do contracto vá pagar 352,41€ por incumprimento do contracto…. Porque este faleceu…

​​​​​​​

No meio de tanta piada que é a NOS não tem piada nenhuma.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Iremos responder-lhe logo que possível.

Agradecemos a compreensão 

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

Boa noite no dia 13/10/2021 dirigi-me a uma loja para fazer  o cancelamento dos serviços do meu avô, deixe o documento comprovativo do óbito e ate a data não recebi qualquer mensagem nem telefonema para devolver os equipamentos  liguei para a linha e informaram me que não estava o papel anexado e não fomos informado do sucedido e vou ter que pagar a fatura deste mês sem ter culpa, para não falar no trabalho que tive em vão de ir a loja a 10kmt de casa para tratar do assunto e agora vou ter que o fazer via internet afinal para que servem as lojas???Porque não contatam as pessoas se tem falta de alguma coisa???Se fosse a gente a dever contatavam logo ao contrario nada passa se tempos e tempos e não dizem nada…..

Reputação 7
Crachá +5

Obrigado a ambos. 

Tenho 60 dias para o fazer correcto?

Só uma questão, o serviço é para manter, pois a minha sogra tem interesse. 

Posso passar o contracto para meu nome? 

Pode proceder conforme está neste Tópico: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/mudar-titular-de-contrato-apos-falecimento-do-titular-original-11118

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @JOSÉ OLIVEIRA BATISTA

Lamentamos a situação.  

Não recebemos a sua mensagem. :disappointed_relieved: Confirma que enviou para o perfil @Fórum?

Por falecimento, precisamos que apresente o certificado de óbito como comprovativo e que formalize o pedido. De momento, o Fórum NOS, não recebe documentos. 

Editámos o seu comentário por conter dados pessoais para os proteger. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @César Ribeiro,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Comentário