Header
Destaque

Novo Router Wi-Fi 4.0



Mostre a primeira mensagem

412 Comentários

Bom dia,

Eu sou cliente NOS há bastante tempo, e gostaria de saber se o pacote que possuo neste momento se posso trocar o Router 3.0 pelo 4.0. Tem se custos adicionais ou se prolonga o contracto de fidelização por mais 2 anos.

Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @honorato vagueiro,

De momento não temos novidades sobre esse tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂
Reputação 4
alguem sabe se vai sair nova firmware do router 4.0???
Pelo que li o 1.0 só é instalado em situações muito problemáticas por ser mais fiável e há quem diga que é o que tem melhor wifi. Penso também que não servirá para instalações acima dos 100 por limitação técnica, mas não posso confirmar essa informação.

Já vi routers 1.0 que têm um autocolante a indicar 200Megas.
Tenta mudar o canal... ainda assim... eu não tenho sorte com a cobertura 5Ghz a uns meros 10 metros! (uma parede no meio). Como tal... é como se não tivesse 5Ghz...

A cobertura da 2.4 é a pior de sempre comparando com todos os routers anteriores (e eu tive-os todos!!! as caixas estão cá para recordação)


Boas,

Das 4 versões dos Routers, qual é o melhor na tua opinião, que já tiveste os 4?

Tenho ouvido falar muito que o 1.0 era o melhor, será verdade?
Reputação 7
Crachá +2
Sim, já que falaste no Serviço dos canais digitais nas televisões sem box (actualmente 141) é fantástico. Está quase ao mesmo nível da grelha base de canais para clientes com box (só lhe falta algumas versões HD de certos canais, sendo que a maioria desses mesmos canais nem os considero relevantes em termos de conteúdo). O canal mais relevante que falta no digita rf, na minha opinião, é o ID Investigation Discovery da posição 74 na box e que por acaso é exclusivo da NOS. Gosto particularmente desse canal. É HD, legendado e interessante.

É off-topic, mas eu continuo a dizer que o SOM é algo que os operadores estão a negligenciar completamente! Só recentemente, depois de muitas reclamações e debates é que a NOS conseguiu começar a colocar os NOVOS filmes que entram em catálogo no VIDEOCLUBE com SOM 5.1! https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946

4k e tretas que não interessam para "nada", e no som andamos para trás! Temos STEREO NICAM há décadas!!!! O DVD veio trazer-nos o glorioso SOM 5.1! Tanta gente agora tem HOME cinema em casa (eu tenho há 20 anos!) e em 2018 FINALMENTE, a NOS decide começar a oferecer som 5.1 no videoclube! E as emissões televisivas??? Paramos no tempo!? Não compreendo!!
Reputação 2
@marcolopes

O Power Router 4.0 da NOS tem um valor comercial de 40€ não podes querer que tenha as mesmas funcionalidades de um router de 400€!

Eu não fugi à questão. Disse que tem a ver com as expectativas de cada um e as minhas eram ter 200 / 20 por cabo e isso verifica-se!

Outro ponto positivo para a NOS como empresa é que te permite comprar outro router e usá-lo em modo bridge se fores um utilizador avançado, coisa que nem toda a concorrência permite!

Sim, já que falaste no Serviço dos canais digitais nas televisões sem box (actualmente 141) é fantástico. Está quase ao mesmo nível da grelha base de canais para clientes com box (só lhe falta algumas versões HD de certos canais, sendo que a maioria desses mesmos canais nem os considero relevantes em termos de conteúdo). O canal mais relevante que falta no digita rf, na minha opinião, é o ID Investigation Discovery da posição 74 na box e que por acaso é exclusivo da NOS. Gosto particularmente desse canal. É HD, legendado e interessante.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?


Olá Carolina,

Pessoalmente, estou muito satisfeito tanto com o router 4.0 como com o Serviço (tv+net+telef. fixo+telemóvel).

Se me perguntarem é perfeito? Não. Existem sempre pontos de melhoria. Corresponde ás minhas expectativas? Sim, sem dúvida. Tem tudo a ver com as expectativas que são criadas...

Objectivamente, contratei um Serviço com net 200 / 20 e é isso que estou a ter. E foi uma escolha consciente: Eu já sabia que a tecnologia utilizada na minha zona era hfc / fttn e não ftth por isso não me sinto descriminado. Mesmo assim, a NOS trabalha para dar 100Mbps de upload para todos os clientes, coisa que a concorrência não faz nas ligações ADSL até 24Mbps... Temos pessoas com velocidades de 1 Mbps e isso é que é triste...

Por isso, a minha perspectiva é de agradecimento porque é um bom Serviço primeiramente e depois porque não sendo perfeito, é melhor do que os outros, além de que um serviço de comunicações não se resume só a velocidade de débito de internet e cada pessoa tem um perfil de utilização diferente, e cada componente do Serviço tem um peso diferente.

Nestes últimos dias fiquei muito satisfeito com a novidade de a NOS agora dar 5GB de tráfego móvel para gastar na Netflix, com o WTF. Eu tenho Netflix e sou cliente WTF, por isso como é óbvio fiquei contente.

É a minha opinião.


Concordo em alguns pontos, mas a pergunta foi qual a satisfação com o ROUTER 4 (gestão, wifi, velocidades, fiabilidade, etc) e não sobre o índice de satisfação global da NOS.

A NOS tem coisas muito positivas, mas só recentemente conseguiu chegar perto da concorrência (CANAIS DIGITAIS - maravilhoso! Mas quantos anos estiveram os clientes à espera de uma sintonia DIGITAL sem box? Agora falta o SOM em 5.1! Isso é que era!)

A velocidade de UPLOAD está a ser prometida há anos! E há anos que a concorrência tem velocidades de 100Mbps (e até 200!) de UPLOAD. A NOS continua com as promessas. Comparar FIBRA (que é assim que a NOS define a SUA REDE NA PUBLICIDADE!!!) a ADSL é completamente injusto! Posto isto, eu poderia comprar a ligação ADSL a uma ligação móvel de primeira geração!

O Router 4 não é melhor que os routers anteriores (permite a gestão de GUEST WIFI - que tive de desligar para não confundir o aparelho e evitar problemas - portanto, de nada me serve) e tem Wifi 5Ghz (é uma mais valia, verdade, mesmo sem grande alcance - a 5 metros o meu telemóvel já comuta para 4G porque não se consegue ligar...). Fiabilidade? É o segundo que tenho no espaço de 1 ano (avaria). Design? É discutível... mas a falta das luzes indicadoras de cada funcionalidade para mim era uma mais valia nos outros routers. Ah, porta USB não serve para nada. E já agora, onde está a gestão do NOS WIFI? (ligação de hotspots da rede FONERA)
Reputação 2
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?


Olá Carolina,

Pessoalmente, estou muito satisfeito tanto com o router 4.0 como com o Serviço (tv+net+telef. fixo+telemóvel).

Se me perguntarem é perfeito? Não. Existem sempre pontos de melhoria. Corresponde ás minhas expectativas? Sim, sem dúvida. Tem tudo a ver com as expectativas que são criadas...

Objectivamente, contratei um Serviço com net 200 / 20 e é isso que estou a ter. E foi uma escolha consciente: Eu já sabia que a tecnologia utilizada na minha zona era hfc / fttn e não ftth por isso não me sinto descriminado. Mesmo assim, a NOS trabalha para dar 100Mbps de upload para todos os clientes, coisa que a concorrência não faz nas ligações ADSL até 24Mbps... Temos pessoas com velocidades de 1 Mbps e isso é que é triste...

Por isso, a minha perspectiva é de agradecimento porque é um bom Serviço primeiramente e depois porque não sendo perfeito, é melhor do que os outros, além de que um serviço de comunicações não se resume só a velocidade de débito de internet e cada pessoa tem um perfil de utilização diferente, e cada componente do Serviço tem um peso diferente.

Nestes últimos dias fiquei muito satisfeito com a novidade de a NOS agora dar 5GB de tráfego móvel para gastar na Netflix, com o WTF. Eu tenho Netflix e sou cliente WTF, por isso como é óbvio fiquei contente.

É a minha opinião.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @Vitor Hugo Ferreira.

Lamentamos a demora na resposta. O Power Router é um router Wi-Fi Dual Band 802.11 n/ac 2.4GHz e 5GHz, com MIMO 3x3 em cada uma das bandas. 🙂
Como está a ser a sua experiência com este equipamento?
Reputação 4
@marcolopes eu hoje as 18h tive a testar a fazer download na steam e não estava a ter a instabilidade que tinha antes.
ainda o mês passado estiveram pessoal a passar fibra nas condutas aqui em matosinhos.
não sei se isso tem alguma influencia
Reputação 7
Crachá +2
Esse é DOCSIS 3.0 e não 3.1, o novo é que será DOCSIS 3.1.
Os tarifários 200 mbps download tem 20mbps upload, so o tarifario 100mbps é que tem 10 upload.


Enganei-me ao escrever. ROUTER 4 = DOCSIS 3.0 (já fiz edit)

Quanto à velocidade, a NOS está a efectuar upgrades gratuitos para clientes em determinadas zonas (passam dos 10 ou 20 para 100) enquanto outras continuam nos míseros 10: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/a-descriminacao-da-nos-nas-velocidades-de-upload-9474

EDIT: Segundo a moderação, os upgrades para 100Mbps de UPLOAD estarão disponíveis em TODA a REDE até final de 2018: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/velocidades-de-upload-9810/index1.html
Reputação 7
Crachá +1
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.

8 down, 3 up também. Quanto ás novidades (Velocidade) a existirem será para o novo router e não para este (pois este é DOCSIS 3.1).

De qualquer forma já não acredito em nada, pois fácilmente a NOS daria pelo menos 20Mbps de UPLOAD nas áreas HFC, e continua a dar 10...

Esse é DOCSIS 3.0 e não 3.1, o novo é que será DOCSIS 3.1.
Os tarifários 200 mbps download tem 20mbps upload, so o tarifario 100mbps é que tem 10 upload.
Reputação 7
Crachá +2
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.

8 down, 3 up também. Quanto ás novidades (Velocidade) a existirem será para o novo router e não para este (pois este é DOCSIS 3.0).

De qualquer forma já não acredito em nada, pois fácilmente a NOS daria pelo menos 20Mbps de UPLOAD nas áreas HFC, e continua a dar 10...
Reputação 7
Crachá +1
Aqui continua 8 DL 3 U, novidades vai haver até final do ano, é o que andam a dizer à 6 meses.
Reputação 4
pessoal os Canais Downstream passou me de 8 para 12 mas o upload matem se em 2.
mais alguem teve mais Canais Downstream. sera que o vamos ter novidades ja para o proximos meses??:?:?:?:?:?
Reputação 7
Crachá +1
@AFONSO ROCHA, acho que se ficar disponível a notícia correrá bem rápido.
Boa tarde,

Alguem sabe para quando estes power router 4.0, passam também a disponibilizar ou a servir de hotspot NOS WIFI?

Cumprimentos...
Reputação 2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/


Esse reporte de BUG pode muito bem ser a explicação para tantos problemas de latência, packets loss e até mesmo quebras de ligação (uso o router de forma intensiva e sofro dos diversos problemas).

Recentemente (já com o meu segundo Router 4) comecei a ter um novo problema: o handshake da ligação física LAN é feito a 100Mbps (nunca tive problemas com o mesmo cabo / pc com o router anterior)


A minha intenção não é dizer mal do equipamento que considero bom. Apenas alertar para uma situação comentada na internet. A minha net nunca falhou em termos de cair a ligação, nunca tive travamentos em streams 4k, a navegação web é excelente, em p2p é excelente.

Faço downloads de jogos para PC na Steam store, mas não jogo online, confesso. O único benchmark que mostra uma latência alta é o da DSL Reports. Mas não passa de um teste sintético, na utilização diária, há uma melhoria palpável. Este equipamento também permite ao cliente usar o seu próprio router, se preferir. Nem todos os routers da concorrência dão essa possibilidade.
Reputação 7
Crachá +2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/


Esse reporte de BUG pode muito bem ser a explicação para tantos problemas de latência, packets loss e até mesmo quebras de ligação (uso o router de forma intensiva e sofro dos diversos problemas).

Recentemente (já com o meu segundo Router 4) comecei a ter um novo problema: o handshake da ligação física LAN é feito a 100Mbps (nunca tive problemas com o mesmo cabo / pc com o router anterior)
Reputação 2
Bem, consegui descobrir que o NOS Power Router 4 é um rebrand do ARRIS TG2492S. O chipset é um Intel DHCE2652 (Puma 6), com cpu Atom dual core 1.2GHz, em relação à memória ram não descobri quanto terá.

É um router 2x2 2.4GHz 802.11n Radio e 3x3 5GHz 802.11ac High Power Radio.

Ou seja, em termos de hardware é bom para um router base de Serviço.

A má notícia (peço desculpa por dar más notícias), é que não tem boa fama na imprensa Internacional.

A ARRIS, inclusivamente, processou a Intel nos U.S.A por um "broadband-throttling bug". Eis uma consequência desta alegada falha:

"A particular pattern of packets exhausts resources within the chipsets, causing spikes in latency, which ruin online gaming and similar interactive tasks, or blowing the hardware off the internet entirely".

A Intel, entretanto, corrigiu o problema com um firmware update. Por isso, convém a NOS ver o que pode fazer em termos de updates para o Power Router 4 porque como disse anteriormente, o equipamento tem um bom hardware para um router base.

Fontes consultadas:
https://wikidevi.com/wiki/Intel/Intel_Puma
https://www.arris.com/globalassets/resources/data-sheets/tg2492s3.pdf
https://www.theregister.co.uk/2018/08/14/intel_puma_modem/
Tenham em atenção que a PORTA USB NÃO FUNCIONA !! 😠
Reputação 2
Viva,

Sou um feliz utilizador do Power Router na medida em que faz os 200/20 por cabo e estando na mesma divisão do equipamento, tipicamente também faz 200Mbps por Wifi. Não lhe peço mais. Eu também acho que ao abrir páginas na net (navegação básica), as páginas abrem logo, mesmo com imagens pouco optimizadas. Não é que antes demorassem, mas agora é quase instantaneamente. A Netflix 4k hdr, agora abre mais rapidamente na parte do buffer inicial, e é instantâneo a mudar de um episódio para o outro, com 0 travamentos durante a visualização e sem drops na ligação. No Youtube, é tudo instantâneo também mesmo a saltar do meio de um video, para o meio de outro video... Os dowloads ficaram mais rápidos - houve efectivamente a melhoria de Serviço que esperava nos 200Mbps.

O mais negativo a apontar é que ao usar 100% da largura de banda da rede doméstica, no benchmark da DSL Reports, o bufferbloat sobe para C ou D. A boa notícia face a isso, é que tendo mais largura de banda disponível (200Mbps) e melhor hardware, há muitas tarefas que não pedem o limite da transmissão de dados, logo consegue-se 120Mbps @ rank A - buffebloat.

As minhas perguntas são:

Sei que o Router da NOS, é um rebrand da ARRIS, mas ainda não descobri de qual modelo, especificamente, se alguém souber que diga aí, se favor, para esclarecer a malta que não sabe - como eu.

O router da NOS tem a função MIMO 3X3? Quantas antenas internas tem? Em que bandas faz 3x3? Na dos 2.4GHz, na 5GHz ou nas duas?

Desde já obrigado.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Hugo Bernardino.

Para podermos ajudar, uma vez que se trata de uma situação técnica que deve ser despistada e seguida por uma equipa especializada, precisamos que nos ligue, por favor. Conheça aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Já tentei tanto por cabo como wi-fi... o resultado é o mesmo...:(

Comentário