Destaque

eSIM já disponível na NOS

Reputação 7
Crachá +6

eSIM já disponível na NOS
Muito aguardado, o eSIM chegou a Portugal e a partir de 18 de abril os Clientes NOS são os primeiros a poder utilizá-lo! 🆒 Neste tópico explicamos-lhe tudo sobre esta tecnologia e como pode aderir à mesma. 🙂

O que é o eSIM?
É a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Assim, pode ativar um tarifário sem que seja preciso inserir o cartão no telemóvel. Para utilizar o eSIM precisa de um equipamento com esta tecnologia e de um operador que disponibilize o serviço.

Em Portugal, os equipamentos compatíveis com esta tecnologia são:
  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPad Pro 11 polegadas (modelo A1934)
  • iPad Pro 12.9 polegadas (modelo A1895)
  • iPad mini (2019) (modelo A2124)
  • iPad Air (2019) (modelo A2123)
  • Google Pixel 3
  • Google Pixel 3 XL

Quais são as vantagens do eSIM?
  • permite ter a funcionalidade DualSim, em equipamentos que tenham também um slot físico
  • facilita o processo de portabilidade, uma vez que não é preciso trocar de cartão físico quando muda de operador
  • protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão
  • elimina o risco de avarias com o cartão físico
  • aumenta a segurança, já que é impossível roubar o cartão físico
  • promove o desenvolvimento de aparelhos de menor dimensão

Como aderir?
Inicialmente o eSIM é disponibilizado em formato de voucher físico, com um QR Code que deve ser lido pelo equipamento. Este voucher inclui o número do SIM, Pin, Puk e um espaço em branco, ou seja, não tem qualquer número associado. Nesta fase, a ativação do eSIM não tem qualquer custo e deve ser feita numa Loja NOS onde o ajudamos no processo de ativação. :)

Em que Lojas NOS posso aderir?
Pode aderir em todas as Lojas NOS do Continente, Madeira e Açores, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

O eSIM estará disponível nas Lojas NOS a partir de dia 18 de abril.

Caso tenha alguma dúvida sobre o eSIM ou o processo de ativação, partilhe connosco. 🙂

501 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @vrmoreira

Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis. 

Diga-nos, por favor, já tem o tarifário Kanguru XL e pretende a 2ª via do cartão eSIM ou pretende aderir?

Obrigado

Bom dia, de momento não me encontro no pais mas preciso urgentemente de aderir ao E-SIM, existe alguma forma de o fazer ‘a distancia?

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS

Infelizmente, mesmo que fosse possível enviar um cartão para o estrangeiro, seria sempre necessário que o primeiro acesso fosse em território nacional. 😥

Lamentamos o transtorno.

Muito obrigado 

É possível realizar a ativação de um eSIM do estrangeiro (no caso, do Brasil), com a contratação de pacotes de dados online (também direto do estrangeiro) para uso na União Europeia?

Faço tal questionamento porque pretendia baixar o eSIM já no Brasil, contratar o plano de dados também do Brasil e já utilizá-lo em países da UE. Considerando que a minha entrada na UE será direto na França, isso é viável? 

Grato.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @André Livinalli Wedy

Movemos o seu comentário para o artigo sobre o eSIM. 😀Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

A ativação do cartão e o seu primeiro acesso deve ser à rede NOS, pelo que a primeira utilização deve ser em território nacional. 
Obrigado

No passado dia 28 de maio fui a uma loja NOS e pedi o cartão eSIM. Foi me dado um cartão com um código QR e disseram me que o cartão iria estar ativado no máximo em 2 horas. Não me foram dadas mais instruções. Li o código qr com o meu iPhone e adicionei o cartão através das definições do telemóvel.

Passados 4 dias, o cartão continuava desativado por tanto desloquei me à mesma loja e reportei a situação. A colaboradora da loja informou-me que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na loja, tinha que ligar para a linha de apoio. Liguei para a linha de apoio e a colaboradora da linha de apoio disse que realmente havia um problema com o cartão, mas que infelizmente não conseguiam resolver na linha, que no espaço de 2 horas no máximo iria ser contactado por um membro da linha técnica. Entretanto ja passaram 3 dias, não fui contactado por ninguém e o eSIM continua a não funcionar. No entanto, o pedido de assistência registado na “Area de cliente” encontra-se marcado como “resolvido” 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @MARCO ROBERTO RAPOSO RAMOS,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa noite,

Aderi hoje ao vosso tarifário movel ilimitado, tendo em conta que tenho um número da empresa e este para uso pessoal, gostaria de saber se posso passar numa loja e ativar 2 Via do meu número mas em formato eSim e se sim qual o custo uma vez que nos campos de preenchimento de adesão, ao solicitar um novo cartão não me foi possível escolher o formato do mesmo, sendo-me enviado o cartão físico.

Obrigado desde já

FábioMCN

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @FábioMCN, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 

Movemos o seu comentário para o artigo 

Sim, pode solicitar a 2ª via do número em eSIM. O custo de uma 2ª via é de €7,5. 

Obrigado

Muito obrigado e não tem de pedir desculpa por nada, 

Fui à loja no dia seguinte e fiz a ativação, foi gratuita e já está em pleno funcionamento! 

Agradeço de qualquer das formas a sua resposta @Mário P. votos de um bom fim de semana para si.

Reputação 7
Crachá +6

Excelente, @FábioMCN
Muito obrigado pelo seu feedback. Ficamos contentes que tenha conseguido. 

Qualquer questão, fale connosco. 
Obrigado

Reputação 1

Boas!

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

Obrigado!

Reputação 4
Crachá

Boas!

Já vi aqui várias respostas oficiais por parte da NOS, mas gostava de ter uma o mais atual possível.

Vou trocar de iPhone e tenho o serviço da NOS através de um eSIM.

Vou ser obrigado a ir a uma loja NOS e gastar €7,50 numa 2ª via para passar o eSIM para o novo iPhone ou efetivamente o QR Code funciona até 5x e é uma questão de apagar o eSIM do iPhone antigo e ler o código e configurar o eSIM no iPhone novo?

Obrigado!

Acho incrível como a “evolução” faz com que em vez de trocar de telemóvel seja só mudar o SIM de um dispositivo para outro se tenha que pagar às operadoras por um “chip” que nem sequer existe. É o típico mudar para digital ficou mais caro.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Sim, é possível utilizar o mesmo QRCode. Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

@Gonçalo Ribeiro,

movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos a boa organização da informação facilitando a pesquisa. 
Muito obrigado

Reputação 1

Boa tarde @Gonçalo Ribeiro

Em caso de troca de equipamento deve, em primeiro lugar, assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. De seguida, remova o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configure o eSIM no dispositivo novo.

Obrigado

Certo, eu sei configurar um eSIM, a dúvida é se o QR Code utilizado para configurar no antigo funciona para configurar o eSIM no novo equipamento (já que vocês não suportam transferência direta de eSIM de um iPhone para outro).

Porque se não der, é um pouco sem sentido eu ter de ir pagar por uma segunda via de um código digital…

Reputação 7
Crachá +6

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Reputação 1

Peço desculpa, editei o meu comentário, @Gonçalo Ribeiro
Sim, como disse, é possível utilizar o QRCode até 5x. 

Muito obrigado

Obrigado, pela resposta, Mário! 🙌🏻

Reputação 7
Crachá +6

Ora essa, @Gonçalo Ribeiro
Obrigado nós. Qualquer questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 

Reputação 1

Boa tarde, gostaria de saber se o eSIM funciona no iphone 12mini e se tem diferença o telefone ser comprado em Portugal ou em França ? 

já sou cliente NOS e tenho um cartão associado seria possível desse cartão físico ter um eSIM ? 

O iPhone 12 mini é compatível com eSIM, sim.

Se o telemóvel for livre de operadora, os iPhones comprados em França são os mesmos vendidos em Portugal, por isso funcionará.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @MARTA INÊS SANTOS SILVESTRE, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

@Gonçalo Ribeiro deu uma excelente ajuda. 😎

Mas temos a indicação de que ao comprar o iPhone em determinadas operadoras, a utilização do eSIM pode estar desativada. Caso tenha adquirido o equipamento a um operador Francês, por favor, consulte-o. Saiba mais em Apple.com.

Obrigado

Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @António de Sousa Custódio, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema, recentemente, é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização. 

Sim, atualmente, pode utilizar o mesmo QRCode no máximo 5x. 

Se surgirem questões, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 1

Boa tarde. Esta informação ainda é verdadeira? É que a página da NOS indica que é possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/equipamentos/Paginas/esim.aspx

Obrigado,

Jorge

Olá, António

Posso confirmar que é verdade. Utilizei o mesmo código uma segunda vez há 3 dias e funcionou tudo impecável (sendo que como já foi dito, até um máximo de 5x).

É é sempre preciso “apagar” o eSIM do equipamento antigo porque ele não pode estar ativo em dois telemóveis ao mesmo tempo.

Comentário