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eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


638 Comentários

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Boa tarde @CARLA TOMÉ

O @Olaf deu uma boa ajuda. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, explicamos como pode pedir um cartão eSIM ou a 2.ª via do SIM atual em formato eSIM. 

Deste modo, garantimos também a boa organização da informação. 
Obrigado

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Sim, pode comprar na loja on-line um normal e pedir a alteração de tarifário para um nos kids

Boa noite , necessito de um esim para o smartwatch do meu filho , é possível configurar com o tarifário Nos Kids ? Obrigado 

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Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, com o seu número de telemóvel e o PIN original, @Christopher brandao da silva
Vamos ajudar a resolver. 
Obrigado

@Christopher brandao da silva, se for um tarifário WTF é necessário validar a sua idade na App WTF. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de compreender a que tarifário aderiu. 

Obrigado

Era para ter sido o LIKE 5G, porém sem sucesso

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@Christopher brandao da silva, se for um tarifário WTF é necessário validar a sua idade na App WTF. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de compreender a que tarifário aderiu. 

Obrigado

Boa tarde @Christopher brandao da silva
Refere-se a que tarifário? Vamos ajudar. 
Obrigado

Realizei a compra de um chip novo, e o plano desse chip exigia que eu realizasse uma recarga de 10,80 para ativar.

realizei o mesmo, porém o plano não ativou e o chip só está sendo usado pra ligação!

E não consigo utilizar internet pois o plano não está ativo

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Boa tarde @Christopher brandao da silva
Refere-se a que tarifário? Vamos ajudar. 
Obrigado

Comprei um eSim recentemente, e fiz a recarga de 10,80 para ativação do plano.

Chip eSim funcionando normalmente, porém não foi debitado a recarga para ativação do plano.

Estou com praticamente 4 dias consecutivos visitando a loja e pedindo apoio dos atendentes, porém sempre me repassam que o problema é técnico e que eu tenho que fazer uma ligação para o número 931 699 000 fora da loja.

Gostaria de uma ajuda, ou se a operadora é simplesmente isso, vendem um produto que não funciona. E não prestam qualquer apoio ao cliente.

Não consigo usar nada que é referente ao plano que foi proposto, assim como também não consigo aceder a dados móveis e seus atributos.

Comprei um eSim recentemente, e fiz a recarga de 10,80 para ativação do plano.

Chip eSim funcionando normalmente, porém não foi debitado a recarga para ativação do plano.

Estou com praticamente 4 dias consecutivos visitando a loja e pedindo apoio dos atendentes, porém sempre me repassam que o problema é técnico e que eu tenho que fazer uma ligação para o número 931 699 000 fora da loja.

Gostaria de uma ajuda, ou se a operadora é simplesmente isso, vendem um produto que não funciona. E não prestam qualquer apoio ao cliente.

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Bom dia @CarlosValente14,

Lamentamos a situação.

A 2.ª via do cartão, seja em qualquer formato, tem um custo de €7,5. Apenas não se aplica o custo caso, por exemplo, por perda, roubo ou avaria de equipamento. 

Obrigado

Boa noite 

 

pedi para trocar o meu cartão físico por um cartão e-sim e disseram me que era grátis mas na fatura vem um pedido de e sim por 7,5€

fui ver os registos de pedidos e tenho um pedido do e-sim no dia 01.06 e um de 2ª via do e-sim no dia 02.06 mas eu apenas pedi uma vez pra trocar e foi trocado na hora

precisava de ajuda a perceber isto.

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Ora essa, @André ACM
Qualquer questão que tenha, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Bom fim-de-semana.

Caro @Mário P. , vou tentar resolver dessa forma. 
obrigado

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Proceder à 2.ª via do cartão, no entanto, apenas é possível numa loja NOS, @André ACM.😥

Infelizmente, não é possível enviar 2.ª via para fora do território nacional e mesmo que fosse, por exemplo, o 1.º acesso do cartão tem de ser feito numa rede NOS. 

Mas se tiver um familiar que possa deslocar-se a uma loja NOS, com a sua autorização, levantar uma 2.ª via do eSIM, ativá-lo em Portugal e, de seguida, enviá-lo para a sua morada no país em que se encontra já será possível ativar. 
Obrigado

Caro @Mário P. , deve estar aí o problema - fiz um reset total, pelo que acho que o eSim foi apagado. 
 

qual seria a solução prática neste caso?

 

obrigado

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@André ACM, a reposição de valores foi antes ou depois de remover o eSIM? 

Isto porque, quando faz reposição de valores ao equipamento é-lhe questionado se deseja apagar eSIM ou se o pretende manter mesmo após o reset. Qual o opção que escolheu?

Obrigado

Caro @Mário P. ,

 

ontem à noite tentei isso mesmo - sendo que já tinha feito a limpeza total, apagando todos os dados do tlm antigo. O erro foi o mesmo: reconhece o eSim da “NOS Portugal” mas depois dá erro e pede para contactar a operadora. 
 

obrigado

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@André ACM, pedimos que tente ativar o QRCode no equipamento antigo e diga-nos se consegue. 
Obrigado

Boa tarde @Mário P. ,

 

Confirmo que não excedi as cinco vezes - aliás só fiz uma. O telemóvel que adquiri é desbloqueado, sem operadora. 
 

obrigado

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Confirma que não excedeu o número de utilizações do QRcode, ou seja, até 5 vezes, @André ACM

Diga-nos, por favor, também, se o novo equipamento foi adquirido a algum operador no estrangeiro. Isto porque, segundo o site da Apple, há operadores que bloqueiam este serviço. 
Obrigado

Muito obrigado @Mário P. . Se for necessária mais alguma informação estou ao dispor (tenho o cartão comigo). Tenho bastante urgência pois perdi o acesso ao mbway e ao homebanking por estar impossibilitado de receber SMS’s de verificação.

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Agradecemos a confirmação, @André ACM
Estamos a confirmar a situação, pelo que assim que tenhamos feedback, partilharemos consigo. 
Obrigado

Bom dia @Mário P. ,

 

Obrigado pela resposta. Confirmo que quando removi o plano de dados do tlm antigo estava ligado ao wi-fi. E também estou ligado ao wi-fi quando tento a configuração no novo - mas dá-me a mensagem de erro.

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Bom dia @André ACM

Em caso de troca de equipamento é necessário que, em primeiro lugar assegurar que possui ligação à internet através de Wi-Fi. Estando ligado a uma rede Wi-Fi, deve remover o eSIM do dispositivo antigo em Definições > Dados Móveis > Plano de Dados > Remover plano de Dados e de seguida configurar o eSIM no dispositivo novo.

Confirma que estava ligado à rede Wi-Fi?

Obrigado 

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