Destaque

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box

Reputação 7
Crachá +2
  • Gestor da comunidade
  • 10479 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD, sendo apenas necessário realizar a sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder:

Como sintonizar canais em televisão sem box?

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

É necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais.

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉

791 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Nas minhas duas TVs não ligadas à Box voltei a sintonizar como o recomendado e em ambas, não consegui mais que 23 canais o que deduzo, que não estão preparadas para funcionar sem sintonizador digital. A pergunta que se coloca é, quem vai pagar esses sintonizadores digitais, já que é uma alteração ao contrato assinado com a NOS?

Não há nenhuma alteração. Se têm 23 canais agora tinham 23 canais antes.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, com esta alteração do sinal analogico fiquei sem sinal em 3 televisões. A unica que se mantem com a imagem é a que tem a box colocada. 

Visto não haver nenhuma solucão sem nenhum custo acrescido , quero rescindir o contrato e procurar outra operadora que me garanta o sinal que pretendo.

Qual será o e-mail para enviar o pedido de rescisão antes da carta registada?

Sem mais

Fabio Almeida

96********

e-mail :***********@hotmail.com

Boa tarde @FabioAlmeida a divulgação pública dos seus dados privados vai contra as regras do Fórum e também não é do seu interesse.

Carregue nos 3 pontinhos à sua direita e edite a sua mensagem para remover o seu numero de cliente e email.

Se está fora do seu periodo de fidelização, pode entregar numa loja NOS o Formulário de Denúncia NOS.

Em alternativa, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa ajudar.

@João H. eu lembro-me que houve uma altura em que a NOS tinha quarenta e poucos canais analógicos. Neste momento passar dos atuais 23 para nenhum parece-me prematuro. Deviam deixar pelo menos 10, os 8 primeiros no mínimo mais a RTP memória e ARTV que estão na TDT.

Faz mais sentido eliminar os canais digitais em SD repetidos que têm nas boxes e que não estão lá a fazer nada (cada 8 canais SD digitais dá o espaço vago de um canal analógico e os canais SD não fazem sentido nenhum porque a NOS já disse que vai recolher até ao fim do ano todas as boxes SD) do que estar a eliminar já o analógico. Isto causa insatisfação nos clientes potencialmente os mais idosos. Eu vivi muito recentemente a experiência na NOWO.

É que, parecendo que não, para alguns clientes menos dados às tecnologias e por vezes com 80/90 anos, acrescentar um descodificador digital é excluí-los do acesso à televisão. Sei bem do que estou a falar, e é  tanto pior se como no caso estivermos a falar de um serviço de televisão que é pago...

Por isso, ponderem bem se não devem deixar alguns canais principais só.

Lembro que em 2012 e durante vários anos depois, a então ZON vendeu os chamados pacotes de 4 canais como alternativa à TDT (que depois foram proibidos de publicitar pela ANACOM) e o argumento na altura era mesmo esse… os clientes continuavam no analógico e não era preciso terem trabalho. Descontinuarem o analógico completamente… esses clientes não vão gostar.

Para além de ser uma desvantagem para a NOS porque os outros dois grandes operadores no mercado ainda mantêm alguns canais analógicos… Claro que do ponto de vista técnico a opção da NOS se percebe porque a NOS ainda funciona muito com base na tecnologia DOCSIS da qual depende quer o serviço de internet quer o o número de canais que podem disponibilizar no serviço de televisão da maioria dos clientes, e os outros dois grandes operadores usam uma tecnologia diferente.

Outro dos aspetos que não fazem muito sentido é a deslocação do técnico para instalação do descodificador digital ser paga como aí referido. Então quer dizer.. É que existem muitos clientes sem box nenhuma e que do dia para a noite perdem canais analógicos e depois ainda têm de pagar à NOS para voltarem a ter serviço????? Ponderem isso. De repente alguns canais  desaparecem-me, sou um cliente que não sei instalar uma box vamos supor porque não sou obrigado a ter conhecimentos técnicos, e a NOS obriga-me a pagar a deslocação para assegurar um serviço pelo qual já pago?????

Pessoalmente não tenho qualquer interesse no aumento dos 23 para 100 canais os quais a maioria são palha para alimentar jumentos. Basta-me uma TV com acesso a inúmeros canais que raramente vejo dado que quase que só vejo “streming”. Os 23 canais que vejo nas outras TVs (cozinha e quarto) são mais que suficientes e, não estou disposto a comprar mais dois descodificadores para ter acesso à emissão nesses dois compartimentos da minha residência. Tudo leva a crer que vou ter de rescindir o actual contrato com a NOS...

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @FabioAlmeida e @osousa. Vamos ajudar.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos, @FabioAlmeida.

Enviem-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com vosso número de cliente.

Obrigado

Reputação 4
Crachá +1

Boa tarde,

Qual o preço (aluguer/compra) dos DTA?

Não me parece coreto ter que comprar ou alugar 3 equipamentos!

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @Paulo B,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 4
Crachá +1

Boa tarde @Paulo B,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

@João H. Obrigado pela atenção!

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela sua cooperação, @Paulo B
Recebemos a sua mensagem e vamos responder-lhe o mais rápido possível. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Paulo B

Movemos o seu comentário para o artigo sobre 

Deste modo, garantimos, também, a organização da informação. 
Obrigado

Olá

Agora com a nova situação tenho duas televisões que deixaram de funcionar. Os TDT não servem? tenho que arranjar algum especial?

Reputação 7
Crachá +5

Olá

Agora com a nova situação tenho duas televisões que deixaram de funcionar. Os TDT não servem? tenho que arranjar algum especial?

Boa noite, leia como funciona neste site:

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/canais-digitais.aspx

ou neste Tópico:

Nas minhas duas TVs não ligadas à Box voltei a sintonizar como o recomendado e em ambas, não consegui mais que 23 canais o que deduzo, que não estão preparadas para funcionar sem sintonizador digital. A pergunta que se coloca é, quem vai pagar esses sintonizadores digitais, já que é uma alteração ao contrato assinado com a NOS?

Não há nenhuma alteração. Se têm 23 canais agora tinham 23 canais antes.

Pois mas a NOS diz que vou deixar de ver esses 23 canais a não ser que eu compre novos descodificadores, será ou eu entendi mal? Se assim é, que continuo a ver os tais 23 canais nos televisores secundários, para mim está ótimo dado que a maioria dos canais é lixo e eu nunca vejo…

Agradeço que me esclareçam.

Cp

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @osousa,

Agradecemos a sua mensagem. 

Pedimos, por favor, que nos esclareça a sua questão.

Estamos atualemnte a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Dessa forma, caso a sua televisão suporte a tecnologia DVB-C, irá continuar a ter acesso a mais de 100 canaisincluindo alguns em qualidade de imagem HD, sendo apenas necessário realizar a sintonia digital de canais.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @pereira-290,

Agradecemos a sua mensagem. O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda.

É necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C. Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Aqui poderá encontrar mais informações sobre este tema.

Fale connosco se tiver alguma questão.

Obrigado

É segredo dizer o preço do aluguer ou compra dos descodificadores? Ou há preços para filhos e outros para enteados?

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @José M,

O descodificador digital tem, atualmente, o valor de €2 para aluguer e €9,99 para compra.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco.

Obrigado

Boa tarde.
Venho por este meio demonstrar toda a minha indignação pela última obrigação feita da NOS.
Obrigar a todos os clientes a pagar para ver televisão analógica.
Tenho uma televisão na cozinha que não tem acesso por via digital, sendo assim, somos sempre obrigados a recorrer aos aparelhos da operadora com um custo adicional.
Sendo cliente assíduo há vários anos, acho um absurdo, este tipo de medidas, visto servir, para a operadora poder ganhar mais à custa dos clientes,sem ter nenhuma contrapartida. 

Boa tarde.
Venho por este meio demonstrar toda a minha indignação pela última obrigação feita da NOS.
Obrigar a todos os clientes a pagar para ver televisão analógica.
Tenho uma televisão na cozinha que não tem acesso por via digital, sendo assim, somos sempre obrigados a recorrer aos aparelhos da operadora com um custo adicional.
Sendo cliente assíduo há vários anos, acho um absurdo, este tipo de medidas, visto servir, para a operadora poder ganhar mais à custa dos clientes,sem ter nenhuma contrapartida. 

Ein??? Descodificador digital a 9,99€? Como assim? A mim cobravam 29,90€ na loja. 

Se tivesse comprado ja teria sido enganado. 

Ha os filhos e os enteados 

Hoje fiquei sem TV, porque a minha televisão nao é digital, resumindo a opção da NOS é adquirir um equipamento e fidelizar? é essa a vossa melhor opção?

Reputação 7
Crachá +1

Bem Vinda @Dina Marquess 

Consulta este tópico pode ajudar :Descodificador digital gratuito

Cumprimentos

Reputação 2

Bem Vinda @Dina Marquess 

Consulta este tópico pode ajudar :Descodificador digital gratuito

Cumprimentos

Mesmo que a NOS ceda o descodificador gratuito o cliente ainda tem que estar a pagar electricidade ( que não está barata ) para ter o serviço que já tinha anteriormente. Esses clientes além do equipamento ainda deveriam ter um desconto já que a NOS vendia o serviço como tendo TV em toda a casa e não apenas digital.

Reputação 2

Boa tarde @José M,

O descodificador digital tem, atualmente, o valor de €2 para aluguer e €9,99 para compra.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco.

Obrigado

Aqueles clientes que foram enganados e compraram os descodificadores a 29,90€ vão devolver o valor que cobraram a mais?

Reputação 6
Crachá +1

@pereira-290 a TDT, ou DVB-T, é a televisão terrestre, a DVB-C é o cabo e a DVB-S é o satélite. São 3 descodificadores diferentes. O descodificador terrestre não descodifica cabo.

Comentário