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Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt



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Eu faço (mais) em RESET ao Router quando alguém afectado pelo problema do PF venha a este tópico dizer que conseguiu resolver o problema já com as regras activas… porque até hoje, eu nunca consegui (mesmo com Routers NOS que aceitam as regras)

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Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Preciso de configurar um DNS, de modo a que o router faça o encaminhamento para um IP local. Não é permitido fazer isso. Necessito também que o router faça NAV Loop Back. Como poderão ajudar nisto? Outras operadoras permitem que o utilizador faça tais configurações no router.

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O problema é que pelos testes que já fiz, e pelas opiniões que já me deram, o IP está mesmo numa NAT. Mas a NOS não o admite, nem o nega.

Tenho um terreno, onde tenho um acesso por internet móvel para controlar a rega e outras coisas. No inicio também não tinha acesso ao router, porque o IP não era publico. Liguei para o apoio, pedi para alterarem para IP publico, e ficou resolvido sem problemas.

No caso da internet fixa, não consigo resolver. Não admitem nem negam que o IP não é publico. Dizem sempre o mesmo. Que não têm conhecimento de problemas, e vão analisar. Duvido muito que não saibam…

Eu antes tinha um router da MEO, e também nunca tive problemas.

 

Sim… a questão da NAT já aqui foi discutida.

Penso que é usado na infraestrutura CABO. Se for esse o caso, não há Router em BRIDGE que nos valha!

É por essas e por outras que não me quero voltar a fidelizar na NOS!

Quando precisar realmente de acesso fora de portas, terei de me virar para Vodafone.

Manter-me-ia na NOS se todas estas questões fossem cabalmente explicadas!

Mas a NOS limita-se a remeter os clientes para a PCMEDIC, como se fossemos ignorantes!

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

 

O modem/router da NOS fica apenas com a funcionalidade MODEM… ou seja… transmite os pacotes de dados ao ROUTER e mais nada! Quem trata de toda a gestão de tráfego, PF, Firewall, etc, é o ROUTER.

Desta forma, e CASO o IP não esteja atrás de uma NAT (que por vezes é usada pelos operadores para PARTILHAR UM IP que deveria ser apenas de 1 cliente), e se o Router for “competente”, a solução está encontrada!

 

Qualquer Router de 100 euros (aconselho um ASUS, ex: Asus RT-AX55U https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/routers-modems/router-wi-fi/router-wi-fi-asus-rt-ax55u-dual-band-ax1800-7229940) faz o serviço como deve ser feito.

 

NOTA: Eu recuso-me a usar esta solução porque não tenho urgência no acesso a partir do exterior… (e não quero mais um equipamento a consumir energia, ao lado de um “router” NOS “lobotomizado”) caso contrário seria a única solução possível (basta ver o tamanho deste tópico, onde NINGUÉM consegue abrir uma porta, ou se consegue o PF simplesmente não funciona)

E já agora… com um Router Vodafone (seja ele qual for), não vejo e nunca vi particulares e EMPRESAS a usar outros equipamentos, e correm (sempre correram) serviços dentro de portas sem qualquer constrangimento!

O problema é que pelos testes que já fiz, e pelas opiniões que já me deram, o IP está mesmo numa NAT. Mas a NOS não o admite, nem o nega.

Tenho um terreno, onde tenho um acesso por internet móvel para controlar a rega e outras coisas. No inicio também não tinha acesso ao router, porque o IP não era publico. Liguei para o apoio, pedi para alterarem para IP publico, e ficou resolvido sem problemas.

No caso da internet fixa, não consigo resolver. Não admitem nem negam que o IP não é publico. Dizem sempre o mesmo. Que não têm conhecimento de problemas, e vão analisar. Duvido muito que não saibam…

Eu antes tinha um router da MEO, e também nunca tive problemas.

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Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

 

O modem/router da NOS fica apenas com a funcionalidade MODEM… ou seja… transmite os pacotes de dados ao ROUTER e mais nada! Quem trata de toda a gestão de tráfego, PF, Firewall, etc, é o ROUTER.

Desta forma, e CASO o IP não esteja atrás de uma NAT (que por vezes é usada pelos operadores para PARTILHAR UM IP que deveria ser apenas de 1 cliente), e se o Router for “competente”, a solução está encontrada!

 

Qualquer Router de 100 euros (aconselho um ASUS, ex: Asus RT-AX55U https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/redes/routers-modems/router-wi-fi/router-wi-fi-asus-rt-ax55u-dual-band-ax1800-7229940) faz o serviço como deve ser feito.

 

NOTA: Eu recuso-me a usar esta solução porque não tenho urgência no acesso a partir do exterior… (e não quero mais um equipamento a consumir energia, ao lado de um “router” NOS “lobotomizado”) caso contrário seria a única solução possível (basta ver o tamanho deste tópico, onde NINGUÉM consegue abrir uma porta, ou se consegue o PF simplesmente não funciona)

E já agora… com um Router Vodafone (seja ele qual for), não vejo e nunca vi particulares e EMPRESAS a usar outros equipamentos, e correm (sempre correram) serviços dentro de portas sem qualquer constrangimento!

Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

 

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

Mas se eu não tenho acesso do exterior ao meu router, como vou ter acesso a um router que está ligado nele?

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Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

 

Colocar o router em BRIDGE (está no menu de configuração), ligar um “verdadeiro” ROUTER na porta LAN específica (geralmente a porta 4)

EDIT: tenho um colega entendido em redes que, claro está, NUNCA conseguiu efectuar um PF com os Routers NOS. Solução? Expor os serviços através da configuração da DMZ (opção do router), o que constitui uma falha de segurança!

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

Boa noite @Bruno Aleixo 

Eu já estou por tudo, para resolver o problema, mesmo ter que gastar mais dinheiro.

Mas explica melhor essa solução.

Eu posso simplesmente descartar o router da NOS e colocar um meu? E qual? 🙄

Ou  referes-te a colocar outro router, “pendurado” no da NOS?

É que eu, sinceramente, não acredito que a NOS vá resolver alguma coisa...

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Não, @RuiBarroco
Indicámos que aguardamos feedback e assim que tenhamos resposta iremos partilhar aqui. 

Por favor, aguardem! Mais uma vez muito obrigado pela vossa cooperação. 
Obrigado

Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

Basicamente está a dizer que não existe qualquer problema, e que o assunto fica assim…

Mas testar um router em laboratório, vale o que vale. Na minha opinião, o router não tem culpa, não tem qualquer problema. O problema está nas limitações na rede NOS até chegar a minha casa.

Se querem fazer um teste a sério, então testem o meu router em minha casa! Aí vão ver o problema. Mas para isso era preciso que houvesse realmente vontade de resolver o problema.

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Bom dia @marcolopes

Não testámos no modelo que refere. 😥

Testámos no Router 6.0. Estamos a verificar. 
Obrigado

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Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

 

Caro @Mário P. podem. p.f. explicar como estão a testar?

Que tipo de regra abrem no router? (volto a dizer que também conseguia abrir regras no router 4 HFC, router 5 v1 HFC - mas não o consigo fazer no Router 5 v2 HFC - ERRO, volte a tentar mais tarde)

 

Vamos sincronizar esforços!

 

Vamos lá abrir a regra FTP Server (que está definida de base nas próprias configurações do interface de configuração remoto da NOS: https://nosnet.pt)

 

 

Agora, com um FTP Server (ex: Filezilla FTP Server https://filezilla-project.org/), configurado na Porta 21, adicionamos um user com acesso a uma pasta…

 

Conseguem aceder através de um FTP Client a partir de outra rede?

 

Já nem estou a meter o DNS Dinâmico ao barulho...

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Muito obrigado ​​​​​pela cooperação ​​@Axzanaeb e @RuiBarroco
Testámos e, de facto, não replicamos a dificuldade que referem, pelo que endereçamos a informação que nos deram e assim que tenhamos resposta, partilharemos. 

Obrigado

 - Router 6.0

 - Port-Forwarding

 - Não há mensagem de erro, as portas aparecem configuradas no portal de administração mas é uma informação errada pois continuam sem estar configuradas!

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

 

APENAS colocarei essa possibilidade quando a NOS admitir que as funcionalidades básicas dos routers NÃO funcionam.

 

Quando a NOS admitir que o Port Forwarding NÃO funciona, então os clientes poderão assumir que os Router NOS não têm essa funcionalidade (a presença de tal opção é mais gravosa do que a sua não existência, e pode ser considerada quebra de serviço), podendo então optar em manter-se na NOS, adquirindo equipamentos extra (não esquecer prováveis custos de energia acrescidos), ou contratar um operador cujo Router dispõe corresponde às expectativas de qualquer Router básico…

 

NOTA: Neste momento nem o serviço de DNS DINÂMICO funciona no Router 5 V2, pelo menos no serviço NO IP (não actualiza o IP)

No meu caso o serviço de DNS DINÂMICO funciona. O NO IP diz-me qual o meu IP público. Mas não me serve de nada, porque depois não consigo aceder aos equipamentos, cujas portas supostamente estão abertas.

Como o antigo operador, conseguia sem qualquer problema.

Boa tarde.

Então repito mais uma vez:

Tenho o Router 6.0, e não tenho qualquer dificuldade com a configuração, nem me dá nenhum erro. Apenas não consigo ter acesso externo aos equipamentos, através do IP / portas abertas.

Funciona bem a configuração, mas o objetivo final não funciona.

Como é possível virem dizer que não têm conhecimento, quando este problema se arrasta há tanto tempo, com tantas queixas, tanto neste fórum como noutros?

Mas a resposta é sempre a mesma: “ Não temos conhecimento ...”

TENHAM VERGONHA!

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Bom dia a todos, 

Não temos conhecimento de que existam dificuldades na utilização das funcionalidades disponibilizadas para cada equipamento NOS na App NOS NET ou em nosnet.pt.

Deste modo, pedimos a vossa ajuda para compreender melhor o que se passa, assim, pedimos que nos digam o seguinte: 

  • Qual o equipamento têm instalado?
  • Qual a funcionalidade que pretendem utilizar? 
  • Qual a mensagem de erro que surge? 

Podem, por favor, ajudar-nos, @marcolopes, @Axzanaeb, @RuiBarroco e @miguelnevesalvor?

Obrigado

Quanto mais tempo tenho de esperar?

Já se passaram dias e a minha vida profissional é dependente destes serviços básicos.

A falta destes serviços básicos de configuração de um router não me foi indicada!

Sim, já está  assim à algum tempo. Solução deles é  bola (nada).

Porcaria de serviço. 

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Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

 

APENAS colocarei essa possibilidade quando a NOS admitir que as funcionalidades básicas dos routers NÃO funcionam.

 

Quando a NOS admitir que o Port Forwarding NÃO funciona, então os clientes poderão assumir que os Router NOS não têm essa funcionalidade (a presença de tal opção é mais gravosa do que a sua não existência, e pode ser considerada quebra de serviço), podendo então optar em manter-se na NOS, adquirindo equipamentos extra (não esquecer prováveis custos de energia acrescidos), ou contratar um operador cujo Router dispõe corresponde às expectativas de qualquer Router básico…

 

NOTA: Neste momento nem o serviço de DNS DINÂMICO funciona no Router 5 V2, pelo menos no serviço NO IP (não actualiza o IP)

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

A solução é então gastar 100 a 200 euros num router para conseguir abrir portos?

Boa tarde,

Desde que foi actualizada a NOS Net, não consigo criar regras na opção Gerir Acessos, dá um erro a dizer para tentar mais tarde.

Cumprimentos,

Miguel Aires

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Crachá +1

As regras são criadas sem problemas, mas de nada servem, porque não consigo ter acesso ao meu IP público. De alguma forma forma esse acesso é bloqueado, ou então o IP não é verdadeiramente um IP púbico...

A história da mensagem privada, é para parecer que se preocupam, mas depois nada fazem.

A NOS deve saber muito bem qual é o problema, mas não lhe interessa resolver.

Não lhe interessa que os clientes tenham acesso aos seus equipamentos em casa. Assim sempre conseguem ir vendendo outros produtos.

Usa um router próprio e já consegues… os routers da NOS estão limitados por todos os lados por questões de segurança e de facilitismo de gestão para certo tipo de clientes.

um bem haja 

O mesmo acontece comigo, consigo criar as regras no nosnet.pt, onde esse portal depois cria no portal local de admin do router 🤣

GiGA 5.0


Depois disso continuo sem qualquer acesso pelos ports, de nada serve.

 

Agradecia que resolvessem esta sitação que parece geral o mais rápido possível, ou sinto-me obrigado a procurar outra operadora.

 

Obrigado.

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