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Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt



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Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥
Muito obrigado!

 

@Mário P.

Qual interface UI?? TODAS as configurações são efectuadas através do UI NOS NET! https://cliente.nos.pt

Portanto, os problemas descritos foram encontrados no IU oficial, como é evidente (o UI local 192.168.1.1 NÃO permite qualquer configuração e foi usado apenas para provar que o NOS NET não está a apresentar as informações correctas no que toca aos CANAIS DE UPLOAD - foi um DEBUG bónus!)

 

BUG na EDIÇÃO de regras (não é possível editar regras!)

Criar uma regra fora do range DHCP - Processamento demora uns 20 segundos e resulta em ERRO
Criar uma regra no range DHCP - Processamento imediato! Regra criada.
EDITAR a regra (alterar o porto  de 80 para 8080)
Processamento durante… 1 minuto!
ERRO!
Ao EDITAR a regra que está no UI (click sobre a mesma) - ERRO!
A REGRA FOI REMOVIDA no processo de EDIÇÃO!

 

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Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥

Compreendemos que não concorde e lamentamos. No entanto, é necessário que o IP seja reconhecido pelo equipamento para a criação da regra desejada. São as características definidas.

Vamos endereçar a sua questão à equipa da NOS NET, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece. 

Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. Agradecemos o cuidado e alerta. 
Muito obrigado!

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Quanto ao 3.º ponto, infelizmente, não replicamos. Confirme-nos, por favor, que está a seguir os passos abaixo: 

  1. Criar a regra, de seguida selecionar sobre a mesma em “As suas regras”;
  2. Escolha “Alterar”;
  3. Edite a regra que escolheu e, para finalizar, selecione “Editar regra”;

Recordo que os testes que estamos a realizar é com o Router 5.0v2.

Muito obrigado

 

Discordo totalmente com o cenário de não ser possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos). Aliás, até a informação dada pelo UI é correcta neste aspecto:

Um IP FIXO é gerido pelo router, tal como um IP atribuido pelo DHCP (o serviço de atribuição automática de IP), pelo que, o DHCP não deve ser uma obrigação para a utilização do Port Forwarding.

Dito isto, lista actualizada:

Problemas:

  1. EDITAR REGRA (opção) e REMOVER = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, o ecrã ainda apresenta o estado de EDIÇÃO com todas as regras. Um refresh mostra que a regra efectivamente foi removida.
  2. Não é possível alterar o PROTOCOLO de uma regra criada com um protocolo predefinido

BUGS:

  1. EDITAR REGRA (click em cima da regra) e alterar o IP e/ou outros dados da regra = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, a regra EDITADA é apresentada tal como antes da edição e uma tentativa de nova edição resulta em erro de “REGRA NÃO ENCONTRADA”. Efectivamente, a regra editada é REMOVIDA (um refresh do UI apresenta todas regras excepto a que foi editada)!

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Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Não temos conhecimento se é suposto ou não utilizar a mesma regra em diversos equipamentos, pelo que vamos endereçar. 

@marcolopes, sendo que tem um Router diferente esta dificuldade também ocorre? Pode, por favor, ajudar-nos?

Obrigado

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Estamos disponíveis para ajudar, @Olaf
Qualquer questão, partilhe-a connosco. 

Obrigado

Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

 

Obrigado

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Obrigado pelo esclarecimento 

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Bom dia @Olaf

Agradecemos o seu comentário. 

A opção editar surge, e serve para que, caso tenha mais do que uma regra, escolha eliminar uma das regras. 😊

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado

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Então para quê que é aquele botão editar no lado direito?

 

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Compreendemos o que refere, no entanto, alguns dos pontos que refere não se tratam de bugs, @marcolopes

Por exemplo, não é pressuposto que aceda à UI (192.168.1.1) com o router que tem, ou seja, é intencional. Esse acesso não é atualizado, uma vez que o seu equipamento é compatível com a NOS NET e apenas garantimos essa utilização. 

Relativamente ao 1.º ponto, compreendemos o que nos refere, no entanto, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

No que diz respeito ao 2.º ponto já esclarecemos acima, está identificado e em resolução.

Quanto ao 3.º ponto, infelizmente, não replicamos. Confirme-nos, por favor, que está a seguir os passos abaixo: 

  1. Criar a regra, de seguida selecionar sobre a mesma em “As suas regras”;
  1. Escolha “Alterar”;

     

  2. Edite a regra que escolheu e, para finalizar, selecione “Editar regra”;

 

Quanto ao 4.º ponto, essa opção, de facto, não está a ser possível ligar e desligar a regra e, por isso, vamos endereçar para que seja verificado, uma vez que testámos com o mesmo modelo que o seu, e replicámos a dificuldade que refere: 

 

Recordo que os testes que estamos a realizar é com o Router 5.0v2.

Muito obrigado

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Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em faze e resolução no Router 5.0v2: 
Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

 

Atenção que os problemas são diversos… volto a fazer um resumo para que fique mais claro:

BUGS na configuração do Port Forwarding no Router 5V2 HFC

  1. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos)
  2. Não é possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP ligado caso o IP do HOST não esteja no intervalo definido na gestão do DHCP (deve ser ao contrário!!! O Port Forwarding deve ser evitado a todo o custo caso o HOST esteja dentro do intervalo de gestão do DHCP,  uma vez que o IP será dinâmico, e a sua atribuição poderá ser diferente após o lease time ser ultrapassado)
  3. Não é possível EDITAR UMA regra Port Forwarding - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  4. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) uma regra Port Forwarding - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

E já agora… o UI remoto não está a devolver os valores correctos no que toca à informação dos CANAIS DE UPSTREAM!

Esta informação é errônea! Achei estranho, porque estou numa zona DOCSIS 3.1, e o canal 6 de UPLOAD deveria ser OFDMA (e acontece que é, uma vez que a informação devolvida pelo interface local - apenas consulta - confirma isso mesmo)

Canais Upstream

ID Canal Estado Modulação Frequência (MHz) Potência (dBm V)
6 Fechado OFDMA 20.32 MHz 42.74 dBmV 
1 Fechado 64 QAM 55.10 MHz 34.02 dBmV
2 Fechado 64 QAM 61.50 MHz 32.52 dBmV

Portanto, as informações mostradas no UI remoto estão erradas.

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Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

@Serafim Campos da Silva, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. É o Router 5.0 Sagem? 

Recordamos que a App NOS NET disponibiliza funcionalidades ou inibe-as, dependendo do equipamento que está instalado. Existem configurações que não estão disponibilizadas. 

@pmlourenco, não conseguirá aceder à firewall do Router, estando vedada, e sendo de exclusiva configuração da NOS. 

@marcolopes, compreendemos o que nos refere, no entanto, há configurações de microinformática, que pela natureza das mesmas, não são garantidas pelo fornecedor. Assim, ajudamos na medida dos possíveis e temos a parceria com a PCMedic que ajuda no âmbito das questões que refere e se a responsabilidade for da NOS o custo da chamada é creditado, após consulta de relatório emitido pelos mesmos. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em fase de resolução no Router 5.0v2: 
 

Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

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Viva!

Teoricamente consegui resolver, vou colocar fotos da configuração antes, e que funcionava à 3 semana atrás, e que deixou de funcionar. E a configuração que tive de fazer para voltar a funcionar. Espero que ajude alguém. Pelo que percebi TCP e UDP tem de estar em regras diferentes, e mesmo que seja só uma porta a considerar, tem de ter um intervalo sempre separado por menos -. Espero que as imagens consigam ser explicativas o suficiente. Se conseguirem aceder ao nosnet.pt e fazer a configuração por lá teoricamente ele colocas as coisas corretamente.

Que router é esse?

Lá está… é o problema da NOS ter uma parafernália de equipamentos…

Uns têm uns problemas, outros têm outros…

Uns (os CABO) obrigam ao interface remoto de configuração… outros (FIBRA) nem por isso!

Viva!

Teoricamente consegui resolver, vou colocar fotos da configuração antes, e que funcionava à 3 semana atrás, e que deixou de funcionar. E a configuração que tive de fazer para voltar a funcionar. Espero que ajude alguém. Pelo que percebi TCP e UDP tem de estar em regras diferentes, e mesmo que seja só uma porta a considerar, tem de ter um intervalo sempre separado por menos -. Espero que as imagens consigam ser explicativas o suficiente. Se conseguirem aceder ao nosnet.pt e fazer a configuração por lá teoricamente ele colocas as coisas corretamente.

Configuração antiga:

Nova configuração:

 

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Boa tarde @pmlourenco,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Neste tópico poderá encontrar mais informações sobre a realização de port forwarding e algumas sugestões da comunidade para ultrapassar dificuldades.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite,

criei um port forwording http, no entanto a porta 80 continua bloqueada pela firewall. como posso aceder à firewall?

o meu router é um CHITA HUB5 com a versão 7.2.4.7.1b4

Obrigado,

 

 

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Boa tarde @marcolopes,

Agradecemos a sua mensagem e partilha sobre este tema.

Iremos endereçar a informação que nos transmite internamente para que seja analisada. 

Agradecemos novamente o seu testemunho.

 

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Serviço FTP testado com sucesso!

E mais 2 BUGS do Router 5V2 HFC

  1. Não é possível EDITAR UMA REGRA PF - a edição de uma regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!
  2. Não é possível DESLIGAR (e/ou ligar?) UMA REGRA PF - a mudança de estado da regra resulta num UI não responsivo e na REMOÇÃO da referida regra!

Como é que a NOS tem produtos destes no mercado é que não entendo… talvez estejam a precisar de melhorar a qualidade dos PILOTOS que aceitam para o referido programa… e já agora, valorizem quem realmente vos ajuda! (eu desisti de ser piloto, pois era um calvário diário, sem qualquer retorno ou reconhecimento)

Fazer dos clientes umas COBAIAS também é muito feio, para não dizer mais.

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Firewall do windows desligada… PORTA ABERTA. Bom sinal…

 

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EUREKA!

Ao contrário do que é dito neste tópico:

o BUG do ROUTER 5v2 HFC no que toca ao abrir REGRAS de PF, NÃO tem apenas a ver com o facto DHCP estar ligado ou não (testei ambos os cenários)

Tem sim a ver com o facto do PF não aceitar um HOST que não esteja compreendido no INTERVALO DEFINIDO no DHCP!!

SOLUÇÃO?

  • LIGAR o DHCP
  • Definir um intervalo onde o IP do host esteja incluído
  • CRIAR a regra do PF
  • Voltar a colocar o intervalo “correcto” no DHCP

 

Espero que a NOS tome nota de mais este BUG para o mesmo ser corrigido…

  1. O PF não deve depender do DHCP estar ligado ou não
  2. O PF não deve depender do INTERVALO definido no DHCP

Agora vou tentar analisar se o PF foi realmente aberto e o tráfego passa...

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Também aguardo solução para o port forwarding. No meu caso à 2 ou 3 semanas tudo funcionava perfeitamente, pois tenho alguns equipamentos a usar isto. Pensei que era passageiro até que hoje resolvi me dedicar a este assunto. Já percebi que não sou o único com este problema. No meu caso tudo estava a funcionar e de repente deixou de funcionar. Lá me fizeram o reset ao router e continua a não funcionar. Espero mesmo que a NOS resolva esta situação de outra forma terei de mudar de operadora.

 

A primeira coisa que a NOS sugere é um RESET (nos últimos fiz dezenas de resets aos routers NOS)

A segunda é que os clientes PAGUEM pelo suporte através da PC MEDIC!

A NOS raramente aceita que os equipamentos têm BUGS, mesmo quando os clientes claramente provam esses BUGS por A + B.

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Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

 

Um RESET ao Router não resolve absolutamente nada… 

A solução apresentada nesse tópico também não (o meu DHCP sempre esteve ligado)

De qualquer forma, comprova-se que é um BUG do ROUTER 5v2 (HFC)

Boa tarde a todos, 

@marcolopes, a dificuldade que encontra, de momento, é destinta do que reportado pelo @RuiBarroco e @Axzanaeb. Uma vez que pelo que partilha não será dificuldade da funcionalidade.  Assim, se possível, pedimos que, por favor, faça um reset ao Router NOS e volte novamente a realizar a configuração. 

@RuiBarroco e @Axzanaeb, lamentamos a demora, no entanto, ainda nos encontramos a verificar a situação internamente. Mas logo que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado

Também aguardo solução para o port forwarding. No meu caso à 2 ou 3 semanas tudo funcionava perfeitamente, pois tenho alguns equipamentos a usar isto. Pensei que era passageiro até que hoje resolvi me dedicar a este assunto. Já percebi que não sou o único com este problema. No meu caso tudo estava a funcionar e de repente deixou de funcionar. Lá me fizeram o reset ao router e continua a não funcionar. Espero mesmo que a NOS resolva esta situação de outra forma terei de mudar de operadora.

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Assim sendo, ficamos a aguardar o seu feedback, @marcolopes

Obrigado

 

Eu fico também a aguardar o vosso feedback sobre a sugestão de despiste que dei aqui: 

 

gostava de saber se alguém consegue obter resultados, seja qual for o router!

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Assim sendo, ficamos a aguardar o seu feedback, @marcolopes

Obrigado

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