Skip to main content
Destaque

Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

• Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

Como fazer o teste?

1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”

3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.

Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

97 Comentários

Reputação 1

Um upgrade de velocidade seria mudar para outro service provider que este já cheira mal. Nos últimos meses de 200 megas só cá chegam 10? 20(muito raro)?

Aqui no Algarve a net bom vem só no verão?

Eu já estou a tratar do meu upgrade na Vodafone ou MEO e vocês? O que esperam?

Reputação 5
Crachá

Este natal podiam oferecer aos clientes um upgrade de velocidade da net 😁

Era 5 estrelas!

O que se passa com os vossos serviços de internet?!?!  Estou a trabalhar a partir de casa em IT, gestão de base de dados, e assim é impossível!
Tenho a Empresa á questionar o meu serviço (que depende do vooso!!!)
Tenho um router 5G, máquina ligada por cabo direto e são estes o valores, não é possível !!

Reputação 7
Crachá

O que fazer para melhorar a velocidade da Internet?

Um upgrade para um pacote com mais velocidade de net 🤤😲

Foi só uma brincadeira para descontrair 😂😊

Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.

Obrigado

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

Muito obrigado pelo seu comentário.

Continuação de bom dia.

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Reiniciar o router com alguma assiduidade melhora a qualidade da rede WiFi. 

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Portanto seria capaz de atingir os 200MB ou pelo menos perto disso. Certo?

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

1)Cabo de Rede

Se essa imagem é da placa está ligada a 1Gbps logo deveria conseguir os 200M sem grandes problemas, mas, porque existe sempre um mas..

Caso o PC já tenha alguma idade poderá não conseguir suportar esse valor, posso dar-lhe um exemplo, um PC com 2Gb/4Gb de Ram e com disco mecanico (não SSD) não muito recente pode não conseguir suportar mais que esse valor, e visto que o download e upload são muito similares iria nessa direção, falo por experiência própria de testes que fiz.

Abra o gestor de tarefas do windows e enquanto faz o teste de velocidade veja os graficos do CPU e RAM, caso algum deles chegue aos 100% é provavelmente essa a limitação que impede a velocidade de subir até aos 200Mb.

2) Wifi

Quanto ao WIFI ter os mesmos resultados.

Se for wifi 2.4G dificilmente vai conseguir mais de 50/60Mb limitação da própria tecnologia.

Já se for com wifi 5G ai sim, dependendo do telemóvel poderia conseguir, mas mais que o telemóvel também o ruído dos router dos vizinhos, se viver em um prédio com muitas redes nunca o vai conseguir.

O máximo que consegui em 5G foi cerca de 280Mb mas o normal é andar nos 150Mb, já o 2.4G é mais estável e anda sempre nos cerca de 40Mb.

Boa sorte :)

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde.

É feita uma proposta de aumento de velocidade  a que quero aderir. No entanto apresenta várias incongruências:

• Diz que mantém o período de fidelização e apresenta mais 2 anos
  • Os minutos de telemóvel são reduzidos (de 8000 para 7000)
  • Nada refere sobre o resto do pacote, onde a internet móvel (kanguru) não aparece

É de confiança fazer a atualização ou posso apanhar uma surpresa?

Fidelização é sempre 2 anos. O resto é ler.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @F Vieira
Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente para verificarmos, detalhadamente, a proposta. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde  @F Vieira,

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos o transtorno.

Caso surja alguma questão, detalhe-nos, por favor. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

O facto de estar a 94 parece indicar que o problema ou é do equipamento que não suporta acima de 100mbps ou do cabo que utiliza. De qualquer das formas 94 mbps é bem suficiente para a navegação na internet ser rápida e fluida, por isso o problema não advém daí.

Reputação 7
Crachá +2

Utiliza extensores, powerlines ou algo do genero?

A ligação é a um pc por cabo de rede direto do router ao pc, sem passar por tomadas por exemplo?

Já fez reset de fábrica ao router?

Já testou noutro pc?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Pedro Rios e @Migl,

Um upgrade de pacote com mais velocidade de Internet poderá também ajudar. :blush:

Se surgirem novidades sobre novas ofertas, divulgaremos. 

Obrigada

Reputação 5

A internet melhorava se as pessoas que trabalham na Nos ajudassem os clientes pk só sabem dizer que querem melhorar e nem um cliente ajudam,o que importa é o cliente pague todos meses as faturas,uma vergonha.

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul, @Pedrompfaria, @Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Paulo Zananar as velocidades por satélite não são famosas, contudo, uma vez que não pode ligar, é de considerar o envio do seu numero de cliente NOS ou de contribuinte para o @Fórum para que a moderação possa endereçar ao departamento responsável a sua reclamação e poder ser contactado para que uma equipa técnica possa testar os seus equipamentos. 

Reputação 7
Crachá +2

Parece andar pelos valores normais segundo o que vê por ai

Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora. :sweat:

@Paulo Zananar e @mcmluis as dificuldades que partilharam ainda se mantêm? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada  

Boa tarde,

tenho contratada a internet por fibra óptica com velocidade para 200 MB.

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Gostaria de ver este problema resolvido o mais rapidamente possível.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

No entanto, e após vários testes de velocidade e em vários dias, verifico que a velocidade é muito instável e nunca chega sequer a 50% da velocidade contratada.

Outro problema passa-se com o sinal wi-fi que basta mudar de divisão para uma diferente da localização do router para que o sinal seja terrivelmente afectado.

Esta imagem é da medição de hoje que apresenta os valores mais altos que consegui verificar.

já verificou a placa de rede do pc? deve estar limitada aos 100mbps. ou isso ou o cabo de rede está limitado aos 100mbps.

Muito comum, o serviço não deve ter problema nenhum.

Boa tarde,

já verificou a placa de rede do pc? deve estar limitada aos 100mbps. ou isso ou o cabo de rede está limitado aos 100mbps.

Muito comum, o serviço não deve ter problema nenhum.

Se for o problema da placa de rede, nos tlm’s não era suposto conseguir melhor velocidade?

Até poderia ser o caso do cabo não suportar. Mas então quando o serviço é instalado, não é suposto os técnicos verificarem e corrigirem essa situação se necessário???

E o problema da rede Wi-Fi? Porque não me posso afastar do router sem ter logo problemas de sinal?

O propósito do wi-fi é mesmo conseguir ter ligação nas outras divisões da casa, penso eu…

Reputação 7
Crachá +5

@MÓNICA PINELA Bom dia, para testar se a placa de rede é 1 GB abra o Centro de rede e partilha e carregue em Ligação de Área Local

Faça um teste de velocidades num computador ligado por cabo de rede ao router aqui: Testes de Velocidades - NOS  para melhorar a rede WiFi aplique os conselhos sugeridos neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618/index2.html

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @Jose Rodrigues , obrigado pela ajuda. Realmente confirma-se que a placa de rede do PC está limitada a 1GB.

Conforme o sr. Guimas referiu, também poderá ser por o cabo de rede não ser o indicado, qual é a velocidade contratada de Upload ? 

O que está contratado é 200 Mbps / 100 Mbps.

Comentário