Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet
Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.
O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.
Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.
Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:
Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam
Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.
O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.
Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.
Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.
Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.
Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.
Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.
Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em:
Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis.
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Boa tarde @kcir784188,
Agradecemos a sua mensagem.
De momento não temos informações sobre este tema. Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.
Obrigado
Bom dia, para quando o aumento de velocidade no pacote de 1Gbits, para 500Gbits no upload?
Obrigado
Olá @anasmelo,
Consegue, por favor, partilhar connosco o teste de velocidades feito após seguir as sugestões do @João H. ?
Obrigado,
Boa tarde @anasmelo,
Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.
O teste foi realizado pro cabo de rede ou Wi-Fi?
Sugerimos que efetue o teste num computador com placa de rede Gigabit, através de cabo de rede cat 5E ou superior. Para o efeito desative VPN, caso utilize uma.
Obrigado
Okay e agora,já vão mudar alguma coisa, andaos nisto há tempo demais, vou mudar e pronto
Olá a todos,
Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. @Azul, @Pedrompfaria, @Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback.
Obrigada
Boa noite,
Na semana passada falhou 3 a 4 vezes por dia...apesar de ser menos vezes não devia falhar nenhuma vez! Sei que a minha zona é considerada crítica mas não é razão para não investirem na cobertura, eu nunca falho com o pagamento...gostava muito de dizer o mesmo do vosso serviço!
Obrigado
Boa noite
Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.
Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.
Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.
Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line
Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?
Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.
Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.
Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.
Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line
Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?
Podem ajudar o meu Router é o Router Wifi 3.0
Obrigado
Olá @Azul,
Vamos responder à sua mensagem logo que possível.
Obrigada
Bom dia na terça-feira passada configuraram o meu roteur por causa do wi-fi mas os erros ainda continuam,a net está muito lenta ou encrava e até me custuma aparecer um ponto de exclamação ao lado da barra da da net.
Olá @Azul,
Vamos responder à sua mensagem logo que possível.
Obrigada
Boa tarde na terça-feira passada configuraram o meu roteur por causa do wi-fi mas os erros ainda continuam,a net está muito lenta ou encrava e até me custuma aparecer um ponto de exclamação ao lado da barra da da net.
Olá @Azul,
Vamos responder à sua mensagem logo que possível.
Obrigada
Olá @ANTONIO PEDRO RODRIGUES, @Azul e @Guimas,
Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.
@ANTONIO PEDRO RODRIGUES a dificuldade que nos reporta ainda se mantém?
@Azul, já estamos a verificar a sua situação.
Obrigada
Já que estão a verificar então quando fica verificado?
Obrigado
Olá @ANTONIO PEDRO RODRIGUES, @Azul e @Guimas,
Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.
@ANTONIO PEDRO RODRIGUES a dificuldade que nos reporta ainda se mantém?
@Azul, já estamos a verificar a sua situação.
Obrigada
Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.
Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.
Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.
Obrigado
O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum
Ainda mais sms que já lá deixei no fórum,cada vez mais me acredito que eles só ajudam quem lhes convém.
Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.
Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.
Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.
Obrigado
O forum encaminha para o apoio técnico. Tem que deixar mensagem e os seus dados para @Fórum
Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.
Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.
Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.
Obrigado
Boa noite
Nos ultimos tempos cá em casa tenho tido dificuldades na utilização do Wi-Fi.
Quando temos 2 ou 3 equipamentos ligados temos que desligar um para conseguir entrar numa sessão Teams ou Zoom.
Agora como estou em teletrabalho tenho necessidade de ter mais velocidade da net em casa.
Quando tenho uma das minhas filhas a estudar ou fazer trabalhos ás vezes tenho que usar os dados do Ipad para poder estar On-line
Eu tenho o pacote com 100mb quais são as velocidades normais?
Boa tarde obrigado pela resposta, já fiz isso ontem 2 vezes deu 95 de download e 8 e 11 de upload são normais estes valores?
Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.
Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.
Vão demorar a dar uma resposta e resolver o problema?
Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.
Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?
Obrigado
Bom dia, siga as directrizes sugeridas neste Tópico. Em principio a sua internet deve melhorar.
Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?
Obrigado
@Pedrompfaria Boa tarde, esta medição foi feita num computador ligado por cabo de rede ao router ? Não parece, mas se sim ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico faça os despistes necessários que levem à deteção do problema que está a afetar o normal funcionamento do aparelho. Entretanto, proceda a um reset ao router para ver se melhora a performance.
Boa tarde, mais que uma vez já reportei que a vossa internet está constantemente a ter quebras e fica temporariamente indisponível, estou mais que cansado desta situação. Daqui 3 meses (para não haver confusões) falamos acerca do contrato.
No entanto com 200Mbps de velocidade contratado só recebo ¼ do contratado, mas pago na totalidade.
Cuidem-se, os tempos não são fáceis!
Falem com o apoio técnico 16990
Olá @Tiago André17 e @Jose Rodrigues,
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.
@Tiago André17, o @Jose Rodrigues fez uma boa questão! Pedimos que nos indique qual é o seu Router, por favor.
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Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.