Skip to main content

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.

Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.

 

Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam

 

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt
  2. Leia e selecione a autorização dos  Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest e clique em “Entrar”
     
  3. Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
  • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
  • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
  • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.  
  • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

    Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

     

     

Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.

Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.


Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode  escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

 

Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em: 

Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis. :relaxed:

 

 

Boa tarde, @Jorge Faia
Queremos ajudar. 
Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. 
Obrigado, 

Por cabo, obviamente!

 


Boa tarde, @Jorge Faia
Queremos ajudar. 
Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. 
Obrigado, 

Por cabo, obviamente!

 

Resultados da parte da manhã, antes de fazer comentário aqui
 

 


Boa tarde, @Jorge Faia
Queremos ajudar. 
Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. 
Obrigado, 

Por cabo, obviamente!

 

Resultados da parte da manhã, antes de fazer comentário aqui
 
Resultados após fazer comentário aqui 

 

 


Tenho um pacote satélite, pois a NOS não tem outro serviço na minha zona.

A internet é horrível, e apesar de terem dito o ano passado que iriam ter fibra brevemente, nada fizeram. Já trocaram de router, não resolveu.

Estou a pagar por um serviço que não me dá o estabilidade para conseguir trabalhar em casa se tiver necessidade disso.

Gostava de resolver a situação, ou terei que rescindir o contrato, pois estou a pagar por um serviço deficiente, e que apesar de eu já ter reportado o caso ninguém faz questão de tentar ajudar.

A única coisa que fazem, é incomodar com chamadas, mesmo a horas que eu digo que não posso atender a querer que eu adira a mais serviços e a insistir em saber o porquê de eu não aderir, como se eu fosse obrigada a aderir a alguma coisa. 

 

 


Boa tarde, @Jorge Faia
Respondemos à sua questão neste tópico. Adicionalmente, pedimos que, por favor, não se desvirtue do tópico onde já expos a situação, garantindo a boa organização e o cumprimento dos termos e condições do Fórum NOS. 
Agradecemos a compreensão.

Obrigado, 

A questão não é sobre velocidade? A minha velocidade não é nem de perto a contratada. O que vão fazer? Agradeço resposta, pois apenas fiz pergunta sobre afinal o que estou a pagar? 100Mbps (que nem chega a isso) ou 1000Mbps (que é o que está no meu contrato)!!


Boa tarde, @Jorge Faia
Respondemos à sua questão neste tópico. Adicionalmente, pedimos que, por favor, não se desvirtue do tópico onde já expos a situação, garantindo a boa organização e o cumprimento dos termos e condições do Fórum NOS. 
Agradecemos a compreensão.

Obrigado, 


Atualmente a NOS só oferece 1000 Mbp download e 100 Mbp de upload, mas atualmente a MEO oferece 1000 Mbp download e 400 Mbp de upload. Quando disponibilizam esta velocidade na NOS?

Boa Tarde,

Tenho contratado o serviço de 1 Gbps / 100Mbps, quando o serviço nem chega aos 100Mbps.

Quero saber afinal, o que estou a pagar?? Pois nunca tenho um bom serviço de internet. Trabalho em Teletrabalho alguns dias da semana, e tenho problemas constantemente!! Se continuar assim, vou mudar de certeza!!


Conforme solicitado pedimos que evite a propagação do mesmo tema noutros artigos, @Jorge Faia

Assim, movemos os comentários para o tópico onde o tema já é abordado. 

Faça, por favor, um teste de velocidades, por cabo, no site NOS após fazê-lo partilhe-o connosco. 
Obrigado,


Conforme solicitado pedimos que evite a propagação do mesmo tema noutros artigos, @Jorge Faia

Assim, movemos os comentários para o tópico onde o tema já é abordado. 

Faça, por favor, um teste de velocidades, por cabo, no site NOS após fazê-lo partilhe-o connosco. 
Obrigado,

 


Boa tarde @Isabel Veiga,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado


Boa noite @Jorge Faia,

Sugiro que desligue o Wi-Fi por exemplo pela App NOS NET e faça um teste nestas condições.

  • Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit:
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior;
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router;
  • O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes;
  • Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam.

Como fazer o teste?

  1. Aceda ao teste de velocidades em speedtest.nos.pt;
  2. Partilhe o resultado.

Obrigado.


Bom dia, @Jorge Faia

Eliminámos os comentários repetidos, pedimos que, por favor, evite o SPAM.

Aceda, por favor, à página interna do equipamento, active o modo bridge, reinicie o Router e, de seguida, com o cabo de rede ligado à LAN4 faça um novo teste e diga-nos se a velocidade é a mesma. 

Aguardamos o seu feedback.
Obrigado,

 


Um upgrade de velocidade seria mudar para outro service provider que este já cheira mal. Nos últimos meses de 200 megas só cá chegam 10? 20(muito raro)?

Aqui no Algarve a net bom vem só no verão?

Eu já estou a tratar do meu upgrade na Vodafone ou MEO e vocês? O que esperam?

Boa noite, qual o router que tem instalado ?


Olá @Tiago André17 e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Tiago André17, o @Jose Rodrigues fez uma boa questão! Pedimos que nos indique qual é o seu Router, por favor. 

Obrigada 


A minha internet “cai” com muita frequência e depois demora a restabelecer … Já  fiz reset e reiniciei o sistema várias vezes, mas o problema persiste ...Como resolver a situação? 

 

Obrigado

Marco Rosa


Falem com o apoio técnico 16990


Boa tarde, mais que uma vez já reportei que a vossa internet está constantemente a ter quebras e fica temporariamente indisponível, estou mais que cansado desta situação. Daqui 3 meses (para não haver confusões) falamos acerca do contrato.

No entanto com 200Mbps de velocidade contratado só recebo ¼  do contratado, mas pago na totalidade.

Cuidem-se, os tempos não são fáceis!

 


Boa tarde, @marcojrosa

Queremos ajudar. 
Deste modo, e para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe as quebras de acesso que sente ao utilizar o serviço de internet. Quando esta dificuldade ocorre, existe alguma alteração às luzes do equipamento? Existe algum padrão de acontecimento? Por exemplo, ocorre em algum equipamento especifico? Se sim, qual? Algum período especifico?

Aguardamos o seu feedback.

Obrigado,  


@Pedrompfaria Boa tarde, esta medição foi feita num computador ligado por cabo de rede ao router ? Não parece, mas se sim ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico faça os despistes necessários que levem à deteção do problema que está a afetar o normal funcionamento do aparelho. Entretanto, proceda a um reset ao router para ver se melhora a performance.


Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 


Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 

Bom dia, siga as directrizes sugeridas neste Tópico. Em principio a sua internet deve melhorar.


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Vão demorar a dar uma resposta e resolver o problema?


Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.


Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.


Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul@Pedrompfaria@Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Boa noite,

Na semana passada falhou 3 a 4 vezes por dia...apesar de ser menos vezes não devia falhar nenhuma vez! Sei que a minha zona é considerada crítica mas não é razão para não investirem na cobertura, eu nunca falho com o pagamento...gostava muito de dizer o mesmo do vosso serviço!

Obrigado


Comentário