Internet NOS - Como medir a velocidade da Internet
Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.
O primeiro passo é fazer um teste de velocidade.
Pode fazer o teste através do seu computador, no site NOS.
Existem algumas questões que influenciam o resultado do teste, por isso, é preciso que:
Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit
Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior
Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
O seu computador tenha todas as atualizações em dia. Tenha em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes
Faça vários testes ao longo do dia e da semana, para ir percebendo se os valores mostrados oscilam
Por fim, aparecerá o resultado do teste, onde são medidos 4 componentes:
A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milisegundos que demora a enviar e a receber dados. Quanto mais baixo estiver, melhor.
O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.
Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.
Ao fazer o teste de velocidade através do Wi-Fi tenha em conta que o funcionamento e resultados dependem das características do equipamento que está a usar, do número de equipamentos ligados à Internet e ainda das condições de propagação e interferência do sinal Wi-Fi.
Conheça melhor aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet.
Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, pode escolher a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.
Deve também evitar colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.
Saiba também como resolver avarias de internet na App NOS em:
Se precisar da nossa ajuda, estamos disponíveis.
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32 mbps não parece lento
Olá boa tarde, tenho um aparelho de internet fixa pronta a usar com um tarifário de 100megas e está a funcionar muito mal, está muito lento. Oque posso fazer para melhorar?
Olá @PATRICK ARTHUR PAIVA,
O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.
Partilhe connosco o teste de velocidade. Não se esqueça de o fazer por cabo de rede.
Obrigada
@PATRICK ARTHUR PAIVA Boa noite, pode fazer um teste num pc ligado por cabo de rede ao router aqui? Testes de Velocidades - NOS
Verifique também se a sua placa de rede é de 1 GB
Abra o centro de rede e partilha
Carregue em ligação de Área Local
Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.
Obrigado
Enfrento o mesmo problema sempre.
Obrigado.
A minha Internet não é fibra, é satélite.
Irei tentar.
Já da outra vez fizeram isso, de telefonar para resolver a situação, mas passados poucos dias voltou ao mesmo.
Obrigado pela sua resposta.
Boa tarde.
Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado.
Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano...
Isso parece-me mesmo haver problemas graves, possivelmente perda de pacotes.
Faça o teste em speedtest.nos.pt
Quando faz o teste ele gera um ID, depois ligue o 16990 e fale com um operador e explique a situação e pode indicar esse mesmo ID para eles verificarem.
Diria que deve ter pouca potencia a chegar ou muito ruido no cabo, mas eles certamente saberão avaliar melhor pois conseguem aceder remotamente ao seu router para ver os valores e se tal não for possivel como me aconteceu uma vez, enviam um tecnico a sua casa para analisar o que se passa.
Boa tarde.
Neste momento está assim.. Feito no computador com cabo de rede ligado.
Realmente não sei como vai ser dar aulas online mais uma vez. Ontem de 2 reuniões fui tirado fora das mesmas 5 vezes numa, 7 noutra. Realmente pagar todos os meses por um serviço que deixa o dinheiro que pago por mês a valer zero.. Um bocadinho farto deste tipo de situações já há 1 ano...
Bom dia, @Jorge Faia.
Eliminámos os comentários repetidos, pedimos que, por favor, evite o SPAM.
Aceda, por favor, à página interna do equipamento, active o modo bridge, reinicie o Router e, de seguida, com o cabo de rede ligado à LAN4 faça um novo teste e diga-nos se a velocidade é a mesma.
Aguardamos o seu feedback. Obrigado,
O @Guimas deu uma boa ajuda, garanta que o cabo de rede e o equipamento utilizado são compatíveis com as velocidades contratadas, @Maria Ana Rato Delgado Mendes. Obrigado,
Boa tarde, @Jorge Faia. Respondemos à sua questão neste tópico. Adicionalmente, pedimos que, por favor, não se desvirtue do tópico onde já expos a situação, garantindo a boa organização e o cumprimento dos termos e condições do Fórum NOS. Agradecemos a compreensão.
Obrigado,
Boa tarde, @Jorge Faia. Respondemos à sua questão neste tópico. Adicionalmente, pedimos que, por favor, não se desvirtue do tópico onde já expos a situação, garantindo a boa organização e o cumprimento dos termos e condições do Fórum NOS. Agradecemos a compreensão.
Obrigado,
A questão não é sobre velocidade? A minha velocidade não é nem de perto a contratada. O que vão fazer? Agradeço resposta, pois apenas fiz pergunta sobre afinal o que estou a pagar? 100Mbps (que nem chega a isso) ou 1000Mbps (que é o que está no meu contrato)!!
Boa tarde, @Jorge Faia. Queremos ajudar. Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. Obrigado,
Por cabo, obviamente!
Resultados da parte da manhã, antes de fazer comentário aqui Resultados após fazer comentário aqui
Boa tarde, @Jorge Faia. Queremos ajudar. Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. Obrigado,
Por cabo, obviamente!
Resultados da parte da manhã, antes de fazer comentário aqui
Boa tarde, @Jorge Faia. Queremos ajudar. Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. Obrigado,
Por cabo, obviamente!
Boa tarde, @Jorge Faia. Queremos ajudar. Assim, pedimos que nos diga se o teste de velocidades é feito por cabo ou se está a realizar o teste por wireless. Obrigado,
Bom dia, sou novo no fórum e tenho andado a adiar falar convosco mas não posso continuar sem dizer nada! A minha Internet está constantemente a ir abaixo desde que instalei o serviço! Não sei se será por esse motivo que a box da UMA também bloqueia imensas vezes e só fica resolvido após tirar o cabo de alimentação e voltar a colocar. Tanto usando cabo de rede como Wi-Fi acontece o mesmo, por dia chego a ficar sem Internet 20 vezes! Eu estou em teletrabalho!! Outra situação é que tenho contratados 500MB mas no teste de velocidade é sempre inferior a 100MB...Agradeço uma resposta e ajuda o mais breve possível.
Obrigado
Tenho o mesmo problema!! Também quero que seja resolvido. Chegou a ter resposta?
Boa tarde, @marcojrosa.
Queremos ajudar. Deste modo, e para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe as quebras de acesso que sente ao utilizar o serviço de internet. Quando esta dificuldade ocorre, existe alguma alteração às luzes do equipamento? Existe algum padrão de acontecimento? Por exemplo, ocorre em algum equipamento especifico? Se sim, qual? Algum período especifico?
Aguardamos o seu feedback.
Obrigado,
A minha internet “cai” com muita frequência e depois demora a restabelecer … Já fiz reset e reiniciei o sistema várias vezes, mas o problema persiste ...Como resolver a situação?
Obrigado
Marco Rosa
A velocidade não corresponde ao contratado e andamos assim há mais de 1 ano.
Ou arranjam solução ou arranjo eu.
Isso foi teste cabo de rede? Tem contrato 200mbps?
1000 Mbps - é o que pago não o que tenho
Atualmente a NOS só oferece 1000 Mbp download e 100 Mbp de upload, mas atualmente a MEO oferece 1000 Mbp download e 400 Mbp de upload. Quando disponibilizam esta velocidade na NOS?
Boa Tarde,
Tenho contratado o serviço de 1 Gbps / 100Mbps, quando o serviço nem chega aos 100Mbps.
Quero saber afinal, o que estou a pagar?? Pois nunca tenho um bom serviço de internet. Trabalho em Teletrabalho alguns dias da semana, e tenho problemas constantemente!! Se continuar assim, vou mudar de certeza!!
Boa tarde, @Maria Ana Rato Delgado Mendes.
Lamentamos a situação. De momento, não detectamos dificuldades com o serviço fornecido, quer devido a sinais como, também, do equipamento.
Assim, e para conseguirmos melhor compreender a situação, sugerimos que verifique a placa de rede do equipamento como, também, realize um teste de velocidades no nosso site, seguindo as instruções indicadas.
Obrigado,
Exmos, Continuo com a velocidade da internet fixa (medida com cabo de ethernet) abaixo do valor contratado (tenho contratado 200Mbps e so’ consigo obter menos de metade de download e 20 Mbps de upload). Anexo medicao para referencia. O meu numero de cliente e’: C830083599.
Agradeco que me fornecam consistentemente um valor mais proximo do valor contratado visto que ha’ ocasioes que nem consigo trabalhar em casa.
Boa tarde @Isabel Veiga,
Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:
O seu número de cliente NOS;
Número de contribuinte associado ao contrato;
Obrigado
Tenho um pacote satélite, pois a NOS não tem outro serviço na minha zona.
A internet é horrível, e apesar de terem dito o ano passado que iriam ter fibra brevemente, nada fizeram. Já trocaram de router, não resolveu.
Estou a pagar por um serviço que não me dá o estabilidade para conseguir trabalhar em casa se tiver necessidade disso.
Gostava de resolver a situação, ou terei que rescindir o contrato, pois estou a pagar por um serviço deficiente, e que apesar de eu já ter reportado o caso ninguém faz questão de tentar ajudar.
A única coisa que fazem, é incomodar com chamadas, mesmo a horas que eu digo que não posso atender a querer que eu adira a mais serviços e a insistir em saber o porquê de eu não aderir, como se eu fosse obrigada a aderir a alguma coisa.
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