Header

Chamadas para o apoio ao cliente pagas


Boa Noite

No ultimo mês fui obrigado a ligar várias vezes para o número de apoio ao cliente (16 990) devido a um erro vosso. Tudo começou quando liguei a manifestar a vontade de aderir ao canal premium eleven sports, o canal foi ativado, até aí tudo bem. Sem qualquer indicação para isso vim a perceber que me alteraram o contrato e o pacote ao qual aderi, resultado fiquei com os canais sport tv codificados. Voltei a ligar, mais um tempo enorme de chamada para voltar a ter estes canais. No mesmo dia tive de voltar a ligar outra vez, pois os canais continuavam codificados. Ao fim desta chamada os canais ficaram ativos. De semana a semana os canais têm ficado codificados, resultado tenho ligado todas as semanas para o apoio ao cliente e o problema fica resolvido por uma semana, pois de acordo com o que me explicou o ultimo colaborador com quem falei os canais só estão a ser liberados por 7 dias… Estou à espera do técnico para que este analise a box e o que se está a passar e para o assunto ser resolvido de vez.

Todo este enquadramento para dar conta que ao receber a fatura de telefone, vejo que me foram cobrados 42,188 euros  por chamadas para o vosso número de apoio ao cliente. Não me venham dar a resposta padrão que já deram em assuntos semelhantes, pois ao clicar a tecla 3 (para o apoio técnico) o código nunca foi sempre “não reconhecido” e ao fim de a gravação repetir tudo outra vez a chamada foi direcionada para uma assistente, ou seja chamada cobrada. Mais, não me interessa nada o facto de o meu telefone fixo não ser da rede NOS pois sou cliente da televisão NOS há 15 anos, 15 anos!!! Nunca tive problemas com o vosso serviço e agora ao fim deste tempo todo estou a ter este transtorno devido a erros vossos, chegando ao ponto de ter vontade de mudar de operadora. Portanto, eu não tenho nada que estar a pagar estas chamada telefónicas que vos sou obrigado a fazer por causa de erros que vocês tiveram e continuam a ter, pois não resolvem o problema de vez.

Em conclusão, espero ser ressarcido com o valor das chamadas ou ver esse valor ser descontado na próxima mensalidade a pagar.

Não tenho de pagar as chamadas telefónicas que vos faço por erros vossos!

 


79 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa Noite @jpca1965

Para que nos seja possível verificar a sua situação pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular. 

 

Obrigada 

Exponha a sua questão no site da Provedoria NÓS e estabeleça um prazo razoável para que reponham os valores faturados.

Boa Noite@jpca1965

Para que nos seja possível verificar a sua situação pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular. 

 

Obrigada 


Boa Noite

E para onde posso enviar essa mensagem privada???

 

Reputação 7
Crachá +6

@jpca1965

Para nos enviar mensagem, selecione o nome do moderador e, de seguida, irá aparecer-lhe a opção “Enviar mensagem”. Pressione a mesma para nos enviar os seus dados. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Obrigada 

@jpca1965

Para nos enviar mensagem, selecione o nome do moderador e, de seguida, irá aparecer-lhe a opção “Enviar mensagem”. Pressione a mesma para nos enviar os seus dados. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Obrigada 


@Ana P.  Mensagem enviada

Reputação 7
Crachá +6

@jpca1965
 

Agradecemos o seu feedback. Iremos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada

@jpca1965
 

Agradecemos o seu feedback. Iremos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada

@Ana P. enviei uma mensagem privada.

Reputação 1

Isto é um fórum, não é para expor os problemas e as pessoas que participam neste fórum ficarem sem saber o que se passou com o assunto em questão. Talvez tenhamos assuntos parecidos e nos interesse saber a forma como eles são resolvidos. Acabem com essa táctica da mensagem privada por favor, ou então publiquem o seguimento neste FÓRUM

Reputação 7
Crachá +5

Isto é um fórum, não é para expor os problemas e as pessoas que participam neste fórum ficarem sem saber o que se passou com o assunto em questão. Talvez tenhamos assuntos parecidos e nos interesse saber a forma como eles são resolvidos. Acabem com essa táctica da mensagem privada por favor, ou então publiquem o seguimento neste FÓRUM

A mensagem privada é apenas uma ajuda no encaminhamento do problema. Se o cliente ligar diretamente  para o apoio, também não ficaremos a saber como se resolveu a menos que o próprio se disponha a divulgar no Fórum.

Reputação 7
Crachá

Isto é um fórum, não é para expor os problemas e as pessoas que participam neste fórum ficarem sem saber o que se passou com o assunto em questão. Talvez tenhamos assuntos parecidos e nos interesse saber a forma como eles são resolvidos. Acabem com essa táctica da mensagem privada por favor, ou então publiquem o seguimento neste FÓRUM

Concordo consigo, deve ser dada uma solução, mesmo que de modo geral para os clientes saberem o que acontece nestes casos. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @JONIXASE, @Pedro Rios e @Jose Rodrigues

@JONIXASE, agradecemos a sua apreciação. 

De facto, o Fórum NOS é um espaço de partilha de conhecimentos e, o nosso intuito, é permitir essa entreajuda. 
Neste caso em específico, estivemos a verificar a situação do cliente quanto às chamadas realizadas, de maneira a garantir o creditação do valor que nos é possível.

Obrigada 

Resposta de @Tiago C. no tópico Sugestão - Contato por Mensagem Privada

"Olá @C24XXXX201,
Agradecemos a sua sugestão. O Fórum é um meio de partilha de conhecimentos e entreajuda, queremos ajudar os nossos clientes mas também garantir que a informação do desenvolvimento das ações nos tópicos esteja sempre atualizada e acessível para a comunidade.
"

Façam um avaliação estatística (mais interessante do que estatisticas de likes) e digam-nos quantas destas situações terminaram com a também conhecida frase "Olá zé, já respondemos à sua mensagem privada". Admitindo que são casos em que as respostas envolvem dados privados, quantos os casos em que eram possíveis esclarecimentos genéricos e não houve de facto nenhum?

 

Quantos utilizadores fizeram deste forum, por ignorancia ou sugestionados por moderadores e utilizadores, uma fonte de dados privados alheios para gente mal intencionada?

Nao é exclusivo do Fórum NOS, na concorrencia também não têm esse cuidado…

Os comentários a convidar os utilizadores a fornecerem dados por mensagem privada deviam eles mesmos serem enviados por mensagem privada aos utilizadores. Nao existe nenhuma mais valia para os utilizadores na repetição do texto pré-formatado. Se alguma mais valia existe será demonstrar o trabalho da moderação ... que diga-se, num fórum devia notar-se o menos possivel.

Reputação 7
Crachá

Resposta de @Tiago C. no tópico Sugestão - Contato por Mensagem Privada

"Olá @C24XXXX201,
Agradecemos a sua sugestão. O Fórum é um meio de partilha de conhecimentos e entreajuda, queremos ajudar os nossos clientes mas também garantir que a informação do desenvolvimento das ações nos tópicos esteja sempre atualizada e acessível para a comunidade.
"

Façam um avaliação estatística (mais interessante do que estatisticas de likes) e digam-nos quantas destas situações terminaram com a também conhecida frase "Olá zé, já respondemos à sua mensagem privada". Admitindo que são casos em que as respostas envolvem dados privados, quantos os casos em que eram possíveis esclarecimentos genéricos e não houve de facto nenhum?

 

Quantos utilizadores fizeram deste forum, por ignorancia ou sugestionados por moderadores e utilizadores, uma fonte de dados privados alheios para gente mal intencionada?

Nao é exclusivo do Fórum NOS, na concorrencia também não têm esse cuidado…

Os comentários a convidar os utilizadores a fornecerem dados por mensagem privada deviam eles mesmos serem enviados por mensagem privada aos utilizadores. Nao existe nenhuma mais valia para os utilizadores na repetição do texto pré-formatado. Se alguma mais valia existe será demonstrar o trabalho da moderação ... que diga-se, num fórum devia notar-se o menos possivel.

Pior é que 90% das questões são fáceis de resolver e de perguntas com uma resposta genérica. 

Basta ver por si, já deu várias respostas esclarecedoras que ajudaram vários membros nas suas dúvidas, neles me incluo, algumas das suas respostas a outros utilizadores, por várias vezes me esclareceram, pois tive as mesmas dúvidas depois de ver as questões. 

Exemplo?

O membro que questionou acerca das chamadas através da rede móvel para números 300, na qual depois de ver a questão fiquei com a mesma dúvida, é graças à resposta, acabei por ficar também esclarecido.

Se a resposta fosse a habitual, para enviar por mensagem privada e tal, permanecia se a dúvida, é talvez até em mais clientes que iriam sempre ter a mesma resposta, mensagem privada. 

Torna se cansativo e nada esclarecedor. 

Partilho da mesma opinião. 

Verdade, hoje já liguei três vezes. Das duas x não me falaram de pagar custo da chamada. Da última x já a senhora dizia que o custo da chamada era x... Reclamei na hora. E supostamente vão devolver o valor na fatura. 

Boa tarde,

acabei de fazer uma chamada para apoio cliente 16100 e não sabendo o custo da chamada perguntei a assistente. A resposta foi que se fosse numero Nos era 0,30€/minuto  e para outras redes tinha um custo até 1,50€. No final da chamada recebi um sms com um custo de 6,81€. A chamada foi gravada, será fácil verificar.

Ora tendo eu ligado para resolver uma situação de qual eu não tenho culpa , mas sim a NOS por ter falhado através dos seus colaboradores , pergunto como é possível ter sido cobrado esse valor absurdo para uma chamada de 10min ???

Umas das questões que me levou ligar foi falta de actualização para factura electrónica e debito direto. Fiz alteração de titular na loja NOS da Av da Republica e foi pedido debito direto e factura electrónica. Tenho comigo os documentos que provam isso , mas no sistema nunca aconteceu e tive que ligar para apoio cliente para corrigir uma vez que a loja se encontra fechada para obras.

Agradeço a vossa resposta uma vez que acho que o custo dessa chamada não deveria ser suportado por mim como cliente para resolver um problema causado pela NOS.

Atentamente,

 

Roxana Posa

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Ropogest Lda.

Lamentamos a situação que nos conta. :pensive:

A partir de outros operadores, a chamada para o 16100 tem um valor de 38 cêntimos + IVA. 

Em relação ao débito direto e fatura eletrónica, a situação foi ultrapassada? Caso a dificuldade se mantenha, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Agradeço a sua atenção.

Sim , a situação ficou resolvida . Mas não posso aceitar assumir os custos uma vez que a culpa disso tudo não foi minha.

Agradecia um contacto electrónico para qual possa expor o meu pedido antes de avançar com reclamação par as autoridades competentes.

Atentamente,

 

Roxana Posa

 

Reputação 7
Crachá +5

@Ropogest Lda  Boa tarde,  no seu comentário não refere se a chamada que fez foi através da rede NOS ou de outra rede, em qualquer dos casos o custo da chamada é conforme se pode ver aqui:

Relativamente a um contacto electrónico, deverá entrar na sua Área de Cliente e no separador Contacte-nos/Sou uma Empresa/Serviços para Profissionais e Empresas/Fcturas, Pagamentos e Consumos/Dúvidas sobre a minha factura/Enviar Email. 

Sim, a chamada foi feita fora da rede NOS , mas eu perguntei a assistente o custo da chamada logo após  ela ter atendido.

A resposta dela foi errada ( até 1,5€ por chamada ) mesmo depois de lhe ter dito que o meu contacto não era NOS.

Isso tudo pode ser verificado na gravação da chamada.

Considero que fui induzida em erro, se soubesse o custo com certeza que não iria ficar nessa chamada  o tempo todo que foi preciso para  resolução de um problema que não foi criado por mim, mas sim pela NOS.

E o mais transparente por parte das operadoras era avisarem o cliente mesmo no inicio da chamada sobre o eventual custo  da mesma.

 

Vou seguir a sua recomendação para expor a minha situação.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ropogest Lda,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Após reiniciar o router e até já ter feito o reset ao mesmo, não tenho sinal de internet. Nesta altura de teletrabalho e covid19 na rua é lamentável que o contacto sugerido seja a linha paga. VERGONHOSO este tipo de ganho com situações de problemas de serviço.

Adicionando a esta falha de internet e do custo da chamada, está a perda de horas de trabalho as quais deveriam ser indemizadas mas não o são.

Deve ser criada linha de apoio sem custos e página com o estado de serviço por zona.

 

@AnaBarata , com ou sem COVID, os nossos governantes são sempre muito relutantes em definir regras claras para a protecção do consumidor.

A recente Lei 7/2020 de 10 de abril (...regimes excecionais e temporários de resposta à epidemia SARS-CoV-2...) é bem o exemplo: o que são números especiais? O 16990 é um número especial?

Onde está a definição de número especial? A NOS tem uma lista com Tarifas de serviços especiais de operadores onde constam alguns números com prefixo 16. São serviços especiais ou números especiais como o nome do ficheiro PDF indica (tarifas_numeros_especiais.pdf)

Artigo 9.º

Linhas telefónicas

1 - As entidades públicas e empresas que prestam serviços públicos estão impossibilitadas de disponibilizar:

a) Números especiais de valor acrescentado com o prefixo «7», para contacto telefónico dos consumidores;

b) Apenas números especiais, números nómadas com o prefixo «30», ou números azuis com o prefixo «808», para contacto telefónico dos consumidores.

2 - Todas as entidades públicas e empresas que prestam serviços públicos que disponibilizam linhas telefónicas com números especiais, com os prefixos indicados no número anterior, devem proceder à sua substituição por números telefónicos com o prefixo «2», no prazo máximo de 90 dias, a contar da data de entrada em vigor da presente lei.

3 - São abrangidos pelo presente artigo as entidades que estejam integradas na Administração Pública central, regional ou local, as empresas que prestam serviços públicos essenciais, designadamente de fornecimento de água, energia elétrica, gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados, comunicações eletrónicas, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos e transporte de passageiros e as empresas concessionárias da Administração Pública central, regional ou local.

4 - Tendo em conta a especificidade do serviço prestado pela linha SNS 24, o Ministério da Saúde deve no prazo máximo de 60 dias, a contar da data de entrada em vigor da presente lei, substituir o número do SNS 24 de prefixo «808» por um número especial, assegurando a sua total gratuitidade para os utentes.

 

Impossibilitadas???? ou Impedidas?!

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AnaBarata,

Caso a dificuldade se mantenha, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa tarde, depois de ter sido comercialmente seduzido a alterar os meus serviços para a Vodafone, entrei em contacto com a NOS no sentido de perceber qual seria a contra-proposta e acabei por aceitar dada a simpatia e disponibilidade do operador de fidelizaçao. Foi o início dos problemas. Os erros foram consecutivos sobretudo relativos à portabilidade e à oferta da primeira mensalidade do serviço o que me obrigou a ligar algumas vezes para o 16990. Não é o meu espanto quando recebo agora uma fatura da minha antiga operadora com mais de 20 eur em comunicações para este número!! Questiono como vai a NOS resolver esta questão por negligência vossa. 
alem do mais, a alteração do pacote está a afetar a performance da box que passa a vida a bloquear e a inibir o acesso aos guias da tv e gravações. Arrependido? 🧐
 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Joao_simoes

Vamos ajudá-lo! Pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Comentário