Header

Problema na Box Iris


Reputação 2
Crachá

Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.


112 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Temos 2 casos nestas situações.

Ou é anomalia da box e isso normalmente fica resolvido ao ir a: menu-definições-configuração técnica-repor parametros originais ( isto aqui é um reset da box).

Ou é problema de sinal. Sendo o sinal instável a box irá funcionar mal.

Logo, se o 1º caso não ficar resolvido, assumo que seja então o 2º. Nesse caso o apoio tem de encaminhar um técnico á sua residência.

Reputação 2
Crachá

Fazer o reset á box (menu-definições-configuração técnica-repor parâmetros originais) é o que eu faço sempre que ligo para o departamento técnico a queixar-me. Mas se vou ter de fazer isto sempre que a box bloqueia, então, em vez de 5 minutos de espera tenho que esperar 10.

Reputação 7
Crachá +2

A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.

sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal

Reputação 2
Crachá

A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.

sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal

Pois, isso é o que eu faço quando ela bloqueia, mas o problema é ter de aguardar 5min até que apareça o canal, e não estou para isso. Eu quero ligar a box, ligar a TV e começar a ver televisão, sem esperas.

Reputação 7
Crachá

A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.

sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal

Pois, isso é o que eu faço quando ela bloqueia, mas o problema é ter de aguardar 5min até que apareça o canal, e não estou para isso. Eu quero ligar a box, ligar a TV e começar a ver televisão, sem esperas.

Parece um problema generalizado das boxs IRIS, estão cada vez mais lentas para actualizar, parece até que a NOS está a utilizar a técnica da APPLE para os clientes trocarem de equipamentos e terem que renegociar os contratos. A minha box também demora 5 minutos a ligar às vezes mais e se por acaso a desligar à noite em vez desses 5 minutos são quase 10.

Vergonha!

Reputação 7
Crachá +5

A box é atualizada todas as noites. Quando tinha íris o apoio sugeria desligar a box no comando para não ligar a tv e aparecer a mensagem de sem sinal na televisão.

sendo que tinha obrigatoriamente no dia a seguir ligar a box até aparecer o número de um canal

Pois, isso é o que eu faço quando ela bloqueia, mas o problema é ter de aguardar 5min até que apareça o canal, e não estou para isso. Eu quero ligar a box, ligar a TV e começar a ver televisão, sem esperas.

Parece um problema generalizado das boxs IRIS, estão cada vez mais lentas para actualizar, parece até que a NOS está a utilizar a técnica da APPLE para os clientes trocarem de equipamentos e terem que renegociar os contratos. A minha box também demora 5 minutos a ligar às vezes mais e se por acaso a desligar à noite em vez desses 5 minutos são quase 10.

Vergonha!

Boa tarde, tenho 2 box’s Iris 2.0 HD, modelo DCR7151.

Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.

Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.

O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.

E aí tenho que voltar a reiniciar.

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

Lamentamos a situação, @VFreitas

As boxes NOS são atualizadas diariamente, durante a madrugada, pelo que caso existam falhas nessas atualizações é possível que existam dificuldades ao ligar o equipamento. 

Deste modo, para compreender melhor o que se passa, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 2
Crachá

Afinal ficou tudo na mesma. Vieram ontem trocar a box por outra igual e, hoje, há 5 minutos atrás, estava a ver TV e de repente, ficou sem sinal e a box ficou bloqueada. Tive que a desligar e voltar a ligar para repor o sinal, mais 5 minutos de espera grrrr.

Reputação 7
Crachá

Afinal ficou tudo na mesma. Vieram ontem trocar a box por outra igual e, hoje, há 5 minutos atrás, estava a ver TV e de repente, ficou sem sinal e a box ficou bloqueada. Tive que a desligar e voltar a ligar para repor o sinal, mais 5 minutos de espera grrrr.

A primeira vez que liga no dia é anormalmente “normal” que a box seja lenta pra cac… ao ponto de desistir de ligar a IRIS na grande maioria dos dias, nada a fazer já que aparentemente os programadores da NOS não sabem o que são actualizações em background ou assincronas. A única forma de resolver isso era a NOS substituir essa pseudo-box por uma box a sério.

A IRIS aqui em casa mais serve de pisa-papéis que de box 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia,

@VFreitas, lamentamos a situação. 
Diga-nos, por favor, se houve alguma mensagem de erro? Ou se no visor da box apareceu uma informação diferente da do canal. 
Obrigado

Reputação 2
Crachá

Nada, apenas mensagem de HDMI sem sinal, e a box ficou bloqueada. Só desligando e voltando a ligar é que recupera. Como já referi isto acontece todas as semanas, e às vezes várias vezes por semana. Ultimamente tem acontecido quase dia sim dia não.

Reputação 7
Crachá +6

Por exemplo, quando esta dificuldade ocorre se tentar mudar de canal, o mesmo é alterado no vistor da box, @VFreitas?

Obrigado

Reputação 2
Crachá

Não,  box, como já disse, fica bloqueada.

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @VFreitas
Obrigado

Reputação 2
Crachá

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum@VFreitas
Obrigado

Outra vez!!!! Será que vale a pena? Este assunto já tem mais de 2 anos e a NOS nunca conseguiu resolver o problema. Se as BOX Iris têm estes problemas substituam-nas por outra marca!

Resolvi colocar esta questão novamente porque também tive problemas com o router que acabou por ficar resolvido quando me substituiram o router por um mais recente e melhor e não por um igual recondicionado que apenas ajudou a manter o problema. Com este problema do router acumulado com os problemas na box iris (crashes, bloqueios, lentidão) fizeram-me reflectir e pensar seriamente em mudar de operador. Coisa que vou equacionar quando terminar a fidelização do meu contrato.

Sendo assim, não sei se valerá a pena voltar a enviar o meu nº de cliente, vocês mandam um técnico substituir a box por outra igual, e eu volto aqui a reclamar.

Reputação 7
Crachá +6

Sim, por favor, @VFreitas
Lamentamos não conseguir ajudar. 
Mas precisamos de endereçar a sua questão à equipa que pode ajudar. Agradecemos a compreensão. 
Obrigado

 

 

 

Boa tarde, tenho 2 box’s Iris 2.0 HD, modelo DCR7151.

Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.

Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.

O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.

E aí tenho que voltar a reiniciar.

@Jose Rodrigues verifique o que se passa com a sua box ou na sua zona a nível de sinal. Tenho a mesma box há muitos anos (9 anos) e conta-se pelos dedos das mãos as vezes em que a desliguei da tomada ou a desliguei pelo comando.

Reputação 2
Crachá

 

 

 

Boa tarde, tenho 2 box’s Iris 2.0 HD, modelo DCR7151.

Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.

Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.

O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.

E aí tenho que voltar a reiniciar.

@Jose Rodrigues verifique o que se passa com a sua box ou na sua zona a nível de sinal. Tenho a mesma box há muitos anos (9 anos) e conta-se pelos dedos das mãos as vezes em que a desliguei da tomada ou a desliguei pelo comando.

Já me trocaram a box e o problema mantém-se. Segundo me disseram estas box (as Iris 2.0) dão montes de problemas e a NOS não tem, ou não quer, como resolver

Reputação 7
Crachá +5

 

 

 

Boa tarde, tenho 2 box’s Iris 2.0 HD, modelo DCR7151.

Todos os dias, à noite, são desligadas da corrente e ligadas no dia seguinte quando é preciso.

Acabei de ligar a que está na sala, liguei a corrente às 13:40 e ficou a funcionar às 13:41:40.

O que me acontece com alguma frequência é ligar a box e ela não ter Opções, não dá para ver programação nem gravações, apenas dá os canais.

E aí tenho que voltar a reiniciar.

@Jose Rodrigues verifique o que se passa com a sua box ou na sua zona a nível de sinal. Tenho a mesma box há muitos anos (9 anos) e conta-se pelos dedos das mãos as vezes em que a desliguei da tomada ou a desliguei pelo comando.

Boa tarde @CP001, tenho 2 box’s Iris 2.0. Não apresentam qualquer problema, ambas funcionam com toda a normalidade, o que acontece é que, como todas as noites desligo todos os equipamentos da corrente, uma vez por outra, ao voltar a ligar no dia seguinte, acontece que não apresenta nem a programação nem as gravações, nem apps ou Ofertas para si e então tenho que voltar a desligar e ao voltar a ligar já apresenta todas as opções.

tirando este problema, não tenho qualquer reclamação a fazer das box’s.

Reputação 7
Crachá +2

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum@VFreitas
Obrigado

Outra vez!!!! Será que vale a pena? Este assunto já tem mais de 2 anos e a NOS nunca conseguiu resolver o problema. Se as BOX Iris têm estes problemas substituam-nas por outra marca!

Resolvi colocar esta questão novamente porque também tive problemas com o router que acabou por ficar resolvido quando me substituiram o router por um mais recente e melhor e não por um igual recondicionado que apenas ajudou a manter o problema. Com este problema do router acumulado com os problemas na box iris (crashes, bloqueios, lentidão) fizeram-me reflectir e pensar seriamente em mudar de operador. Coisa que vou equacionar quando terminar a fidelização do meu contrato.

Sendo assim, não sei se valerá a pena voltar a enviar o meu nº de cliente, vocês mandam um técnico substituir a box por outra igual, e eu volto aqui a reclamar.

A box tem de ser trocada por uma igual. Como acontece o mesmo, então a situação não é da box.

Reputação 2
Crachá

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum@VFreitas
Obrigado

Outra vez!!!! Será que vale a pena? Este assunto já tem mais de 2 anos e a NOS nunca conseguiu resolver o problema. Se as BOX Iris têm estes problemas substituam-nas por outra marca!

Resolvi colocar esta questão novamente porque também tive problemas com o router que acabou por ficar resolvido quando me substituiram o router por um mais recente e melhor e não por um igual recondicionado que apenas ajudou a manter o problema. Com este problema do router acumulado com os problemas na box iris (crashes, bloqueios, lentidão) fizeram-me reflectir e pensar seriamente em mudar de operador. Coisa que vou equacionar quando terminar a fidelização do meu contrato.

Sendo assim, não sei se valerá a pena voltar a enviar o meu nº de cliente, vocês mandam um técnico substituir a box por outra igual, e eu volto aqui a reclamar.

A box tem de ser trocada por uma igual. Como acontece o mesmo, então a situação não é da box.

Depende. As box trocadas são todas recondicionadas. A minha que foi trocada, vai ser recondicionada e vai parar a outra casa. Além disso se não é da box, do que é? A box fica bloqueada. Nada funciona. Só depois de desligar e voltar a ligar é que passa a funcionar. Ou sou um tipo cheio de azar porque nas 3 box que já tive todas tiveram o mesmo problema ou as box (como me informaram) são um monte de problemas. Aliás, porque acham que a NOS mudos para a box UMA? Só ainda não acabaram com a Iris porque ainda é rentável. Quando deixar de o ser, mudam. E com os problemas que dão e as queixas que têm (que são muitas) não deve demorar muito a acabarem com elas.

@VFreitas tenho esta box há muitos anos em região HFC e não a troco por nada, nunca falhou ou quase nunca mesmo. Faço zapping para trás e para a frente, mudo para uma gravação, saio e entro sem qualquer dificuldade ou interrupção.

Para a box não falhar existem duas condições

  • Não deve desligar a box no comando ou desligar a box da corrente (nem durante a noite)
  • Não deve utilizar o menu APPS ou o menu OFERTAS PARA SI

 

A box que tenho é esta

 

Esta box antiga (2011-2013) é que dá problemas

 

Reputação 2
Crachá

A sua é igual á minha é a Iris 2.0. As box que tive todas elas deram problemas mas costumo desligá-la sempre no comando. É ridiculo ter que a deixar ligada para não dar problemas. Ridiculo e um consumo de energia desnecessário.

 

Mas já decidi, ou metrocam por uma UMA e durante os dois anos de fidelização vejo se há problemas ou não, ou, no fim da fidelização mudo para a Vodafone.

A sua é igual á minha é a Iris 2.0. As box que tive todas elas deram problemas mas costumo desligá-la sempre no comando. É ridiculo ter que a deixar ligada para não dar problemas. Ridiculo e um consumo de energia desnecessário.

Nesse aspeto estou de acordo consigo. Mas repare que essa box Iris 2.0 gasta o mesmo em Stand by ou ligada e, assim sendo, só desligando da corrente poupa eletricidade.

 

O consumo dessa box é de cerca de 2 euros por mês a preços da EDP – infelizmente tem esse custo acrescido.

Reputação 7

“Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera. "O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As boxes são os aparelhos mais vorazes, mas os routers também revelaram um consumo considerável", refere a associação para a defesa dos consumidores. Não faço ideia do consumo com a box sempre ligada mas  com certeza será bastante superior.

Comentário