Header
Pergunta

Box UMA problema na resolução 4K


Tenho uma Box UMA e de vez em quando, com ou sem a barra de informação do menu, existe interferência na imagem. Fui verificar as configurações na box e reparei que o problema era a resolução, em algumas situações baixa automaticamente a resolução de 2160p 60hz para 2160p 50hz, outras fica em  2160p 60hz, mas tenho de ativar na mesma, para o problema desaparecer.

É normal? Já aconteceu a mais alguém?

 

 


51 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RRUMA
Muito obrigado pelo seu comentário. Vamos ajudar. 

Quanto à indisponibilidade de aceder ao detalhe da atualização, a situação já se encontra identificada e em fase de resolução. 

Relativamente à degradação nas gravações, por favor, diga-nos se nota alguma dificuldade no canal em emissão em directo. 
Obrigado

Boa Tarde

Até agora é só em gravações, não sei se está relacionado, mas só tive este tipo de problema 2 vezes, no canal 130 Eurosport, tive de mudar para o HD 143.

Dizem que já foram reportados estes problemas, mas alguns destes problemas já acontecem à anos e nada.

No meu caso a Box muda frequentemente de 4k 60hz para 50hz na qual me cria alguns problemas, como pode ver nesta pergunta, criada por mim a 2 anos.

Reputação 7
Crachá +6

@RRUMA, referimo-nos apenas a impossibilidade de aceder ao detalhe da atualização. 

Sugerimos que, por favor, faça uma reposição de valores à box e que de seguida experimente novamente o acesso. 
Obrigado

Quando é que resolvem o problema da resolução na BOX UMA?

Como já disse a Box muda frequentemente de 4k 60hz para 50hz, a qual me cria alguns problemas e nas definições a ordem dos Hz das resoluções continuam trocadas Ex: 4k 50Hz; 4k60Hz; 1080p 50Hz; 1080p 60Hz etc.

Repor parâmetros originais ou reiniciar a box não resulta.

Eu também tenho um problema parecido.

Tenho a resoluçao em 1080p 50 Hz, mas quando ligo/desligo a box UMA ela volta para 4K 50 Hz.

Acho que tem a ver com as ultimas mudanças no HDMI-CEC, porque se desligar esta funçao já nao tenho esse problema.

 Também nao tenho a resoluçao 1080p 60Hz, apesar da minha tv a suportar.

 Enfim, é uma box cheia de bugs.😞

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RRUMA,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do @HASPT.

Este tema já se encontra identificado, pelo que logo que surjam novidades serão partilhadas através dos meios habituais.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde Joao H.

 Eu sei que está a ser tratado, só quis lembrar mais uma vez para nao se esquecerem.😀

A historia do foi identificado e está a ser tratada, respondo com data da criação deste tópico 2 anos.

Eu já perdi a esperança na resoluçao do problema, mas até lá continuo com o HDMI CEC desligado e a utilizar os dois comandos.

 Também o problema do router 5 V2 nao assumir o WAP2, voltando sempre para WAP+WAP2, continua sem resoluçao.

Haja esperança, pode ser que daqui a um ano resolvam estes bugs todos.☹️

Eu também tenho um problema parecido.

Tenho a resoluçao em 1080p 50 Hz, mas quando ligo/desligo a box UMA ela volta para 4K 50 Hz.

Acho que tem a ver com as ultimas mudanças no HDMI-CEC, porque se desligar esta funçao já nao tenho esse problema.

 Também nao tenho a resoluçao 1080p 60Hz, apesar da minha tv a suportar.

 Enfim, é uma box cheia de bugs.😞

 Bom dia.

 Hoje de madrugada a box UMA foi actualizada com um novo software:

UX: 5.0.9

MW: 7.62.5

 Como de costume o log é muito vago:

 “Melhorias na performance e estabilidade”

Nao sei se o problema da mudança de resoluçao de video, ficou reparado, mas voltei a ligar o HDMI-CEC e vamos a ver se a resoluçao nao muda.

 

 Também a resoluçao 1080p 60 Hhz ainda nao me aparece, apesar da minha tv a suportar, tenho todas as resoluçoes menos essa.

  Obrigada

                               HAS

Reputação 7
Crachá +4

Eu também tenho um problema parecido.

Tenho a resoluçao em 1080p 50 Hz, mas quando ligo/desligo a box UMA ela volta para 4K 50 Hz.

Acho que tem a ver com as ultimas mudanças no HDMI-CEC, porque se desligar esta funçao já nao tenho esse problema.

 Também nao tenho a resoluçao 1080p 60Hz, apesar da minha tv a suportar.

 Enfim, é uma box cheia de bugs.😞

 Bom dia.

 Hoje de madrugada a box UMA foi actualizada com um novo software:

UX: 5.0.9

MW: 7.62.5

 Como de costume o log é muito vago:

 “Melhorias na performance e estabilidade”

Nao sei se o problema da mudança de resoluçao de video, ficou reparado, mas voltei a ligar o HDMI-CEC e vamos a ver se a resoluçao nao muda.

 

 Também a resoluçao 1080p 60 Hhz ainda nao me aparece, apesar da minha tv a suportar, tenho todas as resoluçoes menos essa.

  Obrigada

                               HAS

Não mudou nada.

Também tenho essa atualização, dura 1, 2 dias até atualizarem o EPG e a box reinicia e lá alteram a resolução.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @HASPT e @dxnog.

A build 7.62 da box UMA, para além de correção de bugs, prevê a implementação de 3 funcionalidades com impacto na experiência de utilizador final:

  • Introdução da opção de gestão de autorizações
    Possibilidade de visualizar e gerir as suas autorizações referentes à publicidade endereçada e contactos da NOS diretamente na box UMA.
  • Nova Experiência de alteração de idioma
    Colocação da funcionalidade de alteração do idioma da box no 1º nível do menu Definições e identificação da linguagem com uma bandeira
  • Criação de uma área para tutoriais da UMA
    Criação de uma área nas Definições da box UMA com vídeos tutoriais de ajuda.

Iremos partilhar mais novidades brevemente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @HASPT e @dxnog.

A build 7.62 da box UMA, para além de correção de bugs, prevê a implementação de 3 funcionalidades com impacto na experiência de utilizador final:

  • Introdução da opção de gestão de autorizações
    Possibilidade de visualizar e gerir as suas autorizações referentes à publicidade endereçada e contactos da NOS diretamente na box UMA.
  • Nova Experiência de alteração de idioma
    Colocação da funcionalidade de alteração do idioma da box no 1º nível do menu Definições e identificação da linguagem com uma bandeira
  • Criação de uma área para tutoriais da UMA
    Criação de uma área nas Definições da box UMA com vídeos tutoriais de ajuda.

Iremos partilhar mais novidades brevemente.

Obrigado

Obrigado pela informação mas isso são funcionalidades que não alteram nada, sao atualizações de cosmética.

O bug da resolução mantem-se e novas funcionalidades a sério continuamos à espera.

Obrigada pela informaçao, vamos continuar à espera da resoluçao dos outros problemas☹️.

Reputação 7
Crachá +6

Assim que tivermos novidades quanto à resolução partilharemos, @HASPT
Agradecemos a compreensão. 
Obrigado

 

Mais uma vez, podem resolver esta questão das resoluções trocadas?

Para alem disso, a box continua a mudar sempre a resolução, para 4k 50Hz em vez dos 60Hz, desde que criei este tópico à 2 anos.

Versão do software: 7.62.5

Ainda está para resolver, eu também tenho o problema da box, sempre que se liga, muda a resoluçao de 1080p para 4K e a unica maneira que eu encontrei para resolver o problema é desligar o HDMI-CEC e ela assim nao muda sempre que se liga.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @RRUMA.

O @HASPT partilhou uma boa ajuda. 😊

Se surgirem mais questões, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Obrigado HASPT, desligar o HDMI-CEC resolveu a questão da constante alteração de resolução.

A experiencia com esta box uma tem sido péssima. Resoluções trocadas e constantemente alteração por causa da opção HDMI-CEC, ter de ligar varias vezes, porque não tem imagem, apenas aparece chuva estática.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @RRUMA,

Agradecemos o seu testemunho.

Confirme, por favor, se está no canal de entrada correto na sua televisão, de forma a receber input da box.

Obrigado

Esperemos que a NOS consiga resolver este bug do HDMI-CEC, para evitar estarmos a utilizar dois comandos.

 Também já está na altura da NOS investir numa nova box, com mais memoria e porta gigabit, têm tantos modelos de router e tao poucos modelos de boxes.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @HASPT, 😊

Verificamos que a situação do HDMI-CEC ainda se encontra em análise. Estamos a acompanhar e assim que tivermos conhecimento de que a situação está resolvida, partilharemos. 

Quanto à sua sugestão de uma nova box, que agradecemos. Sugerimos que fique atento às novidades, aqui, no Fórum NOS. Se surgirem partilharemos aqui.😉

Obrigado

João H. Tenho esta box UMA, onde esta tudo ligado corretamente, na tv esta ligado ao HDMI 1 e até comprei um novo cabo HDMI, porque vocês já não fornecem e o que me forneceram da ultima vez que ouve uma intervenção, não suportava 4k 60hz.

Mário P. as vossas analises e resoluções, demoram mais de 1 ano? É que é sempre a mesma historia,  estamos a analisar a situação, ou verifique a sua ligação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RRUMA,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que faça uma reposição de parâmetros ao equipamento.

Caso a situação se mantenha, sugerimos seguir a recomendação do @HASPT sobre desligar a funcionalidade HDMI-CEC através da definições:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

João H. em relação a alteração constante da resolução, eu já fiz o que o HASPT disse e já agradeci.

(HDMI-CEC função que da muito jeito e infelizmente causa problemas na box).

Em relação a “reposição de parâmetros ao equipamento”, já fiz isso varias de vezes e nunca resolveu.

Comentário