Header
Pergunta

Box UMA problema na resolução 4K

Tenho uma Box UMA e de vez em quando, com ou sem a barra de informação do menu, existe interferência na imagem. Fui verificar as configurações na box e reparei que o problema era a resolução, em algumas situações baixa automaticamente a resolução de 2160p 60hz para 2160p 50hz, outras fica em  2160p 60hz, mas tenho de ativar na mesma, para o problema desaparecer.

É normal? Já aconteceu a mais alguém?

51 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde!

Estou, exactamente, com o mesmo problema. 

Primeiro, acontecia frequentemente a imagem estar péssima e, quando eu ia às configurações, estava em 720p. Eu corrigia, mas uns dias depois a situação repetia-se. Há uns dias, a resolução da imagem não me pareceu muito boa, embora não tão má como quando está em 720p. Fui às configurações e estava em 1080p, mas ambas as opções de 4k tinham desaparecido. Liguei para a NOS e o funcionário tentou convencer-me de que era normal porque havia poucos canais com resolução 4k. Mas como isto não acontece a mais ninguém que eu conheça, voltei a ligar. A senhora que me atendeu foi completamente diferente do primeiro funcionário e reconheceu que não era normal. Aconselhou a repôr as definições originais, mas continuou igual. Foi um técnico lá a casa, mas não descobriu a razão. Mudou a box, mas continua sem 4k. Ficou da equipa técnica me dizer alguma coisa, mas ainda não disseram nada. 

É um problema de firmware. Não há solução para já.

Reputação 7
Crachá +4

Eu também tenho um problema parecido.

Tenho a resoluçao em 1080p 50 Hz, mas quando ligo/desligo a box UMA ela volta para 4K 50 Hz.

Acho que tem a ver com as ultimas mudanças no HDMI-CEC, porque se desligar esta funçao já nao tenho esse problema.

Também nao tenho a resoluçao 1080p 60Hz, apesar da minha tv a suportar.

Enfim, é uma box cheia de bugs.😞

Bom dia.

Hoje de madrugada a box UMA foi actualizada com um novo software:

UX: 5.0.9

MW: 7.62.5

Como de costume o log é muito vago:

“Melhorias na performance e estabilidade”

Nao sei se o problema da mudança de resoluçao de video, ficou reparado, mas voltei a ligar o HDMI-CEC e vamos a ver se a resoluçao nao muda.

Também a resoluçao 1080p 60 Hhz ainda nao me aparece, apesar da minha tv a suportar, tenho todas as resoluçoes menos essa.

Obrigada

HAS

Não mudou nada.

Também tenho essa atualização, dura 1, 2 dias até atualizarem o EPG e a box reinicia e lá alteram a resolução.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @HASPT e @dxnog.

A build 7.62 da box UMA, para além de correção de bugs, prevê a implementação de 3 funcionalidades com impacto na experiência de utilizador final:

• Introdução da opção de gestão de autorizações
    Possibilidade de visualizar e gerir as suas autorizações referentes à publicidade endereçada e contactos da NOS diretamente na box UMA.
  • Nova Experiência de alteração de idioma
    Colocação da funcionalidade de alteração do idioma da box no 1º nível do menu Definições e identificação da linguagem com uma bandeira
  • Criação de uma área para tutoriais da UMA
    Criação de uma área nas Definições da box UMA com vídeos tutoriais de ajuda.

Iremos partilhar mais novidades brevemente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RRUMA,

Agradecemos o seu testemunho.

Sugerimos que faça uma reposição de parâmetros ao equipamento.

Caso a situação se mantenha, sugerimos seguir a recomendação do @HASPT sobre desligar a funcionalidade HDMI-CEC através da definições:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Quando é que resolvem o problema da resolução na BOX UMA?

Como já disse a Box muda frequentemente de 4k 60hz para 50hz, a qual me cria alguns problemas e nas definições a ordem dos Hz das resoluções continuam trocadas Ex: 4k 50Hz; 4k60Hz; 1080p 50Hz; 1080p 60Hz etc.

Repor parâmetros originais ou reiniciar a box não resulta.

Tenho a resoluçao em 1080p 50 Hz, mas quando ligo/desligo a box UMA ela volta para 4K 50 Hz.

Acho que tem a ver com as ultimas mudanças no HDMI-CEC, porque se desligar esta funçao já nao tenho esse problema.

Bom dia.

Hoje de madrugada a box UMA foi actualizada com um novo software:

UX: 5.0.9

MW: 7.62.5

Como de costume o log é muito vago:

“Melhorias na performance e estabilidade”

Nao sei se o problema da mudança de resoluçao de video, ficou reparado, mas voltei a ligar o HDMI-CEC e vamos a ver se a resoluçao nao muda.

Também a resoluçao 1080p 60 Hhz ainda nao me aparece, apesar da minha tv a suportar, tenho todas as resoluçoes menos essa.

Obrigada

HAS

Reputação 7
Crachá +2

Olá @frocha,

A situação está identificada e em resolução. Contamos ser breves. 

Obrigada

Boa tarde Joao H.

Eu sei que está a ser tratado, só quis lembrar mais uma vez para nao se esquecerem.😀

Esperemos que a NOS consiga resolver este bug do HDMI-CEC, para evitar estarmos a utilizar dois comandos.

Também já está na altura da NOS investir numa nova box, com mais memoria e porta gigabit, têm tantos modelos de router e tao poucos modelos de boxes.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @HASPT, 😊

Verificamos que a situação do HDMI-CEC ainda se encontra em análise. Estamos a acompanhar e assim que tivermos conhecimento de que a situação está resolvida, partilharemos. 

Quanto à sua sugestão de uma nova box, que agradecemos. Sugerimos que fique atento às novidades, aqui, no Fórum NOS. Se surgirem partilharemos aqui.😉

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @HASPT e @dxnog.

A build 7.62 da box UMA, para além de correção de bugs, prevê a implementação de 3 funcionalidades com impacto na experiência de utilizador final:

• Introdução da opção de gestão de autorizações
    Possibilidade de visualizar e gerir as suas autorizações referentes à publicidade endereçada e contactos da NOS diretamente na box UMA.
  • Nova Experiência de alteração de idioma
    Colocação da funcionalidade de alteração do idioma da box no 1º nível do menu Definições e identificação da linguagem com uma bandeira
  • Criação de uma área para tutoriais da UMA
    Criação de uma área nas Definições da box UMA com vídeos tutoriais de ajuda.

Iremos partilhar mais novidades brevemente.

Obrigado

Obrigado pela informação mas isso são funcionalidades que não alteram nada, sao atualizações de cosmética.

O bug da resolução mantem-se e novas funcionalidades a sério continuamos à espera.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Victor Pina,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue uma reposição de parâmetros à Box. Saiba como o fazer:

Diga-nos, por favor, se resolveu.

Obrigado 

Boa tarde @Victor Pina,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Sugerimos que efetue uma reposição de parâmetros à Box. Saiba como o fazer:

Diga-nos, por favor, se resolveu.

Obrigado 

Sim, está resolvido. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +6

Assim que tivermos novidades quanto à resolução partilharemos, @HASPT
Agradecemos a compreensão. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Estou com o mesmo problema. 

Reportei, veio cá um técnico trocou a box ficou bem, após um dia a box fez atualização e ficou igual. 

É um bug de software. 

Ficaram em resolver isto em 48 ao qual eu duvido.. 

Não é em 48 horas que vai sair um novo software né

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @RRUMA
Muito obrigado pelo seu comentário. Vamos ajudar. 

Quanto à indisponibilidade de aceder ao detalhe da atualização, a situação já se encontra identificada e em fase de resolução. 

Relativamente à degradação nas gravações, por favor, diga-nos se nota alguma dificuldade no canal em emissão em directo. 
Obrigado

Reputação 2

Olá @frocha,

A situação está identificada e em resolução. Contamos ser breves. 

Obrigada

Obrigada pela sua resposta.

Por enquanto, a solução que encontraram foi reverter a última actualização que contém a app Netflix. Neste momento, voltou a funcionar a resolução 4k, mas não tenho a Netflix.

Pois claro que não, a malta não faz report junto dos serviços técnicos depois ninguém sabe, nem faz nada. 

Já passaram 24 horas. 

Bom dia.

Tive esse mesmo problema, ao mudar a resolução o problema resolve-se, mas ao desligar a box continua mesma na anterior resolução escolhida, não adianta andar a trocar de resoluções, sempre que desligar a box voltará o problema, no passado domingo teve um técnico em minha casa, vou tudo, sobrou a box, trocou por outra igual, problema resolvido, deparo que a box nova tinha outro software instalado, na resolução de vídeo tinha uma opção “auto”, tudo bem durante dois dias, ontem a box atualizou durante a noite, provavelmente para o software que tinha na box já trocada, e outra vez o mesmo problema na  box nova, liguei para a linha de apoio, após explicar tudo direitinho a uma profissional bastante competente, esperei um bom bocado, A mesma confirmou a minha teoria, já estava identificado um problema não na box, tv, cabo, entrada hdmi, cabos, mas sim no SOFTWARE atual, explicou-me que estavam a resolver, iria demorar, mas que nada poderia fazer, mesmo que trocasse a box ela iria atualizar para o software com essa anomalia, estão a trabalhar na correção, a box atualiza todas as madrugadas, só temos que esperar pela atualização de correção numa destas madrugadas, pediu-me o meu contacto, seria informado, segundo me apercebi fui dos primeiros a reparar nesse problema de imagem que se nota mais do lado esquerdo e nos pretos! vamos aguardar pela atualização, não adianta substituir box e gastar dinheiro em cabos etc, o problema está no software.

Reputação 7
Crachá +2

Pois claro que não, a malta não faz report junto dos serviços técnicos depois ninguém sabe, nem faz nada. 

Já passaram 24 horas. 

O contacto costuma demorar mesmo as 48 horas ou mais. Penso que deverão enviar isso para outra equipa ainda para ser testado.

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é a versão da sua box UMA?

Reputação 7
Crachá +2

Parece que é um bug desta versão 5.56 mas não existe ainda nova versão lançada.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @rubenmoreiraa e @Rocca,

Vamos analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Olá @rubenmoreiraa e @Rocca,

Vamos analisar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Enviei mensagem privada a relatar e com o número de cliente para o perfil que indicou 

Comentário