Header
Respondido

Como vai funcionar o Roaming na UE a partir de 15 de junho de 2017?



Mostre a primeira mensagem

102 Comentários

A questao passa por perceber o que e' o ROAMING.
Obviamente que se esta' em Portugal e faz uso de um serviço subscrito a um operador nacional, nao esta' em roaming, e as comunicaçoes para fora de Portugal (para numeros que nao estejam em roaming) sao comunicaçoes internacionais sujeitas a tarifario diferente do nacional.
O mesmo se passa, mesmo estando em roaming, se fizer comunicaçoes para um outro pais que nao o de origem (do serviço).

Assumindo que com "...daqui do meu telemóvel..." queira dizer, a partir de Portugal usando um serviço subscrito a um operador nacional, NAO SE ENCONTRA EM ROAMING, por isso essa sera' taxada como comunicaçao internacional, debitada ao plafom de chamadas internacionais ou ao saldo/fatura consoante as condiçoes do seu tarifario.
Uma alternativa para consultar o trafego disponivel em roaming sera' atraves do serviço *111#.
A explicaçao sobre o funcionamento deste serviço pode ser consultado na Ajuda NOS selecionado > Gestão de conta > *111#.
A resposta do sistema consiste numa mensagem enviada para o visor do telemóvel (diferente portanto de uma SMS normal que fica armazenada na caixa de entrada), ficando visivel apenas por alguns segundos, tempo esse que o utilizador devera aproveitar para, respondendo 'a mesma, selecionar um dos numeros disponibilizados para assim solicitar ao sistema informaçao adicional.
Nao sei se as opçoes disponibilizadas para consulta dependem do tarifario, mas no meu caso a opçao (1) esta' relacionada com o trafego disponivel em roaming na UE.
Se o tarifário incluir plafond de minutos para outras redes móveis nacionais, as chamadas em roaming no EEE serão descontadas do plafond.

Após atingir o limite associado à Política de Utilização Responsável, o que paga em Portugal para outras redes móveis nacionais + 3,93 cêntimos/minuto.

De forma a garantir a prestação de um serviço de qualidade a todos os seus clientes, a NOS definiu uma política de utilização responsável aplicável a cada cartão móvel incluído nos pacotes NOS 4 e NOS 5 - fibra e satélite - , que estabelece um limite de 3.500 minutos e 3.500 SMS por mês. Quando atingir o limite de comunicações incluídas, pode efetuar a compra de minutos e/ou SMS adicionais, via Apoio ao Cliente (16990): 100 minutos = €4,99; 100 SMS = €4,99. Valores cobrados em fatura
Sem indicar pelo menos que tarifario tem...???
Os bruxos estao todos ocupados com o inicio da nova epoca... 😉
...Para além disso, a fórmula resultará num valor em Euros, como sei quantos Mb/Gb posso usar?...
Não será bem assim...

Imaginemos que o seu tarifário tem 1Gb de dados e que aquilo a que eles chamam de "preço global doméstico de retalho dessa oferta" corresponde por exemplo a 4.99€ (tomando como exemplo o valor de um aditivo de internet de 1Gb). Se dividir o preço que paga pelo seu tráfego mensal, pelos tais 7.7€ (tarifa máxima de roaming regulamentada, por cada Gb), o resultado da divisão será 0.53 ou seja, em Roaming poderia consumir o dobro desse valor (1 Gb) de dados ao preço aplicado em Portugal.

Obviamente que isto é apenas um exemplo para demonstrar que o resultado da dita divisao nao sao €€ mas sim tráfego em Gb.

Quanto ao fundamental da questão colocada, não faço a minima ideia como é que calculam o "...preço (excluindo IVA) aplicado à venda separada dessa componente, se disponível, ou o preço de venda desse tipo de serviços, com as mesmas características, numa base individual."

Mas isso também só interessa a picuinhas como NOS, porque a generalidade dos clientes faz o sugerido por @juli89, consulta o plafond disponível, pelos varias vias, inclusive pelo serviço *111# 😉
"As chamadas de voz, SMS e MMS serão taxadas de acordo com o seu tarifário nacional sendo consideradas como comunicações para outras redes móveis."
Roaming - União Europeia
Tenho um plano individual mais com 2gb de dados moveis por mês qual vai ser o,plafond em roaming ?
Mesma pergunta mas para um tarifário kanguru mas neste caso sem limites em termos de dados ?
Bom dia
tenho um tarifario smart M com 2gb de dados incluídos qual é o volume em roaming na UE com as novas regras ? Mesma pergunta para um cartão da kanguru em 4g com dados ilimitados a nível nacional ?
Olá, Cvon.

Pode consultar todas as informações sobre o Roaming aqui e também, nesta publicação do Fórum NOS. :)
Exma Carolina, quero (e acho que somos vários a querer) uma resposta clara por porte da NOS quando do gigas o megas que se podem gastar em função do plafond que temos a nível nacional e não um link ou outro tipo de informação vaga.
Resumindo :
Tarifarios PI Mais com 2 GB de trafego nacional = quantos GB em roaming ?
Kanguru 4G sem limites = sem limites em roaming ?
Aguardo resposta clara da parte duma empresa perante os seus clientes !
Reputação 2
Crachá
Boa tarde gostava de saber qual o custo das chamadas de Espanha para Portugal
tenho o pacote 4 da nos
obrigado
Crachá
Boa tarde, gostaria de saber se, com as novas regras de roaming, é possível utilizar o meu plafond de dados em Espanha. Se sim, qual o limite do plafond pode ser utilizad. Obrigado
Reputação 1
Boa tarde.
Como não encontro formulário para poder reclamar venho aqui demonstrar a minha indignação pelo facto de, sabendo eu que o roaming ia ser alterado, há dias atrás dirigi-me à loja da NOS para que me informassem o que significava esse facto uma vez que tendo eu chamadas ilimitadas e tendo família no estrangeiro teria interesse em saber como ia funcionar o serviço, mesmo após ter recebido as sms da Nos a dizer que a partir de hoje não existia roaming na Europa, e estas de pouco explicarem. Questionei o funcionário se, tendo eu um enteado a viver na Bélgica, poderia ligar para o nº belga dele e não me ser cobrada a chamada ao que me respondeu que sim. Hoje para meu espanto faço uma chamada e pouco depois de terminar sou cobrado em cerca de 10€ pela chamada. Depois de ligar para o apoio ao cliente sou informado correctamente de como funciona o serviço e pergunto eu o que andam os funcionários na loja a fazer que nem informar os clientes em condições sabem. Será que os responsáveis sabem? Quem me vai pagar estes dez euros que gastei devido à má formação de um funcionário?
PORQUE RAIO A NOS NÃO TEM UM EMAIL PARA ONDE POSSAMOS RECLAMAR?!!!
Se calhar fica melhor no facebook ou aqui no fórum onde nada vão fazer.

ATENÇÃO AOS MAIS INCAUTOS: só dá para fazer chamadas para o estrangeiro se forem números portugueses, ou de lá para cá de número português.
Reputação 5
Crachá
Confesso não perceber patavina do palavreado das novas regras, por exemplo, do acesso à internet quando se está em roaming tendo em Portugal tráfego ilimitado 😞 "...o dobro do tráfego ... dividindo ... não sei quê ... retalho..."!

Confesso as minhas limitações e gostaria que, neste caso em concreto (dados móveis, tráfego "ilimitado":
- quanto tráfego maximo poderei fazer por unidade de tempo (mês) sem incorrer em mais custos
- passado o tal plafond, qual o preço do tráfego adicional incorrido.
- outras regras igualmente, ou mais ou menos, maquiavelicas que possam existir que deverão ser do conhecimento do cliente


Que tal na informação de cada um dos tarifários nacionais estar o tráfego/minutos/sms que podem ser gastos quando em roaming, sem custos e quais os custos adicionais que se incorrem para quando se ultrapassa o dito "volume" , de forma clara, em termos absolutos sem rodeios e sem qualquer fonte de dúvida? Boa ideia, não?

Obrigado.
Sendo o slogan da UE, comunicações como em casa, porque é que a NOS só me atribui 2,5 GB para utilização em roaming quando tenho contratado para uso no nosso país 3 GB?
É só para entender!!!
Reputação 7
Crachá +6
Olá, funkysystem. Bem-vindo ao Fórum NOS.

De momento não existem novidades sobre o roaming na União Europeia. Assim que existam novidades, divulgaremos nos canais habituais.
Reputação 7
Crachá +6
Olá pedro33, bem-vindo ao Fórum NOS! :)

Confirmamos que a partir de 15 de junho vão existir novas condições de roaming para os países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Veja aqui essas condições.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

Podem ver aqui as novas condições de Roaming na União Europeia, válidas a partir de 15 de junho.

Para facilitar a consulta de informação por parte de todos os utilizadores, decidimos juntar os comentários sobre as novas condições de Roaming numa única publicação.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Meelina, bem-vinda à comunidade.

O ninja_91 já respondeu à sua questão. :)

Uma vez que já existe na comunidade um tópico sobre as novas condições de roaming, movemos o seu comentário para essa publicação, que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos que todos os utilizadores encontram facilmente a informação que procuram.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, Olivier! :)

O HASPT já deu uma boa ajuda.

Contudo, existe na comunidade um tópico mais antigo com este tema. Por isso, movemos o seu comentário para essa publicação onde também pode encontrar resposta à sua pergunta.
Reputação 7
Crachá +6
Olá salvador castelbranco, bem-vindo ao Fórum NOS!

O HASPT já deu uma excelente ajuda. :)

Contudo, uma vez que já existe na comunidade um tópico sobre o roaming na União Europeia, movemos o seu comentário para essa publicação mais antiga, onde pode encontrar mais informações sobre o tema.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Arlete Silva.

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta à sua pergunta. Desta forma garantimos a boa organização da comunidade. 🙂
Reputação 7
Crachá +6
Olá @zenick,

Movemos a sua questão para um tópico mais antigo, onde pode encontrar resposta à sua pergunta. Assim, garantimos que todos os utilizadores encontram facilmente a informação que procuram. 🙂

Saiba aqui tudo sobre o Roaming na União Europeia.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo à comunidade, @AMartins24.

Movemos a sua questão para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta à sua pergunta. Assim, garantimos o Fórum NOS permanece organizado. 🙂
Pelo que eu li nas condições do seu tarifario, penso que pode utilizar o aditivo em roaming e que será taxado de acordo o seu tarifario nacional.

Pode ler mais aqui:
http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx

Mas para ficar completamente esclarecido, telefone para o 16990>apoio técnico>telemóvel.

Comentário