Header
Respondido

Como vai funcionar o Roaming na UE a partir de 15 de junho de 2017?


Vou viajar para Las palmas depois de 15 de Junho. Vou ter custos de roming a ligar para Portugal. Ou a utilizar dados móveis? Pergunto devido a directiva da UE a partir dessa data.
icon

Melhor resposta por Tiago C. 2 June 2017, 12:34

Ver pergunta inicial

102 Comentários

Novas condições de roaming para os países da União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein a partir de 15 de junho:

Tarifarios WTF e respectivas condições.

Tarifarios NOS e respectivas condições.
Bom dia,

Obrigado pelo feed-back.
Reputação 6
Crachá +2
Olá, Luis Conde. Bem-vindo ao Fórum NOS.

Como o fim das taxas de Roaming na União Europeia só entra em vigor a partir de 15 de junho de 2017, ainda não divulgamos as novas tarifas, mas vamos fazê-lo no inicio deste ano.

Esta mudança significa que vai poder usar o seu telemóvel para chamadas, SMS e internet e pagar o mesmo como se estivesse em Portugal.

Até lá, pode continuar a usar o roaming do seu telémóvel com as vantagens atuais.
Para saber quais são as tarifas, clique aqui.

Também existem pacotes que tem Roaming incluido para falar à vontade na União Europeia, sem preocupações.
Clique aqui e veja quais são.
Reputação 4
Crachá
acredito q estejas a falar das novas condiçoes do roaming, certo?
Eu nao sei ao certo os minutos que esse pacote nos 4 tem, mas imagina, se nesse pacote tiveres direito a 1000 minutos, entao podes usar esses mesmo plafond para gastar nos paises da uniao europeia (sem custos adicionais).

Atenção que ha paises que nao fazem parte deste acordo, como a Suiça

Ajudei?
A questao passa por perceber o que e' o ROAMING.
Obviamente que se esta' em Portugal e faz uso de um serviço subscrito a um operador nacional, nao esta' em roaming, e as comunicaçoes para fora de Portugal (para numeros que nao estejam em roaming) sao comunicaçoes internacionais sujeitas a tarifario diferente do nacional.
O mesmo se passa, mesmo estando em roaming, se fizer comunicaçoes para um outro pais que nao o de origem (do serviço).
Reputação 2
Crachá
Bom dia tenho nos 4 e queria saber se posso falar de Espanha para Portugal sem pagamentos adicionais obrigado
Boa tarde,

Possuo um pacote NOS 5 com 7Gb no cartão de internet móvel. As regras aplicaveis a este cartão são as mesmas que se podem ler no pdf (http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Documents/Roaming_NOS_VM.PDF) a partir de 15 de junho?

Obrigado!
Reputação 6
Crachá +1
Realmente Está a ser um mês como já não se via à muito. Ainda que por imposição legal, mais uma novidade, que irá fazer poupar uns tostões, pelo menos a mim, No meu caso UMA NOS 4:
(6) 200 minutos, 200 SMS e 200MB por mês deduzidos do pacote nacional. Condições válidas 15 dias por ano para utilizar na União Europeia exceto comunicações a partir de barcos, aviões e por satélite. Atingindo esses limites, aplicam-se as tarifas base de roaming.
Podem ler mais aqui de acordo com os vossos Pacotes.
Leia estes artigos do site da NOS, para ficar esclarecido.


https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/tarifarios/Paginas/tarifarios-com-fatura.aspx

https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-movel/servicos/Paginas/roaming.aspx
No seu pacote as chamadas e os sms, funcionam da mesma maneira como estivesse em Portugal.

Só nos dados móveis é que há alteração, no estrangeiro o plafond de dados móveis está limitado a 2,51 GB, depois de ultrapassar esse plafond os dados móveis serao barrados.
Se tem um tarifário com fatura, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado em todos os países do Mundo com quem a NOS tem acordo. Nesta modalidade (roaming contratual), o valor das suas comunicações em roaming será debitado na sua fatura.

Se tem um tarifário por carregamento, o serviço de roaming está pronto a ser utilizado na maioria dos países da Europa e principais destinos mundiais. Nesta modalidade (roaming automático), o custo das comunicações em roaming será descontado automaticamente do seu saldo. Desta forma, antes de viajar verifique o saldo disponível e se necessário faça um reforço através de um carregamento.

Se tem um tarifário por carregamento e vai viajar para um país onde não existe acordo de roaming automático, ative o roaming contratual. Neste caso, o custo das comunicações em roaming (fora EEE) será debitado em fatura.

Para ativar o roaming contratual, tem as seguintes alternativas:

- Lojas NOS: precisa de levar consigo o seu BI/cartão de cidadão;
-Linha apoio ao cliente voz móvel 16993;
-Proposta de subscrição: Preencher a proposta disponível e enviar para:
NOS Remessa Livre 52690 EC Campo Grande 1721-962 Lisboa (não necessita de selo). A Proposta de Subscrição inclui a autorização de pagamento por Débito Direto em conta que deve ser obrigatoriamente preenchida.

Proposta de roaming:
https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Documents/Proposta_de_subscricao.pdf

A ativação do serviço de Roaming Contratual é efetuada dentro de 24 horas após o recebimento de toda a documentação necessária.

Nota: Em roaming tem um plafond de 2,51 GB, em dados móveis, ou seja, mesmo que em Portugal tenha 4 GB de dados móveis, em roaminbg só pode gastar 2,51 GB.

https://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Reputação 7
Crachá +2
Com as novas regras de roaming, o plafond que tens em Portugal também serve na UE. Por isso esses 3GB também dão por lá.
Reputação 7
Crachá +2
@NUNO MIGUEL LEAL FINOTE não me parece que isso esteja certo. Vê isto.
Reputação 7
Crachá +2
Pelo que tá no site, é a regra para poderes começar a pagar em roaming. O que podes fazer é de x em x tempo ir vendo na área de cliente se tás a pagar alguma coisa.
Gostaria de saber qual será a política de preços aplicada aos tarifários nos após a data de 15 de Junho 2017.

Por exemplo, num tarifário com 2000 minutos incluídos, os mesmos poderão ser usados também em roaming sem qualquer custo adicional?
Reputação 7
Crachá +1
@nunerix internet no telemóvel? se sim vê esta página http://www.nos.pt/particulares/telemovel/servicos/Paginas/roaming.aspx
Se eu telefonar da Suiça quanto pagarei por minuto ?
Obrigado pela informação.
Cumprimentos.
Boa tarde a todos,
Tenho a seguinte questão relativamente ao fim do roaming....talvez me possam esclarecer...

Segundo o que li e ouvi, com o fim do roaming, quando estiver a viajar fora do país (nos países aderentes) o custo das chamadas será o mesmo que pagaria se estivesse a fazer chamadas dentro de Portugal.
A minha questão é: e se eu estiver em Portugal e fizer uma chamada para a França ou Alemanha? Os custos são os mesmos que para uma chamada dentro de Portugal?

Obrigado a todos antecipadamente
Boa tarde,vou passar férias em Espanha queria saber como existe roaming se esse roaming também se estende á internet.
Obrigado
Boa tarde,

Agradeco o seguinte esclarecimento: se eu tiver um aditivo de internet no telemovel ativo ( por ex. +6GB), esse volume de dados tambem pode ser utilizado em roaming na UE, sem sobrecustos?
Com o fim das tarifas de roaming, quem tem um tarifário com chamadas ilimitadas também terá de um país da UE para Portugal?
Boa noite.
Vou para Espanha e tenho pacote NOS 5. Com as alterações de roaming qualquer chamada feita de Espanha para Portugal não tem custos? E o uso da internet móvel? Posso usar os 7 gb do pacote NOS 5?
Se alguém me ligar enquanto eu estiver em Espanha terei custos adicionais ao atender?
Preciso de ajuda com alguma urgência.
Obrigado.
Boa noite. Tenho o tarifário livre, onde pago 9,9 cent por minuto/sms para qualquer rede. Não tem internet incluída.
Podem esclarecer se caso subscreva um aditivo mensal de internet o posso utilizar em roaming na UE? Ou sou taxada à parte? Obrigada
Reputação 2
Boa tarde a todos,

Alguém sabe como é que se processa a contagem do tráfego de dados na UE? Vou ao UK para a semana e não queria exceder o meu plafond. O meu tarifário é de 7gb por 4 cartões, sendo que ainda tenho 3gb no meu cartão. Posso usar os 3gb como se estivesse em Portugal?

Obrigado
Estou a pensar em aderir ao pacote Nos 4, mas nos detalhes das ligações por telemóvel percebi um pormenor que não fez sentido.
Em junho deste ano, entrou em vigor uma legislação que diz que ligações feitas para países da UE não seriam cobradas taxas extras, seriam utilizados os minutos do pacote.
Gostava de saber se terei acesso à isso ou não.
Grata.

Comentário