Header

Problemas com jogos online



Mostre a primeira mensagem

519 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

O jogo é o Battlefield 4... obrigado 

Para conseguirem fazer alguma coisa, ou puderes abrir uma porta no router para o server, tens de saber também qual o IP dele.

deixo 2 sugestões na mesma:

  1. deixa o router desligado durante a noite, pra ele ganhar um IP publico novo (isso pode melhorar o acesso a plataformas especificas)
  2. usa uma vpn (isso vai fazer routings diferentes, e algum há de ter melhorias)

um bem haja 

Reputação 1

Jorge C

nao fui eu que escrevi isso,mas ok…

passando à frente 

 

sao neste momento 21h18

 

novamente com latencias altas,depois de uma tarde normal….

 

ate quando vamos ignorar o problema?

 

se calhar tenho de ir para a rua viver,junto ao mar sem equipamentos eletronicos a minha volta ou então,junto a um servidor para a distância ser menor,já que não é problema da NOS 🤷🏻

Reputação 2
Eu também tive à dias um aumento considerável nos jogos, mas eu descobri o problema.
Bem, eu tenho a NOS HFC, e antes era muito lenta nas horas de ponta, mas agora com o HFC 3.1 tem estado até muito bem.
OK, a velocidade da net para mim estava muito boa, então não podia ser isso, para além que no Speedtest não tinha muito ping para Portugal. Então resolvi fazer uns tracerts para os servidores de CSGO e vi que a rota internacional que a NOS usa, neste caso a CPRM e a COGENTCO, estão a dar problemas, ou seja, parcialmente não é responsabilidade da NOS, mas mesmo assim aconselho a ir a uma loja denunciar.
Problema: rotas internacionais a dar problemas, neste caso a CPRM e a COGENTCO.

Nem por isso,um amigo meu sofria dos mesmos problemas e por e simplesmente mudou para a meo e nunca mais teve problemas
Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 
Estamos a verificar esta situação internamente. Assim que tenhamos reposta partilharemos convosco. 
Muito obrigado pela compreensão. 

Bom Dia,

 

Desde há cerca de duas semanas tenho tido ping elevado num jogo em particular. Os servidores estão localizados na Alemanha. no entanto quando faço “ping” ao IP em questão, o valor é cerca de 230ms, ou seja, muito elevado, principalmente quando os servidores estão localizados na Alemanha.

Sei que o problema não é dos servidores porque se usar uma VPN a questão fica resolvida, no entanto não acho adequado ter de pagar por um serviço alternativo para ter uma conexão estável. 

 

IP em questão: 195.82.50.55

 

Cumprimentos.

Boa noite @Filipe Lourenço,

A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”

Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”

Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:

  1. Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.

  2. Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.

  3. Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.

  4. Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.

  5. Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.

Boa sorte

PS - Este tópico tem 5 anos 😃

Boa noite Jorge, vou explicar com mais calma neste caso, tenho 500mb de internet e estou conectado por cabo diretamente do router, ou seja o problema não esta ai, como referi alguns comentários atrás o que acontece é fico desconectado do jogo durante 3/4m (cada jogo de LoL tem em media 30/40m chega a acontecer 2 vezes por jogo o que já me levou a ser banido por ficar ausente do jogo) mas não fico sem internet ou seja continuo a comunicar com amigos meus no discord/teamspeak e o spotify continua a trabalhar e como referi anteriormente 3 outros clientes NOS que podiam estar em qualquer lado do país também aconteceu o mesmo(ou seja o problema é geral como ficou claro na foto que partilhei no comentario acima), e em relação ao facto do post ter 5 anos é porque toda a gente vem comentar o mesmo procurei outros tópicos relacionados no fórum, mas o ainda mais grave é o facto da NOS não fazer literalmente nada para resolver o assunto e caso o problema seja o routing e se a NOS não consegue fazer nada então que sejam explícitos identifiquem o problema e assim a malta já sabe no que se esta a meter quando assinarem com a NOS.

Realmente quando estas são as nossas opções, e quando o PCMedic tem este tipo de comportamento nem vale gastar o tempo. Por mim, a NOS tem até ao fim do free trial do meu VPN. Depois mudo para outra operadora, mais ninguem tem este probleam em Portugal só os clientes da NOS. 

Reputação 7
Crachá +1

@João.Almeida.Já.Existe,

como já viste ninguém vai mudar os acordos que já existem em prol de gamers… 
ontem outro user conseguiu resolver o problema dele com uma sugestão que deixei:

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +2

Faça teste aqui: teste nos em computador e por cabo de rede.

Bom dia @RickXtreme
Reinicie o seu equipamento, como sugerido pelo @Olaf, e, por favor, experimente novamente o acesso. 

Ficamos a aguardar o seu feedback.
Obrigado

wow, se perde-se 1m a ler os posts viam que ja reniciou o equipamento….

imagina ser gestor de comunidade e ler posts….

Reputação 1

Já notam alguma melhoria ou está tudo na mesma? Deixei de subscrever, não ia continuar como estava.

 

Não quero agoirar, que isto nunca se sabe, mas de há três dias para cá que me parece que está tudo de volta ao normal e o problema da rota está resolvido. Bons trials! 😁

Reputação 1

Tenho vindo a reparar que o ping está de facto a baixar, mas ainda está longe de estar normal. Desde que o problema apareceu, o ping estava sempre nos 210ms, e desde há 3 dias atrás baixou para os 140ms, o que ainda é bastante alto. Espero que isto signifique que algo está a ser feito e que em breve volte para os 40ms, que é o normal.

Tal como os outros, ando a ter exatamente o mesmo problema. 

 

O problema começou á sexta, dia 8. Se a NOS não consegue resolver o problema, será que a PC Medic consegue? Isto não é um problema de equipamento ou dos nossos computadores. E não é um problema que podem simplesmente ignorar. É um problema que a NOS vai ter que arranjar, por isso por favor escalem este caso, contactem a equipa relevante, façam o que for necessario para arranjar isto pois está a afetar dezenas de utilizadores da NOS 

Está aqui o teste que fiz de trace route, tal como os outros tenho resultados chocantes. 


Tracing route to neolobby07.ffxiv.com [195.82.50.10]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     9 ms     9 ms    10 ms  10.197.255.254
  3    11 ms     9 ms     9 ms  10.137.201.97
  4    11 ms    11 ms    10 ms  10.255.48.74
  5    10 ms     9 ms    10 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   110 ms   109 ms   109 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   115 ms   108 ms   109 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   109 ms   112 ms   108 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   110 ms   109 ms   109 ms  if-ae-66-7.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.23]
 11   110 ms   110 ms   110 ms  63.243.186.19
 12   110 ms   110 ms   110 ms  nyk-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.135.132]
 13   185 ms   184 ms   187 ms  ldn-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.113.21]
 14   219 ms   211 ms   217 ms  prs-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.25]
 15     *        *        *     Request timed out.
 16   212 ms   215 ms   218 ms  ffm-b1-link.ip.twelve99.net [62.115.121.1]
 17   211 ms   213 ms   211 ms  kddi-ic319844-ffm-b1.ip.twelve99-cust.net [62.115.32.106]
 18   213 ms   211 ms   226 ms  195.82.61.14
 19   212 ms   211 ms   216 ms  195.82.50.230
 20   212 ms   212 ms   213 ms  195.82.50.10

Reputação 3

Não teria bem a certeza da rota certa mas tentei expor o mais correto possível.

A imagem/Leitura também não é a melhor ou mais bonita mas é basicamente o que está acontecer.

Está manha já liguei para a NOS denovo e constei o problema completo, a Sra. que me prestou serviço na chamada foi bastante prestável e passou a minha situação denovo para uma equipa interna, no dia 23 de Setembro as 13:35 vou ser contactado para esclarecer a situação e ver se consigo tratar do problema.

Darei um update assim que for contactado e tentar o maior dos possíveis do meu lado.

 

Isso é a 2º equipa técnica. Eles pegam no assunto e reencaminham-te para a pcmedic. Eu acompanhei internamente isto (tenho acesso e também porque me subiu o ping) e foi logo desconsiderado qualquer tipo de acompanhamento desta situação.

Eu ja fui encaminhado para a PCmedic antes 2 vezes e foram mais de 40euros em chamada e nada foi feito. Aliás ainda tenho a referência do meu caso de a 4-5 meses atrás. Fui enviado da PCmedic para a NOS sendo que eles não conseguiram fazer nada, o dinheiro foi devolvido e no final de tudo a pessoa da NOS que me atendeu foi um chico esperto que me disse “Eu ja joguei jogos ha muitos anos atras e isso é um problema da parte da empresa deles, não é nosso problema e os testes que a gente fez estão bons”

Certamente eles estão-se bem borrifando e não fizeram testes nenhuns. Dessa vez eu calei-me e não disse nada porque sabe que mais, eu prefiro pagar um VPN 5euros por mes e ter o problema resolvido do que lidar com palhaçada de pessoas como esse colega que falou comigo.

Pode ser delirante o que quiser, mas esta vai ser a ultima vez vou expor a situação toda denovo, explicar tudo da PCmedic e o que esta acontecer e se for preciso chateio-me assério se me vieram com a mesma conversa, se nada é feito de novo pago o dinheiro necessário e mudo de operadora que isto é uma palhaçada de operadora, Vão 6 meses.


Além do mais acabou-me de dizer na minha cara e em frente a toda a gente aqui com este problema como uma chapada sem mão que tem acesso e acompanhou internamente, mas não fazem nada. Gozar com clientes a mais de 6 meses, palhaçada de empresa que vocês são sinceramente. Só se enterram no buraco que o fazem.



 

Reputação 3

Compreendemos @Eira@Micael João e @Francamente
Não temos conhecimento de que existam dificuldades na utilização do serviço de internet em jogos online com o nosso router. 
Existindo vários factores como, por exemplo, a que servidor a que está ligado ou não, precisamos que exista um parecer sobre o tema, neste caso, da PC Medic. Mesmo que a situação não fique solucionada com o contacto da PC Medic, sendo esta uma parceira da NOS, existe um contacto que após averiguarem os vossos temas é elaborado um relatório e endereçado à NOS, pelo que pode ser algo especifico como versão de firmware ou outro tema que seja da responsabilidade da NOS e que tenha de ser solucionado. 

Mas para isso, precisamos de compreender melhor o que se passa. 
Muito obrigado!

O que foi falado com a PCmedic no meu caso, poderia ser um problema de firmware. Sendo que ao resultado não foi. 

O primeiro parceiro que fez a resolução comigo fez vários testes comigo por controle remoto, mostrei-lhe todos os testes que foram feitos e que de palavras desse senhor foram ditas : Não é normal não.

Arranjei um IP externo novo. Não resolveu nada. Abri portas com o tal parceiro. Também não fez nada.

Fiz atão uma segunda chamada. Mais uns 15 minutos de chamada a fazer mais uns testes so a consumir custo para nada.

Lá o Sr. que me atendeu então escalou essa situação e Relatorio para um parceiro da Nos e passaram-me a chamada. 

O Sr. que me atendeu nem sequer me deixou falar e bateu na tecla de “Eu verifiquei na internet e parece um problema comum que muita gente a parte mundial tem e eu tambem joguei competitivo a 10 anos atrás e era comum” e depois lá me pediu o contacto e disse que me iriam ligar.

Primeiro de tudo, eu não tenho nada haver se esse Sr. Jogou competitivo ou não há 10 anos atrás. Os problemas que ele pesquisou na internet não me interessa.

Foi um pessimo atendimento e no final de contas nem tive oportunidade de falar.

A Resolução de Tracert mostra na linha 12 que o problema é do ISP. E ja tem aqui uns quantos no topico feitos, é so puxar a pagina acima e tem screenshots. 

Não sei o que mais pode ser dito. O que quer que todos nós façamos?

Ninguém nos ajuda, a pcmedic escala a situação para vocês. Ninguém dirige chamadas e as situações escaladas não são resolvidas. Então em que mundo é que vivemos?

Reputação 3
  • Update do Caso: 

    Ja me retomaram a chamada da parte técnica do problema que foi escalado.

    A equipa técnica aparentemente não tem problemas e todos os testes que foram feitos estão bons.

    Foi acusado testes de 5 - 25 ping dos servidores deles para os servidores da Square Enix na europa.

    Fizeram-me uma atualização no Router de firmware e infelizmente não fez nada.

    Nada pode ser feito, pedi sugestões e do lado deles não há mais nada que possa ser feito.

    A unica opção para os jogadores aqui de Final Fantasy da minha parte agora é :

    1- Mudar de Operadora
    2- Usar um VPN
    3- Instalar um programa chamado “XIV Alexander” : https://github.com/Soreepeong/XivAlexander (ajuda com latência alta a usar ogcds/rotações dos jobs)

    Se precisarem de ajuda para instalar o programa digam-me estou disposto a ajudar.

    De momento vou usar os restantes 21 dias de VPN que tenho e infelizmente vou mudar de operadora depois a não ser que o problema seija resolvido por algum milagre.

    Micael

Boas,

Sou cliente NOS e tenho contratado o serviço de NET 500Mbps/100Mbps.

Em todos os dispositivos consigo obter esses valores, mais ou menos, no entanto na PS5 tanto por cabo como por wireless, quando faço o teste de velocidade só consigo cerca de 5Mbps de taxa de carregamento (Upload), a velocidade de transferência ronda sempre os 390-420 Mbps.

Deduzo que seja alguma configuração a fazer no meu router (NOS) ou na PS5, alguém consegue ajudar?

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @palves78, @TIAGO JACINTO e @TANIXA.

Agradecemos as vossas mensagens. 

Confirmem-nos, por favor, se a mesma situação ocorre em computadores ligados por cabo ou Wi-Fi.

Pedimos que utilizem a plataforma de testes da NOS como base de análise.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

É aguardar :/

Igual aqui...

Como o @chopin359 disse acima, estes problemas arrastam-se há meses. Estava por volta dos 140ms de ping e disparou para os 220ms assim que os servidores europeus tiveram a sua expansão e mudaram de IP.
Já andei de trás para a frente quer com o apoio ao cliente da Square Enix, que indicam que a culpa é do ISP e que não conseguem fazer nada.
Aqui está um trace route efetuado hoje pelas 22:00 para o servidor europeu Light do FFXIV.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     7 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     7 ms  10.137.200.17
  4     9 ms     6 ms     9 ms  10.255.48.82
  5     6 ms     7 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   107 ms   106 ms   106 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   107 ms   105 ms   107 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   111 ms   111 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   103 ms   104 ms   103 ms  63.243.186.19
 12   102 ms   102 ms   102 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   221 ms   222 ms   222 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   220 ms   232 ms   220 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      183 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   208 ms   208 ms   207 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   234 ms   237 ms   234 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   223 ms   219 ms   219 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms     *      220 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   219 ms   222 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

 

Como podem ver, cerca de 220ms de ping, está a passar por Nova Iorque para chegar a um servidor localizado na Alemanha.
 @Olaf como sugeriste já tentei vários DNS (Google, OpenDNS, Cloudflare DNS, o DNS default da NOS) e todos dão o mesmo resultado.

Já tentei de tudo. NOS eu entendo que o problema possa ser por causa de uma empresa externa responsável pelo routing como tinham dito anteriormente. Existe alguma atualização sobre o assunto?
 

Olá, hoje continua igual?

 

sim, 

https://www.reddit.com/r/VALORANT/comments/k1cnpc/madrid_server_just_disappeared_and_i_have_70ms_on/

 

ainda está com problemas.

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

Reputação 7

Peço desculpa, mas ,vamos lá a ver se me explico melhor, não sei a que servidor me estou a ligar?? porque é que quando eu tinha só 200 megas não tinha problema com a latência, só com a velocidade,agora com 1000 é horrível, não consigo jogar online porque a latência está sempre muito alta,e o upload é ridículo em vez de 100 chego a ter 14 megas obrigada 

 

Boa noite @Idalina Isabel Santos Cancela,

O esclarecimento do @Bruno Aleixo está correto.

Por curiosidade, pode nomear o jogo que mencionou e o servidor?

Obrigado

Comentário