Problemas com jogos online

Mostre a primeira mensagem

389 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Faça teste aqui: teste nos em computador e por cabo de rede.

Reputação 1

Agradecemos a vossa cooperação e partilha de informação quando sentem esta dificuldade e devem fazê-lo para que consigamos partilhar com a equipa e atuar, @Tarnished

Os vossos comentários, quando específicos, são endereçados para que seja analisada a situação, uma vez que a rota não é gerida apenas pela NOS. 

Lamentamos o transtorno. 

Obrigado

O Micael João acabou de expor muito bem a situação.

Para que conste, Mário P., este problema é persistente, ou seja, acontece sempre. Não é uma questão que aconteça numa determinada altura do dia, estamos a falar de algo que persiste 24/7.

Mais específicos não podemos ser. Ao longo do tópico as questões têm sido severamente detalhadas e inclusive indicando qual é o problema de forma técnica. É do vosso lado que sentimos que há falta de cooperação e recusa de providenciar justificações para esta situação.

Recomendo a leitura do que o Micael João escreveu, que no geral está muito bom:

Deixar só a nota que a rota correta não é necessariamente aquela, pode até ser simplesmente Espanha > França > Alemanha.

Sinceramente pergunto-me se mais vale ligar as empresas em si destacadas.

Sendo que a NOS não faz nada.

Infelizmente não serve de nada, já o tentei.

Bom dia @RickXtreme
Reinicie o seu equipamento, como sugerido pelo @Olaf, e, por favor, experimente novamente o acesso. 

Ficamos a aguardar o seu feedback.
Obrigado

wow, se perde-se 1m a ler os posts viam que ja reniciou o equipamento….

imagina ser gestor de comunidade e ler posts….

Reputação 1

Já notam alguma melhoria ou está tudo na mesma? Deixei de subscrever, não ia continuar como estava.

Não quero agoirar, que isto nunca se sabe, mas de há três dias para cá que me parece que está tudo de volta ao normal e o problema da rota está resolvido. Bons trials! 😁

Reputação 1

Tenho vindo a reparar que o ping está de facto a baixar, mas ainda está longe de estar normal. Desde que o problema apareceu, o ping estava sempre nos 210ms, e desde há 3 dias atrás baixou para os 140ms, o que ainda é bastante alto. Espero que isto signifique que algo está a ser feito e que em breve volte para os 40ms, que é o normal.

Tal como os outros, ando a ter exatamente o mesmo problema. 

O problema começou á sexta, dia 8. Se a NOS não consegue resolver o problema, será que a PC Medic consegue? Isto não é um problema de equipamento ou dos nossos computadores. E não é um problema que podem simplesmente ignorar. É um problema que a NOS vai ter que arranjar, por isso por favor escalem este caso, contactem a equipa relevante, façam o que for necessario para arranjar isto pois está a afetar dezenas de utilizadores da NOS 

Está aqui o teste que fiz de trace route, tal como os outros tenho resultados chocantes. 

Tracing route to neolobby07.ffxiv.com [195.82.50.10]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.1
  2     9 ms     9 ms    10 ms  10.197.255.254
  3    11 ms     9 ms     9 ms  10.137.201.97
  4    11 ms    11 ms    10 ms  10.255.48.74
  5    10 ms     9 ms    10 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   110 ms   109 ms   109 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   115 ms   108 ms   109 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   109 ms   112 ms   108 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   110 ms   109 ms   109 ms  if-ae-66-7.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.23]
 11   110 ms   110 ms   110 ms  63.243.186.19
 12   110 ms   110 ms   110 ms  nyk-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.135.132]
 13   185 ms   184 ms   187 ms  ldn-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.113.21]
 14   219 ms   211 ms   217 ms  prs-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.25]
 15     *        *        *     Request timed out.
 16   212 ms   215 ms   218 ms  ffm-b1-link.ip.twelve99.net [62.115.121.1]
 17   211 ms   213 ms   211 ms  kddi-ic319844-ffm-b1.ip.twelve99-cust.net [62.115.32.106]
 18   213 ms   211 ms   226 ms  195.82.61.14
 19   212 ms   211 ms   216 ms  195.82.50.230
 20   212 ms   212 ms   213 ms  195.82.50.10

Reputação 3

Não teria bem a certeza da rota certa mas tentei expor o mais correto possível.

A imagem/Leitura também não é a melhor ou mais bonita mas é basicamente o que está acontecer.

Está manha já liguei para a NOS denovo e constei o problema completo, a Sra. que me prestou serviço na chamada foi bastante prestável e passou a minha situação denovo para uma equipa interna, no dia 23 de Setembro as 13:35 vou ser contactado para esclarecer a situação e ver se consigo tratar do problema.

Darei um update assim que for contactado e tentar o maior dos possíveis do meu lado.

Isso é a 2º equipa técnica. Eles pegam no assunto e reencaminham-te para a pcmedic. Eu acompanhei internamente isto (tenho acesso e também porque me subiu o ping) e foi logo desconsiderado qualquer tipo de acompanhamento desta situação.

Eu ja fui encaminhado para a PCmedic antes 2 vezes e foram mais de 40euros em chamada e nada foi feito. Aliás ainda tenho a referência do meu caso de a 4-5 meses atrás. Fui enviado da PCmedic para a NOS sendo que eles não conseguiram fazer nada, o dinheiro foi devolvido e no final de tudo a pessoa da NOS que me atendeu foi um chico esperto que me disse “Eu ja joguei jogos ha muitos anos atras e isso é um problema da parte da empresa deles, não é nosso problema e os testes que a gente fez estão bons”

Certamente eles estão-se bem borrifando e não fizeram testes nenhuns. Dessa vez eu calei-me e não disse nada porque sabe que mais, eu prefiro pagar um VPN 5euros por mes e ter o problema resolvido do que lidar com palhaçada de pessoas como esse colega que falou comigo.

Pode ser delirante o que quiser, mas esta vai ser a ultima vez vou expor a situação toda denovo, explicar tudo da PCmedic e o que esta acontecer e se for preciso chateio-me assério se me vieram com a mesma conversa, se nada é feito de novo pago o dinheiro necessário e mudo de operadora que isto é uma palhaçada de operadora, Vão 6 meses.

Além do mais acabou-me de dizer na minha cara e em frente a toda a gente aqui com este problema como uma chapada sem mão que tem acesso e acompanhou internamente, mas não fazem nada. Gozar com clientes a mais de 6 meses, palhaçada de empresa que vocês são sinceramente. Só se enterram no buraco que o fazem.

Reputação 3

Compreendemos @Eira@Micael João e @Francamente
Não temos conhecimento de que existam dificuldades na utilização do serviço de internet em jogos online com o nosso router. 
Existindo vários factores como, por exemplo, a que servidor a que está ligado ou não, precisamos que exista um parecer sobre o tema, neste caso, da PC Medic. Mesmo que a situação não fique solucionada com o contacto da PC Medic, sendo esta uma parceira da NOS, existe um contacto que após averiguarem os vossos temas é elaborado um relatório e endereçado à NOS, pelo que pode ser algo especifico como versão de firmware ou outro tema que seja da responsabilidade da NOS e que tenha de ser solucionado. 

Mas para isso, precisamos de compreender melhor o que se passa. 
Muito obrigado!

O que foi falado com a PCmedic no meu caso, poderia ser um problema de firmware. Sendo que ao resultado não foi. 

O primeiro parceiro que fez a resolução comigo fez vários testes comigo por controle remoto, mostrei-lhe todos os testes que foram feitos e que de palavras desse senhor foram ditas : Não é normal não.

Arranjei um IP externo novo. Não resolveu nada. Abri portas com o tal parceiro. Também não fez nada.

Fiz atão uma segunda chamada. Mais uns 15 minutos de chamada a fazer mais uns testes so a consumir custo para nada.

Lá o Sr. que me atendeu então escalou essa situação e Relatorio para um parceiro da Nos e passaram-me a chamada. 

O Sr. que me atendeu nem sequer me deixou falar e bateu na tecla de “Eu verifiquei na internet e parece um problema comum que muita gente a parte mundial tem e eu tambem joguei competitivo a 10 anos atrás e era comum” e depois lá me pediu o contacto e disse que me iriam ligar.

Primeiro de tudo, eu não tenho nada haver se esse Sr. Jogou competitivo ou não há 10 anos atrás. Os problemas que ele pesquisou na internet não me interessa.

Foi um pessimo atendimento e no final de contas nem tive oportunidade de falar.

A Resolução de Tracert mostra na linha 12 que o problema é do ISP. E ja tem aqui uns quantos no topico feitos, é so puxar a pagina acima e tem screenshots. 

Não sei o que mais pode ser dito. O que quer que todos nós façamos?

Ninguém nos ajuda, a pcmedic escala a situação para vocês. Ninguém dirige chamadas e as situações escaladas não são resolvidas. Então em que mundo é que vivemos?

Reputação 3
  • Update do Caso: 

Ja me retomaram a chamada da parte técnica do problema que foi escalado.

A equipa técnica aparentemente não tem problemas e todos os testes que foram feitos estão bons.

Foi acusado testes de 5 - 25 ping dos servidores deles para os servidores da Square Enix na europa.

Fizeram-me uma atualização no Router de firmware e infelizmente não fez nada.

Nada pode ser feito, pedi sugestões e do lado deles não há mais nada que possa ser feito.

A unica opção para os jogadores aqui de Final Fantasy da minha parte agora é :

1- Mudar de Operadora
    2- Usar um VPN
    3- Instalar um programa chamado “XIV Alexander” : https://github.com/Soreepeong/XivAlexander (ajuda com latência alta a usar ogcds/rotações dos jobs)

Se precisarem de ajuda para instalar o programa digam-me estou disposto a ajudar.

De momento vou usar os restantes 21 dias de VPN que tenho e infelizmente vou mudar de operadora depois a não ser que o problema seija resolvido por algum milagre.

Micael

Boas,

Sou cliente NOS e tenho contratado o serviço de NET 500Mbps/100Mbps.

Em todos os dispositivos consigo obter esses valores, mais ou menos, no entanto na PS5 tanto por cabo como por wireless, quando faço o teste de velocidade só consigo cerca de 5Mbps de taxa de carregamento (Upload), a velocidade de transferência ronda sempre os 390-420 Mbps.

Deduzo que seja alguma configuração a fazer no meu router (NOS) ou na PS5, alguém consegue ajudar?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +3

Boa tarde @palves78, @TIAGO JACINTO e @TANIXA.

Agradecemos as vossas mensagens. 

Confirmem-nos, por favor, se a mesma situação ocorre em computadores ligados por cabo ou Wi-Fi.

Pedimos que utilizem a plataforma de testes da NOS como base de análise.

Obrigado 

Como o @chopin359 disse acima, estes problemas arrastam-se há meses. Estava por volta dos 140ms de ping e disparou para os 220ms assim que os servidores europeus tiveram a sua expansão e mudaram de IP.
Já andei de trás para a frente quer com o apoio ao cliente da Square Enix, que indicam que a culpa é do ISP e que não conseguem fazer nada.
Aqui está um trace route efetuado hoje pelas 22:00 para o servidor europeu Light do FFXIV.

Tracing route to 80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]
over a maximum of 30 hops:

1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  NOSDRIVE [192.168.1.1]
  2     6 ms     7 ms     7 ms  10.20.127.254
  3     7 ms     6 ms     7 ms  10.137.200.17
  4     9 ms     6 ms     9 ms  10.255.48.82
  5     6 ms     7 ms     6 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   107 ms   106 ms   106 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   107 ms   105 ms   107 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   111 ms   111 ms   111 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10   112 ms   112 ms   112 ms  if-ae-66-9.tcore3.nto-newyork.as6453.net [80.231.130.20]
 11   103 ms   104 ms   103 ms  63.243.186.19
 12   102 ms   102 ms   102 ms  nyk-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.130]
 13   221 ms   222 ms   222 ms  rest-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.141.244]
 14   220 ms   232 ms   220 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.158]
 15     *      183 ms     *     ldn-bb4-link.ip.twelve99.net [62.115.133.238]
 16   208 ms   208 ms   207 ms  prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 17   234 ms   237 ms   234 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.114.99]
 18     *        *        *     Request timed out.
 19   223 ms   219 ms   219 ms  squareenix-svc079850-lag003672.c.telia.net [80.239.195.85]
 20   220 ms     *      220 ms  80-239-145-241.teliacarrier-cust.com [80.239.145.241]
 21   219 ms   222 ms   218 ms  80-239-145-7.teliacarrier-cust.com [80.239.145.7]

Trace complete.

Como podem ver, cerca de 220ms de ping, está a passar por Nova Iorque para chegar a um servidor localizado na Alemanha.
 @Olaf como sugeriste já tentei vários DNS (Google, OpenDNS, Cloudflare DNS, o DNS default da NOS) e todos dão o mesmo resultado.

Já tentei de tudo. NOS eu entendo que o problema possa ser por causa de uma empresa externa responsável pelo routing como tinham dito anteriormente. Existe alguma atualização sobre o assunto?

Reputação 7
Crachá +2

Esta situação já foi reportada, já deve fazer anos, e a NOS refere que não é problema da mesma, por isso não será resolvido.

A parceria com a pcmedic existe á muito tempo, serve para questões não relacionadas com o serviço NOS caso alguém precise.

Reputação 2

Acredito, mas talvez se formos muitos a reclamar pode ser que revejam a situação...

Reputação 3

Talvez. Eu da minha parte não consigo fazer muito mais. Para não falar que foram mais de 10euros em chamada e não me devolveram dinheiro nenhum sendo que a situação estava boa no lado deles.

Reputação 5
Crachá +1
Precisas de um router que tenha isto para limitar a banda a PS e xbox...
Reputação 1

Mais um com o mesmo problema aqui. Sem tirar nem por dos comentários anteriores. Quando é que a NOS vai levar esta situação a sério?

Acho mesmo vergonhoso que após dezenas de queixas a única resposta que tem para dar é que a culpa não é da NOS, mas eu pergunto-me a quem eu pago ao final do mês a conta da internet? Será coincidência isto só acontecer com clientes NOS?

Sempre ke tou a jogar da me um lag spike sem mudança de ping isso acontece todo o dia , esta acontecer a muitas pessoas da minha zona S.roque .funchal , tou a ficar aborrecido keria ke resolvessem o meu problema.
Reputação 3

Outro pequeno detalhe que nunca foi mencionado

As pessoas aqui com este problema, tanto como eu. Temos menos latência a conectar aos servidores americanos do que os servidores europeus e a Rota feita é completamente diferente comparada com a rota ao conectar a europa.

Servidores americanos 170-185ms
Servidores europeus 200-215ms

Teste aos Servidores americanos:

Boas.

Pequeno update da Chamada que tive com a equipa interna.

; Depois de 40minutos a explicar a situação toda e a relatar todas as provas necessárias, o assistente que falou comigo teve que falar com outro colega e tentar perceber a situação para me ajudarem, o departamento com que falei não é especializado na questão e foi marcado uma chamada com outro departamento especializado na questão e que porém não saber se a questão vai ser resolvida sendo que outras empresas estão no caminho de este problema, o colega com que falei garantiu-me que este departamento seria o responsável e poderiam ajudar tanto a mim como toda a gente nesta correção de problema que está acontecer nos últimos 6 meses.

Também fiz questão que o colega com que falei desse uma olhadela neste MegaThread para entender que já vai há meio ano e muita gente está com o mesmo problema.

Serei contactado pelo departamento especializado na questão na Segunda-feira e mais uma vez, farei questão de explicar tudo a detalhe e dar todas a provas necessárias para este problema ser resolvido de uma vez por todas, ou tentar por assim dizer.

Fiz um DOC e apontei todos os problemas e detalhes. Andar mais em círculos com os clientes chega.

Seija o que for, não posso fazer milagres mas vou fazer o que posso.

O mais provável é que seja uma rota BGP mal configurada, o que ganha fundamento porque ao utilizar um serviço de VPN, que cria uma rota nova, o problema deixa de acontecer.

Deixo também esta informação para que possas acrescentar quando conversares com eles, que talvez possa ajudar, dado que tenho experiência profissional na área.

Boa sorte, espero que tenhas mais do que aquela que eu tive.

Infelizmente é um problema contactar com estas equipas.

Fui contactado e como sempre foi a mesma conversa de sempre.

“Fizemos todos os testes necessários e do nosso lado está tudo correto, mas veremos o que podemos fazer para tratar do problema que está acontecer com os clientes.”

Não há nada a fazer. Eu paguei 1ano de VPN e por assim dizer até me está a dar jeito a certas outras coisas.

Assim que poder vou adquirir um Router personalizado que vi e é recomendado (Sendo um pouco caro mas não seija por aí) e mudar de Operadora. Os meus colegas todos recomendam a Vodafone que é excelente e será o que vou fazer.

Boa sorte para toda a gente aqui com este problema e desejo o melhor, quem sabe a NOS resolve o problema.

Por mim chega, cumprimentos.

Obrigado por o esforço. Considero-me uma pessoa paciente mas não creio que fosse capaz de ficar bem disposto após a realização das ditas chamadas, considerando todo o processo que já vai para trás.

Muito provavelmente mudar de operadora é mesmo a única solução. E mesmo se não fosse, honestamente, depois de toda esta experiência não me resta muita confiança na capacidade de resolução a potenciais problemas futuros por parte da NOS. 

Considerando os custos de VPN atuais, o preço de rescisão de uns quantos meses não parece tão mau. 

Boa Tarde,

Tenho exatamente o mesmo problema já há algumas semanas e agradecia que alguém me pudesse ajudar.

Obrigado

Bom dia,tenho NOS há 4 meses e nunca tive problemas.
Mas apartir de alguns dias atrás começei a ter latência alta,no qual nao consigo jogar,nem ver videos,nem carregar streaming.

Liguei para linha tecnica ,e disseram que nada podiam fazer já que a NOS so garante download e upload.

Entao eu perguntei: “Porquê no speedtest vosso ter o resultado da latência tambem ? “

E claro nao me sabem responder.

Nao tenho nenhum programa aberto,nao tenho atualizaçoes nenhumas a decorrer.

Moro só com minha namorada,sou o unico a usar internet aqui em casa e tenho cabo ligado direto ao computador.

Isto é problemas deles no qual nao se querem responsablizar .

Alguem aqui ja teve este problema?

VELOCIDADE : 200 MB

UPLOAD: 20 MB

Ponto 1, vc não deve ver latências só em speedtest. Não é assim que se testa latência efetivamente.

Ponto 2, a latência que têm é apenas naquele ponto de teste.

Mau Mau Mau Mau procedimento de linhas…

No entanto também poderá ser algo do seu lado….

Neste caso a Linha NOS e um técnico que lhe verifiquem isso, se se isentam dessa responsabilidade mesmo cobrando ao cliente é pura má política visto que a rede é em parte deles.

Causas da latência da rede 

Todos os meios de transmissão, como WAN ou cabos de fibra ótica, têm limitações e podem afetar a latência simplesmente devido à sua natureza.

Propagação é a quantidade de tempo que leva para um pacote viajar de uma fonte para outra (na velocidade da luz).

Os router levam um tempo para analisar as informações de cabeçalho de um pacote e, em alguns casos, adicionar informações adicionais. Cada salto que um pacote leva de router para router aumenta o tempo de latência.

Atrasos de armazenamento podem ocorrer quando um pacote é armazenado ou acessado, resultando em um atraso causado por dispositivos intermediários, como comutadores e pontes

Existem imensos factores, poderia ser um cabo, uma ficha, um splitter, um repetidor de sinal, router de rede.

Comece por testar o ponto mais perto e vai subindo na rede até à NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Usa vpn? é o router 5.0 v2?

@Elisabeta P  Boa tarde, deve fazer o teste de velocidade num pc ligado ao router por cabo de rede e aqui: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx

Jose é exatamente igual, mesmo resultado.. só postei o da net.mede porque foi onde o operador me pediu para fazer ... 😉

Comentário