Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?
Boa tarde
Agradecemos a vossa mensagem e testemunho.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.
Obrigado
Quando for possível, digam-me como é que eu com a velocidade contratada, que está efectivamente a ser fornecida, tenho a latência vista na imagem da esquerda. Dou uma pista, olhem para a seta vermelha da imagem na direita…

E 10 até não tá mau, sendo que estes picos variam entre 12 e 17/18. Também não tendo muita vontade de procurar quem disse isso aqui no fórum, mas expliquem-me também como é que um ping até 15 ou lá o que era (não me recordo 100%), é completamente normal, quando o normal será abaixo dos 5 - normalmente tenho uma média de 3 quando tudo está bem.
O vosso serviço, infelizmente, tem vindo a ser mais e mais vergonhoso, quer no atendimento em que metem aqui pessoas a fazer comentários genéricos, quer na não resolução dos problemas, e mais grave do que estes dois pontos, quer também na tentativa vergonhosa de afastamento de responsabilidade da vossa parte, que são quem tem de garantir que o serviço funciona na integra - não me interessa que fornecedores vocês contratam, quantos contratam, se são daqui, se são de Hong Kong, isso é um problema vosso. Eu, como cliente, tenho de ter o serviço que vocês ‘NOS’ garantem que entregam. Isto não é uma situação pontual, e é constante, HÁ ANOS, em diversas zonas do País, entre diversas plataformas, entres diversos jogos, em diferentes horários, em diferentes dias, tudo diferente, sendo a única componente igual, a ‘NOS’ que é quem fornece o serviço.
Não vejo mesmo a hora do contracto acabar...
Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.
Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.
Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.
Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.
Já sei quem é que disse que estes pings eram normais…
Se é normal, porque é que quando tenho pings acima de 8ms da NOS, no jogo tenho as latências que meti ai na imagem? O que é que não é normal? Pings de 50/60? isso traduzir-se-ia em quê, latências de 70kms no jogo? A minha média é abaixo de 5, e quando isso se verifica, está tudo ok, e funciona tudo às 1000 maravilhas. Quando começo com latências gigantes no jogo, os pings estão SEMPRE acima de 8, oscilando até 18/19 (o máximo que vi foi 23). Quando está tudo ok, está sempre abaixo de 5.
Guimas, se há uma coisa que eu sei, é que normal não é, nem é bom. Como disse, a velocidade contratada está lá, mas os jogos não dependem só disso, como imagino que saibas. Não sendo eu o único a queixar-me, lá está, normal não será.
Seria bom ter pelo menos uma resposta de alguem da NOS acerca deste problema mas ja estou a ver que por este andar vai estar complicado
Aqui também está assim…
Mesmo assim com WTFast ligado consigo ter uma redução para metade mas torna-se injogavel com o aumento do packet loss

Olá, hoje continua igual?
O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.
E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918
Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.
Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis.
E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante.
Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.
O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.
O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.
E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918
Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.
Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis.
E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante.
Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.
O apoio técnico nunca vai verificar situações destas. Penso que não haja nada a fazer a não ser aguardar.
RIOT usa os serviços da cloudflare é normal.
O problema tem haver com o que chama-se “routing issues”, já aconteceu anteriormente.
https://twitter.com/RiotZiegler/status/1262849284010938368?s=20
Abres um ticket no suporte do valorant, explicas o caso (com informações do teu provedor e IP).
Bem-vindo ao Fórum NOS
Indique-nos, por favor, nota alguma dificuldade com o serviço de internet sem ser a jogar?
Obrigado
Passa-se o mesmo aqui deste lado também. Sempre com ping de 100 para cima nos servidores de Madrid mas com ping estável nos servidores de Paris, Frankfurt 1 e Londres...isto só começou desde a semana passada.
Tenho andado a investigar e em contacto e parece-me que o melhor mesmo é abrir ticket para o Valorant e esperar que eles entrem em contacto com a NOS para se ver este problema resolvido.
Boas, eu acho que o problema tem haver com RIOT Direct é um sistema de peering (como Guimas disse e muito bem), para quem não sabe esta aqui o video.
Mas por alguma razão a NOS pode não ser o ISP PARTNERED na EUW e por isso estamos a ser prejudicados, pelo menos não esta aqui na lista
Mais um com o mesmo problema.
Boa noite,
Após contacto com a Riot Games e tentativas de resolução chegaram à conclusão que o problema é da parte do ISP, como já tinha sido reportado por outros utilizadores.

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

Hoje tá assim
Não sei se isso será algo que são eles a resolver.
O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...
Boa tarde
A informação que existe sobre o assunto aqui.
“(...) A utilização do serviço de acesso à Internet implica a aceitação e cumprimento das regras de utilização dos serviços constantes do documento “Política de Utilização Aceitável”, disponível para consulta em http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-‐da-‐oferta-‐de-‐servicos/Documents/condicoes_especificas_servico_internet_movel.pdf
A NOS Madeira não restringe o acesso, aos seus Clientes deste serviço, a qualquer tipo de aplicações globais, protocolos ou portos utilizados no IP. (….)”
Obrigado
Boas,
Começa a ser ridículo a quantidade de vezes que a net me vai abaixo, mas somente em alguns programas, o que é inédito…
Uma vez por hora, a net vai abaixo 2 a 5 minutos apenas no LOL e no Discord, de resto consigo continuar a utilizar Twitter e Twitch como se nada tivesse acontecido. Isto já decorre a cerca de 2 semanas, e sei que não é só a mim que acontece, a pergunta é, será que alguma vez a NOS se dará ao trabalho de resolver este problema? É que não é a primeira vez que acontece, mas durante tanto tempo e tantas vezes ao dia como tem acontecido ultimamente é completamente inaceitável.
Boa noite
A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”
Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”
Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:
-
Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.
-
Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.
-
Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.
-
Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.
-
Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.
Boa sorte
PS - Este tópico tem 5 anos
Também me aconteceu. Parece ser generalizado na NOS. A unica coisa que podemos fazer é deixar a situação descrita aqui. O apoio não tem meios de interferir nestes casos.
Minha Internet é de 500 Mb, porém nota-se que o ping ou latência está sempre na casa dos 30 pra mais, isso prejudica um pouco a jogatina em jogos multiplayer online, tenho um console Xbox Série S. Gostaria de saber se há alguma forma de diminuir esse ping?
Minha Internet é de 500 Mb, porém nota-se que o ping ou latência está sempre na casa dos 30 pra mais, isso prejudica um pouco a jogatina em jogos multiplayer online, tenho um console Xbox Série S. Gostaria de saber se há alguma forma de diminuir esse ping?
Não. Ping normal é entre 30 a 60, em jogos online para portugal
É um tanto estranho, no smartphone por exemplo o ping está sempre abaixo dos 10, e então penso que não seja normal.
É um tanto estranho, no smartphone por exemplo o ping está sempre abaixo dos 10, e então penso que não seja normal.
Isso é porque fazes testes diferentes. É normal.
Comentário
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.